Magic: the Gathering

Review

Um novo modo de jogo no MTG: explorando masmorras como se fosse RPG

, Comment regular icon1 comments

Unindo Magic, boardgame e RPG usando como base a nova mecânica de "Aventurar-se na Masmorra", estamos trazendo uma nova forma de você jogar com seus amigos e se divertir.

Edit Article

Fala pessoal, dessa vez não vou trazer só curiosidades sobre Magic, mas também um pouco de diversão. Durante os anos a Wizards lançou diversos produtos que eram a junção de Magic e boardgames, enquanto outros a própria comunidade do Magic criou. Exemplos desses produtos são o Planechase, Explorers of Ixalan, Archenemy e muitos outros, enquanto que a própria comunidade criou o EDH, mais tarde chamado de Commander.

Com o lançamento de Adventures in the Forgotten Realms trazendo a nova habilidade aventurar-se na masmorra trouxe uma série de novas possibilidades para criarmos uma fusão de Magic + boardgame, com uma leve pitada de RPG. Essa edição levou muitos jogadores antigos e jogadores de RPG a pensar em comprar e colecionar as cartas desta edição, alguns por terem personagens históricos para eles e outros pelo simples fato de gostarem do cenário de Forgotten Realms.

Ad

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Agora para a parte da diversão. Eu pessoalmente gostei da ideia de aventurar-se na masmorra, logo de cara pensei nas possibilidades de criação de masmorras para jogar com os amigos.

Como um bom Mestre de RPG, temos que prezar duas coisas ao criar nossas dungeons: a diversão e um pouco de aleatoriedade. Até o momento pensei em dois estilos diferentes de se utilizar as masmorras.

Primeiro estilo - o conquistador da masmorra

Nessa ideia iremos nos juntar aos nossos amigos e disputar pelo direito de sermos os conquistadores da masmorra. O objetivo dessa aventura será entrar na masmorra e conquistá-la lutando, desafiando e destruindo seus adversários. Esse estilo será um cada um por si e todos contra a masmorra. Você pode matar todos os seus inimigos antes de entrar na masmorra, mas isso pode ter um preço alto. Escolha sabiamente. Aquele que chegar na sala do Chefão ganha o direito de jogar dois turnos seguidos para poder tentar matar os outros jogadores.

Segundo estilo - o grupo contra a masmorra

Nessa ideia iremos nos juntar aos nossos amigos e iremos juntos conquistar a masmorra.

Aqui a masmorra será nossa maior inimiga trazendo o sofrimento, a dor e perda das nossas criaturas. Iremos conquistá-la juntos! Vocês só ganham quando todos os jogadores vivos chegarem na sala do Chefão.

Criando regras adicionais

Claro que para conseguir fazer isso teremos que criar as nossas próprias masmorras, o que na minha opinião como mestre de RPG é sempre um desafio e uma diversão tremenda quando você descreve aquela sala do tesouro ou aquela criatura à espreita na próxima esquina. Por esse motivo criei algumas regras extras. Senta que lá vem as regras:

1 - Os dados são nossos amigos e nossos inimigos:

- Se você tirar 1 no d20: todas suas criaturas recebem -2/-2 até o final do turno.

- Se você tirar 1 no d20 duas vezes seguidas: destrua todos os seus artefatos.

- Se você tirar 1 no d20 três vezes seguidas: destrua todos os seus encantamentos.

- Se você tirar 1 no d20 quatro vezes seguidas: destrua todas as suas criaturas.

- Se estiver jogando no modo Conquistador as regras acima são somente para o jogador que realizou a rolagem, se você estiver no modo Grupo a regra acima afeta a todos os jogadores.

2 - Você pode se aventurar na masmorra usando dados ou usando a habilidade.

Nem sempre iremos querer jogar usando as cartas novas, por esse motivo estou colocando uma outra forma de poder andar pela masmorra, mas claro, isso trará consequências para você ou para seu grupo. Você poderá pagar 1 mana genérica e rolar um d20 para se aventurar. Se o resultado da sua rolagem for diferente de 1 você poderá entrar no cômodo. Então cuidado com sua ganância e seus combos de mana infinita.

3 - Entrando no cômodo.

Na hora de criar a sua masmorra, cada cômodo terá 4 efeitos de acordo com a rolagem do d20, eles podem ser variados. Se você estiver usando a habilidade irá rolar um dado também, para deixar as coisas mais justas. Use e abuse na criação de fichas. Segue uma lista para guiar o que colocar. A rolagem com resultado 1 e 20 afeta somente ao jogador que rolou o dado. As outras duas podem afetar a todos.

Ad

1 (só irá acontecer se você usar a habilidade): criar fichas para seus oponentes (conquista) ou uma desvantagem para o grupo (grupo);

2 - 10: criar uma ficha para você e um adversário aleatório (conquista) ou um efeito de compra e descarte ou permutar uma permanente entre todos do grupo (grupo);

11 - 19: uma coisa boa, rolar um d6 criando X fichas de acordo com o resultado da rolagem ou ganhando X de vida ou comprando X cartas. Se for Conquista somente o jogador ganha, se for Grupo todos ganham.

20: Épico: Tutorar uma carta, uma mágica custará 0 de mana até o final do turno. Sempre coloque algo bom, mas lembre-se, apenas até o final do turno. Não queremos combar na 1 e vencer todos de uma única vez, né?

4 - Andando pela masmorra

Depois de revelado um cômodo ele fica disponível para todos os jogadores, e é decisão de cada jogador por quais cômodos ele irá caminhar, mas lembre-se: se você entrar num cômodo que ainda não foi, será necessário rolar os dados.

O criador da masmorra tem que pensa de uma forma que não irá massacrar seus oponentes e até mesmo destruir todos, mas também ter uma aventura. Lembre-se de que você provavelmente irá estar jogando com seus amigos. Tente manter o equilíbrio.

Fazendo o mapa

Para criar o mapa eu utilizei aquele papel quadriculado muito conhecido pelos jogadores de RPG. Primeiro fiz o desenho do mapa com lápis e depois passei uma caneta preta por cima para dar maior destaque ao texto das salas. Para não poluir muito o mapa eu numerei as salas e descrevi o que acontece em cada uma numa folha à parte.

Aqui segue o exemplo:

Nome da masmorra: Colecionador Louco de Elfos

Descrição da masmorra: Um antigo laboratório, escondido dentro de uma floresta. Hoje essa floresta não é mais habitada por seres inteligentes, mas em outrora foi o lar dos majestosos elfos. O que você encontrará nessa masmorra?

Image content of the Website

Sala 1

1: Você perde 1 ponto de vida

2-10: cria ficha de elfo 1/1, um oponente aleatório cria uma ficha de tesouro (conquista); cada jogador cria uma ficha de elfo e perde 1 ponto de vida (grupo).

11-19: role 1d6, você cria X elfos 1/1, onde X é o resultado da rolagem. (conquista e grupo)

20: Suas criaturas têm ímpeto e tem vira e geram uma mana de qualquer cor até o final do turno. (conquista e grupo)

Sala 2

1: Você descarta 1 carta.

2-10: Cria ficha de elfo 1/1, um oponente aleatório cria uma ficha de comida (conquista); cada jogador cria uma ficha de elfo 1/1 (grupo).

11-19: Ganhe vida igual ao número de criaturas que você controla. (conquista e grupo)

20: Compre duas cartas

Sala 3

1: Você sacrifica uma criatura não-elfo.

2-10: cria ficha de elfo 1/1, um oponente aleatório cria uma ficha de pista (conquista); cada jogador cria uma ficha de elfo 1/1 (grupo).

11-19: Todos criam uma ficha de comida (conquista e grupo)

20: Você ganha 2 de vida.

Sala 4

1: Compre uma carta e descarte uma carta aleatoriamente.

2-10: cria uma ficha de comida e um oponente aleatório cria uma ficha de comida (conquista) e cria uma ficha de elfo 1/1 e o restante cria uma ficha de pista (grupo)

Ad

11-19: Todos criam uma ficha de tesouro (conquista e grupo)

20: Você compra uma carta e devolve uma carta do cemitério para o topo do seu grimório.

Sala 5

1: Sacrifica uma criatura

2-10: Cria uma ficha de elfo 1/1 (que tem virá é adiciona uma verde) e um oponente aleatório faz o mesmo (conquista). Cria uma ficha de elfo 1/1 (que tem virá é adiciona uma verde) e cada um perde 1 de vida (grupo)

11-19: Cria uma ficha de elfo 1/1 (que tem vira a adiciona uma verde) para cada jogador (conquista e grupo)

20: Devolve duas cartas do cemitério para sua mão.

Sala 6

1: Perde 2 de vida.

2-10: Compre uma carta, um oponente aleatório também compra (conquista). Compre uma carta, os outros jogadores criam uma ficha de elfo 1/1 (grupo).

11-19: Todos ganham 1 ponto de vida para cada elfo que controlam (conquista e grupo).

20: Procure no seu grimório por uma carta de criatura e revele ela para todos.

Sala 7

1: Sacrifica 2 criaturas

2-10: Crie duas fichas de comida, um oponente aleatório faz o mesmo (conquista). Crie uma ficha de elfo 1/1 que tem sacrifique esta criatura e ganhe 1 ponto de vida (grupo)

11-19: Todos podem descer um terreno extra (conquista e grupo)

20: Procure por dois terrenos no seu grimório e coloque um deles em jogo e outro na sua mão.

Sala 8

1: Descartar duas cartas

2-10: Crie duas fichas de pista e outro jogador aleatório faz o mesmo (conquista). Crie duas fichas de elfos 1/1 com ímpeto, os outros jogadores criam uma ficha de elfo 1/1 (grupo)

11-19: Ganhe 2 pontos de vida e compre uma carta (conquista e grupo)

20: Compre 3 cartas

Sala 9

1: Sacrificar 2 terrenos

2-10: Crie duas fichas de tesouro e outro jogador aleatório faz o mesmo (conquista e grupo)

11-19: Cria uma ficha de comida, uma ficha de tesouro e uma ficha de pista (conquista e grupo)

20: Compre 2 cartas e você pode descer um terreno adicional nesse turno.

Sala 10

1: Descartar 3 cartas

2-10: Devolve 3 cartas do cemitério para o topo do grimório, um outro jogador a sua escolha faz o mesmo (conquista). Devolve 2 cartas de um jogador alvo do seu cemitério para o topo do seu grimório (grupo).

11-19: Cada jogador tritura 4 cartas e depois devolve duas para sua mão que estavam no seu cemitério (conquista e grupo)

20: Ganhe 3 pontos de vida e compre 1 carta.

Sala 11

1: Perder 3 de vida

2-10: Crie 4 fichas de tesouro e um oponente à sua escolha faz o mesmo (conquista). Crie duas fichas de tesouro e duas de comida, cada outro jogador cria uma ficha de comida e uma ficha de tesouro (grupo).

11-19: Todos criam 3 fichas de tesouro (conquista e grupo)

20: Dobre o poder de ataque de todas as suas criaturas.

Sala 12

1: Comprar 3 e descartar 3 aleatoriamente

2-10: Crie 5 fichas de comida e um oponente aleatório faz o mesmo (conquista). Cada jogador cria 4 fichas de elfos 1/1 (grupo)

11-19: Todos criam 5 fichas de elfos 1/1 com ímpeto até o final do turno (conquista e grupo)

20: Suas criaturas ganham vire essa criatura e ganhe 1 ponto de vida para cada carta em sua mão.

Ad

Sala 13

1: Descartar a mão e comprar a quantidade que tinha -3 cartas

2-10: Crie 5 fichas de tesouro e um oponente aleatório faz o mesmo (conquista). Crie 5 fichas de tesouro e cada outro jogador cria duas (grupo)

11-19: Crie 5 fichas de elfos 1/1 (conquista e grupo)

20: Suas criaturas não podem ser bloqueadas neste turno.

Sala 14 (Boss: essa sala trará a morte para todos)

1: No final do seu turno você perde 1 ponto de vida para cada elfo que controla. (conquista e grupo)

2-10: Sacrifique todos os elfos que você controla (conquista e grupo).

11-19: Seus pontos de vida se tornam igual ao número de criaturas que você controla

20: Suas criaturas ganham indestrutível e ímpeto até o final do turno.

Como fazer o mapa ficar escondido e ir sendo revelado aos poucos?

Durante todos esses anos jogando RPG a gente vai aprendendo vários truques, alguns por falta de grana e outros para tentar otimizar a vida de jogador. Um deles e fazer o mapa escondido. Você precisa de pasta transparente, aquelas que você usa para entregar um trabalho na escola. Você vai precisar de piloto preta que esteja boa, para conseguir fazer sombreamentos o bastante no mapa. A minha está bem ruim, já não usava ela tinha uns dois anos. Como vocês podem ver na foto, ficou um pouco precário, mas dá para entender a ideia.

Image content of the Website

Um outro jeito é usar uma folha de papel para ir revelando aos poucos a masmorra. Você terá que desenhar ela pensando nessa forma e inserindo os números das salas para ficar do melhor jeito possível no momento de revelar. Aqui a sua criatividade será seu limite.

Image content of the Website

Como ainda não estamos 100% seguros em relação à situação atual da pandemia, existe também a opção de você utilizar os sites ou programas para utilizados para RPG para fazer todo esse processo, como Roll20, RRPG Firecast e muitos outros.

No canal do discord da Cards Realmlink outside website estamos criando uma grupo para podermos discutir e compartilhar nossas masmorras. Me falem o que acharam lá ou aqui nos comentários!

Até o próximo artigo pessoal.