Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Mono-Red Aggro Deck Tech e Sideboard Guide

, updated , Comment regular icon0 comments

Muitas vezes, a melhor opção é se importar mais em seguir com seu plano de jogo e focar em atacar primeiro e sem piedade - e nesse quesito, o Mono Red Aggro é uma das melhores opções.

Writer image

revised by Eduardo Silveira

Edit Article

Com cada novo lançamento, o Pioneer vem se tornando mais robusto e complexo, com novas estratégias emergindo enquanto outras se tornam menos populares, mas não ficam totalmente ausentes do Metagame ao ponto de não serem totalmente desconsiderados em um grande evento.

No entanto, com cada vez mais camadas de complexidade surgindo no formato, muitas vezes a melhor opção é se importar mais em seguir com seu plano de jogo e focar em atacar primeiro, bater forte e sem piedade - e nesse quesito, o Mono Red Aggro é uma das melhores opções disponíveis.

Ad

A Decklist

Loading icon

Como mencionei acima, o objetivo desse deck é bater primeiro, bater forte e impiedosamente - exatamente como Cobra Kai nos ensina. Basicamente tudo nessa lista têm como único foco o objetivo primário de causar a maior quantia de dano numa sequência imparável de ameaças turno após turno, com um foco quase integral na fase de combate.

Você tem uma criatura no turno 1, pode conjurar até duas no turno 2, sequencia com Anax, Hardened in the Forge no turno 3 e, no turno 4, você tá expandindo o seu potencial de dano com Embercleave ou Torbran, Thane of Red Fell. Ou seja, esse Mono Red é praticamente a versão que viu muito jogo e foi extremamente popular durante o Standard de Theros Beyond Death, mas com esteróides proporcionados pelas edições anteriores.

Maindeck

Loading icon

Nossos one-drops nem sempre serão impressionantes, mas ajudam á sequenciar as nossas jogadas nos turnos seguintes.

Kumano Faces Kakkazan oferece um Goblin Guide dois turnos depois, causa 1 de dano ao oponente no turno em que entra em jogo e torna do nosso two-drop mais forte, aumentando significativamente a pressão na mesa no turno seguinte.

Tive várias dúvidas sobre usar Fanatical Firebrand no lugar de Monastery Swiftspear - algo que faço no Explorer pela ausência dela no Magic Arena - mas dado o atual contexto do Pioneer, acredito que ele não é necessariamente uma opção ruim . Num formato onde precisamos lidar com alguns one-drops e two-drops com resistência 1, como um Mausoleum Wanderer que no turno seguinte será encantado com um Curious Obsession, um mana dork que agilizará o cast de Elder Gargaroth ou qualquer outro drop mais pesado do Mono Green Devotion, ou um Luminarch Aspirant antes que o trigger dele resolva e o torne um 2/2.

Ironicamente, eu passo muitos jogos com Fanatical Firebrand desvirado na draw por conta dessas possibilidades, mas é uma criatura de situações extremas: ele é excelente nos jogos onde ele importa e péssimo nos jogos onde ele é irrelevante.

Loading icon

Nosso turno 2 visa sequenciar bem com as nossas jogadas de turno 1, mas podem acabar sendo contraintuitivas entre si, é o caso de Eidolon of the Great Revel e Burning-Tree Emissary já que é impossível os sequenciar e um automaticamente torna do outro pior.

No entanto, como nossa estratégia é focada numa estratégia "go wide", considero Burning-Tree Emissary muito necessária para sequenciar outra criatura em seguida, ou até mesmo vir acompanhada de um Stomp do Bonecrusher Giant, ou um Lightning Strike numa ameaça potencialmente incômoda.

Para sequencia-la bem com outro two-drop, temos Kari Zev, Skyship Raider - da qual, inclusive, é uma ótima jogada para se sequenciar com Kumano Faces Kakkazan no turno 2 - e oferece uma ameaça difícil de bloquear nos primeiros turnos, além de duas criaturas atacantes para reduzir o custo de Embercleave e duas fontes vermelhas de dano para Torbran, Thane of Red Fell.

Ad

Por fim Eidolon of the Great Revel costuma ser muito mais punitiva para nossos oponentes do que para nós, especialmente contra arquétipos que tentam sequenciar várias mágicas em um único turno, como Izzet Phoenix e Boros Heroic.

Loading icon

No turno 3, Bonecrusher Giant exerce um impacto gigantesco na mesa, enquanto possui uma pseudo-proteção que acelera o nosso clock e também funciona em diversos estágios do jogo como removal e/ou burn.

Anax, Hardened in the Forge cresce exponencialmente com a abundância de símbolos de mana vermelha, é o seu alvo preferencial para Embercleave, muitas vezes ganhando o jogo por conta própria. Anax também pune seus oponentes por matar suas criaturas ao trocá-los por tokens que apesar de não serem tão fortes quanto suas ameaças, acumulam-se rápido e mantém a pressão na mesa.

Loading icon

Encher a mesa de criaturas nos primeiros turnos nos levam automaticamente aos nossos payoffs, Embercleave e Torbran, Thane of Red Fell, e podemos considerar ambos como os nossos "botões de free-win".

Embercleave é basicamente um Temur Battle Rage permanente para qualquer criatura que permanecer em jogo enquanto aumenta o poder delas, transformando todas elas em ameaças que demandam uma resposta imediata ou muitos bloqueadores. A mera existência desse equipamento em seu deck faz com que seus oponentes respeitem sua posição de mesa e evitem se estender demais em seus ataques.

Torbran recompensa o "go wide" ao aumentar o dano de todas as suas criaturas. Com ele em jogo, seus Fanatical Firebrand se tornam um Lightning Bolt com pernas, os tokens de Anax se transformam em Rimrock Knight, Play with Fire se transforma em Flame Javelin por uma mana, etc.

Loading icon

Precisamos de alguma interação contra o oponente e nossa melhor saída são mágicas de dano direto. Os números podem variar conforme as necessidades do Metagame, mas eu gosto de um split de 3-3 contra um Metagame aberto porque ambas atendem á necessidades diferentes em vários estágios do jogo.

Loading icon

Além das lands básicas, também contamos com diversos terrenos utilitários para mitigar possíveis topdecks ruins, com Den of the Bugbear sendo a mais importante, já que oferece uma criatura para atacar e aumentar o clock, além de adicionar mais resiliência contra sweepers.

Castle Embereth aumenta o clock de uma mesa cheia e torna dos tokens de Anax mais ameaçadores, Sokenzan, Crucible of Defiance é basicamente uma inclusão gratuita que, no late-game, oferece mais dois corpos para atacar e Ramunap Ruins lhe dá algum alcance extra no late-game.

Sideboard

Loading icon

A maioria do nosso sideboard é composto por remoções para lidar com situações problemáticas e específicas, especialmente em jogos onde somos obrigados á jogar numa posição mais reativa, ou mais voltado para a interação.

Ad

Burning Hands é um removal decente contra criaturas pequenas, mas se destaca como a melhor forma que temos de lidar com ocasionais Elder Gargaroth e o mais frequente Cavalier of Thorns.

Redcap Melee é extremamente útil na Mirror Match, mas também funciona decentemente contra Izzet Phoenix e Rakdos Midrange para lidar com criaturas vermelhas e/ou matar permanentes problemáticas em troca de uma land, como Thing in the Ice e Kalitas, Traitor of Ghet.

Lava Coil funciona para qualquer partida onde você precise matar qualquer criatura grande e/ou exilar permanentes problemáticas

Rending Volley lida com Thing in the Ice e Ledger Shredder, mas também é útil contra Humans e Boros Heroic.

Loading icon

Também contamos com ameaças complementares e respostas para situações mais específicas: Unlicensed Hearse lida com interações de cemitério que demandam uma resposta imediata, como contra Cauldron Familiar, ou Greasefang, Okiba Boss.

Hazoret the Fervent é uma ameaça extremamente difícil de remover contra Rakdos Midrange, e Rampaging Ferocidon é uma ameaça complementar que impede o nosso maior obstáculo - Lifegain - enquanto pune arquétipos que colocam muitas criaturas no campo de batalha.

Mulligan e Postura de Jogo

Mulligan

Loading icon

A mão ideal com o Mono Red Aggro envolve basicamente sequenciar suas jogadas no timing certo sem perder um turno, procurando manter-se á frente do oponente em posição de mesa e garantindo que seus payoffs funcionem caso estejam na sua mão ou venham através dos draws.

Enquanto você conseguir garantir um bom ritmo no começo do jogo, não existe especificamente uma mão perfeita ou ideal da qual você deve seguir, mas é importante evitar muitas cópias de three-drops sem uma jogada proativa nos turnos 1 ou 2, além de ser preferível evitar ter muitas cópias de payoffs mais pesados como Embercleave.

Ter a compreensão de contra o que você está jogando ajuda á entender quais peças você precisa ter na mão inicial: jogos contra criaturas ocasionalmente demandarão ter mais interação, jogos contra Midrange serão melhores se suas ameaças tiverem algum valor embutido, e Control terá dificuldades em lidar com você caso sua pressão seja grande demais para eles segurarem, tal como os Combos.

Posturas

Você será majoritariamente o agressor no Game 1 á menos que seu oponente jogue com algum deck Aggro mais rápido do que o seu e te force á gastar turnos direcionando removals nas criaturas deles. Normalmente você não ficará muito atrás porque suas criaturas serão superiores por conta própria do que as deles.

Toda vez que a mesa não estiver vazia, considere se vale a pena trocar as suas criaturas com as deles ou até perder algumas para causar alguns pontos de dano extra. Normalmente, costuma ser necessário atacar e sacrificar algumas criaturas para puxar o máximo de dano possível e não dar mais turnos que o necessário para seu oponente, mas isso naturalmente também significará tornar da sua Embercleave ou Torbran piores, e a possibilidade de ter mais alcance em um turno seguinte pode lhe dar mais chances de virar o jogo á seu favor

Ad

Dito isso, você deve ser extremamente proativo na play e tentar fechar o jogo em poucos turnos para não dar oportunidade de se adaptarem ao seu ritmo e começarem á atrasar suas jogadas. Muitas vezes, é válido manter essa pressão e jogar suas ameaças em direção á um removal para que criaturas mais importantes possam entrar em jogo nos momentos menos oportunos.

Dicas e Truques

> Se você espera um removal do oponente, nem sempre equipar Embercleave no alvo mais óbvio, como Anax, Hardened in the Forge é a melhor opção - você pode escolher uma outra criatura não-bloqueada e/ou que sobreviverá ao combate e causará algum dano adicional para a anexar para forçar o oponente á decidir se prefere lidar com uma ameaça menor que atropela e tem Double Strike, ou com a ameaça maior.

> Caso sua mão inclua Eidolon of the Great Revel e Burning-Tree Emissary, eu normalmente priorizo Burning-Tree Emissary se eu tiver outro 2-drop para acompanhar porque eu me poupo de 4 de dano de graça no turno seguinte. Infelizmente, eles são contrassinérgicos uns com os outros, mas Eidolon é um mal necessário no Metagame.

> Stomp, do Bonecrusher Giant, não permite que dano seja prevenido no turno. Isso possui uma interação muito interessante com Proteção contra o Vermelho e similares, já que o dano que sua criatura causar não poderá ser prevenido ;

> É fácil de esquecer, mas quando transformado, Kumano Faces Kakkazan faz com que criaturas que receberem dano de uma fonte que você controla sejam exiladas, isso é especialmente importante contra Izzet Phoenix e outras ameaças recorrentes.

> Se meu oponente usa remoções baseadas em dano, é válido e até mesmo recomendado conjurar Kari Zev, Skyship Raider no turno 2 se você jogou Kumano Faces Kakkazan no turno 1 para torna-la uma 2/4 com First Strike.

> Sokenzan, Crucible of Defiance custa 1 á menos para cada criatura lendária que você controla. Você tem Kari Zev, Skyship Raider, Anax, Hardened in the Forge e Torbran, Thane of Red Fell, além de Hazoret the Fervent no Sideboard como criaturas lendárias. Além disso, o token criado por Kari Zev também é uma criatura lendária.

> Você pode jogar Play with Fire na sua upkeep dando alvo em seu oponente para ter acesso á um Scry 1. Isso é muito importante se você necessita de uma carta específica para fechar o jogo ou sair de uma situação difícil.

Guia de Sideboard

Rakdos Midrange

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

O Game 1 contra Rakdos é basicamente voltado para uma race entre você jogar da melhor forma que você pode com as suas criaturas enquanto eles respondem com removals e tentam criar "paredes" para te bloquear até o ponto onde você tem mais criaturas do que eles conseguem segurar ou puxou tanto dano que seus burns conseguem finalizar o trabalho. Caso isso não ocorra, eles podem estabilizar a partida com Kalitas, Traitor of Ghet ou Planeswalkers e você dependerá exclusivamente do Topdeck para lidar com eles - o que se torna cada vez pior se eles tiverem qualquer efeito de Lifegain em jogo.

Ad

Pós-Sideboard, Fanatical Firebrand faz muito pouco nesse jogo e Kumano Faces Kakkazan perde a utilidade quando precisamos ser mais reativos ao que tem na mesa. Como adicionamos nove cartas, retirei uma Burning-Tree Emissary, já que as outras opções disponíveis são mais úteis em outros estágios do jogo.

Adicionamos Lava Coil e Redcap Melee para lidar com as criaturas problemáticas e Planeswalkers. Seu principal alvo deve ser qualquer Kalitas e Sorin, já que eles oferecem meios de ganhar vida. Hazoret the Fervent é uma ameaça que eles só conseguem responder com Epic Downfall e provavelmente teremos uma mão vazia em poucos turnos, enquanto trocamos recursos com eles ou conjuramos criaturas. Rampaging Ferocidon não oferece apenas um bloqueio do Lifegain, mas também é um 3/3 com Menace, que dificulta a matemática de bloqueio e os forçam á removê-lo imediatamente ou se colocar numa posição mais defensiva.

Apesar de termos remoções e criaturas melhores, nós ainda somos os agressores da partida e não podemos trocar com igualdade e seguir o plano de Midrange porque eles exercem essa função melhor do que nós, e não temos Chandra, Dressed to Kill ou Chandra, Torch of Defiance para acompanhar o card advantage, então mantenha-se á frente no jogo. Tente evitar gastar seus removals em ameaças pouco relevantes só para causar mais 2 ou 3 de dano nos primeiros turnos. Às vezes, ter uma mesa cheia é melhor que pressionar o oponente, especialmente porque o Rakdos não costuma jogar com sweepers.

Izzet Phoenix

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Se seu oponente estiver usando Crackling Drake, você pode optar por remover mais cópias de Play with Fire para adicionar Redcap Melee.

A má notícia desse jogo é que o nosso maior adversário é Thing in the Ice e ele pode simplesmente arruinar todo o nosso plano de jogo e comprometer a partida. A boa notícia é que as listas vem usando apenas duas cópias no maindeck e uma no Sideboard, e apesar de ser um bom bloqueador, Ledger Shredder não estabelece pressão o suficiente sozinho.

Aqui, precisamos apostar severamente no plano de atacar rápido e tentar vencer antes do oponente conseguir colocar dois ou mais Arclight Phoenix em seu cemitério, então não tema de perder uma criatura para Ledger Shredder se isso abrir a oportunidade de removê-lo com um Burn ou de causar dano letal ao oponente.

Além disso, o Izzet Phoenix normalmente passa alguns turnos simplesmente "não fazendo nada" além de comprar cartas e cavar o deck em busca de pássaros e remoções, e essa ausência de interação com a mesa funcionam virtualmente como turnos extras para você.

Removemos Fanatical Firebrand no Game 2 e 3 porque ele novamente não faz nada relevante, e uma cópia de Embercleave por ser um alvo fácil contra Aether Gust ou até opções menos comuns como Spell Pierce ou Disdainful Stroke, e basicamente adicionamos removals melhores contra Ledger Shredder e Thing in the Ice, além de hate de cemitério contra Arclight Phoenix.

Ad

No entanto, nosso plano de jogo não muda muito, apenas nos preparamos melhor para lidar com os bloqueadores e avançar nosso plano de jogo. Mas dessa vez, precisamos jogar melhor em volta das manas desviradas do oponente para não lhes dar um tempo positivo no começo do jogo.

Mono Green Devotion

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

A partida contra Mono Green Devotion é um tanto ruim no Game 1 porque é muito fácil deles atrasarem nosso jogo, gerarem um absurdo de mana, tutorar Shadowspear com Karn, the Great Creator ou jogar Restorative Burst repetidas vezes e nunca mais conseguirmos voltar. Sua melhor opção será tentar ganhar na race e atrasar o jogo dele usando Fanatical Firebrand para matar os mana dorks e acelerar a sua posição de mesa a um estado irreversível, mas não é fácil e normalmente não é como o jogo se desenrola.

Nós temos algumas interações mais importantes contra os bloqueadores deles no Sideboard, mas ainda não considero como uma partida boa porque eles são rápidos demais para conseguirmos acompanhar.

Nossa melhor rota continua sendo jogar na race e atrasar o jogo deles. Somos frequentemente obrigados á lidar com os Planeswalkers ao invés de atacar o oponente se a partida se estender, então tente manter mãos que possam evitar que um deles entre em jogo cedo demais enquanto ainda consegue pressionar seu oponente de alguma forma.

Mono Blue Spirits

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Temos todos os elementos necessários para interagir com as criaturas de custo baixo deles enquanto o pressionamos com as nossas. Normalmente conseguimos ganhar na race á menos que eles realizem muitos Tempo plays nos primeiros turnos, enquanto nos atacam com uma ameaça encantada com Curious Obsession, então procure evitar que o encantamento entre em jogo.

Na draw, a partida pode ser um pouco mais complicada se você não tiver uma interação de custo baixo, e frequentemente vale a pena matar o one-drop deles com Fanatical Firebrand antes que eles possam desvirar no turno seguinte.

Nós realmente não temos muito o que adicionar nos Games 2 e 3, e apesar de talvez querermos Lava Coil, não gosto da ideia de gastar a minha mana no meu turno para interagir com uma lista que opera exclusivamente em Instant-Speed, mas você pode remover Embercleave para adicionar às duas cópias se preferir, já que assim como Torbran, é uma mágica de custo mais alto e que nos obriga á jogar mais em volta de Geistlight Snare e Aether Gust.

Abzan Greasefang

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Jogar contra decks de Greasefang, Okiba Boss com o Mono Red Aggro é precisar jogar em volta do que seu oponente faz basicamente todo turno e precisar sempre se antecipar á possibilidade de tomar 13 de dano e ter dois tokens 4/4 te esperando no turno seguinte.

Nós temos poucas interações boas no Game 1. Portanto, precisamos novamente apostar na race para vencer o primeiro jogo e nossa única opção viável de jogada reativa é guardar um Lightning Strike se parecer propício.

Ad

Pós-Sideboard, no entanto, apostamos numa postura mais próxima do Midrange, onde tentamos evitar a execução do combo com mais remoções em Instant-Speed, nos permitindo interagir melhor com Greasefang enquanto mantemos uma postura proativa nos primeiros turnos.

O ponto mais trabalhoso desse jogo é o tanto que você precisa jogar em torno: se existe um Greasefang no cemitério do oponente, você precisa considerar a possibilidade de um Can't Stay Away. Se existe um Parhelion II, você precisar considerar um Greasefang. Se ele tem dois terrenos desvirados, é possível que ele conjure Grisly Salvage, e se demorar demais, ele pode estabilizar a partida com Esika's Chariot.

Por isso, estamos numa situação complicada e precisamos ter muito cuidado entre não cair no bait do outro lado da mesa e dar muitos turnos de graça para eles. Há momentos onde é melhor apenas ir para a race.

Gameplay

Conclusão

O Mono Red Aggro é uma opção sólida para qualquer jogador que queira uma estratégia objetiva e rápida no Pioneer, mas que ainda possui muito espaço para adaptação ao Metagame nos jogos pós-sideboard.

Ele é confiável, proativo, que requer algum planejamento, mas também lhe recompensa muito por apenas fazer as jogadas sequenciadas certas no timing certo com um belíssimo "free-win" contra oponentes despreparados.

Em caso de dúvidas, estarei disponível nos comentários.

Obrigado pela leitura!