Magic: the Gathering

Opinion

Pioneer Artisan: Removendo as raras da jogada

, updated , Comment regular icon0 comments

Com o recente aumento de preços das mais variadas staples de Pioneer, seria a possibilidade de remover as raras da equação a oportunidade para criar um novo ambiente competitivo em lojas locais?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Um dos maiores divisores da comunidade de Magic: The Gathering é a natureza que um produto que mistura card game competitivo com produto colecionável cria em torno do seu mercado secundário, onde o crescente aumento de demanda aumenta substancialmente os valores praticados pela oferta nos mercados de singles. Quando um formato cresce, ganha evidência, ou se torna amplamente procurado pela comunidade, preços aumentam. É uma consequência lógica de um produto a ser vendido, o fluxo natural de decisões comunitárias ou da própria Wizards of the Coast de dar maior ou menor relevância a um ou outro formato.

Ad

Pudemos observar como preços de Staples de Commander simplesmente alavancaram após a popularização do formato. Observamos os preços de Pauper aumentarem quando ele foi oficialmente sancionado pela Wizards e após o interesse da comunidade se ampliar nos últimos anos e, por fim, pudemos ver como os preços de Pioneer cresceram significativamente (pelo menos no cenário nacional) após o anúncio da Organized Play, que o colocou em evidência, sendo o principal formato dos Qualifiers e do próprio Pro Tour, e fazendo com que os valores de Staples de curto e longo prazo aumentassem para níveis nunca vistos anteriormente. É importante ressaltar que esse evento não é nada exclusivo desse momento e o Modern causou o mesmo efeito no preço de Shocklands, Tarmogoyf, Vendilion Clique e outros cards quando foi anunciado.

Loading icon

Consequentemente, o aumento nos preços do formato significou um afastamento de uma parcela da comunidade para com o formato por aumentar a barreira de entrada para o Pioneer a níveis que muitos jogadores não estão muito dispostos a ir. O Pioneer, para o jogador, era um “refúgio” onde suas cartas de Standard poderiam ser utilizadas após a rotação e, com o spike de diversas Staples antigas e recentes, o jogador de Standard não possui mais o mesmo interesse de migrar de um formato para o outro, muitas vezes pelo mesmo motivo que um jogador de Pioneer não tenta migrar para o Modern: a barreira de preços.

Os Preços aumentaram, e Agora?

Loading icon

Magic é um jogo caro. É impossível negar isso, e não possuo nenhum intento de fazer qualquer juízo de valores subjetivos sobre o que é certo e errado numa relação de oferta e demanda. O mercado secundário de Magic é predatório e definitivamente ninguém, seja lojista ou jogador, quer perder uma boa oportunidade financeira.

Porém, há uma insatisfação geral com o rumo do Pioneer após esses spikes recentes, e é esta parcela da comunidade que estarei procurando atender neste artigo ao apresentar uma alternativa que pode ser economicamente eficiente para os jogadores que queiram experimentar um formato eterno que possua a mesma boa disponibilidade de cards que o Pioneer possui, mas sem precisar lidar com os recentes spikes, ou sem precisar gastar centenas de dólares numa decklist.

Normalmente, o ideal seria fazer algumas listas budget que os jogadores possam utilizar para aproveitar o formato, mas sempre haverá uma falha crucial nesse raciocínio: A melhor lista budget possível dificilmente conseguirá ganhar de um deck Tier 1 bem estruturado, e isso poderá gerar uma experiência negativa para o jogador que eventualmente perderá o interesse em basicamente ter um resultado mediano para ruim nos torneios da sua loja local, tornando preciso adaptar as regras para a realidade financeira desse jogador.

É natural, neste tipo de ocasião onde alguém quer um formato mais acessível, recomendar que esse jogador procure jogar Pauper, especialmente porque se trata de um formato mundialmente conhecido, com uma comunidade extremamente sólida e uma base de jogadores fidelizada. Não importa onde você estiver, sempre haverá algum lugar onde você pode jogar Pauper com comunidades pequenas ou grandes. Mas sempre existe a possibilidade daquele jogador estar cansado de jogar Pauper, ou simplesmentenão o atrair como formato.

Ad

Sobre Formatos Alternativos

O que, consequentemente, nos leva a formatos alternativos: em Magic, existem dezenas de formatos criados pela comunidade. Alguns se popularizam, outros falham miseravelmente em seja lá qual for o seu propósito. Alguns exemplos de formatos alternativos são o Old-School e Premodern, que permite aos jogadores experimentarem formatos apenas com lançamentos mais antigos, enquanto aqui no Brasil temos como exemplo o Commander 500, que procura limitar o valor máximo que um deck de Commander pode ter para jogar, com um conglomerado de regras para tornar desse formato uma opção viável.

Recentemente tenho visto movimentações de uma parte da comunidade de Pioneer para a popularização de uma alternativa do formato que a torna significativamente mais acessível, o Pioneer Artisan — Uma variante de Pioneer onde somente cartas comuns e incomuns são válidas, aos moldes dos eventos que costumam ocorrer no Midweek Magic, da plataforma digital Magic Arena.

Após jogar algumas partidas no formato, ele me pareceu interessante o suficiente para ser uma boa alternativa de se implementar em comunidades e lojas locais, principalmente para jogadores que querem construir decks num formato eterno sem a mesma dificuldade existente para se obter algumas staples de Pauper, enquanto também oferece uma oportunidade de desenvolvimento de jogo exclusiva de um formato alternativo.

Hoje, pretendo ir um pouco mais fundo neste formato, apresentando seus principais pontos, banlist, seus prós e contras e como podemos também utilizá-lo como uma base para o novo formato do Magic Arena, Explorer.

O que é o Pioneer Artisan

Caso você não esteja familiarizado, o formato Artisan é praticado ocasionalmente nos eventos de Midweek do Magic Arena, e abrange o uso exclusivo de cards comuns e incomuns, excluindo da soma qualquer card raro ou mítico raro.

O Pioneer Artisan é uma adaptação deste formato para o tabletop, onde ao invés de se utilizar as confusas regras que o Historic Artisan teria, recorremos às regras estabelecidas ao formato Pioneer para definir a limitação de pool de cards de maneira a tornar o formato acessível e com alta disponibilidade da maioria de seus cards em lojas locais ou grandes marketplaces.

Assim como ocorre no Pauper, cards raros que tenham sido reprintados como comuns ou incomuns em uma edição física (como Ultimate Masters ou similiar) são válidos no Pioneer Artisan, o que significa que os seguintes cards originalmente raros são válidos no formato:

Hero of Iroas

Wayfaring Temple

Zada, Hedron Grinder

Aven Mindcensor

Bogbrew Witch

Clone

Corpsejack Menace

Daring Saboteur

Gilt-Leaf Winnower

Heroes' Bane

Hero of Leina Tower

Hoarding Dragon

Indulgent Tormentor

Ire Shaman

Jalira, Master Polymorphist

Living Lore

Mahamoti Djinn

Narcomoeba

Pelakka Wurm

Pyrewild Shaman

Sanguine Bond

Soul Ransom

Assault Formation

Burning Anger

Dragon Tempest

Mystic Genesis

Slaughter the Strong

Ad

Qualquer outro reprint posterior que se encaixe nesta categoria também será permitida no formato.

Existe uma banlist para o Pioneer Artisan?

A banlist de Pioneer Artisan originalmente era um port direto do Magic Arena sem muitos testes, e agora um pequeno comitê tem procurado testar ambientes de jogo onde não existem listas de banidas e restritas para avaliar quais delas realmente merecem estar banidas ou não.

No momento, os seguintes cards estão banidos por se destacarem demais em comparação ao resto do formato:

Loading icon

Além disso, o formato também conta com uma Watchlist, ou seja, uma lista de cartas que estão sendo monitoradas nos eventos locais e na planilha do comitê para avaliar seu desempenho na melhoria de winrate de seus respectivos arquétipos:

Loading icon

Enquanto Gates Ablaze, Zenith Flare, Persistent Petitioners e Cauldron Familiar estão na watchlist por fazerem parte da banlist original de Artisan, e estão sendo devidamente testadas para avaliar se precisam mesmo serem banidas ou não, Prosperous Innkeeper e Deadly Dispute são cards que estão fazendo um diferencial gigantesco em dois arquétipos muito populares e poderosos do formato: Rakdos Sacrifice e Selesnya Lifegain, e sua remoção tornaria de seus arquétipos mais justos sem, especificamente, deixá-los inviáveis para o cenário competitivo.

Futuras discussões de banlist, conforme o formato for crescendo, serão avaliadas com base nos resultados de reports de eventos locais, além de discussões comunitárias no Reddit que visam analisar o sentimento geral da comunidade sobre um determinado card ou estratégia que esteja parecendo predominar nos torneios.

Decklists de Pioneer Artisan

Abaixo, apresento as decklists dos arquétipos que podem ser considerados os principais decks do formato atualmente.

Rakdos Sacrifice

Loading icon

O Rakdos Sacrifice segue essencialmente o mesmo padrão de sua variante de Pioneer, mas com um pacote de interação significativamente menor, sendo integralmente focado nas interações entre suas engines de sacrifício entre Cauldron Familiar, Witch’s Oven, Oni-Cult Anvil e Mayhem Devil.

Selesnya Auras

Loading icon

O Selesnya Auras procura utilizar de criaturas difíceis de remover, seja por meio do Hexproof como Gladecover Scout ou por efeitos que tornam criaturas indestrutíveis, como Adanto Vanguard, para estabelecer um plano de “voltron”, onde você acumula uma série de encantamentos sob uma criatura, tornando-a significativamente maior do que o resto do campo de batalha.

Selesnya Lifegain

Loading icon

O Selesnya Lifegain trabalha no sentido de “go big” Aggro, com triggers de ganho de vida de Prosperous Innkeeper e Lunarch Veteran crescendo significativamente o poder de Ajani’s Pridemate e Trelasarra, Moon Dancer, enquanto também tira proveito de Clarion Spirit para aumentar significativamente a posição da mesa a cada turno, enquanto Lead the Stampede possibilita ao jogador manter a mão cheia de recursos.

Ad

Dimir Rogues

Loading icon

O Dimir Rogues é um Tempo Deck que procura utilizar da estratégia de mil para potencializar cards como Soaring Thought-Thief, Into the Story e Drown in the Loch enquanto segura a partida com removals e counterspells, possibilitando-o jogar tanto de modo proativo quanto reativo e, na maioria das vezes, operando integralmente no turno do oponente.

Azorius Ensoul

Loading icon

Tal como na sua versão de Pioneer, o Azorius Ensoul utiliza artefatos de custo baixo ao lado de poderosos potencializadores, como Ensoul Artifact e All that Glitters para criar um clock rápido e eficiente capaz de ganhar a partida em poucos turnos, enquanto também consegue estabelecer algum valor e card advantage com cards como Ingenious Smith, Curious Obsession e Roadside Reliquary.

Azorius Flyers

Loading icon

Aos moldes do que o deck de Spirits se propõe a fazer, o Azorius Flyers é outro deck de Tempo que utiliza de uma gigantesca quantidade de criaturas evasivas para ganhar a partida com a inclusão de lords como Empyrean Eagle, e um poderoso e eficiente fator surpresa com Rally of Wings.

Mono-Blue Tempo

Loading icon

Tal como o deck acima, o Mono Blue Tempo procura utilizar ameaças evasivas e um clock rápido para estabelecer seu jogo enquanto atrasa as jogadas do oponente com bounces e counterspells.

Mono-Black Aggro

Loading icon

O Mono-Black Aggro funciona como parcialmente voltado para a obtenção de valor através do death trigger de suas criaturas, com Eyetwitch, Shambling Ghast e Archfiend’s Vessel servindo como os sac outlets perfeitos, enquanto Malakir Rebirth e Call of the Death-Dweller as reanimam para gerar ainda mais vantagem. Removals como Fatal Push colaboram para manter a mesa limpa por tempo o suficiente para encerrar o jogo.

Mono-Red Aggro

Loading icon

O clássico Mono Red Aggro não poderia estar de fora do formato com a mais comum das estratégias de decks vermelhos: levar o total de vida do oponente de 20 a 0 na menor quantidade de turnos o possível.

Para isso, o Red Deck Wins conta com o uso de 16 ameaças de custo baixo ao lado de mais de 20 meios de causar dano direto ao oponente, ou manter a mesa do outro lado do campo de batalha limpo.

Loading icon

Além destes decks, diversas outras estratégias como Gates, Golgari Adventures, Rakdos Pyromancer, Boros Heroic, Dimir Control, Izzet Drakes, dentre outros, são competitivamente viáveis para o formato, encaixando-se na categoria de Tier 1.5, além de inúmeros outros arquétipos, incluindo combos como All Spells e Retraction Helix, que possuem potencial, mas não foram devidamente testados ainda.

Prós e Contras do formato

Prós

Uma das dúvidas que eu tinha ao ser apresentado ao Pioneer Artisan era “porque jogar este formato ao invés do Pauper?”, e um dos atuais membros do comitê me deu uma resposta suficientemente convincente: não apenas o Pioneer Artisan é um formato (majoritariamente) mais acessível em disponibilidade de cards e preços do que o Pauper, como os cards incomuns trazem uma dinâmica de jogo que difere da natureza do Pauper em muitas situações, com estratégias e características que são próprias do formato e com muito espaço para exploração e inovação, além de que novos lançamentos sempre trarão cards que podem impactar significativamente o seu Metagame, uma tarefa que nem todo set voltado para o Standard consegue alcançar no Pauper.

Ad

Além disso, visando o ponto de vista de lojistas e organizadores de eventos, o Pioneer Artisan oferece uma boa oportunidade de oferecer uma porta de entrada acessível para torneios na sua comunidade local, com a possibilidade de um acréscimo significativo de vendas de singles de comuns e incomuns de lançamentos recentes e do ingresso dos jogadores para torneios.

Isso é significativamente importante para países que possuem uma área demográfica muito grande, como no caso do Brasil, e principalmente para lojas onde a comunidade não possui tanto engajamento fora do público casual por conta da baixa anuência de jogadores interessados em investir grandes quantidades de dinheiro em um deck.

Ou seja, o Pioneer Artisan oferece uma boa maneira de apresentar de maneira acessível e com maior disponibilidade de singles, e com um Metagame com cards individualmente poderosos ou com interações divertidas, um cenário competitivo em comunidades de pequeno ou médio porte.

Contras

Por outro lado, o maior problema do Pioneer Artisan (além de ainda existir uma falta de consenso unificado sobre pontos como legalidade, banlist e até nome do formato) é que ele tenta emular a estratégia de dois formatos distintos (Pioneer e, até certo ponto, Pauper) sem ter um fator atrativo próprio, como é o caso dos outros dois formatos: A razão de sua existência é, basicamente, o fator financeiro. Se você remove este fator da equação, simplesmente não há motivos que realmente atraiam um jogador para o formato porque ele carece do charme ou de atrativos competitivos que o levem adiante e estabeleçam algum interesse vindo de comunidades maiores.

Por ser um formato voltado e gerido pela questão financeira, o Pioneer Artisan possui seu potencial (e alcance) limitados para jogadores que não possuem preocupações com essa restrição, ou até mesmo preferem a presença do Pauper como um formato “budget” sendo mundialmente conhecido e que possui suporte oficial da Wizards of the Coast.

O maior desafio de sua comunidade e gerenciamento é estabelecer estes outros pontos de interesse para jogadores de comunidades externas. Criar um ambiente que faça o jogador de Pauper se interessar em jogá-lo como uma opção mais divertida, criar desafios que façam o jogador de Pioneer se questionar se não deveria tentar jogar uma versão mais “estática” do seu formato favorito.

Caso não consiga, o formato será eternamente atrelado à necessidade financeira e, consequentemente, seu sucesso será representado apenas em pequenas comunidades locais de jogadores que não estão interessados em investir altas quantidades de dinheiro em Magic: The Gathering, tornando-o um formato casual. E como um formato casual, o Pioneer Artisan definitivamente não tem o que é necessário para competir com o Commander que, apesar de abranger uma proposta que difere de um jogo 1x1, se estabelece como o principal atrativo para jogadores que querem se descontrair e jogar em um ambiente onde é possível criar um senso de equidade entre todos presentes na mesa, conforme a conversa entre os jogadores antes da partida.

Ad

Ou seja, para suceder, os organizadores precisarão, eventualmente, considerar o que o formato pode possuir de diferencial em relação ao formato budget sancionado (Pauper) e em relação ao formato casual mais conhecido do mundo (Commander), e manusear efetivamente esses pontos para que o Pioneer Artisan tenha seu próprio charme atrativo para os jogadores de distintas comunidades.

Pioneer Artisan e o Explorer

Recentemente, a Wizards anunciou o formato Explorer para o Magic Arena, que essencialmente se tornará o Pioneer conforme novos bundles e lançamentos trouxerem os cards que ainda não estão presentes na plataforma digital, e você pode conferir tudo sobre esse novo formato no meu último artigolink outside website.

Porém, um dos principais pontos negativos do Magic Arena é a sua economia, que não é muito recompensadora sem um alto investimento de tempo e/ou dinheiro, muitas vezes limitando a quantia de decks que podem ser construídos por conta da baixa disponibilidade de Wildcards raros e míticos que um jogador habitual pode ter.

Nesse sentido, é possível que o Pioneer Artisan colabore para que jogadores possam encontrar listas funcionais sem alto nível de investimento em Wildcards para aproveitar o novo formato eterno na plataforma digital. Principalmente se, por algum acaso, essas listas possam ser posteriormente melhoradas para versões mais robustas com cards raros e míticos conforme o jogador ganha partidas e conhece melhor a estratégia da sua lista.

Como prometido no artigo anterior, pretendo trazer algumas opções de budget decks para o Explorer a fim de dar aos usuários do Magic Arena um guia de por onde começar a aproveitar o novo formato eterno, e o Pioneer Artisan definitivamente colabora para elaborar uma base condizente para essas listas, mesmo que posteriormente alguns cards raros precisem ser adicionados.

Além disso, o “Explorer Artisan” (enquanto o Pioneer ainda não é oficializado na plataforma digital) também soa como uma proposta atrativa de formato comunitário para eventos online de pequeno e médio porte cujo objetivo seja criar um ambiente onde qualquer um possa participar, mesmo que não tenha um Top Tier deck do formato por esses exigirem muitos cards raros.

Conclusão

Caso você se interesse em conhecer a comunidade do formato, eles possuem uma página no Redditlink outside website, onde podem lhe auxiliar.

Isso é tudo por hoje, e eu adoraria saber o ponto de vista de vocês sobre esta alternativa de se jogar Pioneer sem enfrentar as dificuldades que os recentes spikes de preço impuseram aos jogadores.

Você acredita que o formato pode suceder na sua comunidade, ou ela não é atrativa o suficiente para que os jogadores se interessem em construir decks e jogar torneios?

O fator econômico para um jogo que já é naturalmente caro é importante, ou é apenas um empecilho que não deve ser mitigado por meios criativos?

O Pioneer Artisan oferece um meio de cativar uma parcela da sua comunidade local a querer jogar torneios, ou ela não apresenta nenhum fator que justifique o investimento de disponibilidade e tempo na sua loja local?

Ad

Fique à vontade para deixar suas opiniões e conclusões nos comentários, e obrigado pela leitura!