Magic: the Gathering

Competitivo

Standard: 5 Novos Decks Com Duskmourn!

, Comment regular icon0 comments

Duskmourn já está entre nós, e no artigo de hoje traremos cinco novas listas para o formato Standard com a nova coleção!

Edit Article

Cinco Novos Decks com Duskmourn

Como já é tradição a cada nova coleção, elaborei cinco decks para o formato Standard utilizando as novas cartas de DSK. Dessa vez, focaremos em apresentar listas que sejam inéditas ou que no mínimo sejam bem diferentes das listas já consolidadas no formato e que acredito que terão uma boa chance de conquistar um espaço no metagame dos próximos dias, além de serem excelentes opções para teste nessa fase que se inicia no Standard.

Azorius Oculus

Loading icon

Ad

Abhorrent Oculus chamou a atenção durante os spoilers: uma criatura 5/5 com flying e alguma sinergia com cemitérios. Mas seu custo acaba sendo um tanto quanto restritivo, então me perguntei - como poderia abusar dessa criatura no Standard?

Loading icon

Esse deck é a maneira mais eficiente que encontrei de fazer isso, usando self-mill e Helping Hand como motor para extrair o máximo valor desse olho gigante voador.

Para colocar Oculus no cemitério, contamos com Fallaji Archaeologist e Picklock Prankster, além da nova The Tale of Tamiyo, que traz não só o self-mill como também uma recursão que é muito útil nessa build. O resto do deck são mágicas de interação para proteger sua estratégia. Reanime seus 5/5 e ataque para a vitória.

Rakdos Prowess

Loading icon

O Gruul Prowess é um dos decks do momento no formato e, pensando em como essa estratégia é sólida e inspirado por Undead Sprinter, que é minha criatura favorita da coleção, desenvolvi uma versão Rakdos do deck que ganha acesso às poderosas remoções da cor preta, além do bônus de utilizar Callous Sell-Sword - que têm feito algum sucesso no Pioneer em uma estratégia semelhante a essa.

Loading icon

A grande vantagem dessa versão é poder remover ameaças e bloqueadores incômodos mais efetivamente, além de ter uma criatura recursiva com Sprinter, que pode causar bastante estrago com seu trample. Sell-Sword adiciona um elemento surpresa a essa versão, permitindo que você finalize o jogo do nada, além de também se beneficiar da morte de outras criaturas em jogo.

A base de mana fica mais sólida com as novas Verge Lands. Blazemire Verge é capaz de gerar Magic Symbol B naturalmente e se você controlar uma montanha poderá gerar Magic Symbol R. Além disso, um terreno dual que entra em pé é excelente para um deck que precisa de uma base de mana rápida para extrair o máximo de suas mágicas.

Com a cor preta, o deck também ganha acesso à disrupção, o que pode ser muito útil nessa build. O verde dá ao Gruul cartas de proteção como Snakeskin Veil, e o preto fornece ao Rakdos algo semelhante na forma de Duress.

Mono-White Humans

Loading icon

Humans é um dos arquétipos que mais me deixou animado para testar. DSK traz duas criaturas para esse deck que podem colocá-lo novamente no radar.

Veteran Survivor e Reluctant Role Model são o centro dessa build, ambos com a habilidade de Survival, que pode conceder benefícios quando certas condições são cumpridas. Veteran pode se tornar uma criatura 5/4 com hexproof e Role Model pode receber marcadores +1/+1, lifelink ou flying.

Para explorar ainda mais essas duas criaturas, o deck fará uso de outras criaturas poderosas que podem gerar uma boa sinergia, como Warden of the Inner Sky, Knight-Errant of Eos e a nova The Wandering Rescuer, todos capazes de habilitar o survival e gerar valor duplo.

Loading icon

Ad

Azorius Auras

Loading icon

Com a chegada de Ethereal Armor ao formato, uma nova versão de Auras se torna possível. Nessa build temos acesso não só a criaturas e auras poderosas, como também interações efetivas que combinam o melhor que as cores Azorius podem oferecer.

Loading icon

Veteran Survivor é, sem dúvidas, uma das criaturas mais divertidas dessa coleção - e por ser um potencial com hexproof, não poderíamos deixá-lo de fora dessa lista, além de ser um grave hate.

Optimistic Scavenger pode transformar qualquer criatura em uma ameaça, mesmo que você não esteja colocando as auras nela, o que ajuda a extrair mais valor das auras e impor um clock mais efetivo no oponente. Silent Hallcreeper também é bem interessante nessa build, possuindo evasão e três habilidades que o tornam uma ameaça efetiva.

Loading icon

As auras tem um papel fundamental nesse arquétipo. Shardmage’s Rescue é uma proteção em forma de aura que pode ser jogada em instant speed e Sheltered by Ghosts atua da mesma forma, oferecendo não só a proteção, como também removendo uma permanente do oponente e garantindo lifelink à criatura encantada.

O grande diferencial desse deck é que as criaturas têm o potencial de se tornar ameaças poderosas sem a necessidade de gerar um megazord como normalmente ocorre nos decks que focam em auras e o plano de sideboard foca unicamente em proteger o seu plano de jogo, o que pode favorecer bastante esse deck mesmo contra decks cheios de remoções.

Abzan Survival

Loading icon

A mecânica de survival me pareceu uma das novidades mais interessantes de DSK, permitindo que você possa explorar maneiras de abusar dos benefícios que essa habilidade proporciona através de suas criaturas. Por essa razão resolvi montar uma build toda focada nessa mecânica, trazendo os já mencionados Veteran Survivor e Reluctant Role Model, além de Kona, Rescue Beastie, que é capaz de gerar um valor absurdo na build certa.

Loading icon

A ideia aqui é explorar maneiras de abusar do survival das criaturas para acelerar suas habilidades, como no caso de Veteran Survivor, ou gerar valor extra com Kona.

Para isso, contamos com alguns mecanismos que permitem virar as criaturas antes mesmo que elas ataquem, como a mecânica de saddle, presente em Caustic Bronco, que possibilita virar suas criaturas para habilitar o survival. Além disso, a lista conta com Coordinated Clobbering, que vira suas criaturas para causar dano baseado em seus poderes combinados em outra criatura pelo custo de Magic Symbol G, o que é bem útil nessa build.

A interação mais legal aqui é virar Kona para que na segunda main phase você possa colocar uma Atraxa, Grand Unifier na mesa de graça.

Considerações Finais

Duskmourn traz mecânicas interessantes e acrescenta mais novidades ao Standard. Gosto do caminho que o formato vêm tomando e estou ansioso para ver onde pode chegar.

Ad

Aqui eu finalizo mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima.