Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander: Grave Danger (Gisa e Geralf)

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma análise do Starter Commander Deck: Grave Danger, um clássico baralho de Zumbis tendo como comandantes os famigerados irmãos Gisa e Geralf, incluindo sugestões de upgrades.

Edit Article

A proposta de apresentar o formato Commander a novos jogadores com baralhos divertidos e bem construídos foi a motivação da criação dos Starter Commander Deckslink outside website, a serem lançados em 2 de dezembro de 2022. Serão cinco deckslink outside website de duas cores aliadas cada.

As lendas selecionadas como comandantes são criaturas clássicas que apresentam estratégias e sinergias singulares. No baralho Grave Danger, os irmãos Gisa and Geralf ocupam a zona de comando. Sua identidade de cor Magic Symbol UMagic Symbol B estimula um jogo resiliente baseado em interações com o cemitério.

Ad

Grave Danger
Grave Danger

Neste artigo, discutiremos a construção do baralho de Zumbis Dimir, suas estratégias e, por fim, exploraremos as opções de upgrades que temos disponíveis para potencializar seu funcionamento.

Entendendo o Deck

Quando a luz desvanece e a lua sobe em Innistrad, a humanidade torna-se presa universal. Abominações criadas com a alquimia ganham vida nos laboratórios onde alquimistas que criam vida artificial com partes do corpo humano, magia e metal.

Hordas de mortos-vivos cambaleiam por mansões e charnecas, guiados por uma fome inata de carne viva.

Gisa and Geralf
Gisa and Geralf

Os irmãos hereges Gisa e Geralf são artífices loucos capazes de arrancar os mortos de seu sepulcro. Juntos, suas excentricidades semeiam o caos pelas charnecas da província de Gavony.

Stitcher Geralf é um Skaberen (ou "suturador"), ou seja, alquimista especialista em reanimar verdadeiros mosaicos de corpos. Ele é o criador do zumbi Grimgrin, Corpse-Born, assim nomeado em honra de sua querida irmã e rival, Gisa.

Ghoulcaller Gisa é a maior especialista em invocação de carniçais de Innistrad, abençoada pelas forças sombrias, ela possui o dom natural de reanimação dos mortos em carniçais profanos. Gisa encontra sua satisfação em lutar com (ou contra) seu irmão em duelos conhecidos como a guerra necromântica.

Loading icon

Os irmãos Gisa and Geralf foram reunidos em uma carta com um conjunto de estatísticas equilibradas para seu custo de mana, e sua habilidade desencadeada permite gerar uma seleção de cartas interessante ao colocar cartas para o cemitério que podem ser utilizadas posteriormente.

Sua segunda habilidade permite uma construção divertida para um deck com tema de zumbi. Uma vez por turno jogar uma mágica de criatura selecionada do cemitério permite reaproveitar recursos e recuperar ameaças. Isso torna o deck muito sólido ao passo que o garante uma manutenção frequente do campo de batalha.

Loading icon

A estratégia do baralho, ainda que linear, é muito adaptativa, permitindo diferentes posturas ao longo da partida. Temos um controle interessante do campo de batalha e linhas agressivas fazendo uso do grande impacto causado pelos diversos lords, criaturas que amplificam o poder umas das outras.

Isso somado à criação orgânica de fichas, utilizando remoções ao mesmo tempo que desenvolve o jogo, torna a estratégia segura e gradual.

Mudanças e Upgrades

Grave Danger tem como objetivo vencer por combate ao atacar com uma grande horda de zumbis. Os temas de self-mill são leves, e o cemitério aqui é uma caixa de ferramentas, onde as diferentes peças são colocadas gradualmente para serem utilizadas em algum momento oportuno.

Sua estratégia bastante linear é pautada em utilizar o cemitério como extensão da mão para manutenção da horda recuperando amplificadores. As cartas que possuem efeitos variados colaboram com o tema e suprem a maioria das funções de forma satisfatória.

Ad

As mudanças propostas aqui têm o objetivo de agregar linhas de vitória solidas sem comprometer o funcionamento padrão do deck.

Base de Mana

O pacote de terrenos deste baralho conta com uma maioria de terrenos básicos e poucos terrenos de duas cores, que em grande parte entram virados. Dentre esses temos Temple of Deceit que é o único terreno que apresenta habilidades, gerando uma seleção de cartas. Os demais terrenos virados serão substituídos por outros que garantem um jogo mais fluido.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Geier Reach Sanitarium, embora crie alguma vantagem para nossos oponentes ao filtrar a mão, nos garante compras reais ao invés de uma troca, uma vez que podemos jogar nossos zumbis após o descarte.

Terramorphic Expanse e Evolving Wilds são muito bons não apenas para corrigir a mana, como também para acelerar o jogo e reduzir a possibilidade de triturar nossos terrenos.

O ciclo dos Panoramas está entre meus terrenos favoritos dada sua grande versatilidade, e para este baralho utilizamos Esper Panorama e Grixis Panorama que contemplam ambos os terrenos básicos utilizados. Darkwater Catacombs e Tainted Isle estão entre as melhores opções de correções de cor budget.

Aceleração / Ramps

O pacote de aceleradores conta com algumas as melhores pedras de mana budget do Magic, Sol Ring, Sinetes (Arcane Signet, Dimir Signet), Talisman of Dominance, Wayfarer's Bauble e Commander's Sphere.

Parece que Unstable Obelisk veio para ficar. Presente em mais um precon, a mana rock corrige uma das principais fragilidades das cores azul e preto, que é lidar com artefatos e encantamentos. Heraldic Banner atua como mais um lord, ampliando o poder das criaturas, simples e eficiente.

A pedra de mana Crowded Crypt tem a função de um finalizador eventual criando uma quantidade considerável de zumbis em partidas mais extensas.

Entra

Loading icon

Compras e Vantagem de Cartas

Os necromantes, Gisa and Geralf, tem a habilidade uma recursionar criaturas do cemitério, podemos utilizar essa habilidade como uma eficiente seleção de cartas, especialmente quando associado à ação de triturar(ação de colocar cards do topo de seu grimório em seu cemitério).

O baralho conta com as cartas Mire Triton, Geralf's Mindcrusher e o próprio comandante para esse fim. Compras semelhantes ao excelente Deep Analysis são uma de nossas prioridades, uma vez que podemos jogar as mesmas do cemitério, entram as mágicas Chemister's Insight e Dihada's Ploy.

Outras formas de extrair vantagem é por meio de Laboratory Drudge, Secrets of the Dead e River Kelpie que nos premeiam toda vezes que jogamos cartas do cemitério.

Ad

Loading icon

A Planeswalker Liliana, Untouched by Death tem um conjunto de habilidades totalmente sinérgico com os comandantes. Sua habilidade positiva acelera o jogo ao conceder uma eficiente seleção de cartas. Uma vez que o subtema de fichas do baralho é bastante forte, sua primeira habilidade negativa remove criaturas grandes e também indestrutíveis com certa facilidade. Sua habilidade maior permite conjurar qualquer número de cartas de Zumbi de nosso cemitério, mimetizando a habilidade de nossos comandantes.

O poderoso Hordewing Skaab concede evasão para nossas criaturas na forma de Voar e gera uma importante vantagem de cartas sempre que nossos zumbis causarem danos aos oponentes. Outra criatura que tem habilidades de combate é Tomebound Lich, tendo forte sinergia com nosso jogo, semelhante a Master of Death que seleciona cartas no topo de nosso baralho filtrando nossas compras e pode ser recuperado para mão todos os nossos turnos.

Ainda na linha de criaturas com habilidades ao entrar em jogo, Corpse Connoisseur seleciona uma carta de criatura em nosso baralho e joga ao cemitério. Pyre of Heroes também tem a função de selecionar criaturas de um mesmo tipo e o coloca no campo de batalha.

Archghoul of Thraben repõe nossa mão sempre que perdemos nossos zumbis recuperando o gás. Outra forma de acelerar o jogo é com Empty the Laboratory substituindo nossas criaturas do campo de batalha por diversas outras do baralho, algo muito sinérgico quando podemos jogar as criaturas sacrificadas de volta.

Entra

Loading icon

A maior parte das cartas substituídas tem como principal motivador os custos de mana elevados, e Enter the God-Eternals embora tenha muita versatilidade é uma carta de alto custo de mana e o mais problemático é a sua necessidade de mana especifica.

O mesmo podemos dizer de Pilfered Plans. Outro agravante é que uma vez que estas cartas são trituradas não há formas de jogar as mesmas do grave. Outras cartas ligadas a cemitério são as de sacrifício, Vampiric Rites e Spark Reaper tem custos de ativação elevados, sendo difícil extrair uma real vantagem destes cards.

Sai

Loading icon

Fichas

A força maior deste baralho é a capacidade de gerar uma grande horda de zumbis. A carta Army of the Damned é a melhor representação disso, sendo potencias 26 fichas de zumbi. Uma grata surpresa foi Josu Vess, Lich Knight, que ao ser jogado repetidas vezes do cemitério provou todo seu potencial.

Cartas como Syphon Flesh, Curse of Disturbance e Open the Graves são complementos de grande valor. Headless Rider tem a mesma relevância, gerando uma quantidade expressiva de fichas, e Endless Ranks of the Dead cria um crescimento exponencial de fichas.

Ad

Loading icon

Bons baralhos de fichas tem que gerar fichas de qualidade ou adicionar qualidade a fichas simples, e para realizar este trabalho o deck vem com um número grande de Lords, muitos deles capazes de gerar suas próprias fichas.

As cartas Vizier of the Scorpion, Eternal Skylord, Gleaming Overseer, Liliana's Devotee e Cemetery Reaper geram corpos adicionais e adicionam qualidade a todas as fichas. Já Liliana's Mastery, ainda que não seja uma criatura cumpre igual papel: gerar fichas e ampliar a todas as elas.

Lord of the Accursed não tem a capacidade de gerar fichas mas concede evasão, assim como o pequenino Bladestitched Skaab que faz um bom serviço por apenas duas manas. Diregraf Captain e Vengeful Dead causam dano sempre que um zumbi morre, este é um tema que pode ser explorado, contudo as criaturas suplementares ao tema de dano direto não são as melhores e por isso foram retiradas.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Grave Danger Upgraded

Loading icon

Considerações Finais

Este baralho é ideal para quem é fã de filmes de horror George Romero como Night of the Living Dead, series de TV como The Walking Dead ou ainda clássicos da literatura como Frankenstein e deseja um deck abarrotado de zumbis e fortes interações com o cemitério.

Este é um dos temas mais antigos de Magic: the Gathering que tem muito suporte e uma expansão possível imensa, permitindo inúmeros upgrades e construções diferenciadas. Inclusive, na recente coleção Innistrad: Double Feature podemos encontrar novas e excelentes cartas como Gisa, Glorious Resurrector, Geralf, Visionary Stitcher e Poppet Stitcher.

Decklist de Gisa, Glorious Resurrector

Inclusive ,Gisa, Glorious Resurrectorlink outside website já teve uma deck tech dedicada a ela aqui na Cards Realm, baseada em punir e reanimar as criaturas dos oponentes:

Loading icon

Agora, você que não é fã de Zumbis, pode conferir as outras listas de Starter Commander Deckslink outside website.

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!