Magic: the Gathering

Review

Magic Arena: Análise do Explorer Anthology 2

, Comment regular icon0 comments

O segundo pacote da série Explorer Anthology chega no dia 13 de dezembro, com 24 cards novos para o Magic Arena. Mas o quanto vale a pena comprar o pacote completo? No artigo de hoje, analisamos os cards inclusos no bundle!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O segundo bundle dedicado a migração de cartas do Pioneer para o Magic Arena, Explorer Anthology 2link outside website, chegará na plataforma no dia 13 de dezembro com 25 cards novos. O pacote custará 25.000 ouros ou 4.000 gemas e adiciona à coleção do jogador quatro cópias de cada item.

No entanto, realmente vale a pena comprar o pacote inteiro ou os jogadores deveriam focar apenas em pegar itens específicos do produto? Neste artigo, avaliaremos o valor agregado dos cards disponíveis no Explorer Anthology 2 e seu uso no cenário competitivo.

Ad

Branco

Brave the Elements

Loading icon

Uma das instants mais importantes do Pioneer hoje está chegando ao Magic Arena: Brave the Elements é uma das principais razões para se manter numa base Mono-White com o Humans ao invés de recorrer à duas ou mais cores com o suporte de Unclaimed Territory e Secluded Courtyard.

Como é uma staple de um dos principais decks do formato hoje, além de ter potencial para aparecer nas listas de Humans e White-Based Aggro do Historic, a nova Instant definitivamente precisa estar na sua coleção. No entanto, como uma incomum, ela agrega pouco valor para o bundle.

Eldrazi Displacer

Loading icon

Eldrazi Displacer é uma criatura difícil de avaliar: ela faz coisas absurdas quando você tem mana de sobra para abusar da habilidade de blink com Sol Lands (Ancient Tomb ou Eldrazi Temple), o que não é o caso no Explorer. Ele é um bom card para sua coleção caso eventualmente tenhamos mais suporte de mágicas e/ou habilidades incolores.

No Historic, o Colorless Ramp é uma estratégia comum nos níveis mais baixos dos jogos ranqueados, e a existência de Mind Stone pode amplificar a utilidade de Eldrazi Displacer e outros cards que se importam com mana incolor ao lado de Thought-Knot Seer.

Em geral, não vale o investimento de quatro wildcards raros na sua coleção, mas agrega bastante valor ao bundle.

Eerie Interlude

Loading icon

Yorion, Sky Nomad é o principal e melhor recurso de blink existente no Magic hoje. Eerie Interlude não oferece a mesma flexibilidade, não é uma ameaça por conta própria e é mais próximo de uma proteção contra sweepers do que uma jogada proativa na maioria dos decks.

É provável que não veja jogo fora do Historic Brawl, mas agrega algum valor ao bundle como um card raro.

Ethereal Armor

Loading icon

Outra staple instantânea, dessa vez para o Historic: Auras é uma estratégia muito famosa no formato que, apesar de ter perdido seu espaço para o Affinity desde que Esper Sentinel e Nettlecyst chegaram ao Magic Arena, ainda é muito comum nos jogos ranqueados e ganha uma nova camada de explosão e consistência com Ethereal Armor.

Como ela é um card comum, não será difícil para os jogadores experimentarem seu uso, o que provavelmente levará a um acréscimo do arquétipo na ladder.

Soldier of the Pantheon

Loading icon

Antes uma staple do Humans, Soldier of the Pantheon perdeu seu espaço para Recruitment Officer com o lançamento de The Brothers' War. No entanto, ele ainda se encaixa bem no Metagame certo, é um one-drop eficiente e também aumenta a redundância de ameaças baratas nos decks Aggro brancos.

Não recomendaria usar wildcards para craftar essa criatura, pois há opções melhores disponíveis, mas ela é uma boa adição ao bundle e também ao formato.

Azul

Clever Impersonator

Loading icon

Clever Impersonator é essencialmente uma peça de combo. No Historic, ele talvez tenha espaço nas variantes que usam Neoform e Dualcaster Mage para criar um exército de cópias do mago, e o combo com Gyruda, Doom of Depths sempre é uma opção existente, apesar de não ser um arquétipo competitivo hoje.

Ad

Mas ele não é uma criatura excepcional de forma alguma, seu slot poderia ser melhor aproveitado no bundle, e a única razão pela qual ele agrega ao produto é pelo fato de ser uma mítica.

Dispel

Loading icon

É uma surpresa que uma mágica tão simples e tão essencial quanto Dispel nunca tenha sido lançada no Magic Arena, já que seu último reprint foi em Battle for Zendikar. À essa altura, já se esperava que a instant se tornasse tão essencial para o construído ao ponto de receber reprints frequentes, como ocorre com Duress e Negate.

Mas não é o caso, e o card é uma adição poderosíssima para o Explorer e o Historic, tanto para se proteger de counterspells quanto para responder à interações que tentem lidar com seu combo. Uma staple garantida pelo mínimo valor de quatro wildcards comuns.

Preto

Zulaport Cutthroat

Loading icon

À essa altura, Zulaport Cutthroat parece um "win-more" para qualquer estratégia voltada para Sacrifice tanto no Explorer quanto no Historic, onde inclusive Blood Artist já existe e vê pouco ou nenhum jogo no formato.

Adição importante para possíveis interações futuras, mas pouco relevante no cenário competitivo hoje.

Vermelho

Eidolon of the Great Revel

Loading icon

Mais uma staple excelente para o vermelho chega ao Magic Arena: Eidolon of the Great Revel é uma das cartas mais importantes das estratégias de Burn em diversos formatos competitivos, e traz ar fresco ao arquétipo no Historic enquanto termina de solidificar o Mono Red Aggro no Explorer.

A criatura de Born of the Gods é uma ótima adição ao Magic Arena, definitivamente vale o investimento em wildcards se você possui o deck ou pretende montá-lo, além de ser de longe uma das melhores adições do bundle.

Fiery Impulse

Loading icon

Fiery Impulse é um removal decente para o Izzet Phoenix no Explorer, mas a ascensão do arquétipo no formato não depende da qualidade dos seus removals quando já temos Strangle e Play With Fire, e sim na necessidade de meios eficientes de card advantage com Treasure Cruise e outras Delve Spells.

No Historic, Unholy Heat será uma opção melhor em diversas circunstâncias, mas posso imaginar situações onde Fiery Impulse seja preferível pela consistência com o qual ele consegue atingir o Spell Mastery.

Rending Volley

Loading icon

Rending Volley é uma boa resposta para uma dúzia de estratégias muito conhecidas em ambos os formatos. Por uma mana, ela lida com basicamente todas as criaturas do Humans, Ledger Shredder e Greasefang, Okiba Boss no Explorer, além de Kor Spiritdancer, Esper Sentinel e uma dúzia de outras criaturas que aparecem ocasionalmente no Historic.

Essa será outra staple de Sideboard que merece o espaço de quatro cópias na coleção de qualquer jogador.

Verde

Courser of Kruphix

Loading icon

Courser of Kruphix sofreu com o power creep e a época em que ela era essencial para os Midranges passou faz alguns anos. Sua inclusão no Magic Arena é importante para caso, um dia, os decks de Delirium voltem ao formato, além de talvez valer alguns slots no Selesnya Enchantress do Historic.

Ad

Não é o tipo de card que vale o investimento de quatro wildcards raros, mas é um bônus decente no valor do bundle.

Nylea's Presence

Loading icon

Nylea's Presence tem um espaço garantido nos arquétipos de Enigmatic Incarnation tanto no Explorer quanto no Historic, já que ele se repõe na mão de seu controlador e corrige os problemas de mana de uma lista que, normalmente, recorre à quatro ou até cinco cores. Além disso, o encantamento permite o cast de Leyline Binding por apenas uma mana, permitindo algumas interações interessantes.

Outra opção para o card seria em alguma estratégia de Domain Aggro com Nishoba Brawler e Territorial Kavu, mas com a ausência de Tribal Flames e outros bons payoffs, o arquétipo não parece competitivo o suficiente.

Sua inclusão no bundle é decente, mas com pouco valor financeiro, já que o card é comum e pode ser craftado com facilidade.

Satyr Wayfinder

Loading icon

Pessoas que odeiam jogar contra Abzan Greasefang terão mais um motivo para odiá-lo, já que Satyr Wayfinder torna do arquétipo ainda mais consistente ao garantir o seu land drop do turno 3 e, esperançosamente, uma das peças do combo no seu cemitério com apenas um card.

Greasefang, Okiba Boss já é considerado um dos melhores decks do formato e o botão de free-win mais eficiente do Explorer. Aumentar sua consistência pode trazer uma nova leva de jogadores o pilotando principalmente no ambiente de Melhor de Um. Portanto, tenham bons removals em Instant-Speed disponíveis em suas listas nas próximas semanas.

World Breaker

Loading icon

World Breaker é uma ameaça problemática se entrar em jogo rápido o suficiente, e com a inclusão de Nykthos, Shrine to Nyx no Magic Arena, o Eldrazi pode merecer um espaço em um sideboard de toolbox ao lado de Vivien, Arkbow Ranger já que ainda não temos The Chain Veil para executar algumas das jogadas absurdas que o toolbox de Karn, the Great Creator habilita.

Nesse caso, World Breaker só será usado como um one-of, mas ter quatro cópias dele em sua coleção pode ser útil em algum momento do futuro.

Multicolorido

Reflector Mage

Loading icon

Reflector Mage já foi banido do Standard em 2016 por promover um padrão de jogo pouco divertido. No Pioneer, ele é um dos principais motivos para se jogar com azul no Humans e também aparece ocasionalmente em listas de Enigmatic Fires e Niv-to-Light.

Ele provavelmente verá bastante jogo em variantes de três ou mais cores do Humans, além de ser uma opção de sideboard decente contra alguns arquétipos do Historic. Vale o investimento de quatro wildcards incomuns, mas não agrega tanto ao bundle em termos financeiros.

Sliver Hivelord

Loading icon

Slivers é uma tribo popular no Historic apesar de não apresentar resultados expressivos. Mesmo nas variantes mais gananciosas, Sliver Hivelord parece inferior à The First Sliver em todos os aspectos.

Não vale o investimento em Wildcards, e também não é o tipo de mítica que vale a pena de se adquirir no bundle.

Ad

Shaman of the Pack

Loading icon

Elves é outro deck muito famoso no Historic, e um que consegue fazer bons resultados no Melhor de Um pela sua velocidade e consistência em executar seu plano de jogo. Shaman of the Pack abre mais um ângulo de ataque para a lista onde ele não precisa mais desvirar por um turno se conseguir colocar várias criaturas em jogo seguido de uma ou duas cópias da criatura.

Será interessante ver como o arquétipo evoluirá após o lançamento do bundle.

Incolor

Kozilek, the Great Distortion

Loading icon

Ulamog, the Ceaseless Hunger e Ugin, the Spirit Dragon ainda são as melhores bombas de Big Mana disponíveis no Magic Arena, e apesar de Kozilek, the Great Distortion ser forte por conta própria, ele tem restrições demais para funcionar na maioria das listas competitivas.

Dito isso, Kozilek pode valer alguns slots no Colorless Ramp ao lado de Forsaken Monument no Historic. No entanto, essa estratégia talvez tome um rumo mais voltado para o Midrange após o lançamento do bundle por conta das outras duas adições incolores dele.

Matter Reshaper & Thought-Knot Seer

Loading icon

Loading icon

Nos primeiros anos do Pioneer, um deck que ficou famoso por algum tempo foi o Simic Eldrazi, que usava de painlands como Yavimaya Coast ao lado de mana dorks baratos para conjurar essas criaturas cedo. Porém, o bundle não inclui uma das principais winconditions dessa estratégia, Reality Smasher.

Mas se houver uma boa combinação que permita usar Matter Reshaper e principalmente Thought-Knot Seer cedo o suficiente, essas criaturas podem se tornar peças importantíssimas tanto do Explorer quanto do Historic.

Provavelmente não valem o craft com wildcards raros, mas agregam bastante valor ao bundle e possibilitam o início de uma estratégia fascinante para o Historic no futuro.

Terrenos

Mana Confluence

Loading icon

Apesar de não ser uma staple em múltiplas listas, Mana Confluence é acidentalmente uma das lands mais importantes do Pioneer por ser a única disponível no formato que adiciona mana de qualquer cor sem nenhuma concessão de Tempo. Isso torna dela importante como um 2-of ou até 4-of em estratégias multicoloridas que não se importam em perder vida no curto prazo para obter jogadas mais explosivas de médio ou longo prazo.

Four-Color Humans, Enigmatic Fires, Five-Color Niv, e até listas de Death's Shadow podem se beneficiar desse terreno, tornando-o uma ótima peça na coleção de qualquer jogador. Por ser um card raro, sua inclusão no bundle a torna um dos principais motivos para adquirir o pacote completo.

Mutavault

Loading icon

Assim como Mana Confluence, Mutavault é outra staple de múltiplos formatos e uma adição essencial para o Magic Arena.

No Explorer, ele é um recurso importante para o Mono White Humans, Vampires, é decente nos decks de Ensoul Artifact, e também funciona em arquétipos como o Mono Black Aggro e tribais menos populares. Já no Historic, alguns tribais podem recorrer ao seu uso, apesar de a manabase da maioria deles ser muito gananciosa de cores para comportar quatro cópias da manland.

Ad

Com o potencial de entrar em qualquer tribal que apareça no futuro, além dos já estabelecidos dentro desses formatos, Mutavault é uma aquisição essencial para quase qualquer jogador.

Nykthos, Shrine to Nyx

Loading icon

Por fim, o card mais importante do bundle: Nykthos, Shrine to Nyx.

Desde o começo do ano, o Explorer tem como seu principal competidor o Rakdos Midrange, que não só se solidificou como o melhor deck do formato como também ficou mais forte com o decorrer de 2022 graças à adições como Kalitas, Traitor of Ghet no Explorer Anthology 1 e Liliana of the Veil em Dominaria United. O arquétipo é tão presente no Metagame porque ele é uma opção sólida contra praticamente qualquer estratégia existente no formato hoje.

Em termos históricos, Midranges como o Rakdos costumam ter uma matchup equilibrada contra a maioria dos demais arquétipos, exceto aqueles que conseguem jogar por cima dele e essas estratégias não existiam no Explorer até agora — Nykthos, Shrine to Nyx traz ao formato o principal predador de Midranges do Pioneer, Mono Green Devotion.

Porém, a versão tradicional existente no Pioneer não está totalmente disponível no Explorer: cards como Oath of Nissa e The Chain Veil não existem no formato, e talvez dificulte sua entrada como o competidor ideal contra Rakdos Midrange, já que as listas provavelmente terão de recorrer à versão clássica ao invés da focada em Planeswalkers com Oath of Nissa.

Loading icon

Porém, Karn, the Great Creator ainda habilita um toolbox maravilhoso, e Storm the Festival é um ótimo mecanismo de card advantage, então pode haver espaço para ele conseguir jogar por cima do Rakdos Midrange e finalmente encerrar seu reinado no Explorer.

Vale a pena comprar o Explorer Anthology 2 ?

Considerando o potencial dos 24 cards disponíveis no pacote, e a raridade de alguns dos mais importantes como Eidolon of the Great Revel, Mutavault, Mana Confluence e Nykthos, Shrine to Nyx, o bundle tem valor o suficiente para compensar a sua compra aos jogadores que buscam ampliar suas coleções de Historic ou Explorer.

Mas não o recomendaria para quem apenas precisa de poucas peças do produto caso eles não sejam todos raros. Muitas comuns e incomuns podem ser craftadas com facilidade e o valor investido no bundle poderia ser melhor usado em drafts.

Conclusão

Numa perspectiva geral, o Explorer Anthology 2 supera o seu antecessor em relação ao que agrega para o formato ao adicionar diversas peças importantes do Pioneer para o Magic Arena.

Ele falha um pouco ao não incluir cards como Treasure Cruise e Reality Smasher enquanto dá espaço para peças mais casuais de Historic Brawl como Sliver Hivelord e Kozilek, The Great Distortion, mas cumpre bem a sua função de inserir novas peças importantes para a plataforma digital.

Obrigado pela leitura!