Magic: the Gathering

Deck Guide

Mono Black Ponza Pauper: Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon6 comments

Como é bom dar LD nos oponentes! E que tal fazer no turno 2? Veremos como é possível não deixar o oponente jogar.

Edit Article

Salve galera, tudo bom? Eu sou Tiago Fuguete, e o deck de hoje é o famoso guia de como perder amigos, afinal ninguém gosta de perder os terrenos, né?

Conhecendo o Mono BLack LD

Para começar a falar do nosso deck, temos que citar as cartas responsáveis pela existência do deck, os 3 LD's da cor preta no Pauper: Choking Sands, Icequake e Rancid Earth.

Loading icon

Se tem uma coisa chata quando jogamos Magic é fazer uma criatura e ela ser destruída, ou nem conseguir fazer e já ser anulada. Mas tenho certeza que nada é mais chato do que ter seu terreno destruído — e é exatamente o que nosso deck quer fazer, praticamente não deixar nosso oponente jogar.

Ad

Uma grande ferramenta para isso acontecer logo no turno 1 é a Dark Ritual, carta que foi muito cogitada de banimento por causa da Dianteira (mas não foi banida), pois acelerava muito o deck e é isso que queremos aqui, fazer logo um LD no turno 1 ou quem sabe um Monarca no turno 2.

Loading icon

Mesmo Dark Ritual sendo um acelerador do deck, não é só por causa disso que o deck é “chato” de jogar contra. Também temos um ratinho muito chato para atormentar nosso oponente quando ele já não tem terrenos, e ainda voltando uma carta da mão para o topo: Chittering Rats.

Loading icon

Nosso deck também conta com algumas remoções pontuais como Cast Down e Snuff Out, além de sacrifício como Chainer’s Edict caso nosso plano principal demore um pouco para acontecer, além de cartas de draw para não perdermos o fôlego, como Night's Whisper.

Gameplay

Mulligan e Postura de Jogo

Nosso Mulligan não é dos melhores, apesar de usarmos 4 Dark Ritual nem sempre ele está na mão inicial, e nosso deck é um pouco pesado e lento para desenvolver o jogo, muitas vezes um LD no torno 3 já não ajuda muito e é importante saber escolher uma boa mão.

A nossa postura é tentar fazer no turno 2 o primeiro dos 12 LDs do deck, depois tentar um Rato ou já um Monarca com remoções de backup. Vamos, na maioria das vezes, tomar essa postura, além de tentar atrapalhar o máximo nosso oponente, tentar tirar proveito de cada ação dele, deixando-o na defensiva sempre.

Não é muito complicado jogar com o deck, é uma postura bem simples: destruir os terrenos e fazer nossas criaturas, mas às vezes temos problemas como uma mão pesada ou a falta dos LD e com isso tentamos ser apenas uma MonoBlack Control e os LDs acabam ficando para segundo plano.

Sideboard contra as Principais Matchs

vs. Grixis Affinity

Vamos começar falando de uma match com um pequeno problema: nosso oponente tem terrenos indestrutíveis!

Nessa match vamos sofrer um pouco, pois não temos muitos alvos para nossos LDs, mas no geral não é um jogo tão ruim, pois o Affinity de hoje tem um pouco menos de criaturas e vamos nos apegar no plano de Monarca para tentar ganhar o jogo.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Boros Gates

Já que falamos de um deck com terrenos que não vamos destruir, vamos falar de um deck que tem os terrenos que todos querem destruir: Basilisk Gate.

O Basilisk Gate chegou muito bem no Pauper e ganhou seu espaço em muitos decks, mas vem fazendo bastante sucesso no Boros e é um terreno bem forte no momento, sendo um belo alvo para os nossos LDs.

Nessa partida temos que tomar um pouco de cuidado com o Monarca, já que nosso oponente acaba fazendo muitas criaturas e nossas remoções vão fazer sempre o 1x1, o que é ruim pra nós.

Já no pós-side temos duas boas cartas, o Crypt Rats e a recém-lançada Arms of Hadar, que vai nos ajudar muito.

Ad

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Burn

Como sempre para um MonoBlack, jogar contra Burn é sempre muito complicado, mas aqui no G1 vamos sim nos apegar no LD e tentar fazer o máximo de Chittering Rats possíveis para tentar atrasar nosso oponente.

No side temos Duress e Unexpected Fangs que podem nos ajudar atingindo a mão do oponente ou ganhando vida.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Ux Fadas

Aqui temos um jogo bem complicado. Podemos ir muito bem ou muito mal, difícil ter um jogo médio. Alguns pontos importantes aqui são: começar, não zicar, ter LD o mais rápido possível e, é claro, fugir da Spellstutter Sprite.

Uma dica boa é mirar os LDs nos terrenos que não são ilhas, como por exemplo, destruir as Montanhas do UR e os Pântanos do UB, assim seu oponente não vai ter nem remoção e nem Monarca contra você.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. MonoBlack LD

Aqui temos um jogo complicadíssimo, afinal vamos ter do nosso próprio veneno.

Começar nessa partida é a parte mais importante do jogo e, além disso, ter o primeiro LD. Isso acontecendo torna sua chance de ganhar muito grande, mas aqui entra o fator sorte também, e mais uma vez o jogo pode ser decidido assim.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Palavras Finais

Finalizando mais um artigo, quero dizer que é um deck muito legal de se jogar, mas esteja preparado para te olharem torto, pois você será julgado!!! Mas o deck é muito divertido, recomendo que jogue com ele.

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar aqui nos comentários, que volto para conversarmos sobre!

Muito obrigado e espero que tenha gostado da leitura.