Magic: the Gathering

Game Guide

Pioneer: 5 Decks Competitivos para Iniciar no Formato

, Comment regular icon4 comments

O Pioneer é um dos formatos mais divertidos e diversos em Magic: The Gathering, sendo também um dos principais do circuito competitivo que leva aos Pro Tours e ao Campeonato Mundial. Neste artigo trarei 5 listas competitivas ideais para quem pretende iniciar nele!

Edit Article

O Pioneer vem crescendo em popularidade e visibilidade desde o anúncio da nova temporada de Organized Play em Magic: The Gathering. Entrar no formato pode ser muito divertido, mas não é qualquer player que pode investir pesado atualmente. Por esta razão, resolvi escrever sobre cinco decks acessíveis e altamente competitivos para quem pretende ingressar no Pioneer e não quer ou não pode investir em uma pool mais variada logo de cara.

Todas as cinco listas que apresentarei a seguir são amplamente jogadas no metagame atual e lhe darão grandes chances de fazer ótimos resultados, uma vez que você possuir uma boa ideia do meta e dominar o deck.

Ad

As listas foram escolhidas com base nos preços tanto do Magic Online (Event Tickets ou tix) como IRL (Real). Além disso, também tentei trazer ao menos uma lista de cada arquétipo existente no magic (Aggro, Midrange, Tempo, Control e Combo), trazendo uma seleção variada de decks igualmente fortes dentro do formato.

5 Decks para jogar Pioneer

Dimir Typhoon - Control

Loading icon

O representante dos Control Decks mais clássico no Pioneer obviamente é o Azorius Control, com cartas poderosas como Teferi, Hero of Dominaria e The Wandering Emperor, mas o seu primo Dimir, além de ser mais barato, também consegue ser uma ótima opção.

A ideia do deck é a mesma que a do Azorius: estabilizar a board com anulações enquanto busca mais respostas com bastante card advantage até que o jogo esteja completamente controlado e você possa finalizar com as fichas de tubarão de Shark Typhoon, colocando um Torrential Gearhulk na mesa ou até mesmo o Hullbreaker Horror.

A lista também conta com o excelente pacote de remoções da cor preta e até mesmo globais como Extinction Event e Shadows' Verdict que irão ganhar tempo eliminando as ameaças do oponente até que você possa conjurar uma das bombas do deck.

Loading icon

Mono Blue Spirits - Tempo

Loading icon

Há outras versões desse deck, como o Azorius ou até mesmo Bant Spirits, que fazem uso de cartas poderosas como Collected Company e Spell Queller, mas a versão Mono Blue é bem mais acessível e, com algumas adições futuras, pode ser adaptado e servir como base para o Bant Spirits, que é a versão mais jogada.

Trata-se de um deck tribal, como o próprio nome sugere, utilizando as melhores criaturas dessa tribo, que juntas possuem interações extremamente sinérgicas. Como todo deck Tempo, o Mono Blue Spirits busca deixar o oponente para trás acelerando o jogo com card advantage e anulações de baixo custo enquanto impõe um clock rápido e efetivo com criaturas como Mausoleum Wanderer e Ascendant Spirit, que podem finalizar o jogo em apenas alguns turnos.

É um deck extremamente rápido, que consegue interagir muito bem com o oponente e já fez diversos resultados no Pioneer.

Loading icon

Izzet Phoenix - Midrange

Loading icon

Agora falarei sobre um dos decks mais fortes e conhecidos do formato: o poderoso Izzet Phoenix. Esse deck é um Midrange que, assim como o Mono Blue citado acima, também abusa de mágicas de baixo custo, criando card advantage enquanto cava recursos para responder às ações do oponente, mas toda a estratégia do Izzet gira em torno de Arclight Phoenix.

A estratégia do deck é jogar todas as Fênix no grave usando mágicas como Consider, Pieces of the Puzzle, ou até mesmo criando valor com Ledger Shredder, e depois trazê-las para o campo de batalha todas de uma vez no mesmo turno. O deck conta também com remoções de baixo custo e card advantage poderoso na forma de Treasure Cruise. A lista também traz opções alternativas de finishers tão efetivas quanto as Fênix.

Ad

Ledger muitas vezes finaliza o jogo sozinho, criando valor, alimentando o grave enquanto cresce cada vez mais e não podemos esquecer de Thing in the Ice, que pode ser um baita problema para o oponente caso permaneça no campo tempo suficiente para se transformar.

Este é o deck mais caro dos cinco que abordo neste artigo, mas é um ótimo investimento por ser um deck extremamente poderoso e sinérgico, mesmo que talvez não seja mais o deck mais forte do formato, ainda tem lugar garantido no Top 3. É possível conferir sobre seu Challenger Deck e como fazer upgrades nele clicando aquilink outside website.

Mono White Humans - Aggro

Loading icon

O Aggro da lista. Este deck tem aparecido cada vez mais entre as listas campeãs e tem se mostrado uma ótima opção em um metagame cheio de Mono Greens e Rakdos. Este tribal reúne mais de trinta criaturas e seu objetivo é simples, impor um clock rápido e efetivo, colocando criaturas na mesa que conseguem interagir entre si. A lista conta com cartas poderosas em matches contra Control e Midrange, como Thalia, Guardian of Thraben, Soldier of the Pantheon e Brave the Elements.

O Pioneer conta com vários Aggros muito bons, mas o Mono White Humans, além de ter um preço bem acessível para quem quer iniciar no formato, parece estar bem mais bem posicionado no meta.

Loading icon

Lotus Field - Combo

Loading icon

E por último não poderia faltar um dos combos mais complexos do formato: Lotus Field Combo. Este deck tem como estratégia gerar quantidades massivas de mana para finalizar o jogo em um único turno conjurando várias spells. Para isso, a lista utiliza várias formas de rampar e acelerar a mana, sendo a principal delas o terreno que nomeia o deck, Lotus Field, além de tutores e bastante card advantage.

Uma vez que a mana necessária foi atingida, usando a carta Omniscience, que permite que seu controlador conjure mágicas de graça, você poderá buscar qualquer carta que possua “fora do jogo” (no caso, em seu sideboard) e assim usar algo como Approach of the Second Sun e vencer o jogo.

Lotus é outro deck com um preço bem acessível no formato e, apesar de ser complexo, com a prática pode ser dominado e é uma ótima escolha para jogadores que se interessam por estratégias com uma vibe mais Storm.

Loading icon

Conclusão

Chegando ao fim de mais um artigo. Abordamos ótimas opções dentro de cada um dos arquétipos do Magic para o Pioneer. Todas as listas apresentadas estão bem posicionadas no metagame e, obviamente, podem ser adaptadas ao gosto do jogador.

Outro detalhe importante sobre esses decks é que alguns deles possuem uma versão nos Challenger Decks Pioneer 2022 e podem ser adquiridos por um preço ainda mais baixo e podem ser melhorados aos poucos (o que eu, particularmente, acho uma ótima forma de investir no formato). Aqui no site há uma série de artigos focados em melhorar os Challenger Decks Pioneer e que também podem ajudar novos adeptos do formato. Você pode encontrá-los aquilink outside website!

Ad

Espero que tenham gostado da leitura. Em breve irei escrever mais sobre Pioneer. Caso tenham dúvidas, sugestões ou perguntas, deixem nos comentários e tentarei responder a todos.

Até o próximo!