Apresentação
Diga "X", meu caro amigo do Legacy, é hora de tirar uma foto! Já tínhamos discutidos o spoiler de Spider-Punk anteriormente, mas agora estamos de fato em plena temporada de revelações das cartas do seu amigo aracnídeo. E dessa vez, temos algo com realmente bastante potencial para o nosso formato:

Preparando a Foto
Não é muito fora da realidade dizer que Urza’s Saga é uma das cartas mais relevantes do Legacy, mostrando a cara em diversos arquétipos, de Combo a Aggro, passando por Midrange, Prison e Control. É uma carta com potencial de ficar cada vez melhor a cada nova edição, quando novas cartas aumentam as suas ferramentas disponíveis. A mudança na interação com Blood Moon só aumentou a sua influência. E é por isso que existem dois custos mágicos para que Artefatos ganhem um enorme potencial de jogo no Legacy: 0 e 1.
Artefatos com a possibilidade de serem tutorados pela carta mais forte de Modern Horizons 2 ganham uma possibilidade exponencial de ver jogo, especialmente quando possuem habilidades circunstanciais, muito boas em algumas situações, mas nem sempre necessárias em todos os jogos, como Soul-Guide Lantern, Lavaspur Boots ou Pithing Needle.
Nesse aspecto, Peter Parker’s Camera se encaixa muito bem na caixa de ferramentas da Saga. Mas em que situações ela se encaixa? Bem… como vamos ver adiante, muitas!

Revelando as Fotos
Como era de se esperar em um formato tão vasto como o Legacy, exista uma infinidade de habilidades extremamente poderosas que valem a pena ser copiadas. Só que o custo para incluir cartas que copiem essas habilidades, como Rings of Brighthearth, Illusionist’s Bracers ou Strionic Resonator, tem um custo elevado, além de serem restritas aos tipos de habilidades que podem copiar. Como elas não são facilmente tutoráveis pela Saga, essas cartas demandam que o deck seja construído à sua volta e nenhuma delas se mostrou boa o suficiente para o Legacy. O que não quer dizer que o efeito não seja poderoso ou desejável.
Quando você abre a possibilidade desse efeito ser utilizado sem demandar grandes sacrifícios na construção do seu deck, uma enorme janela de possibilidades se abre. Se pensarmos apenas nos decks que utilizam Urza’s Saga e que são relevantes no formato, temos diversas habilidades que esses decks teriam interesse em copiar. É bom lembrar que, além das habilidades abaixo, há sempre a possibilidade de se copiar as habilidades de outra Urza’s Saga para encher a mesa com Tokens de Construct.
Vamos dar uma olhada:
- Forge Combo: o uso mais básico aqui é copiar o efeito de compra de The One Ring, mas há também a possibilidade de duplicar a habilidade de exílio de Ugin, Eye of the Storms ou duplicar os efeitos de busca de Karn, the Great Creator ou Tezzeret, Cruel Captain. Nas situações certas, ele pode gerar mana com Candelabra of Tawnos.
- Red Stompy: além de também usar The One Ring, o deck vermelho tem muita coisa legal para ser copiada, dentre as quais a minha favorita é a habilidade de sacrificar coisas para Broadside Bombardiers – eu anseio pela oportunidade de Evocar uma Fury, sacrificá-la para o Bombardiers e copiar a habilidade para absurdos 14 pontos de dano.
A própria Fury pode ser copiada para 4 pontos de dano extra, temos as habilidades de Pyrogoyf e Reflection of Kiki-Jiki e até mesmo os capítulos de Fable of the Mirror-breaker.
- Lands: o Lands pode ser brutal copiando o efeito de Wasteland, mas também pode comprar tempo copiando a ativação de Maze of Ith, lidar com mesas complicadas copiando Boseiju, Who Endures ou duplicar o efeito de Expedition Map.
- Artifact Blue/Affinity : embora tenha menos alvos que os decks acima, esses decks podem sempre gerar valor ao duplicar a Emry, Lurker of the Loch ou Thought Monitor. Eventualmente, voltar 2 criaturas para a mão com Aether Spellbomb pode ser demais para o oponente.
- Nadu Midrange: a maioria dos Nadu Mid não usa Saga, mas aqueles que fazem uso têm habilidades como Uro, Titan of Nature’s Wrath, Tamiyo, Inquisitive Student e Boseiju, Who Endures entre suas opções.
- Nadu Breakfast: esse talvez seja o deck de Saga que não deve ter interesse na Camera, já que o uso principal da carta é encontrar Shuko e ele não tem habilidades impactantes se copiadas como os decks acima.
Pois é, não são poucas as possibilidades de gerar ganhos com a pequena câmera do nosso querido amigo aracnídeo e ela não é um aparelho descartável (somente os mais velhos, como eu, irão pegar essa referência), mas permite até 3 usos.
Decks com novas fotos
Peter Parker’s Camera não vai reinventar a roda e não a vejo criando um grande novo arquétipo. Mas é uma carta que me parece realmente boa em decks de Urza’s Saga. Assim, os decks sugeridos não são nada de novo, mas podem fazer um bom uso de umas fotinhas novas.
“Se não pode derrotá-los, junte-se a eles!”O Red Stompy levou à risca esse lema após a mudança nas regras de Saga, incorporando Urza’s Saga na sua versão mais popular do formato atual. Essa é uma lista que pode muito bem fazer um excelente uso do novo Artefato, seja agressivamente via Broadside Bombardiers, seja gerando recursos via The One Ring. É uma das minhas apostas sobre onde a câmera deve brilhar.
O Forge também pode se aproveitar da câmera, mas aqui eu tenho minhas ressalvas se ele vai ser realmente mais útil do que uma outra Manifold Key. De qualquer maneira, ele interage melhor com os Planeswalkers do que as chaves e há um potencial de ganho de recursos aí.
O Lands é também outro deck que eu acredito que vai ter um acréscimo com a adição da câmera. Da possibilidade de quebrar 2 Terrenos com uma só Wasteland ou até mesmo gerar um custo adicional a The Tabernacle at Pendrell Vale, há bastante lugar para sair tirando fotos no deck.
Concluindo
Quando cartas novas saem em expansões feitas para atender ao Standard, é comum às vezes vermos cartas com algum potencial para os formatos mais antigos, mas não sabermos onde e como elas podem ser encaixadas. Não é o caso aqui. Peter Parker’s Camera parece que foi feita com Urza’s Saga em mente e deve cair como uma luva na maioria dos decks que a usam. Eu sei que já estou esperando com meus Broadside Bombardiers prontos para arremessar coisas em dobro!
É isso por hoje, um abraço fotográfico e até a próxima!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment