Magic: the Gathering

Review

Pauper: Análise de Unfinity para o formato!

, Comment regular icon1 comments

Unfinity é o lançamento mais bagunçado de 2022, e como ele é o primeiro un-set a trazer cards para formatos eternos, isso significa haver novidades para o Pauper também!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Lá estava eu, quietamente preparando um Deck Guide para o Modern quando BAM! A Wizards lançou o pesadelo do criador de conteúdo — quero dizer, o full set da sua nova edição, Unfinitylink outside website!

Caso você esteja vivendo na caverna de Platão nas últimas semanas, esse novo Un-Set difere dos anteriores. Primeiro, as bordas dos cards não são mais prateadas, mas sim pretas como uma carta de Magic comum — você confere a legalidade dela em formatos construídos à partir do símbolo de noz onde normalmente ficaria o símbolo holográfico nas raras e míticas.

Ad

E segundo, sim, qualquer carta que não tenha um símbolo de noz é considerado válido em formatos eternos — Legacy, Vintage, Commander... e Pauper. Logo, cá estamos, fazendo um review de Unfinity para o Pauper.

Um breve resumo das mecânicas de Unfinity

Essas mudanças tornam de Unfinity o mais confuso set de 2022. Ele é bagunçado, com um monte de mecânicas estranhas que interagem com elementos fora do jogo e requer muita paciência para entender tudo o que está acontecendo.

Por exemplo, Attractions são um "deck extra" que você pode revelar uma delas quando uma mágica ou criatura requer que você "visite uma atração". Cada deck deve ter no mínimo dez Attractions e só pode ter uma de cada, logo, essa mecânica é inválida no Pauper porque só existem oito delas disponíveis como comuns e sem um símbolo de noz.

Outra mecânica são os Stickers, "marcadores" que você literalmente cola um adesivo na carta para lhe dar um nome, propriedade, keyword ou efeito especial pelo custo de ingressos, cujo alguns cards dão como parte do seu efeito de ETB, ataque, ou death trigger.

Image content of the Website

Com eles, você pode mudar o nome de uma permanente, seu poder e resistência, dar uma habilidade a ela ou dar um chapeuzinho maneiro porque... bom, por que não?

Para fins de referência, já que existem cards que se importam com nomes nessa edição, a palavra com maior número de consoantes dentre os Stickers é 6, com Delusionary. Os stickers são aleatórios, mas estarei considerando o melhor resultado possível com Delusionary.

Em essência, Stickers funcionam de um jeito parecido com a mecânica de Energy, onde você acumula um recurso "fora do jogo" durante a partida e os usa para pagar o custo de determinadas habilidades.

Branco

Loading icon

Servo Exhibition com um RNG que talvez lhe dê um terceiro token de artefato vale uma menção honrosa pelas mínimas possibilidades onde ele pode ser útil em estratégias de go-wide.

Loading icon

Lifelink condicional num corpo 3/1 é interessante caso Stickers se tornem uma mecânica viável no Pauper, especialmente se você alterar seu poder e resistência de maneira á torná-la mais resiliente no combate.

Azul

Loading icon

Eu estava prestes a dizer como essa criaturinha tem proteção contra Myr Enforcer e Frogmite, mas aparentemente máquinas gigantes não são robôs. E assim minha ideia de que você poderia usá-lo como blocker/target de Ninjutsu deixou de existir.

Loading icon

Pauper ganhou o seu primeiro comando! E... ele só tem dois módulos já que Attractions não estão disponíveis no formato. Novamente, pode ser útil caso Stickers se tornem importantes o suficiente, mas, em geral, parece apenas um "dois manas, não faz nada".

Loading icon

Glitterflitter é uma fada, possivelmente tornando-a relevante para aumentar o corpo de uma Faerie Seer, mas o seu valor de mana e a ausência de Flash me deixam cético em relação á sua utilidade.

Ad

Loading icon

Na sua melhor forma, Wizards of the Delusionary permitirá olhar os seis cards do topo do seu deck e colocar um deles em sua mão e o resto no fundo. Isso é um card filtering poderosíssimo e, acoplado com um corpo 3/1, pode dar-lhe um merecido espaço em arquétipos com Ghostly Flicker e/ou Ephemerate.

Preto

Loading icon

Um poder e resistência vagamente maior tornaria de Dissatisfied Customer uma ameaça decente para arquétipos pretos. Mas como um 2/1, ele troca com basicamente qualquer fada ou Squadron Hawk para valer um slot.

Loading icon

Six-Sided Die é um removal bem divertido, mas cujo custo não ajuda a querer usá-lo em um formato construído devido à inconsistência do seu RNG em um formato onde temos Unmake pelo mesmo custo e Cast Down por uma mana a menos.

Loading icon

Talvez a melhor carta do set, Wolf in Delusionary Clothing oferece um corpo e um mini-board wipe contra Faeries, Elves e Battle Screech. Ele não parece superior a Suffocating Fumes nesse quesito, mas definitivamente vale uma menção honrosa, já que você pode reutilizar o seu ETB.

Vermelho

Loading icon

Se há uma carta em Unfinity que pode ser quebrada no Pauper futuramente, ela provavelmente será Delusionary Goblin. Pagar três manas para adicionar até seis é um boost maior que o de Seething Song, mas como os rituais, essa criatura não tem payoffs suficientes para quebrar o Metagame não pode criar interações infinitas com Flickers sem filtros, já que ele adiciona apenas mana vermelha.

Loading icon

Se você estiver se sentindo com sorte, Slight Malfunction é tão eficiente quanto um misto de Abrade com Forked Bolt até Electrickery contra go-wide Aggro.

Loading icon

Wee Champion é um ótimo payoff para estratégias de Sticker: Você coloca um chapéu nele, e ele se torna 1/2, lhe dá uma dentadura, e ele se torna 2/3, e assim por diante. Como art Stickers não possuem custo de ingressos, ele pode sair de controle rápido, mas parece lento e dependente demais para um cenário competitivo.

Verde

Loading icon

Chicken Troupe um 2/2 por duas manas que se protege bem por conta do Ward 2 em um Metagame intensivo de mana como o Pauper, e pode ter um lar no Stompy. No entanto, creio que Silhana Ledgewalker funciona melhor nesse quesito já que possui evasão e Hexproof, sendo uma carta que não vê tanto jogo no arquétipo atualmente.

Loading icon

Por conta da errata que diversas criaturas receberam para ter o subtipo Phyrexiano, Embiggen se torna mais um efeito de Might of Old Krosa — com a vantagem de não ceder á clausura de Sorcery-Speed — no Infect, onde Glistener Elf e Blighted Agent possuem quatro tipos diferentes em seus textos.

Loading icon

Delusionary-o-saurus é um 9/9 por seis manas com Trample. Isso é um clock respeitável caso você consiga mantê-lo no campo de batalha, além de causar uma quantia absurda de dano ao lado de Assault Strobe, Temur Battle Rage e similares.

Ad

Artefatos

Loading icon

Ticket Turbotubes é mais uma variante dos artefatos que buscam replicar efeitos como o de Bonder's Ornament. Não parece melhor que outros cards que temos nessa categoria, mas vale a menção honrosa.

Conclusão

Isso é tudo por hoje.

Fora duas ou três cartas pontuais, Unfinity claramente não foi pensada para o construído, e seu foco é majoritariamente de criar um ambiente onde jogadores possam se divertir com mecânicas únicas que não se encaixam nos padrões de um set comum de Magic, e apesar de uma variedade de ideias interessantes, a execução delas tornou dessa edição uma verdadeira bagunça de acompanhar e compreender.

Dito isso, visto que assim como Commander Legends: Battle for Baldur's Gate, esse Un-set não estará disponível no Magic Online, é de dar um certo alívio que não existam tantas cartas impactantes nesse lançamento para evitarmos termos formatos distintos entre digital e tabletop novamente.

Caso você tenha qualquer dúvida ou queira mencionar algum card que talvez eu tenha esquecido, fique á vontade para deixar nos comentários!

Obrigado pela leitura!