Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Agatha of the Vile Cauldron

, Comment regular icon0 comments

Nesta Deck Tech de Eldraine, trazemos Agatha of the Vile Cauldron, um deck baseado na ativação de habilidades de criaturas!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Uma das criaturas lendárias de Wilds of Eldrainelink outside website que me chamou atenção definitivamente foi Agatha of the Vile Cauldron.

Seu baixo custo somado a ser uma redutora de habilidades ativadas é interessantíssimo, ainda mais somado a criaturas que antes eram muito ruins no Commander e que hoje acharam sua casa com Agatha, como Valakut Invoker, por exemplo. Com isto em mente, um deck foi construído e agora é apresentado nesta Deck Tech!

Comandante e Mecânica

Ad

Agatha trabalha principalmente com criaturas de habilidades ativadas, mas também com cartas que aumentam seu poder para compensar o uso das habilidades de alto custo. Logo, cartas de buff também são muito bem-vindas, mas não estamos falando de Giant Growth ou derivados.

Loading icon

O que podemos usar na combinação de cores Gruul Magic Symbol R Magic Symbol G para aumentar Agatha, no caso deste deck, são marcadores +1/+1. Isso também facilita o uso de seu caldeirão, Agatha's Soul Cauldron.

Lista Agatha of the Vile Cauldron

Loading icon

O deck é baseado em criaturas, principalmente, obviamente com a maioria tendo habilidades ativadas, e as demais sendo recursão para conseguirmos desenvolver melhor o board, mana dorks, entre outros. A utilidade das criaturas é bem importante para nós.

Este deck consegue ganhar com dano de combate, mas temos algumas surpresas como finalizadores para alcançarmos a vitória.

Aceleradores

Ramps e Pedras

Loading icon

Temos o clássico pacote de ramps verdes: Cultivate, Kodama's Reach, Rampant Growth, Farseek, Nature's Lore e Three Visits. Esses três últimos em específico podem buscar os terrenos não-básicos Stomping Ground, Wooded Ridgeline, Sheltered Thicket, Cinder Glade e Highland Forest.

Loading icon

Para possibilidade de primeiros turnos mais rápidos, temos Sol Ring, Talisman of Impulse, Arcane Signet e Gruul Signet.

Mana Dorks e Outros Destaques

Loading icon

Birds of Paradise e Goblin Anarchomancer são bem diretos em sua função de ajudar em um começo de jogo. Junto deles, temos algumas criaturas que interagem com marcadores +1/+1: Kami of Whispered Hopes e Incubation Druid. Eventualmente ganharão marcador de algum jeito por conta do subtema do deck, e graças a isso podem ter um valor ainda maior em seu uso.

Loading icon

Funcionando com a comandante, usamos Frontier Guide, Leafkin Avenger, Magus of the Candelabra, Svella, Ice Shaper e Shaman of Forgotten Ways. Todos, com exceção de Svella, Ice Shaper e Frontier Guide, podem ser condições de vitória - Shaman of Forgotten Ways pode diminuir bastante a vida dos oponentes, isso caso não mate algum deles.

Magus of the Candelabra e Leafkin Avenger têm potencial de mana infinito com peças que serão mostradas posteriormente, e darei destaque para Leafkin Avenger, que tem uma condição de vitória embutida junto. Frontier Guide é um ótimo auxílio para ramp, e Svella, Ice Shaper não fica de fora, afinal, fazer pedras de mana por 2 ou 1 mana graças à Agatha só pode ser bom.

Ad

Loading icon

Habilidades Ativadas

Buffers

Loading icon

Toda e qualquer carta que aumente o poder da comandante é válida de ser comentada, já que qualquer 1 de poder a mais que Agatha tenha pode ser um diferencial no jogo. Temos algumas peças um pouco mais importantes, como Blackblade Reforged, Rancor e Raised by Giants.

As três tem o mesmo nível de importância, mas apenas Rancor se protege bem. Então é importante saber o momento certo de conjurá-las para evitar uma possível anulação.

Loading icon

Algumas fontes podem ser buffers pequenos, mas todo buff é um buff: Court of Garenbrig, Rhythm of the Wild, Invigorating Hot Spring e Tribute to the World Tree são encantamentos que se encaixam como uma luva em nossa construção.

Hardened Scales e Ozolith, the Shattered Spire auxiliam esses encantamentos ainda mais, com efeito semelhante ao de Kami of Whispered Hopes.

Loading icon

No que se diz respeito a criaturas, usamos Halana and Alena, Partners, Guardian Augmenter e Wildheart Invoker. Darei destaque para Guardian Augmenter, que em seu 2 em 1 protege Agatha enquanto ainda a fortalece.

As outras duas não ficam para trás: Halana and Alena, Partners fazem bom uso de sua habilidade, dando alvo em Agatha, e Wildheart Invoker pode ser outro possível finalizador.

Loading icon

Por fim, temos Domri, Anarch of Bolas, Kessig Wolf Run, Oran-Rief, the Vastwood e Agatha's Soul Cauldron.

Domri, Anarch of Bolas pode buffar pouco, mas seu efeito de lidar com anulações e sua possível remoção lhe tornam recursivo de todo jeito, e então selecionado para nossa lista. Kessig Wolf Run é uma ótima opção por pouca mana, e Oran-Rief, the Vastwood funciona muito bem com as cartas mencionadas anteriormente que aumentam marcadores +1/+1.

Nesta construção, Agatha's Soul Cauldron não é tão combocêntrico como imaginam - de fato é mais usado como um suporte, já que quase qualquer criatura do deck exilada nele será de bom uso nos jogos.

Loading icon

Finalizadores

Loading icon

Fora os já citados anteriormente, os Invokers de dano direto podem tanto finalizar aos poucos como finalizar com mana infinita, dando dano direto: Valakut Invoker, Bhaal's Invoker e Flamewave Invoker.

Etali, Primal Conqueror pode não finalizar de vez, mas sua versão flipada, Etali, Primal Sickness, tem potencial de tirar um oponente de vez.

Ad

Por último, ainda com o pensamento de mana infinita, Steel Hellkite pode, assim como Etali, Primal Sickness, ter uma vítima sob suas asas, e Hydra Broodmaster pode proporcionar infinitas hidras com poder o suficiente para tirar todos os jogadores em uma tacada só, considerando o Ímpeto e evasão do Atropelar da habilidade de Agatha.

Loading icon

Outras Criaturas Recursivas

Loading icon

Em construções com Verde, acho quase indispensável o uso de Eternal Witness e Timeless Witness, considerando seu valor em recuperação de recursos, além de deixar um corpo como bloqueador. Beast Whisperer é uma engrenagem de compra de cartas bem preciosa, já que o deck é baseado em criaturas, dando mais gás ao deck.

Loading icon

Captivating Crew pode até ser considerado um finalizador, caso algum oponente tenha uma criatura grande o suficiente para desempenhar este papel. Orthion, Hero of Lavabrink tem grandes alvos - tanto as irmãs Witness, quanto Etali, Primal Conqueror.

Gorilla Shaman é a staple de Pauper que pegamos emprestado para remover o que for necessário, sejam pedras de mana ou artefatos mais problemáticos. Por fim, Soul of New Phyrexia vai ser uma proteção magnífica levando em conta o tema do deck, e Soulbright Flamekin funciona quase que como um mana dork.

Loading icon

Possíveis Combos

Loading icon

Todos os combos usados rodam ao redor de Agatha, somadas a outras peças. As cartas mencionadas anteriormente que podem ser finalizadores tem esse potencial caso haja uma fonte de mana infinita, e podemos fazer isso de algumas maneiras, por exemplo: Spawnsire of Ulamog e Agatha com pelo menos 3 de poder.

Ativando a habilidade de Spawnsire of Ulamog por apenas uma mana incolor, cria-se 2 Eldrazi Spawn que, ao serem sacrificados, geram uma mana incolor, criando assim criaturas infinitas e mana incolor infinita. Caso Agatha's Soul Cauldron esteja em campo, é possível acabar o jogo com dano de combate infinito, com todas as criaturas Atropelando.

Loading icon

Outro jeito é a Agatha com algum mana dork com capacidade de gerar mais de 3 manas, e Umbral Mantle, flutuando sempre uma mana após ativar a habilidade de desvirar. Este combo também funciona com Magus of the Candelabra, caso Agatha tenha pelo menos 2 de poder.

Com ambos em campo seguindo as condições e Magus of the Candelabra equipado com Umbral Mantle, gere 3 manas com até 3 terrenos. Declarando o valor de X de Magus of the Candelabra para 3, sendo reduzido para 1 por conta de Agatha com poder 2, desvire 3 terrenos. Das três manas geradas, use 1 para ativar a habilidade de Umbral Mantle, também reduzida em 2 por conta de Agatha, desvirando Magus of the Candelabra. Para cada vez que fazer o processo, há mais uma mana flutuando, resultando em mana infinita.

Ad

Loading icon

Por fim, temos o combo de Agatha com pelo menos 7 de poder junto de Silvanus's Invoker e Gruul Turf. Gere Magic Symbol R Magic Symbol G com Gruul Turf. Por 1 mana à sua escolha, use a habilidade de Silvanus's Invoker para desvirar Gruul Turf. Repetindo o processo, sempre sobrará uma mana a sua escolha, resultando em mana infinita.

Loading icon

Interagindo com a Mesa

Respostas e Remoções

Loading icon

Como recursos defensivos na mesma linha, usamos Heroic Intervention e Silkguard. Apesar de Snakeskin Veil ser um pouco condicional, na própria mágica há como cumprir tal condição. Para remoções de permanentes que possam ser problemáticas, temos Beast Within, Chaos Warp e Krosan Grip.

Já para muitos problemas que sejam criaturas, temos Blasphemous Act. Caso o empecilho seja um ou mais artefatos, use Vandalblast.

Compra de Cartas e Afins

Loading icon

Para gerar valor em vantagem de cartas, temos Guardian Project, Rishkar's Expertise e Jeska's Will. Com criaturas grandes o suficiente, Rishkar's Expertise tem a capacidade de fornecer muitas cartas. Jeska's Will pode ser bem útil na geração de mana para ativarmos alguma habilidade relevante no momento, ou também para conjurar alguma das 3 cartas exiladas, se a comandante está em campo para o uso dos dois modos.

Guardian Project é quase indispensável em todo deck Commander com Verde, e por fim, temos Bala Ged Recovery com sua incrível versatilidade entre servir de mágica ou terreno.

Lista Agatha Budget

Loading icon

Temos uma lista que, apesar de budget, segue a mesma linha mostrada anteriormente. Existem diferenças sutis, que não impedem do deck funcionar com a mesma fluidez da qual foi construído.

Considerações Finais

Apesar de não ser o maior fã de decks combo, Agatha parece ser bem divertida quando engrenada, mesmo se não combar. Criaturas como os Invokers, que sempre tem custo de habilidades altíssimos, podendo serem finalmente usados graças à redução é divertido, afinal, quem espera algo de uma criatura comum que custa centavos? Fora todas as outras interações.

É uma pena não poder combinar Agatha of the Vile Cauldron com Zirda, the Dawnwaker, devido a sua combinação de cores.

Gostou do deck? Usaria outra linha? Colocaria mais combos? Compartilhe sua opinião sobre nos comentários!