Magic: the Gathering

Review

Os comandantes de Throne of Eldraine

, updated , Comment regular icon0 comments

Eldraine é um plano baseado em contos de Grimm e Crônicas de Rei Arthur, dando potencial para lendas interessantes e poderosas.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Com esse final de Setembro, chegamos a mais uma coleção, com novas magias, habilidades e, para fins dessa discussão, lendas. Eldraine é um plano baseado em contos de Grimm e Crônicas de Rei Arthur, dando potencial para lendas interessantes e poderosas. Temos dois ciclos de lendas, uma de Syrs e outra de Nobres que tem 3 símbolos da mesma cor (similar a mecânica Adamante).

Vamos começar com o ciclo de Lordes

Image content of the Website

Linden, the Steadfast Queen é uma criatura que simplesmente não causa tanto impacto, seja na zona de comando quanto nas 99. De forma alguma ela ajuda a posição de pessoas que jogam com fichas, com exceção de situações extremamente específicas. Para a comandante de um reino, é uma péssima escolha para zona de comando… Uma pena porque a arte é linda.

Ad

Image content of the Website

“Compre uma carta”, sempre que um comandante tem essa frase em algum lugar, é interessante pelo menos olhar para o que ele faz e ele faz isso bem. Tanto para buscar peças de combo quanto para simplesmente ganhar vantagem, é uma carta forte desde a Zona de Comando. Quando se adiciona cartas como Teferi, Mage of Zhalfir e Leyline of Anticipation, ele mostra bastante força. Pode não ser um Baral ou um Jace, mas ele tem a capacidade de gerar extrema vantagem. Pode não ser tão bom nos 99, mas tenha medo dele na Zona de Comando.

Image content of the Website

Ayara, uma bela senhora, capaz de gerar vantagem com criaturas pequenas para decks de Aristocratas, abusando dos constantes efeitos desencadeados de criar e retirar criaturas da mesa. Claro, os decks comumente já tem efeitos similares, mas é o tipo de efeito que funciona com redundância, especialmente com a compra embutida que ela permite. Na zona de comando em geral vai ser usada como uma maneira de comprar cartas para achar peças de combo (como Staff of Domination e Sword of the Paruns), mas nos 99 também vai ser perigosa.

Image content of the Website

Torbran não só quer ver o circo pegar fogo, ele pega a gasolina e joga para queimar mais rápido. Provavelmente a carta lendária mais simples do set, coisas queimam, e com ele queimam mais rápido. Na zona de comando e nos 99, mesma idéia. Simples, eficiente, extremamente frustrante de se enfrentar.

Image content of the Website

Yorvo é interessante, mais por ser uma carta que permite interações com cartas que abusam de marcadores do que por ser um comandante forte por si só, Instantaneamente minha cabeça foi para um de meus comandantes favoritos, Ghave, Guru of Spores. Ele é o clássico comandante simples verde, rampar, botar bicho e bater com eles gigantes. Pode não ser o mais poderoso, mas tem seus usos específico.

Vamos agora para o ciclo de Syrs, cavaleiros alinhados com uma cor

Image content of the Website

Branco realmente não foi beneficiado nessa coleção, recebendo dois comandantes com efeitos… quase patéticos quando comparados a suas contrapartes em outras cores. decks de criaturas tem diversas outras maneiras de fazer esse efeito sem precisar gastar a zona de comando ou entrar na fase de combate.

Image content of the Website

Uma comandante azul agressivo, algo difícil de se ver. Vem com pelo menos um de poder e uma resistência decente para a curva dela, sem contar pseudoproteção com a taxa para aqueles que tentarem matá-la com mágicas. Forte? Não. Divertida? Provavelmente.

Image content of the Website

Coisas morrem, cartas são descartadas, vantagem é perdida e Syr Konrad ganha vantagem com tudo isso. Coisas saem de controle rapidamente quando pareado com cartas que descartam e tiram cartas dos decks de cada oponente (se os 3 oponentes perderem uma criatura, cada um toma 3 de dano). Isso sem contar a interação entre Gravecrawler e Phyrexian Altar (Ou qualquer Zumbi custo 1, Phyrexian Altar e Liliana, Untouched by Death). Tem um efeito similar a Ayara, então é algo a se tomar cuidado tanto nas 99 quanto no comando.

Ad

Image content of the Website

Neheb, the Eternal encontrou sua alma gêmea. Carah abusa bastante da capacidade de vermelho de causar dano em oponentes, ganhando vantagem da maneira explosiva que apenas essa cor consegue. Com o apreço de vermelho com artefatos e geração explosiva de mana, Carah está em seu elemento, seja para ajudar a abusar de outros comandantes ou para gerar algo dela mesma.

Image content of the Website

Uma palavra veio a minha cabeça quando eu vi essa carta: Infect. Com Syr Faren e uma criatura com infect, seus oponentes irão ficar em uma situação delicada tendo que escolher se vão morrer para o dano de comandante ou para o infect. A ausência de atropelar e/ou um efeito de pseudo evasão infelizmente talvez sejam o suficiente para impedir ele em um mesão, mas fiquem de olho para ele em situações de 1v1.

Com isso terminamos o segundo ciclo, veremos agora aquelas cartas que escapam de um ciclo

Image content of the Website

Um comandante com afinidade por artefatos, self-mill e a habilidade de pegar recursos do cemitério, o tipo de coisa que jogadores de commander adoram, especialmente com a quantidade de pedras de mana que decks azuis em geral usam. Versátil, ágil e simplesmente ignora o custo de comando, comece a desvirar ela (Staff of Domination é o melhor amigo dela) e comece a pegar o artefato que você quiser. A dama do lago está aqui para te coroar o Rei dos Mesões.

Image content of the Website

Aqui temos o contrato com o demônio, Rumpelstiltskin (ou pelo menos sua interpretação) é versátil, ágil e acredita que seus oponentes não deveriam ter nada. Talvez não como comandante (principalmente por ser apenas preto do que pelo efeito). Ímpeto e Comprar carta são dois efeitos importantes para um comandante desses e Rankle marca essas duas partes importantes.

Image content of the Website

4/4 por 4, Vifilância e Ímpeto. Só isso e eu já gostaria dele, adicione Toque mortífero e pseudo evasão são a cereja no bolo. A remoção de planeswalker quando causa dano no jogador gera um valor ainda maior para a carta sozinha. Se quiser montar um deck baseado em proteger ele, ou apenas usar uma carta que é forte sozinha em seu deck, Questing Beast não vai te deixar na mão.

Image content of the Website

Bom, aqui temos uma carta pouco falada, mas poderosa para mesas mais casuais e/ou situações de 1v1. Em cores agressivas, uma 3/3 por 3 é uma boa força em uma tribo bem forte, adicionando a isso força e resistência da zona de comando. Pode não ter a capacidade explosiva de Krenko, mas é bom ter um pseudo-lorde desses na zona de comando, especialmente com cartas como Hardened Scales.

Image content of the Website

Quando vejo um comandante de 5 cores, imediatamente minha cabeça vai para Food chain e sua capacidade de gerar mana infinita. Quando um comandante versátil desses aparece, é sempre algo a se temer. Kenrith ajuda você a achar a peça do combo, buscar ela de volta do cemitério e, caso necessário, simplesmente bater com um corpo crescente e que atropela. Versatilidade é algo extremamente forte, especialmente quando vem como nessa carta.

Ad

Por último, temos os comandantes que vem em decks de Brawl, criados para um formato multiplayer, é possível ver que os comandantes tem filosofias novas para suas combinações de cores.

Image content of the Website

Um lorde para voadores em cores que amam essa habilidade. Sua capacidade de encher o campo enquanto se protege e remove opções do oponente por meio de artefatos e encantamentos como Oblivion Ring, Spine of Ish Sah e Phyrexian Altar (porque mana é sempre bom). Adicione a isso a utilidade de cartas como Sensei’s Divining Top e temos uma comandante preparada com seu exército de fadas

Image content of the Website

Aqui temos o que mais chamou minha atenção, assim como a de muitos outros, apenas… por motivos diferentes. Enquanto muitos pensam nele como uma máquina de combos, o oposto tambem é verdade, uma ferramenta fortíssima em decks de controle por meio de criatura (como Stax e Hatebears), resolvendo um dos maiores problemas do deck (ausência de vantagem de cartas). Provavelmente será um comandante forte, apesar de impopular. A produção em sua segunda habilidade é apenas uma cereja no topo, permitindo o abuso de cartas como Frilled Mystic e Lavinia of the Tenth.

Image content of the Website

Ah, jund, uma combinação com TANTA coisa interessante, Korvold não foge disso. Coloque permanentes, compre cartas (um dos comandantes que melhor usa fetchlands), use elas para bater com Korvold, divertido. O único problema desse comandante (que é o mesmo problema da maior parte dos comandantes nessa combinação de cores) é a existência de Prossh, Skyraider of Kher que faz tudo o que Korvold quer fazer enquanto enche o campo. Principalmente mais um brinquedo pro Prossh para ajudar ele a comprar cartas, mas na zona de comando sempre vai estar nas sombras de um dragão maior e mais bem servido.

Image content of the Website

Por último, Syr Gwyn, a nova comandante Mardu, usando de sua temática de equipamentos para ganhar vantagem de carta enquanto causa dano nos oponentes. Extremamente forte em campo de batalha, Gwyn é travada pelo simples fato de sua combinação de cores não permitir a explosão de mana que verde em geral consegue. Possivelmente a segunda melhor comandante de equipamentos até hoje, seu belo corpo 5/5 (mais os equipamentos) possivelmente vai destruir jogadores despreparados.

E então, quais foram os comandantes que te interessaram em Throne of Eldraine? está feliz com as novas brincadeiras para seus decks? Deixe sua opinião aqui embaixo.