Assim como em outros formatos de Magic: the Gathering, os decks de Commander possuem cartas estratégicas que impactam positivamente no seu jogo, podendo garantir até mesmo a vitória ao conjurar uma carta.
Contudo, existem diversas maneiras de anular as mágicas ou habilidades que podem ser usadas para ganhar a partida, além das potenciais remoções que podem jogar sua wincon direto no cemitério. Por isso, é importante que você conte com algumas recursões no deck.
Para este artigo, preparamos 15 mágicas de recursão para decks de Commander que vão te ajudar a ter acesso às suas mágicas mesmo quando estão no cemitério.
Como escolhemos as 15 cartas de recursão para Commander?
Como sempre, analisamos o custo de mana, versatilidade e popularidade das cartas listadas.
O objetivo deste artigo não é formar um ranking ou semelhante, mas sim trazer uma lista de dicas que possa ajudar jogadores que estão melhorando seus decks ou mesmo aqueles que estão começando a jogar Magic.
Nessa lista, não traremos um tópico para reanimar criaturas, pois em breve teremos um texto só com essas mágicas. Boa leitura!
15 recursões para decks de Commander que você precisa conhecer
Recursão para Instantâneas e Feitiços
Em um formato com staples como Cyclonic Rift e acesso a mágicas como Temporal Extortion, o seu deck pode se beneficiar de ter recursões que ajudem a trazer essas mágicas de volta para fazerem a diferença no jogo de novo.

Mizzix's Mastery é uma dessas cartas que você usa pensando em finalizar o jogo. Graças ao seu Overload, essa mágica exila e copia todas as cartas de instantânea e feitiço do cemitério para que você conjure as cópias sem pagar seus custos de mana.
Assim como muitas cartas dessa lista, as habilidades de Archaeomancer e Pinnacle Monk são ETBs (ou seja, desencadeiam quando essas criaturas entram no campo) e podem beneficiar decks como Blink, Reanimate e até mesmo de Cópias, nos quais elas vão acontecer mais de uma vez.
Recursão para Artefatos
Voltar artefatos também pode fazer diferença, principalmente se estivermos pensando em algo como uma Bolas's Citadel ou mesmo uma simples Swiftfoot Boots.

O mais legal de Buried Ruin é que ele é uma recursão que ocupa o mesmo espaço de um terreno no deck. Então, dependendo da sua necessidade no jogo, você pode mantê-lo para gerar mana ou retornar um artefato para a sua mão.
A merfolk Emry, Lurker of the Loch é uma criatura lendária poderosa, seja na zona de comando ou nas 99 do deck. Basta virá-la para escolher um artefato no seu cemitério e conjurar aquela carta nesse turno.
Além dessa habilidade, ela tem Afinidade por artefatos para diminuir seu custo e entra no campo de batalha triturando quatro cartas do seu deck para encher o cemitério.
Ou seja, mesmo que você não tenha artefato no deck ainda, ela tenta te ajudar com isso.
As habilidades de Scrap Trawler e Myr Retriever são desencadeadas pela morte. No caso de Scrap Trawler, até mesmo a entrada de outros artefatos no seu cemitério já funciona.
Recursão para Terrenos
Inicialmente, a nossa lista continha cartas como Ramunap Excavator que permite jogar terrenos do cemitério. Porém, após uma segunda análise, resolvemos priorizar cartas para retornar terrenos em massa.

Você pode sacrificar Aftermath Analyst para retornar todos os terrenos do cemitério para o campo ou apenas conjurar a nossa Ursa favorita, Lumra, Bellow of the Woods.
Além de voltar os terrenos, o poder dela é igual ao número de terrenos que você controla.
Recursão de Permanentes

Conduit of Worlds tem a habilidade estática que permite que você jogue terrenos do cemitério, mas o que conquistou seu lugar nesse tópico é a habilidade de conjurar uma permanente do cemitério.
Isso tem um custo alto, pois você não poderá conjurar nenhuma mágica no turno além dessa, mas pode salvar o seu jogo.
O gigante Sun titan é o melhor amigo dos decks mono white e outros com curva média de mana menor do que 3. Quando ele entra ou ataca, você pode retornar uma permanente do cemitério para o campo.
Isso ajuda a voltar um Sol Ring ou mesmo uma Fabled Passage que foi sacrificada em outro turno, além de outras infinitas opções.
Por fim, nosso querido Six não podia ficar de fora!
Durante o seu turno, você pode conjurar as suas permanentes do cemitério pelo Retrace, uma habilidade em que você paga os custos da mágica e retorna um terreno do campo para a mão em adição. Como ele está no verde, encaixa em qualquer deck de Landfall.
Se você gostou desse Treefolk, aproveite para ler nossa deck tech Commander de Six, que traz duas opções de deck, sendo uma versão budget para essa criatura.
Recursão de Carta
Ter uma mágica para voltar um artefato, instantânea, feitiço ou terreno é legal, mas ter mágicas que voltam qualquer carta é ainda mais legal.
Nesse tópico, vamos trazer as recursões que classificamos como as mais fortes do artigo por um simples motivo: elas são as mais versáteis de todas que trouxemos na lista, sem que o custo de cada uma dessas mágicas seja absurdamente alto.
Além disso, essas especificamente voltam cartas apenas para a mão. Isso é relevante quando pensamos que você pode usá-las para voltar cartas de não permanente.

Bala Ged Recovery pode ser usado como recursão ou terreno, de acordo com a sua necessidade.
Já Eternal Witness e Timeless Witness têm o mesmo efeito de ETB, com a diferença de que a segunda Witness tem a habilidade de Eternalize que permite criar uma cópia dela ao exilar a original do seu cemitério.
Menção honrosa: Underworld Breach

O encantamento Underworld Breach é uma carta tão única que merece uma citação à parte nessa lista.
Esse encantamento faz com que todas as cartas que não sejam de terreno no seu cemitério tenham Escape.
O custo de Escape é o custo de mana delas mais o exílio de três outras cartas do cemitério.
Por duas manas, durante um turno, você pode fazer absolutamente qualquer mágica do cemitério.
Menção honrosa: Eerie Ultimatum

Sendo um dos Ultimatos mais fortes no Commander, Eerie Ultimatum pode ganhar o jogo para você.
O custo de mana é alto, mas ao pagar todas as sete manas do custo dessa carta Abzan , você poderá voltar qualquer número de permanentes com nomes de carta diferentes do cemitério para o seu campo.
Como os decks de Commander costumam ter apenas os terrenos com nomes repetidos (salvo raras exceções, como decks de Shadowborn Apostle, por exemplo), é certeza que você vai esvaziar todo cemitério com ela.
A interação dessa carta em decks como o de Atraxa, Grand Unifier, que geralmente traz muitas cartas de permanente com ETB, é absurda e funciona muito bem com essa comandante montada para Blink ou mesmo na versão de Reanimate.
Inclusive, temos um artigo completo com 3 ideias de deck para Atraxa, Grand Unifier aqui na Cards.
Considerações finais
Mesmo que o seu deck não seja de sacrifícios ou de reanimar criaturas, recursões são mais do que necessárias para qualquer Commander. Você não precisa ter um número infinito delas, mas não tenha medo de abrir espaço no deck para algumas que, com toda certeza, vão te ajudar no jogo.
Em breve teremos um artigo desse apenas com cartas para reanimar criaturas. Fique de olho em nossas novidades para ver assim que for lançado!
Antes de sair, comente para nós qual a sua recursão favorita e como ela já salvou o seu jogo. Pode ser aquela Eternal Witness que voltou o Living Death ou o Sun Titan que retornou um terreno.
Nos vemos no próximo artigo!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment