Magic: the Gathering

Review

Pioneer: Review dos spoilers de Phyrexia: All Will Be One para o formato

, updated , Comment regular icon0 comments

Neste artigo vamos continuar com os reviews de Phyrexia: All Will Be One para o formato Pioneer. Daremos destaques a alguns cards que podem ver jogo no competitivo do formato.

Edit Article

Apresentação

Hoje faremos um review sobre os cards que podem ver jogo no cenário do Pioneer, e possíveis decks que podem ganhar um boost ou surgir no formato.

Branco

Loading icon

Vamos começar falando deste card, que é uma versão para o branco de Phyrexian Obliterator.

Creio que será bom para os White decks do Pioneer. E se acharem um combo com ele, assim como acharam para o Legacy (Phyrexian Vindicator + Guilty Conscience) pode ser algo bem interessante em White decks que não lidam bem com late game.

Ad

Loading icon

Creio que este card possa acabar entrando em uma temática de toxic (apesar de ser mais "fraca" que infect) no Pioneer, ou até mesmo em decks de Hammer, que a meu ver pode vir a crescer bastante no formato.

Loading icon

Este card para decks Control com branco poderia ser uma boa adição, talvez substituindo Fateful Absence, pois o fato dela exilar a criatura ou o planeswalker poderia ser relevante.

Loading icon

Apesar de decks de tokens não existirem no formato, creio que esta criatura pode acabar fazendo este tipo de deck começar a aparecer, pois ele se encaixa bem com temática e como o deck pode gerar muitos bichos, fazer sua habilidade se torna bem fácil.

Loading icon

Não é uma Bitterblossom, ainda mais estando na "cor errada". No entanto, creio que ele pode ver jogo, pois os tokens que gera apesar de não poderem bloquear é bem relevante por terem toxic, além de que atingir a estática do card fica bem mais fácil.

Loading icon

Kemba, Kha Enduring vejo como um semelhante ao Puresteel Paladin com o advento de não ter a necessidade de atingir o metalcraft, no entanto, sem ter o fator de card advantage.

Sua habilidade ativada também pode ser bem relevante em um late game gerando bastante valor na board e reequipando suas criaturas.

Loading icon

Skrelv, Defector Mite me lembra muito uma Mother of Runes + Giver of Runes com um pouco mais de custo para proteger suas criaturas, porém com o fato de deixar sua criatura com evasão. Creio que ela possa ver jogo em decks de stompy ou toxic.

Loading icon

Uma adição interessante para Control decks, ela pode ocupar o slot de Farewell ou de 1 Shark Typhoon, além de que ela gera um jogo "mais aggro" por conta de sua segunda habilidade.

Loading icon

White Sun's Twilight pode vir a entrar tanto em Control decks ou em alguma temática de tokens, pois ela possui um late game muito bom caso conseguir atingir X igual ou maior que 5.

Loading icon

Uma aposta total nela, pois apesar de termos criaturas interessantes que podem ser maximizadas com sua estática, seu custo pode ser um pouco difícil de ser relevante nos decks em que se encaixaria a princípio.

Azul

Loading icon

Apesar de Jace poder entrar cedo em campo com seu custo alternativo, não creio que tenha lugar em algum deck relevante hoje. Mas pode acabar alavancando uma estratégia interessante e pouca usada no Pioneer, que seria millar seu oponente.

Loading icon

Uma aposta com Mercurial Spelldancer, pois tem a possibilidade de acabar jogando em algum deck spellsinger ou até mesmo no Phoenix, já que neste deck ela pode ser uma 3-4 cópia de Galvanic Iteration.

Loading icon

Unctus, Grand Metatect me parece um card que dá aquele gosto de deck Mono Blue aggro, pois sua habilidade dá um card advantage interessante para este tipo de estratégia.

Ad

Loading icon

Blade of Shared Souls me dá uma sensação de um possível deck de equipamentos para o formato. Apostaria em algo Azorious, Izzet ou até Jeskai nesta pegada, pois a relevância de criaturas nestas cores é bem interessante.

Preto

Loading icon

Um card bem interessante para estratégias que vemos em Rakdos Midrange, Mono black Devotion/Control ou UB Control. Bem versátil, e como ela não dá alvo escapa de Leyline of Sanctity.

Loading icon

Um card bem interessante para exilar Ledger Shredder, Adeline, Resplendent Cathar e Greasefang, Okiba Boss, cartas em decks bem posicionados no formato.

Loading icon

Este amigo me lembra muito o Goblin Ringleader. O rei rato pode acabar possibilitando a criação de algum deck de ratos no Pioneer (o que poderia ser muito divertido!).

Loading icon

Apesar de suas semelhantes no formato não verem muito jogo hoje, creio que Vraska, Betrayal's Sting por ser de somente uma cor e ter seu custo alternativo, poderia acabar vendo jogo em algum deck Monoblack ou Control com preto do formato.

Loading icon

Desde quando saiu seu spoiler, estão cogitando de Phyrexian Arena jogar no Rakdos Midrange 1-2 cópias, pois caso venha a ter um ban em Fable of the Mirror-Breaker ela ocuparia seu lugar, dando um auxílio ao deck.

Loading icon

Uma remoção bem interessante com um possível plus de reanimar algum bicho importante no deck que entrar. Creio que poderia ver jogo no Abzan Greasefang.

Loading icon

Phyrexian Obliterator e uma criatura que viu muito jogo nos primórdios do Modern. Ele dá aquela sensação de querer jogar com Gray Merchant of Asphodel num Mono Black Devotion. Vamos ver se ele será o mesmo terror no Pioneer como já foi no Modern.

Vermelho

Loading icon

O card que leva o nome da Coleção. Sua habilidade é bem interessante, ainda mais por esarem vindo muitos cards que proliferam marcadores. Pode ser um bom finisher em decks com esta temática.

Loading icon

Solphim, Mayhem Dominus me lembra muito Torbran, Thane of Red Fell, porém com o advento de ser uma mana vermelha no seu custo, o que possibilita a ele entrar em mais decks. Além de que seu corpo é bem resiliente.

Loading icon

Este amiguinho aqui pode acabar vendo jogo num deck de Colossus Hammer, pois ele e este equipamento juntos acabam com o jogo quase que instantaneamente.

Verde

Loading icon

Vejo Tyrranax Rex entrando no side do Nykthos Ramp com facilidade ou até mesmo 1 cópia no main, pois todas suas habilidades são bem utéis para o deck, difícil de tirar com seu salvaguarda e com bom corpo. E com apenas 3 batidas ele fecha bem o jogo.

Loading icon

Green Sun's Twilight me faz lembra de Green Sun's Zenith, só que bem mais equilibrada. A possibilidade de ela ver jogo no Nyktos Ramp é bem grande, pois entra bem no deck como Storm the Festival entrou, e ele não se limita ao custo de mana se o seu X for maior que 5, o que é muito bom ao deck.

Ad

Loading icon

Um card que pode entrar também no Nyktos Ramp, mas no seu side. Talvez ocupando o lugar de Crucible of Worlds pois tem o plus de refazer permanentes bem relevantes do deck que cairam no cemitério por conta de um Storm the Festival.

Loading icon

Esta criatura pode fazer rodar no Pioneer um pseudo deck de Infect, pois sua habilidade é bem interessante. Assim como o infect funciona em outros formatos, seria um deck baseado em poucas criaturas, com mágicas de pump para elas.

Loading icon

A meu ver um bom card de side em match contra Controles para decks majoritariamente verdes. O fato de não ser fácil tirar de campo deixa ele bem interessante de ser usado.

Multicolorido/Dourado

Loading icon

Creio que Charforger pode acabar vendo jogo no Rakdos ou Jund Sacrifice. Sua temática é bem interessante para o deck, ele poder gerar um card advantage do deck escapando das Narset, Parter of Veils e Notion Thief.

Loading icon

Atraxa, Grand Unifier me lembra bastante um Niv-Mizzet Reborn. Apesar de ser 2 manas a mais que o dragão, por ela ter mais habilidades ela possa ver jogo em deck com uma temática similar as Niv to Light.

Loading icon

Glissa Sunslayer parece ser um card perfeito para um deck Golgari que faz um bom tempo que não aparece no formato. Todas suas habilidades são bem relevantes para um deck que poderia surgir na combinação Golgari. Espero que ela veja jogo.

Loading icon

Apesar de ter um custo de mana bem alto e difícil de ser pago, ainda acho que ela pode ver jogo em decks Control como um Esper, por exemplo. Seu card advantage é muito bom, e o fato de ter resistência a magia a deixa bem simpática de ser testada no formato.

Loading icon

Como dito de alguns cards neste review, Jor Kadeen, First Goldwarden pode ver jogo em um deck de Colossus Hammer, pois se torna fácil ele ficar com seu poder maior que 4 neste deck.

Artefatos

Loading icon

Ichormoon Gauntlet é um artefato que poderia ver jogo num deck de planeswalkers, o mais conhecido Super Friends. Normalmente este estilo de deck usa muitas mágicas de não-criatura, o que facilita bastante a ideia deste artefato de proliferar marcadores nas suas permanentes.

Loading icon

Esta é a primeira espada de um ciclo antigo que será válida no Pioneer. O fator proteção é bem simpático. Creio que possa acabar jogando em alguns decks aggros ou de equipamentos do formato (como o Hammer).

Terrenos

Loading icon

Loading icon

No geral, creio que o ciclo das fastlands que faltavam irá jogar bem, facilitando na construção de algumas bases de mana.

Loading icon

Agora as lands do tipo Esfera (Sphere) podem ser algo interessante de se apostar e testar, principalmente se surgirem decks que utilizem bastante as mecânicas da coleção, como toxic/infect, no formato.

Ad

Loading icon

Loading icon

Há também as lands Sphere que entram tapadas e dão draw, que parecem lentas para o formato, mas talvez possam a vir ser úteis em algum deck mono colorido ou para manabases mais budgets. Sempre bom ter opções.

Finalizando

Bem, fechamos por aqui esta análise das cartas de Phyrexia: All Will be One para o Pioneer, vamos ver quais apostas podem acabar vingando no formato.

Qualquer dúvida ou sugestão, estou à disposição nos comentários! Até a próxima.