Magic: the Gathering

Deck Guide

Modern: Jund Food e a Série de Escolhas

, updated , Comment regular icon0 comments

Hoje vamos ver uma versão de Jund que consegue ser diferente do que já vimos tanto para arquétipos de Food, quanto de Jund Sagavan, juntando aspectos de ambos para gerar ainda mais valor.

Edit Article

Mesmo após quase três anos do lançamento de Eldraine, a mecânica de comida se popularizou bastante dentre os formatos, por conta de seus payoffs eficientes (já que diferente de pistas e tesouros, o recurso ganho pelo token de comida não é o maior diferencial na maioria das vezes). Começamos com Oko, Thief of Crowns que utilizava comidas e jogou em todos os formatos, porém, o planeswalker simic era mais individualmente forte do que um suporte para a mecânica.

No Modern, as comidas ganharam mais força com a vinda de Modern Horizons 2, que trouxe a poderosa interação entre Asmoranomardicadaistinaculdacar e The Underworld Cookbook, inclusive, uma variante de Jund Food com a cozinheira foi o tema do meu primeiro artigo nessa plataforma!

Ad

Mas hoje, vamos falar de uma abordagem diferente do Jund Food, que remete ao clássico "deck de gato e forno" que segue vendo jogo em formatos como Pionner e Historic. Vamos falar da lista que Kogamo utilizou para conseguir um 8-1 e o sexto lugar no Challenge de 19/02link outside website.

Decklist - Jund Food by Kogano

Loading icon

Análise - Interações Chave

Loading icon

Sim, a interação principal do baralho é o loop de "gato e forno" que Cauldron Familiar e Witch's Oven proporcionam, drenando 1 de vida por interação num estilo completamente "assassino da colher". Acontece que a eficiência dessa interação se dá no valor que ela proporciona quando utilizada na ocasião certa, principalmente quando o gato consegue inutilizar ataques inimigos bloqueando e sendo sacrificado antes do dano, o que dificulta muito um clock decente para o oponente, enquanto você abre cada vez mais vantagem.

Loading icon

E aqui temos a outra ponta das nossas interações, com uma carta que até então era praticamente uma sleeper de Modern Horizons 2; Ravenous Squirrel oferece um clock pesado e uma pressão constante por apenas uma mana, graças à sua habilidade que sinergiza com o loop de gato-forno, fazendo com que rapidamente o esquilo se torne um problema para o oponente.

Além disso, o esquilo possui uma habilidade de draw que pode te salvar em alguns momentos, te dando mais uma chance de cavar a resposta necessária em uma ocasião. É o que faz ele ser uma opção melhor que Tarmogoyf por exemplo, que em outras ocasiões era o "clock fácil" que o Jund Food podia contar.

E pra fechar o pacote de comida, temos a maior fonte de card advantage do baralho: Trail of Crumbs está aqui para que seja possível escalar em valor enquanto a interação chave do deck controla o dano no grind, assim tornando mais difícil para o oponente conseguir voltar ao jogo. Por conta da curva do nosso baralho ser baixíssima, é possível criar uma sequência de pagar os custos do deck e baixar as permanentes no mesmo turno, criando uma série de várias jogadas para sobrepujar o oponente.

Análise - Cartas de Valor Puro

Loading icon

Estamos falando de um midrange, logo, cartas que funcionam muito bem de maneira independente são bem-vindas também, e nas cores, é possível afirmar que temos 3 das mais cartas com mais força independente do formato atualmente.

Ragavan, Nimble Pilferer é uma criatura que agrega muito valor sozinho (além de seus tesouros crescerem ainda mais o Ravenous Squirrel) e Wrenn and Six é a planeswalker mais versátil e com o melhor custo benefício do jogo.

O plano com essas cartas se torna gerar valor individual que o oponente precisa lidar rápido, e enquanto isso puni-lo com a sinergia do baralho.

Loading icon

Temos também Urza's Saga, que mesmo sendo uma carta poderosa sozinha, possui diversas interações com o deck, já que o artefato principal do baralho, Witch's Oven, é perfeitamente tutoravel pelo terreno. Além disso, estamos falando de um deck com tokens de Tesouro e Comida, que são ótimos para fazer com que os Constructos da saga fiquem maiores e causem mais pressão.

Ad

E claro, temos que falar um pouco sobre o novo terreno mais falado do jogo. Boseiju, Who Endures virou uma peça chave de decks baseados em interação para lidar com toda uma gama de ameaças, como outras Sagas, diversas peças do Hammertime e até algumas cartas de side problemáticas, como Chalice of the Void, que é um artefato que dificulta muito o nosso jogo.

Análise - A Opção do Lurrus

Que Lurrus of the Dream-Den é uma carta poderosíssima todos sabemos. Acontece que nessa linha de deck, a gata não era uma opção automática de inclusão no baralho, portanto eu acho importante analisarmos o que se ganha e o que se perde com a escolha que Kogamo fez.

Ao incluir Lurrus, perdemos algumas interações importantes para um deck de comida. Asmoranomardicadaistinaculdacar e The Underworld Cookbook, por exemplo, custam menos de duas manas e poderiam entrar no baralho, mas a terceira carta que é importantíssima para a interação, Ovalchase Daredevil, acaba não entrando na equação por custar quatro manas.

Também não é possível incluir Mayhem Devil, que era um clássico em construções de Food em outros formatos e gera um potencial enorme de dano e board control, sendo um dos maiores motivos da inclusão de vermelho no deck na época do Standard.

Mas mesmo com tudo isso, a escolha de utilizar a gata traz uma força significativa ao deck, por um ponto bem importante: a curva.

A curva desse baralho é baixa até para os padrões de um deck de Lurrus, tendo um foco enorme em mágicas de uma mana, sem falar que a interação chave do baralho não utilize manas, portanto, é muito fácil encaixar jogadas entre trazer Lurrus para a mão sem a sensação de "perder o turno", além que após disso o companion se torna uma ótima peça de vantagem, voltando fornos destruídos, ou até beaters mortos para finalizar o clock.

No fim das contas a decisão dessa lista dentre outras listas de Food foi trocar sinergias muito poderosas, mas que fazem com que algumas cartas fiquem sem função no "vácuo" (o Ovalchase Daredevil quando você não possui maneiras de se descartar se torna uma carta morta, ou simplesmente comprar uma cópia quando você já possui uma em mãos, por exemplo) por interações mais contidas, porém com certeza de funcionarem melhor de maneira independente, fazendo assim com que as sinergias entre as cartas apenas acrescentem poder a jogabilidade do baralho.

Jund Food no Metagame

"Mas se eu tenho o Jund Sagavan, porque usaria um baralho com menos interações diretas no lugar?"

Novamente essa questão é algo que vêm a cabeça sempre que vemos uma build diferente de deck com DRC+Ragavan, e a resposta acaba sendo semelhante ao que disse quando falei do novo Assault Loam.

O Jund Food é uma versão do Sagavan que lida melhor ainda com matchs grind, contra próprio o Jund Sagavan inclusive, a interação entre gato e forno concede muita vantagem ao Food, inutilizando parte das remoções e impedindo conexões de dano do Ragavan oponente.

Mas pelo outro lado da moeda, para lidar melhor com matchs grind, o deck abre mão de descartes no maindeck e outras peças que poderiam ajudar contra decks que não se importam tanto com valor, como Crashing Footfalls, Living End e Hammer Time (mas aqui, Boseiju e as remoções acabam sendo de grande ajuda, convenhamos).

Ad

Num resumo, a variação de Jund Food é uma alternativa para melhorar sua partida contra outros decks disruptivos, mas piorando um pouco suas opções de maindeck contra combos.

Sugestões e Alternativas

Claro que quando falamos de uma estratégia que vê jogo desde o Standard, sempre temos uma gama de opções, e eu obviamente selecionei algumas que julgo ser boas suficiente para o formato.

Loading icon

The Meathook Massacre é uma boa opção para melhorar o seu clock com o gato, além de servir como um bom board control dependendo do momento que for utilizado, além de ser uma opção de mana sync para um baralho que é tão eficiente em mana. Não acho que seja a carta crucial para o deck, mas uma cópia ocasional pode render diversas vantagens.

Loading icon

Esse é um caso de escolha, Fatal Push tem vantagem em algumas matchs, por não se importar com a resistência do oponente (contra o Hammer Time, causar "apenas" 6 de dano acaba gerando problemas) e também é muito mais fácil obter Revolt do que Delirium, principalmente nesse deck.

Sugiro que haja uma análise o meta de onde você vai jogar para decidir qual a melhor remoção para aquele ambiente.

Conclusão

Jund Food num geral é uma ótima alternativa para você que já joga com o Jund Sagavan lidar com ambientes mais disputados, alternar entre ambos os decks dependendo do metagame é uma escolha sensata, assim sempre é possível se adaptar entre suas opções.

E com isso me despeço, até a próxima!