Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander: Urza's Iron Alliance (Urza, Chief Artificer)

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma análise do Precon de The Brothers' War: Urza's Iron Alliance, o baralho temático de artefatos para os fãs da cor azul liderado por Urza, Chief Artificer, com sugestões de upgrades.

Edit Article

O planinauta Urza é, sem dúvida, a figura mais importante e polemica de todo o enredo de Magic the Gathering.

Conectado com os eventos de diversas Sagas desde os desdobramentos do romance The Thran até os eventos recentes de Guerra dos Irmãos, seu legado permeia as vasta maioria das coleções do jogo.

Entendendo o Deck

Urza's Brother's War Precon Commander
Urza's Brother's War Precon Commander

Os baralhos da coleção Brother's War Commander foram divididos em duas propostas diferentes baseadas em artefatos, estas podem ser vistas clicando aquilink outside website.

Ad

Nosso artigo falará sobre o baralho Esper Magic Symbol WMagic Symbol UMagic Symbol B baseado em criaturas-artefato, Urza's Iron Alliance. Este deck é para todos aqueles que gostam estratégias agressivas utilizando amplificadores e sinergias baseadas em máquinas enfurecidas.

O baralho pré-construído, chamaremos de precon, é finamente montado dentro do tema centrado completamente nas sinergias entre artefatos e criaturas artefato. As máquinas de guerra de Urza cumprem todas as funções desde aceleração, utilizando redutores como Etherium Sculptor, passando por remoções com Ethersworn Adjudicator, seguindo até mesmo para vantagem em cartas onde podemos citar Chrome Courier.

Decklists de Urza's Iron Alliance com Urza, Chief Artificer como Commander

Loading icon

Conhecendo o comandante

Urza, Chief Artificer é a criatura lendária que nomeia o precon, e sua escolha dentre as lendas que compõe o baralho é óbvia dado a grande superioridade de suas qualidades dentro do tema, criando poderosos construtos a cada turno e dando suporte para criaturas artefato.

Loading icon

A habilidade Affinity for artifact creatures (Esta mágica custa Magic Symbol 1 a menos para jogar para cada criatura artefato que você controla.) permite que entre rapidamente no campo de batalha pressionando os oponentes com sua grande presença no board.

Uma criatura com um corpo 4/5 por Magic Symbol 3 manas e que cria fichas grandes, além de conceder evasão, precisa ser respeitada. Sua resiliência é muito alta, uma vez que os custos adicionais de comandante podem ser pagos com afinidade.

Reforçando o deck

A construção padrão do precon é bastante sólida, porém dentro dos pilares que compõem a construção dos baralhos do formato: fontes de mana, compras e remoções, podemos reforçar os pacotes para melhor desenvolvimento da partida.

A seleção dos board wipes possui algumas cartas problemáticas dado o fato de nossa presença no campo ser importante.

Outro ponto a ser reforçado é a vantagem em cartas, por conta da necessidade de compras mais consistentes e regulares. Acrescer aceleradores para que consigamos desenvolver rapidamente o campo de batalha também é crucial.

Fontes de Mana

O pacote de fontes de mana conta com pedras de mana, ramps e dorks tendo pouco mais de 10 cartas, que são adições aos 36 terrenos, muitos deles utilitários, terrenos artefato, e outros capazes de corrigir as cores dentro da nossa curva de mana. Observemos a lista:

Fontes de Mana

Loading icon

Os bounce lands, embora muito eficientes na correção da mana, tem a desvantagem de não poderem ser aproveitadas no turno de entrada, e tendo em vista a entrada de Urza entre os turno 3 e 4, foram removidos por opções mais dinâmicas.

Scholar of New Horizons é uma carta excelente, contudo a ausência de um maior espaço para o tema de marcadores subutiliza suas capacidades. Wreck Hunter depende muito dos oponentes para encontrar sua plenitude, sua dependência inúmeras variáveis o torna excessivamente frágil, fora de construções especificas.

Ad

Temos a adição de alguns Talismãs e um grupo maior de Mana Dorks, uma vez que estes além de gerarem mana aceleram a afinidade de Urza.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Compras e Vantagem em Cartas

A identidade de cor Magic Symbol WMagic Symbol UMagic Symbol B possui vasta quantidade de opções de compras disponível. O pacote presente no precon conta com mais de uma dúzia de opções para este fim.

Contudo, algumas são inferiores às demais, seja por sua cadência baixa, ou por efeito reduzido.

Loading icon

A Mystic Forge é uma compra bastante agressiva quando maioria das cartas do baralho são artefatos. O filtro Mirrodin Besieged é uma condição de vitória bastante justa e afinada com os temas do baralho.

Whir of Invention atua como um tutor veloz para buscar uma silver bullet ou ameaça de maneira súbita. Padeem, Consul of Innovation protege nossas criaturas e ainda compra cartas simples e eficiente.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Interações e Remoções

Mais uma escolha acertada por parte da equipe de desenvolvimento do produto da Wizards of the Coast; algumas das melhores remoções pontuais e globais estão presentes neste deck. As famosas mágicas Swords to Plowshares, Austere Command, ao lado de Ethersworn Adjudicator e Steel Hellkite compõem as versáteis opções.

Loading icon

As escolhas ligadas ao flavor são sem dúvida as cartas problemáticas — Phyrexian Rebirth e Urza's Ruinous Blast são marcantes para fins de narrativa, mas ao eliminar nossas criaturas artefato causam prejuízos que muitas vezes podem ser definitivos.

A substituição por cartas que não enxergam nossos artefatos permitem controlar a partida sem afetar o bom andamento de nossa estratégia, e Scourglass e Their Name Is Death são perfeitas para este fim.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Ad

Outras alterações

A vasta maioria dos precons tem a característica de apresentar uma vasta gama de finalizadores e bombas que tem grande poder individual e sinergias variadas.

Alela, Artful Provocateur que tem um imenso potencial, mas ao gerar fadas ao invés de Thopter acaba por ter sua posição questionada na proposta de baralho de criaturas artefato, sendo muito mais forte em uma linha de fichas. Várias interações com este tema foram substituídas.

Sai

Loading icon

Ao definir as sugestões para o baralho, tendemos a generalizar informações, mas lembro quee não há correto aqui, afinal o formato é casual e existem várias outras opções viáveis como Emry, Lurker of the Loch, Vedalken Archmage e Research Thief que não podem deixar de ser consideradas.

Urza's Iron Alliance Upgraded

Loading icon

Considerações Finais

O deck Urza, Chief Artificer é muito bem construído e com uma estratégia linear, sendo superior ao baralho de Mishra, Eminent One neste quesito, entretendo o irmão e rival do artífice apresenta uma desenvoltura e capacidade de explosão que não vemos em Urza antes dos upgrades. São baralhos equilibrados onde vemos bem claramente a diferença entre as identidades Grixis e Esper. Desde os áureos tempos jogo com a cor Azul, e sempre achei Mishra bem mais estiloso e descolado.

Para encerar falaremos de Tawnos, presente no baralho de Urza. É uma poderosa adição as 99, mas em um baralho dedicado a explorar suas habilidades. Tawnos, Solemn Survivor é um comandante muito forte capaz de criar poderosas interações e combos com sua habilidade de criar fichas que são cópias de fichas de artefato, fichas que ele mesmo pode criar utilizando sua segunda habilidade. A principal linha de vitória é a combinação de Isochron Scepter e Dramatic Reversal permitindo o uso ilimitado de sua habilidade.

Deck com Tawnos, Solemn Survivor - High Power

Loading icon

Espero que você tenha encontrado algumas ideias interessantes para melhorar o seu baralho e participar deste intenso embate que é a Guerra dos Irmãos escolha seu lado e aproveite o melhor do Commander. Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!