Magic: the Gathering

Deck Guide

Selesnya Angels Pioneer: Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon0 comments

Falaremos em detalhes sobre o Midrange perfeito para enfrentar os decks Aggro do formato. Contamos com criaturas voadoras fortes ao mesmo tempo que ganhamos muita vida.

Edit Article

Sobre o Deck

No artigo de hoje vamos falar sobre o Selesnya Angels, deck que consegue ser ao mesmo tempo agressivo e ganhar vida enquanto povoa o campo de batalha com seus anjos.

A sinergia entre Bishop of Wings, Righteous Valkyrie e Resplendent Angel faz com que você consiga ser excelentes ameaças com voar e ainda ganhar vida para não se preocupar ao ser atacado.

Loading icon

Mas como o deck conta com muitas criaturas de valor de mana 3, ele possui maneiras de colocar elas em campo de batalha de forma muita mais acelerada com Collected Company e mais recentemente ganhou a adição de Kayla's Reconstruction, que é uma versão com valor mana mais alto que a Company, mas que no late game consegue recompor seu jogo muito bem, conseguindo trazer 3 ou até mesmo 4 anjos com apenas uma única carta.

Ad

Loading icon

Graças a criaturas recentes como Giada, Font of Hope, o deck consegue ter turnos iniciais bem explosivos, conseguindo fazer com que uma única Collected Company seja suficiente para colocar em campo de batalha duas criaturas com no mínimo dois marcadores +1/+1.

Outra estratégia relevante é para aqueles que jogam no Magic Online (MTGO). Como o deck possui muito ganho de vida, utilizar o tempo ao seu favor pode garantir vitórias. Para isso, lembre-se sempre de ficar com mais tempo que seus oponentes, pois pode não ser tão fácil e rápido tirar 50 pontos de vida, mesmo que o jogo já esteja controlado por parte do oponente.

Mulligan e postura de jogo

A decklist que utilizaremos hoje é do jogador Rastaf, que ficou em primeiro lugar no Pioneer Challenge do dia 07/01/2023.

Loading icon

O plano de jogo deste deck costuma ser bem linear, especialmente no jogo 1 onde temos uma leve vantagem contra os principais Aggros do formato. O deck busca ter turnos iniciais com Giada, Font of Hope, que acelera o plano agressivo do deck, ou Bishop of Wings que conta o clock de nossos oponentes.

No jogo 1 geralmente querermos utilizar nossas Collected Company em seu turno para conseguir resolver a habilidade do Resplendent Angel ao ganhar mais de 5 de vida e criarmos mais anjos em campo de batalha.

Algo que deve ser levado em consideração com essa decklist é a pouca interação com permanentes de nossos oponentes. Por isso, utilize Skyclave Apparition de forma sábia, removendo peças-chave dos decks oponentes.

Gameplay e Lista Alternativa

Uma boa alternativa é uma decklist que possua mais interações contra outros deck do meta.

Nessa decklist, temos Anointed Peacekeeper e Reidane, God of the Worthy // Valkmira, Protector's Shield no maindeck para melhorar algumas bad matchs.

Loading icon

Guia de Sideboard

Azorius Control

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Essa é uma partida complexa, haja vista que o Azorius possui muitas interações com criaturas e seu plano jogo inicial não é eliminar nossos pontos de vida o mais rápido possível.

No jogo 1 devemos priorizar a nossa Righteous Valkyrie, que consegue fazer com que nossas criaturas ganhem +2/+2 e tornando qualquer criatura simples em uma grande ameaça.

Ao jogar essa partida tenha cautela com seus Collected Company, tentando utilizá-los após um Supreme Verdict ou na fase final do nosso oponente. Lembre-se que seu oponente possui The Wandering Emperor, então em alguns momentos é melhor não atacar com criaturas-chave como Righteous Valkyrie ou Resplendent Angel.

Como nosso oponente não possui muitas permanentes a serem destruídas, retiramos algumas Skyclave Apparition deixando apenas 2 para remover peças-chave como The Wandering Emperor ou Temporary Lockdown que vem aparecendo em algumas listas.

Ad

A carta-chave do nosso sideboard é a Reidane, God of the Worthy, que atrasa as principais remoções globais e os planeswalkers de nossos oponentes, buscando o tempo que precisamos para finalizar o jogo. Durante o jogo 2, fuja de mãos lentas que apenas fazem a primeira mágica após o turno 3, pois queremos mudar o plano de jogo para ser o mais agressivo possível.

Mono-Green Ramp

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Nesta partida, devemos impedir o plano de jogo de nosso oponente, já que será difícil finalizar o jogo rapidamente antes do turno 4. Por isso, mãos interativas são a melhor opção, e contamos com Skyclave Apparition que interage muito com bem com Old-Growth Troll, Kiora, Behemoth Beckoner e Karn, the Great Creator impedindo que nosso oponente avance com sua devoção ou ganhe muito valor em campo de batalha. Devemos utilizar nossas Collected Company e Kayla's Reconstruction para buscar nossa Skyclave Apparition durante o jogo 1.

Pós-side estamos colocando muitas cartas que não são criaturas, então devemos diminuir nossa quantidade de Collected Company e Kayla's Reconstruction, sendo esta ultima ótima para buscar a nossa Pithing Needle nomeando Kiora, Behemoth Beckoner ou Karn, the Great Creator.

Outra carta fundamental é Reidane, God of the Worthy // Valkmira, que aumenta o custo das cartas-chave de nossos oponentes como Storm the Festival e Karn, the Great Creator, bem como muitos dos artefatos que ele possa trazer do sideboard. Como o deck do nosso oponente não é agressivo nos turnos iniciais, é fácil conseguir fazer um Ajani, Strength of the Pride exilando cada artefato e criatura dele.

Rakdos Midrange

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Para essa partida devemos priorizar nossos custos 2 que fogem de Bonecrusher Giant // Stomp, sendo assim é bom iniciar o jogo com Bishop of Wings ou Youthful Valkyrie, fazendo com que nossos oponentes gastem seus Fatal push nelas e conseguimos desenvolver nosso campo de batalha com as criaturas mais importantes como Righteous Valkyrie e Resplendent Angel. Como jogo tende a se estender, tente utilizar as Collected Company inicialmente, deixando para utilizar Kayla's Reconstruction com Magic Symbol x 3 ou mais.

Pós-side aumentamos nossas jogadas de valor com Shapers' Sanctuary, que faz com que nossas trocas sejam quase sempre 2 para 1 com remoções pontuais.

Como nosso deck consegue ganhar muita vida, o plano agressivo do oponente é facilmente contido, o que favorece nosso ataque pelo ar. Lembre que pós-side nossos oponentes podem possuir remoções globais como Extinction Event ou ainda Ritual of Soot - então aproveite das Collected Company em instant speed!

Ad

Gruul Midrange

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Sendo o Gruul Midrange um deck agressivo e nosso deck conseguindo ganhar muita vida, temos aqui uma partida favorável. Devemos apenas tomar cuidado com algumas jogadas de nossos oponentes que podem dar o tempo necessário param a vitória dele.

Para os turnos inicias sempre priorize a entrada inicial do Bishop of Wings, que além de ser um bom bloqueador, transforma nossos anjos em 4 de vida.

Guarde as Skyclave para os The Akroan War que podem roubar nossos possíveis bloqueadores ou ainda Reckless Stormseeker // Storm-Charged Slasher, pois a fonte de ímpeto dele que otimiza muito seu plano de jogo.

Collected Company antes do combate é a melhor saída para tentar fazer Resplendent Angel e outra criatura ganhando mais de 5 de vida, gerando mais um anjo e ganhando ainda mais vida.

Pós-side nosso plano não deve mudar muito, mas agora devemos lembrar que nosso oponente consegue lidar muito bem com nossas criaturas x/4 já que muitas listas utilizam Obliterating Bolt.

Para isso devemos fazer ele gastar essas cartas em criaturas menos importantes, deixando Resplendent Angel e Righteous Valkyrie por último para serem conjuradas. Reidane, God of the Worthy // Valkmira, Protector's Shield vem para atrasar os veículos de nossos oponentes bem como The Akroan War, e Ajani, Strength of the Pride vem para poder nos dar mais vida ou remover as criaturas de nosso oponente.

Mono White Aggro

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Esta é uma good match, pois possuímos criaturas evasivas e ganhamos muita vida. No jogo 1, utilize as Skyclave Apparition para tirar os Brutal Cathar // Moonrage Brute que é uma das principais ameaças contra nós, já que conseguimos contornar as demais jogadas, ou ainda em sua Thalia, Guardian of Thraben que atrasa nossas Collected Company e Kayla's Reconstruction que são cartas que nos deixam muito a frente de nossos oponentes.

Pós-side colocamos mais interações e formas de ganhar mais vida, o que melhora ainda mais nosso plano. Portable Hole já tem um alvo fixo na Thalia, Guardian of Thraben, deixando as Skyclave Apparition para tirar os Brutal Cathar // Moonrage Brute.

Righteous Valkyrie e Bishop of Wings são cartas que nos fazem ganhar muita vida nessa partida, sendo as nossas principais cartas.

Finalizando

Vou ficando por aqui! Caso haja alguma dúvida sobre o deck, estou disponível nos comentários. Até o próximo!