Magic: the Gathering

Opinion

Top 10 coleções mais impactantes de Magic: the Gathering

, updated , Comment regular icon0 comments

Quais foram as coleções mais memoráveis de Magic? Quais delas nos fazem contar suas histórias mesmo depois de anos de seu lançamento? E quais vão fazer isso conosco pro futuro?

Edit Article

Introdução

Durante seus quase 30 anos de vida e mais de cem expansões, muitas foram as coleções que marcaram a história de Magic: The Gathering e, por consequência, a nossa também, mas qual delas foi a mais impactante? É possível que se você perguntar para cada uma das pessoas com quem você joga, cada uma delas diga um nome diferente, e aqui estão as dez que eu consideraria mais impactantes.

Por mais que se trate de um assunto subjetivo, adotei alguns critérios para tentar mitigar esse aspecto, são eles:

Ad

POWER LEVEL: A coleção tem cartas icônicas? Tem staples de muitos formatos?

IMPORTÂNCIA DA COLEÇÃO: A coleção impactou a lore? Trouxe histórias para o jogo como um todo?

VALOR MONETÁRIO: O quanto você gostaria de abrir um booster dessa coleção?

Ordenei os critérios com base no peso que dei para cada um, ou seja, levei primeiramente em consideração o Power Level, em segundo a importância da coleção e por último o Valor da coleção, este foi o resultado:

10-Trono de Eldraine

Image content of the Website

Quando falamos em poder de uma coleção, não podemos deixar de citar trono de eldraine, Oko, thief of crowns nos rendeu uma nova fobia: O medo dos alces!. Cartas quebradas em Eldraine não se restringem as míticas e raras, Mystic Sanctuary, Cauldron Familiar e seu Witch's Oven, além de diversas outras cartas que se tornaram staples em diversos formatos e estratégias!

O tão aclamado retorno do planeswalker Garruk Falabravo, que não fazia uma aparição na lore desde os acontecimentos em Innistrad, foi um ponto marcante dessa coleção, por mais que sua lore tenha deixado a desejar. Certamente a história que mais será contada sobre Eldraine, será sobre um poderoso planinauta que durante uma batalha (no formato vintage), transformou sua própria Black Lotus em um token de alce 3/3.

Quanto ao seu valor monetário, por se tratar de uma coleção nova, naturalmente ainda existem muitas cartas de Trono de Eldraine em circulação. Somado às várias cartas dessa expansão que foram banidas de diversos formatos e por isso tiveram seus preços afundados, atualmente a coleção tem um valor estimado bem baixo.

9-Ikoria: Terra de Colossos

Image content of the Website

E se todos os formatos virassem Commander? Essa foi a pergunta que levou a Wizards a desenvolver uma das mecânicas mais fortes do jogo, com direito a carta banida em vintage. Lurrus of the Dream-Den, Yorion, Sky Nomad e seu colegas Companions tornaram Ikoria presente em praticamente todos os formatos, até depois da alteração das regras.

Sim, alteração das regras! Um feito inédito creditado aos companheiros que foram nerfados pela Wizards assim que perceberam o quanto essa mecânica é desbalanceada. Pela primeira vez uma mecânica foi alterada com a intenção de deixá-la mais fraca (Já houveram alterações nas relações entre mecânicas), e uma carta foi banida antes mesmo de ser lançada: Lutri, the Spellchaser conseguiu esse feito por ser literalmente uma carta de graça a mais na mão de qualquer jogador de Commander que opte por jogar com uma identidade de cores que contenha azul e vermelho.

Por mais que a mecânica de Companheiro tenha sido muito forte, as outras cartas da coleção não foram tão utilizadas, tirando os triomas quase nenhuma carta da coleção foi tão emblemática, o que abaixa muito o preço da coleção. Os próprios companions não são tão caros, visto que normalmente são utilizados apenas um por deck. Sua lore também não foi a mais importante de todas, poderia ter sido mais contando com Vivien e Narset.

Ad

8-A Guerra da Centelha

Image content of the Website

Uma coleção baseada em planeswalkers, certamente seria impactante para o jogo como um todo. Teferi, Time Raveler, Karn, the Great Creator, Liliana, Dreadhorde General e Narset, Parter of Veils são algumas das cartas que impactaram diversos formatos. A adição das habilidades estáticas nos planeswalkers e a redução de seus custos certamente foram marcantes.

Porém, A Guerra da Centelha se destaca mesmo por ser a finalização de um ciclo da lore, encerrando a era de Nicol Bolas e finalizando esse trajeto dos Sentinelas. A junção de todos esses personagens icônicos e das mecânicas da edição certamente devem ser reconhecidos.

Em questão de valores, a coleção deixa a desejar por se tratar ainda de uma coleção recente, as cartas tendem a subir de preço com o tempo e as staples que foram criadas aqui certamente serão valorizadas.

7-Innistrad

Image content of the Website

Agora estamos falando de um clássico. Innistrad certamente é um dos planos mais queridos pela comunidade de Magic e contém diversas cartas poderosas como Liliana of the Veil, Snapcaster Mage e Delver of secrets, que figuram em diversos formatos desde que foram lançados.

Além de conter várias cartas icônicas, a coleção se destaca por sua lore, os personagens, a temática do plano e suas tribos que são favoritas de boa parte da comunidade. Todo o desenrolar da história com Sorin e Nahiri que culmina em seu final com os Eldrazi anos depois, além da linha com a Liliana que também é muito interessante.

Suas staples também tem um valor considerável, além de cartas icônicas para o Commander como Parallel Lives, porém, como é natural de toda coleção, nem toda carta de Innistrad é tão memorável assim, mas certamente o plano como um todo estará sempre junto ao coração da comunidade.

6-Nova Phyrexia

Image content of the Website

Mirrodin é uma coleção adorada pela comunidade, portanto, não existe chance de não comentarmos sobre sua conclusão. Nova Phyrexia nos apresentou a mana phyrexiana, mecânica que permitiu cartas como Gitaxian Probe e Mental Misstep, aprofundou a mecânica de infectar - favorita de muitos jogadores - além de seus principais portadores Glistener Elf e Blighted Agent, tivemos os Pretores e várias outras cartas memoráveis.

Tratando sobre a história da coleção, a derrota dos mirranianos teve um evento único durante atrelado: a decisão seria feita por meio de uma votação aberta ao público. Quem ganharia? Mirrodin? Phyrexia? Aos amantes da lore, com certeza foi um momento memorável.

Seu preço médio é bom e suas staples são valorizadas, não é o maior desta lista, mas é decente, ele não possui cartas extremamente caras, mas várias cartas com um preço mediano.

5-Modern Horizons II

Image content of the Website

Polêmica! É impossível falar sobre coleções que impactaram o Magic em 2022 e não comentar sobre Modern Horizons II, além do retorno das fetch lands, essa coleção tem tantas cartas impactantes em tantos formatos diferentes que é difícil até começar a citar elas. Ragavan, Nimble Pilferer, Urza's Saga, Murktide Regent o ciclo de Encarnações são todas cartas muito emblemática que mudaram os formatos eternos, e a lista continua, essas são só as que mais tiveram impacto, conseguimos citar cartas desde as míticas até comuns.

Ad

O motivo que faz com que essa coleção afunde posições nessa lista é a falta de uma lore. Por se tratar de um set especial, não temos uma história acontecendo por trás, mas conseguimos ver referências nas cartas para diversas outras cartas e planos que funcionam como um tipo de fan service, como por exemplo Garth One-Eye podendo fazer uma cópia de diversas cartas clássicas incluindo a própria Black Lotus.

Quando falamos de valor, Modern Horizons figura entre os maiores do top, novamente devido á sua condição de set especial, seu preço inicial já é maior do que o normal, logo suas singles também vão valer mais.

4-Zendikar

Image content of the Website

Quase chegando ao pódio, temos Zendikar que além de trazer as fetch lands de cores inimigas, nos apresentou várias outras cartas clássicas como Goblin Guide, Valakut, the Molten Pinnacle, Oracle of Mul Daya e Iona, Shield of Emeria, as mecânicas da coleção foram muito interessantes, principalmente falando sobre aterragem.

A história de Zendikar é muito interessante, passando pela união e queda de Ugin, Nahiri e Sorin até chegar no começo dos Sentinelas e todo o embate com os Eldrazi, passando por vários momentos emblemáticos no meio do caminho, certamente a favorita de muitos.

Quanto ao valor da coleção, bem, seu ciclo de fetch lands com certeza garante que seu preço continue alto mesmo suas outras staples tendo um preço mais mediano, até porquê nunca é ruim abrir uma fetch no booster, né?

Menção Honrosa

Image content of the Website

Aprendendo com o marketing dos programas televisos, antes de entrar no pódio gostaria de fazer uma menção honrosa que não figura no top por dois motivos: O preço da edição é extremamente afetado não só pela reserved list, mas também pelo colecionismo, visto que inúmeras cartas dessa edição são mais caras só por serem desta edição. O segundo motivo é pelo clichê de dizer que Alpha é a coleção mais impactante do jogo, o que é meio óbvio porquê não existia jogo para ser impactado antes de Alpha. Mas a coleção tem dúzias de cartas icônicas, sejam por ser muito fortes, sejam por ser muito nostálgicas, por mais que a coleção não tenha uma lore por trás, toda a história do jogo começou ali.

Enfim, passadas as propagandas, voltemos a programação.

3-Ravnica: A Cidade das Guildas

Image content of the Website

Você já jogou de Boros Aggro, Golgari Midrange, Azorius Control? Qual sua guilda favorita? Bem, se você já ouviu esses termos, e essas perguntas, você já sabe o impacto que Ravnica tem no jogo. Uma das primeiras coisas que você tem que aprender quando começa a jogar é "o que são essas palavras estranhas que essas pessoas falam?". Dar características e nomes as combinações de cores foi uma ideia genial da Wizards na época. Tendo uma premissa interessante, construir a Cidade das Guildas de forma atraente, ficou fácil elencar o palco para aquele final que eu citei falando sobre A Guerra das Centelhas.

Ad

Outra coisa que essa cidade não deixa a desejar são suas staples Doubling Season, Dark Confidant, Golgari Grave-Troll, Remand, Farseek além das shock lands, que se tornaram um dos ciclos de lands mais populares e desejados, o impacto dessas cartas podemos ver até hoje em diversos formatos. Mecânicas como Dredge e Convoke são muito populares e consideravelmente fortes.

Quanto ao seu valor, seu ciclo de terrenos também sustenta bem a média da coleção, que fica abaixo de Zendikar nesse quesito, porém acima nos outros dois, Ravnica tem muito mais cartas icônicas, as principalmente faz muito pelo jogo com sua lore e a forma como ela ultrapassa as histórias e chega até as mesas de jogo.

2- Mirrodin

Image content of the Website

Tendo citado já nossa última visita a esse plano, não tem como não citar sua origem nessa lista também, Mirrodin é berço de inúmeras cartas icônicas, histórias icônicas, afinal, quem nunca ouviu sobre como baniram um deck inteiro durante o standard de Mirrodin. Nessa coleção temos Chrome Mox, Chalice of the Void, Tooth And Nail, Isochron Scepter, Platinum Angel, Lightning Greaves, Solemn Simulacrum e eu poderia citar mais diversas cartas aqui, imagino que vocês também.

Não satisfeitos com todas essas cartas emblemáticas, ainda temos aqui toda a saga de Menarca, o Golem que queria chegar até seu Planeswalker criador Karn. História que, como um rio, desagua no renascimento de Phyrexia e uma nova guerra que se aproxima. Todo o plano de Mirrodin é fascinante e diversas de suas peculiaridades cativam nossa atenção.

Quanto a valores, mesmo sem um ciclo de terrenos raros, suas inúmeras staples fazem com que o valor médio de sua coleção se mantenha alto.

1-A Saga de Urza

Image content of the Website

Para quem já ouviu sobre a história de como o Affinity foi inteiro banido do standard, sabe que normalmente a resposta é "E Saga de Urza?". Não temos como falar sobre Power Level e não falar sobre essa coleção, Tolarian Academy é certamente uma das cartas mais fortes do jogo, e não fica pra trás nessa coleção onde temos Exploration, Gaea's Cradle, Yawgmoth's Will, Show And Tell e mais dezenas de cartas icônicas e poderosas.

Não ficam para trás as histórias de Urza e Xantcha, fazendo menção aos tempos clássicos de Magic onde nossos heróis enfrentam o pai das maquinas, Yawgmoth, tentando proteger sua terra natal, Dominária, da invasão Phyrexiana. São momentos cruciais para a lore do jogo.

Como esperado do primeiro colocado, o preço da coleção também é um dos maiores de todo o jogo, a lista reservada faz com que cartas como Gaea's Cradle tenha sozinha o preço de coleções inteiras e aqui temos várias dessas cartas.

Finalizando

Mesmo me utilizando de critérios para diferenciar uma "lista das coleções mais impactantes" de uma "lista das minhas coleções favoritas", eu imagino que seja muito difícil tirar esse tópico da subjetividade, visto que não temos como metrificar o quanto tal carta impacta os formatos, ou qual coleção possui a melhor lore.

Ad

Portanto, eu tenho certeza que você discorda de mim, e ficaria feliz de ver a sua lista nos comentários! Qual é para você a coleção mais impactante de Magic? Qual a sua favorita? E Obrigado pelo tempo!