Magic: the Gathering

Opinião

Desvendando o Commander: Acelerações de Mana

, editado , Comment regular icon0 comments

Entenda a importância e os diferentes tipos de aceleradores de mana (ramps) no formato Commander.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Olá, leitores. Venho trazer mais um episódio de nossa série sobre Deckbuilding no Commander, desta vez para falar sobre um tipo de cards muito importante. No episódio passadolink outside website, falamos sobre os templates e as funções de cards mais indispensáveis para qualquer deck de Commander. Hoje vamos nos aprofundar em uma destas funções: as acelerações de mana. O conceito dos aceleradores eu explico naquele episódio, e recomendo a leitura do mesmo caso não saiba exatamente do que eu esteja falando.

Ad

O que são aceleradores de mana?

Resumindo um pouco do conceito: aceleradores de mana são efeitos que te permitem atingir curvas de mana mais altas o mais rápido possível. Eles são importantes em Commander, pois costuma-se usar mágicas realmente pesadas no formato, e acelerar a curva de mana acaba sendo uma forma de viabilizar a conjuração destas mágicas. Aceleradores também ajudam a pagar os custos adicionais de se conjurar um comandante repetidas vezes da zona de comando. Resumidamente, usar estes cards torna seu jogo mais fácil e fluido.

Existem diferentes tipos de aceleradores, uns melhores do que outros dependendo do contexto. Ao mesmo tempo, existem cards que parecem ser aceleradores, mas não são. Identificar a função de um card é importante para determinar qual espaço ele deve ocupar em seu deck (conforme explicado no artigo passado, na sessão de ‘Templates’). Para ajudá-lo com isso, descrevi a seguir os principais tipos de aceleradores de mana, além de seus prós e contras.

Pedras de Mana

Loading icon

Também conhecidos como Mana Rocks, as Pedras de Mana são artefatos não-criaturas que geram mana (ao virarem). Eles são o tipo mais difundido de aceleradores pois, já que são artefatos, em geral podem ser encaixados em qualquer deck.

Além de sua versatilidade de uso, a maior vantagem dos mana rocks é sua capacidade de poder ser utilizado no mesmo turno que são conjurados (diferente dos mana dorks, que geralmente sofrem com enjoo de invocação). Isso faz com que eles sejam peças muito propícias para saltos de curva de mana explosivos.

Por outro lado, pedras de mana são facilmente removidas por efeitos de interação com artefatos, que no geral são comuns no Commander; muito mais que as de terrenos e um pouco menos que as de criaturas. Por conta disso, alguns deckbuilders procuram não depender apenas dos mana rocks para a função de aceleração, buscando sempre um equilíbrio entre elas e os ramps (ver adiante).

Pedras de Mana Staples

As melhores pedras de mana são usadas em praticamente todos os decks Commander. Algumas possuem identidades de cor específicas, mas ainda assim integram a extensa maioria dos decks que são capazes de comportá-las.

Mana Rocks Positivos

Mana Rocks positivos são artefatos capazes de gerar mais mana que o seu próprio custo. São consideradas as melhores pedras de mana que existem, pois após jogá-las você terá uma quantidade de mana maior que a que tinha antes, e poderá usar imediatamente. No entanto, os mana rocks positivos são também os aceleradores mais caros (em termos de dinheiro) e por isso não são tão comuns de serem vistos quanto as opções mais baratas.

Loading icon

Sinetes

Os ciclo de pedras de mana conhecidas como Sinetes são artefatos de custo 2 com identidades de duas cores e que possuem a função não só de gerar como também filtrar sua mana (ver Mana Fixing adiante). Cada um deles está ligado a uma das guildas de Ravnica e, portanto, pode ser usado apenas em decks que comportem suas 2 cores.

Ad

Uma exceção é o Arcane Signet, que não possui uma identidade de color definida e pode ser utilizado em qualquer deck. Estas pedras de mana são muito úteis em decks multicoloridos por terem um baixo custo e servirem duplamente — tanto para acelerar quanto para consertar sua curva de mana.

Loading icon

Outras Pedras de Mana

Muitas outras pedras de mana são usadas amplamente no Commander, tanto por sua utilidade e funcionalidade, quanto pelo seu baixo custo financeiro.

Algumas das mais populares são outras mana rocks de custo 2, como Thought Vessel, Mind Stone, Fellwar Stone, Everflowing Chalice e os diamantes monocoloridos (Marble Diamond, Fire Diamond, etc); Thran Dynamo, Gilded Lotus, Basalt Monolith, Worn Powerstone, Commander’s Sphere, Hedron Archive, Chromatic Lantern também integram uma grande quantidade de decks, dentre outros.

Dorks

Loading icon

Dorks são criaturas que geram mana ao virar. Eles exercem a mesma funcionalidade que as mana rocks, com a diferença de serem afetados pelo enjoo de invocação (não poderem virar no mesmo turno que entram em campo) e serem mais fáceis de serem removidos.

Mana Dorks, no geral, são mais leves em custo de mana que os Rocks, com uma boa incidência de criaturas custando a mesma quantidade de mana que podem gerar, algo um tanto incomum entre os artefatos.

Isso faz com que estes cards sejam opções também muito recomendadas para quem deseja ter uma aceleração explosiva e rápida, mesmo que geralmente não seja possível utilizar o mana do dork imediatamente após conjurá-lo.

Dorks Staples

Existem muito poucas staples entre os mana dorks de uma forma mais abrangente, mas a cor verde em específico dispõe de um amplo leque destes cards que são muito utilizados como aceleradores. Llanowar Elves (Elvish Mystic, Fyndhorn Elves, etc) e Birds of Paradise são apenas alguns exemplos dos dorks mais comuns, mas muitos outros existem e seria impossível listá-los.

Em outras cores, a presença de mana dorks é muito modesta, mas ainda assim existem criaturas artefato que podem ser usadas para cumprir esta função. Os myrs (Palladium Myr, Plague Myr, Iron Myr, etc) são um tipo de criatura conhecido por ter dorks de qualidade razoável por um baixo custo.

Ramps

Loading icon

Ramps são efeitos que aceleram sua curva de mana colocando terrenos em campo, de modo que você ultrapasse a limitação convencional de baixar apenas um terreno por turno.

A palavra ramp vem do card Rampant Growth, que é um dos clássicos representantes desse tipo de efeito, embora no Commander especificamente o card não tenha exatamente uma relevância especial.

Ad

Ramps podem colocar terrenos em seu campo a partir de seu grimório (Cultivate), da mão (Exploration) ou, em casos mais raros, do cemitério (Splendid Reclamation). A maior vantagem dos ramps é o fato de que terrenos são bem mais difíceis de serem removidos que qualquer outra permanente, e por isso costumam ser a forma mais segura de aceleração. No entanto, não existem muitos deles disponíveis em todas as cores.

Ramps Staples

Os melhores ramps são verdes, com alguns poucos exemplos de cards eficientes nesta função disponíveis em outras cores. Solemn Simulacrum assume a vanguarda deles, por ser incolor e caber em qualquer deck. Graças a isso ele pode ser considerado o ramp não-verde mais utilizado e uma verdadeira staple de Commander. Atrás dele temos Sword of the Animist - excelente em decks baseados em criaturas - , e Burnished Hart - que é uma alternativa de baixo custo para ambos os anteriores.

No verde, como dito acima, as staples de ramps são abundantes. As mais difundidas sem dúvida são Cultivate e Kodama’s Reach, ambas muito parecidas e eficientes. Atrás delas temos cards como Explosive Vegetation, Skyshroud Claim, Wood Elves, Nature’s Lore, Burgeoning, Exploration e Oracle of Mul Daya.

Redutores de Custo

Loading icon

Como o próprio nome diz, estes cards, adivinhe só, reduzem os custos de mana para conjurar mágicas ou outras ações do jogo que você fará com recorrência (ex. Goblin Electromancer, Training Grounds).

São muito úteis em qualquer deck e em alguns casos são opções de aceleração melhores que qualquer gerador de mana (como os rocks ou ramps), principalmente em estratégias que buscam conjurar muitas mágicas no mesmo turno, como é o caso dos Storm.

Quanto mais mágicas ou habilidades adicionais puderem ser usadas num turno graças a um redutor de custo, mais valor você terá extraído dele; enquanto que um dork ou rock, por exemplo, simplesmente adiciona uma quantidade X de mana que após ser utilizada, a função do card termina até que ele seja desvirado. Um redutor de custo possui um valor passivo e estático.

Redutores Staples

Muitos redutores de custo são conhecidos por serem staples, mas geralmente em arquétipos específicos.

Goblin Electromancer, Baral, Chief of Compliance e Primal Amulet, por exemplo, são peças valorizadas em decks baseados em instantâneas e feitiços.

Etherium Sculptor e Starnheim Courser são muito usados em decks de artefatos e/ou encantamentos.

Herald’s Horn, Krosan Warchief e Frogtosser Banneret são exemplos de redutores bons em decks tribais; e por aí vai.

Dentre os redutores mais considerados como staples genéricas (que poderiam jogar facilmente em qualquer deck) estão Cloud Key, The Immortal Sun e o ciclo de medalhões de Tempest (Ruby Medallion, Sapphire Medallion, Pearl Medallion, Jet Medallion, Emerald Medallion).

Ad

Rituais

Loading icon

Rituais são aceleradores de uso único, geralmente impressos como mágicas instantâneas ou feitiços. Eles geram mana que deve ser usada imediatamente, e depois vão para o cemitério.

O exemplo mais clássico do gênero, e que inclusive dá nome a esta categoria de aceleradores, é Dark Ritual, um dos primeiros rituais a serem difundidos. Muitos outros existem hoje, no entanto, como Cabal Ritual, Seething Song, Desperate Ritual, Bubbling Muck, High Tide e Mana Geyser.

Estes cards proporcionam um efeito incremental de aceleração semelhante aos mana rocks positivos supracitados, com a diferença de servirem apenas uma vez. Eles costumam ser úteis em decks combo, onde a vitória costuma ser decidida em uma única jogada repentina.

Rituais Staples

Apesar de sua eficiência comprovada, rituais não costumam ser tão usados no Commander quanto as outras formas de aceleração, por serem efeitos de uso único.

Porém, conforme o nível exigido de poder aumenta em direção às vertentes mais competitivas do formato, os rituais tornam-se mais frequentes e, em alguns casos, staples. Ainda assim, poucos deles além do próprio Dark Ritual aparecem em uma quantidade expressiva de decks.

Amplificadores de Mana

Loading icon

Esta é uma categoria de aceleradores que não possui um nome arraigado definido, por isso tomei a liberdade de chama-los de “amplificadores” de mana, mas você também pode referir-se a eles como “potencializadores”, “geradores”, “multiplicadores”, “usinas”... como preferir.

São permanentes que aumentam a capacidade de produção de mana de seus terrenos e/ou outras permanentes. Um belo exemplo que ilustra bem este tipo de acelerador é o encantamento Mana Reflection. Um amplificador de mana, por ser global - afetando um grande número de permanentes (como é o caso do próprio Reflection) - ou local - aumentando a produção de um único terreno, rock ou dork (ex.: Utopia Sprawl).

Os globais, no geral, são cards mais pesados e de alto impacto no jogo, acelerando drasticamente sua curva de mana, enquanto que os locais costumam ser tão pontuais quanto um mana rock ou dork.

Amplificadores Staples

Existem alguns amplificadores bem difundidos no Commander, principalmente Caged Sun, Extraplanar Lens e Gauntlet of Power que são muito utilizadas em decks monocoloridos. Fora estes, os mais conhecidos, pra variar, são verdes.

O próprio Mana Reflection citado acima é o melhor de todos (na minha opinião), seguido de Vorinclex, Voice of hunger, Zendikar Resurgent e Mirari’s Wake. Entre os amplificadores locais, os mais conhecidos são Fertile Ground e Utopia Sprawl.

Mana Fixing

Loading icon

Mana Fixing é um termo usado em Magic para se referir à efeitos que “consertam a curva de mana”. Isso basicamente significa fazer com que você tenha acesso ao tipo de mana que precisa, no momento em que precisa. Enquanto a aceleração de mana visa o aumento quantitativo da curva de mana, o fixing trabalha a qualidade da mana disponível, garantindo um melhor balanceamento de cores e permitindo o pagamento de custos de mana mais restritivos.

Ad

Muitas vezes, aceleradores como Ramps e Pedras de Mana também funcionam como fixers, já que podem te dar acesso a cores de mana além das que você já tem disponíveis no campo de batalha, a exemplo de Chromatic Lantern e Dryad of the Ilysian Grove. No entanto, existem cards que funcionam apenas como fixers e não aceleram nada. Isto deve ser observado com atenção, pois é muito comum (principalmente entre iniciantes) confundirem as duas coisas e acabar usando certos cards como se fossem aceleradores, quando, na verdade, são apenas fixers.

O caso mais comum de mana fixer é o tutor de terrenos, que se assemelham muito aos Ramps com a diferença de colocar os terrenos na sua mão ao invés do campo de batalha (ex. Armillary Sphere, Journeyer’s Kite). Essa distinção é relevante, já que ter mais terrenos na mão não significa de fato acelerar sua curva de mana, mas cartas do tipo como os dois exemplos supracitados ainda são úteis para buscar terrenos de um certo tipo específico que eventualmente esteja faltando em seu jogo.

Outros exemplos de mana fixers, além dos já mencionados, incluem Prismatic Omen, Joiner Adept, Urborg, Tomb of Yawgmoth, Yavimaya, Cradle of Growth, Celestial Dawn, Mycosynth Lattice e Realmwright.

Conclusão

Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre os aceleradores de mana. Aguardo pelo feedback de vocês nos comentários e gostaria de saber quais tipos de acelerações você mais gosta de usar em seus decks de Commander. Nos próximos episódios, iremos destrinchar mais uma das funções de cards. Até lá!