Magic: the Gathering

Review

Timeless: Review dos Arena Anthologies para o formato!

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

O Magic Arena recebe hoje dois novos bundles de cards com o Arena Anthologies, trazendo potenciais novas staples para o Timeless. Neste artigo, analisamos os principais cards para o formato e se vale a pena comprar um dos pacotes ou apenas craftar os melhores cards!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Como uma surpresa agradável, a Wizards anunciou na segunda-feira (18) os pacotes de Arena Anthology, que remetem aos antigos Historic Anthology e Explorer Anthology, mas agora focado nos formatos eternos da plataforma digital, com staples para Brawl, Historic e, obviamente, Timeless, que recebe em um deles cards como Wrenn and Six e Barrowgoyf.

Neste artigo, avaliamos o potencial dos principais cards e futuras staples de ambos os bundles, que estarão disponíveis para compra após a manutenção desta terça-feira (19). Vale ressaltar que esse review foi escrito anteriormente ao lançamento, e o preço deles ainda não foi revelado.

Arena Anthology I

Loading icon

Com os cards inseridos no Arena Anthology I, o ciclo de Espadas de Mirrodin está quase completo. Para fins do Timeless, a maioria delas não parece relevante no atual Metagame, e até se considerarmos a possibilidade de Stoneforge Mystic ganhar mais presença no formato no futuro, não precisaremos de mais do que uma cópia de cada.

Loading icon

Os Talismãs são primariamente para o formato Brawl, mas alguns deles podem ajudar na correção de mana dos decks de Eldrazi para aumentar a consistência de cards como Sowing Mycospawn, não diferente do que ocorre com o arquétipo no Modern.

Arena Anthology II

Loading icon

Mother of Runes é uma daquelas adições interessantes, mas que não se beneficia da ausência de Aether Vial no Timeless e muito menos da presença recorrente de cards como Orcish Bowmasters e do lançamento de Wrenn and Six.

É um caminho na direção certa para termos outra categoria de Aggro branco no formato, mas ainda precisamos de mais ferramentas para termos nossa própria versão de Death & Taxes. Infelizmente, não parece o tipo de card que entraria nas listas atuais de Boros Energy também, mas pode merecer um slot ou outro ao lado de Lurrus of the Dream-Den.

Loading icon

Temos Swords to Plowshares, Path to Exile, Static Prison e Solitude no Timeless, então é difícil justificar a inclusão de Oust como interação de mesa. Podem existir situações muito específicas onde queremos este card, mas não imagino nenhuma delas ocorrendo no Timeless tão cedo.

Loading icon

Thought Scour é uma adição importante para os decks de Psychic Frog], seja nas listas com Lurrus of the Dream-Den ou nas versões com Abhorrent Oculus, e a sua interação com Brainstorm e Treasure Cruise o tornará provavelmente a cantrip complementar do arquétipo, visto que não temos cards como Ponder ou Preordain no formato ainda.

Loading icon

Barrowgoyf é muito difícil de avaliar. Ele é uma staple do Legacy e é comumente utilizado como ameaça complementar nos decks de Reanimator e Dimir Tempo, onde é uma ferramenta poderosa de atrito e recursão que também aparece em listas de combo como condição de vitória alternativa.

Todas as qualidades que ele oferece no Legacy são relevantes e possíveis no Timeless, exceto que a pool de cartas no formato é potencialmente mais danosa para ele: Lurrus of the Dream-Den, Deathrite Shaman e Treasure Cruise / Dig Through Time são banidos do Legacy e abrem espaço para esta categoria de recursividade, enquanto a legalidade delas no Timeless abre espaço demais para questionarmos se o usaremos no formato.

É possível que a linha utilizada por decks como Doomsday ou Show and Tell no Legacy, onde oponentes dão side-out nas remoções e perdem para um Barrowgoyf vindo do Sideboard, seja adotada em algumas listas de combo. Além disso, nosso editor de Legacy, Elton, mencionou que o maior problema dessa criatura é dele ser um pesadelo nos jogos justos porque é difícil de remover e muito punitivo se deixar conectar, então um deck como Jund Midrange ou Sultai Tempo encontrem um lar entre Barrowgoyf, Deathrite Shaman e a interação de Strip Mine com Witherbloom Command, onde as cores de Jund perdem acesso à interação de pilha e Psychic Frog, mas ganha também Wrenn and Six.

Loading icon

Assim como Barrowgoyf, Pyrogoyf é uma staple do Legacy e entra primariamente nas listas de Red Stompy, onde sua interação com Broadside Bombardiers pode ganhar a partida se houver tipos de cards o suficiente no cemitério e/ou se entrar cedo demais.

Enquanto o potencial explosivo do seu ETB permanece viável e muito possível em um Timeless com Strip Mine, Chrome Mox e Ancient Tomb, não temos Bombardiers para jogadas explosivas com Pyrogoyf. Por outro lado, Tannuk, Steadfast Second ganha outra permanente com um ETB poderoso para interagir com sua habilidade de Warp, pavimentando mais uma linha para o *Red Stompy também virar um deck relevante no Timeless.

Loading icon

Empty the Warrens é uma linha de vitória alternativa relevante para as variantes de Storm do formato contra Leyline of Sanctity, apesar destes arquétipos estarem em baixa hoje. O formato também possui Goblin Bushwhacker, então existem meios fáceis de fazer as fichas terem impacto imediato e reduzir a quantidade de Storm que precisamos para executar esta linha.

Loading icon

Não existem situações onde Flame Slash parece necessário hoje, mas uma remoção barata com um escopo de dano alto merece uma menção honrosa em um formato com Strip Mine.

Loading icon

Fiery Confluence parece uma opção decente de Sideboard para decks que possam pagar Magic Symbol 2Magic Symbol RMagic Symbol R com facilidade. Seu custo é alto, o que pode lhe custar alguns slots, mas a capacidade de limpar mesas, remover múltiplos artefatos ou causar seis de dano com um único slot de card é suficiente para valer alguns coringas raros.

Loading icon

Eternal Witness possui algumas aplicações específicas de recursividade e pode merecer slots em listas com Ephemerate ou Birthing Ritual, visto que custa menos do que Timeless Witness, mas não deve ser uma staple.

Loading icon

Em um mundo de Deathrite Shaman, é difícil justificar o uso de Ignoble Hierarch, mas pode haver ocasiões onde oito mana dorks são necessários para manter a consistência de cores, ou se queremos muito fazer uma jogada explosiva de três manas no segundo turno. Também é relevante se, um dia, Yawgmoth, Thran Physician voltar a ser relevante no Metagame.

Loading icon

Este é, talvez, o pior entre os cards mencionados, mas é também o mais importante. Rofellos, Llanowar Emissary é um card da Lista Reservada, o primeiro a chegar ao Magic Arena. Ele abre o precedente para possibilidades infindáveis nestes pacotes de Arena Anthology, que não passam pelo lançamento físico e dão esperanças de, eventualmente, outros cards da Lista também entrarem na plataforma digital. Menções incluem as Duais Originais, Gaea’s Cradle, Mox Diamond, Gilded Drake, The Tabernacle at Pendrell Vale, Null Rod, Lion’s Eye Diamond, entre muitos outros.

Loading icon

Grist, the Hunger Tide é um card estranho, e um que sempre fui ruim em avaliar. No Modern, ele vê jogo em arquétipos de combo baseados em criaturas como Golgari Yawgmoth e aparece ocasionalmente no Legacy como um one-of para Green Sun’s Zenith ou similar, mas nunca teve muito impacto fora deste tipo de estratégia.

É possível encontrar meios interessantes de usar este Planeswalker, mas minha primeira impressão é do formato estar rápido demais e injusto demais para os arquétipos que normalmente gostariam de usar Grist sucederem no Metagame.

Loading icon

Wrenn and Six chega ao Timeless poucas semanas após Strip Mine mudar a maneira como jogamos o formato. Sozinho, este Planeswalker dominou completamente o Legacy até ser banido pela combinação que oferecia entre negação de mana com Wasteland, proteção contra as Wasteland do oponente e um dos mais poderosos controles de mesa que o formato — habituado na época a criaturas pequenas — já havia recebido.

Anos depois, Wrenn and Six não teve o mesmo impacto no Modern e sua melhor interação foi quase sempre ao lado de Fetch Lands nas listas de Indomitable Creativity ou com Urza’s Saga. Mas no Timeless, W6 estará muito mais próximo dos moldes do Legacy, só que com um potencial de lock ainda mais letal em troca de lidar com um Metagame que, em partes, é bem menos justo ou interativo.

Potencialmente o melhor card do bundle para o formato, e um daqueles cards que definem o Metagame, seja criando novos arquétipos, ou adentrando estratégias já existentes com a ajuda de Deathrite Shaman para correção de cores, sem contar que até estratégias como Gruul Eldrazi podem, de alguma maneira, aproveitar o Planeswalker sem comprometer tanto sua mana por conta do lançamento de Talisman of Impulse.

Loading icon

Life // Death é um ótimo complemento para Reanimate no arquétipo que leva o mesmo nome, aumentando a consistência com que voltamos Atraxa, Grand Unifier para o campo de batalha enquanto podemos também aproveitar melhor a já conhecida interação de Grief com esses efeitos — com Force of Negation chegando em Avatar: The Last Airbender, estamos gradualmente mais próximos de outro deck que foi outrora banido do Legacy sendo válido no Timeless.

Loading icon

O Timeless tem artefatos o suficiente ou arquétipos com peças relevantes o suficiente para habilitar Mox Opal com facilidade? Decks com Chrome Mox ou Mox Amber podem optar pelo card pela facilidade de ter muitos artefatos em jogo, mas existe um limite de até onde podemos incluir diversas pedras de mana gratuitas se elas forem condicionais — uma Chrome Mox não pode exilar Mox Opal, e jogá-la apenas para habilitar o Metalcraft pode ser uma troca bem ruim.

Posso imaginar algumas listas como Affinity (que finalmente possui o ciclo completo dos terrenos-artefato originais) utilizando o card para aberturas mais explosivas e definitivamente a adição desse pacote coloca o arquétipo no radar por algum tempo, e talvez listas de Stompy com The One Ring, Chrome Mox e até Chalice of the Void possam encontrar espaço nas suas listas, sem contar decks como Belcher que desejam a maior quantidade de fontes de mana alternativas o possível para efetuar o combo.

Também é possível aproveitar o status de Lendária de Mox Opal com Underworld Breach para gerar mana recorrente se fizermos um looping entre duas cópias delas, mas sem Grinding Station, nossa melhor opção é Glimpse the Unthinkable, cuja combinação de necessidade de mana e cards no cemitério (Magic Symbol UMagic Symbol B e nove cards por looping) permite millar o deck inteiro e, por fim, conjurar Thassa’s Oracle para vencer a partida, mas essa linha requer o que parecem ser muitas peças mortas e um setup pouco consistente para funcionar.

Loading icon

Com o ciclo completo de Terrenos-Artefato, decks como Affinity podem finalmente surgir no Timeless e ter alguma chance relevante no Metagame, seja com variantes utilizando Kappa Cannoneer ou versões mais clássicas que tentam aproveitar Cranial Plating para um clock absurdamente rápido, apesar do arquétipo talvez se provar justo demais para o formato.

Outras opções para estes cards envolvem, por exemplo, incluir Great Furnace para habilitar o Metalcraft de Mox Opal em listas de Red Stompy e similares, não diferente do que jogadores fazem nos decks Mono Red do Pauper com Galvanic Blast.

Conclusão

Ambos os bundles introduzem alguns cards importantes para o Timeless, mas a qualidade do Arena Anthology II é, de longe, a melhor. A quantidade de potenciais staples e cards relevantes para o formato o tornam uma compra quase garantida para qualquer jogador que jogue Timeless, ou até Historic.

Cards como Wrenn and Six, Mox Opal, Barrowgoyf e até os terrenos-artefato vão trazer inovações ao Metagame, e a quantidade de coringas raros e míticos investidos nelas já compensaria, de qualquer maneira, o valor investido no pacote à menos que este seja lançado por um valor absurdo de dinheiro ou gemas no Magic Arena.

Quanto ao bundle do Anthology I, as potenciais adições ao formato são incomuns, ou requerem apenas uma cópia para buscar com Stoneforge Mystic se ela eventualmente ser relevante no formato, então compenssa economizar nele até se você for um jogador de Brawl, visto que os Sinetes e Talismãs requerem um investimento baixo de coringas.

Obrigado pela leitura!