Magic: the Gathering

Deck Guide

Wrenn and Six e seu impacto no Legado

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma análise de Wrenn and Six e seu impacto no metagame do Legacy, bem como dos principais decks em que o novo Planeswalker vem jogando.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Uma análise de Wrenn and Six e seu impacto no metagame do Legacy, bem como dos principais decks em que o novo Planeswalker vem jogando.

Desde quando foi a anunciada, e até mesmo antes de começarem os spoilers, a coleção Modern Horizon causou um alvoroço em toda comunidade do jogo, em especial com o público do formato Modern, que era seu objetivo maior. E também com os amantes do bom e velho Legacy, que especulavam que staples do formato pudessem ser relançadas, e por consequência diminuírem de preço. Assim como, que as novas cartas lançadas pudessem trazer outros ares ao formato.

Ad

Dentre os cards revelados, um deles em especial chamou a atenção, Wrenn and Six:

Image content of the Website

Mas afinal, o que o novo Planeswalker tinha de tão excepcional, além de custar apenas 2 manas?

Primeiramente, seu +1 permite o desenvolvimento do plano jogo, uma vez que ao possibilitar que os lands no grave sejam jogados novamente, garante o land drop do turno, podendo inclusive abusar de uma base de mana mais gananciosa, uma vez que fica difícil ser cortado de uma cor em especial quando se tem acesso as fetchlands em todos os momentos, além de deixarem os cantrips mais eficientes.

Com seu +1 também é possível abusar de outros terrenos com habilidades especiais como Horizon Canopy, Blast Zone, Barbarian Ring, Bojuga Bog, lands com reciclar (uma vez que os lands vão para a mão, e não direto para o campo como no caso de outros cards como Crucible of Worlds e Ramunap Excavator, o que pode ser até uma vantagem, já que você não é obrigado a jogar o card naquele instante), e também, Wasteland. Este último em específco, permite uma outro linha de jogo, a de interromper o oponente. Wrenn and Six + Wasteland, é praticamente GG contra alguns decks. Somado a isso, ao usar sua primeira habilidade, após seu cast, ele não morre para Lightning Bolt, pelo menos não para 1. O que é bastante relevante, uma vez que com o lançamento de Dreadhorde Arcanist, os decks baseados em Delver of Secrets + Bolt, voltaram ao páreo, preenchendo a lacuna deixada pelo Grixis Delver com o ban do Deathrite Shaman.

Já, a sua habilidade de menos -1, é capaz de vencer diversas criaturas no formato como Thalia, Guardian of Thraben; Young Pyromancer e até mesmo um Delver of Secrets sem flipar, entre outras criaturas X/1 presentes em diversos decks como Death and Taxes, Maverick, Infect, Elves, entre outros. Não seria surpresa se o número destes decks no field diminuísse um pouco, dado já a existência de outros cards problemas, e que estão jogando na mesma shell de Wrenn and Six. Não bastasse somente isso, a habilidade também pode ser usada em outros PW, e até mesmo no oponente para finalizar a partida.

E por fim, seu ULT. dá a habilidade de retrace as spells no grave, o que é melhor do que recapitular, uma vez que os cards sempre continuaram a disposição para serem usados conforme necessário, já que diferente do recapitular não são exilados.

Dado tudo isto, as comparações começaram a surgir. Muito tem se falado que o novo PW é tão bom quanto o Deathrite Shaman, uma vez que permite tanto o desenvolvimento do jogo, como a interrupção do jogo do adversário. Da mesma forma, muitos especulam seu fim, como o do Shamanzinho, que acabou sendo banido por seu power level, e consequentemente pela sua influência no metagame.

Contudo, vale ressaltar algumas diferenças dos dois cards, enquanto o Shaman custava apenas 1 mana (B ou G), o novo PW tem o custo de duas manas (RG), o que faz com que ele seja um pouco restrito. Além disso, a pequena criaturinha era incrível em praticamente todos os jogos, e o mesmo já não se pode dizer de Wrenn and Six, que pode não fazer nada em algumas partidas, a exemplo de decks de Combo.

Ad

Dado toda esta conjuntura, vamos as listas em que o PW tem aparecido. A primeira delas é o Lands:

Loading icon

Neste caso, não é preciso explicar o porque o PW se encaixe tão bem no deck. Em uma composição de 36 ou mais lands, em que quase todos possuem habilidades especiais, Wrenn + Life from the Loam abre portas para interrupção do jogo do oponente, geração de card advantage, além de infinitas tentativas de colocar em jogo a Marit Lage, caso ela seja removida ou o Dark Depths quebrado.

Já o segundo deck, é um outro velho no formato, que andava inclusive fora dos holofotes, o RUG Delver, ou também conhecido como Canadian Threshold:

Loading icon

O RUG Delver visa atrapalhar o plano de jogo do oponente com cartas como Stifle + Wasteland + Daze, enquanto impõe pressão com Delver, Mangusto e/ou Tarmogoyf, apoiado pelos Bolts. Parece que o novo PW, foi feito para este deck, veio nas cores da shell do RUG, alimenta o Goyf, e melhora alguns matchs como Death and Taxes por exemplo. Recentemente, o deck nas mãos de Diego Ganev, levou o campeonato LEGACY UAI, o qual o report se encontra neste linklink outside website, sendo a deck list acima do próprio.

Além disso, alguns outros decks de Delver baseados no RUG, começaram a usar a quarta cor (B) no deck, para poderem abusar de cards como Thoughtseize, em especial contra combos, Plague Engineer (também lançado em MH) contra decks com True-Name Nemesis, e outras criaturas, claro. E para Abrupt Decay, afim de se livarem de Wrenn and Six opostos, Chalice of the Void, Counterbalance, e outros hates. Segue a lista de um 4Color Delver que ganhou um Legacy Challenge recentemente:

Loading icon

Estes são alguns dos principais decks com Wrenn and Six que vem se destacando, contudo algumas outras listas como Maverick, Aggro Loam, UBx Control, Prison Decks e UWx, vem encontrando espaço para o novo PW. Alguns destes podem ser vistos nas últimas listas de deckslink outside website que fizeram 5-0 no mol.

Por último, seguem algums hates (além dos comumente usados) para lidar com Wrenn and Six:

• Rest in Peace: além de inutilizar a primeira habilidade do PW e de quebra acabar com o bixão Tarmogoyf, deixa o Dreadhorde Arcanist, Snapcaster Mage e Loam, sem alvos. Além de atrapalhar decks de combos como Reanimate e Storm.

• Hydroblast: do mesmo modo, além de lidar com Wrenn and Six, é útil contra Young Pyromancer, Dreadhorde Arcanist, Blood Moon, Sneak Attack e outras permanetes e/ou mágicas vermelhas em geral.

• Celestial Purge: além de todas as permanentes vermelhas citadas acima, lida com permanentes na cor preta como Marit Lage, Liliana, the Last Hope, Dark Confidant etc.

• Spell Snare: embora não seja criatura, é o “bixo” papão dos cards CMC=2. É boa contra Wrenn, Goyf, Arcanist, Pyromancer, Snapcaster, Counterbalance, Hymn to Tourach, Thalia, Stoneforge Mystic, Baleful Strix, e afins.

• Pithing Needle: Consegue parar Wrenn e todos outros PW, além de outras habilidades de cards como Mother of Runes, Stoneforge, Umezawa’s Jitte, Walking Ballista, Knight of the Reliquary, entre outros.

Ad

Vale ressaltar também que se a tendência de usar Wrenn and Six em quase todos os decks se espalhar, decks como Mono Red Prison ou outros que fazem uso de Blood Moon, e até mesmo decks com Back to Basics, ganham mais força novamente, o que pode ser de certa forma uma contenção. Além disso, decks de combo como BG Depths apesar de serem de certa forma prejudicados, também acabam por ganhar já que para dar espaço ao Wrenn and Six, cartas como Liliana's Triumph/Diabolic Edict estão deixando os 60 principais, e ocupando 1 ou 2 slots nos 15 do sideboard. E também, decks de combos mais rápidos acabam ganhando um pouco, já que além de roubar slots de outros cards preciosos, o PW não faz nada contra este arquétipo no geral, como já comentado.

Diante de tudo isso, ficam as perguntas. Será que Wrenn and Six é tão broken quanto dizem? O metagame será distorcido? O PW será banido? Ainda é cedo para essas afirmações, porém ele já provou seu valor.

Image content of the Website