Magic: the Gathering

Review

Historic: Melhores Cartas de Modern Horizons 3

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje irei mergulhar na nova coleção de Magic: the Gathering, Modern Horizons 3, que chegará também ao Arena com a promessa de balançar o formato Histórico.

Edit Article

Introdução

Modern Horizons 3link outside website chega ao Magic Arena trazendo todo o poderio dessa coleção para os formatos eternos exclusivos da plataforma. O Historic será bastante afetado por essa coleção, e neste artigo irei analisar as melhores cartas de MH3 para esse formato exclusivo.

Destaques de MH3 para o Historic

Loading icon

Uma remoção tão poderosa e que chega ao formato sem o suporte das fetchlands, mas ainda sim pode ver jogo nos decks de três ou quatro cores, mesmo que estes não sejam tão populares.

Ad

Seu efeito de exilar permanentemente qualquer permanente não terreno é o que torna essa carta tão excepcional.

Loading icon

Outra carta extremamente impactante e que pode ver jogo em praticamente qualquer deck, sendo capaz de lidar com criaturas grandes. Mono-Green é um dos decks que pode mais se beneficiar de Dismember, principalmente pelo fato de não possuir formas efetivas de interagir com as ameaças do oponente. Por outro lado, a perda de vida pode ser ruim contra decks mais agressivos.

Loading icon

Mardu Reanimator ganha um upgrade bem interessante com Persist, trazendo mais consistência ao arquétipo. Porém, é difícil dizer se isso será suficiente para que o deck possa se tornar um real competidor no novo metagame, tendo em vista que ele é bem frágil contra hate de cemitério e a adição desta nova carta pode intensificar isso.

Loading icon

A mecânica de energias terá um payoff bem interessante com esse dinossauro, jogando ao lado de cartas de suporte à mecânica como Attune with Aether e Tune the Narrative, que também estão na coleção.

Um Amped Raptor no turno 2 com marcadores de energia suficientes pode colocar na mesa um The One Ring, Minsc & Boo, Timeless Heroes ou Oko, Thief of Crowns.

Galvanic Discharge é outra excelente carta para um deck focado em energia, já que pode atuar não só como remoção, mas também como uma espécie de Dark Ritual de energia.

Loading icon

Elfos não é um dos arquétipos mais populares do formato, mas ainda sim acredito que essa é uma boa adição para o deck, permitindo que você possa utilizar as quantidades massivas de mana que essas criaturas podem gerar juntas para conjurar ainda mais criaturas do topo do seu deck. Além disso, qualquer deck verde de criaturas ou que utilizem Chord of Calling podem se benefeciar de Eladamri, Korvecdal.

Sua segunda habilidade, que permite colocar uma criatura na mesa direto da mão ou do topo do deck, é outro fator que faz essa carta chamar atenção.

Loading icon

Ainda falando de elfos, temos a adição importantíssima de Priest of Titania para o arquétipo, podendo jogar ao lado de Elvish Archdruid e trazer ainda mais sinergia.

Loading icon

Wrath of the Skies basicamente destrói qualquer deck de aggro como Izzet Wizards, Elfos ou Hammer Time, além de ser outra carta que pode importar em decks de energia que venham a surgir no formato. A capacidade de poder destruir artefatos e encantamentos, além de criaturas, torna essa carta ainda mais interessante, principalmente para decks control.

Loading icon

MH3 também trará um ciclo de criaturas que se transformam em planeswalkers. Dentre eles, podemos destacar Grist, Voracious Larva, uma carta que muito provavelmente verá jogo no Yawgmoth e pode ser encaixado em qualquer estratégia de cemitério.

Suas habilidades são extremamente relevantes, podendo alimentar o cemitério enquanto protege o planeswalker, destruir encantamentos e artefatos e uma ultimate que pode impactar qualquer jogo.

Ad

Loading icon

Sacrifício e tesouros juntos em uma única habilidade é sempre algo interessante, mais ainda considerando que essa criatura é um goblin. Warren Soultrader pode jogar ao lado de Skirk Prospector como mais uma opção para gerar mana e acelerar um Muxus, Goblin Grandee, tornando o deck de Goblins mais consistente.

Loading icon

Uma das cartas mais absurdas da coleção, permitindo que você possa acelerar a curva de mana e conjurar mágicas poderosas muito mais cedo. A própria coleção trará várias cartas que possibilitam Ugin’s Labyrinth turno 1, além de payoffs como os novos Titãs Eldrazi.

Loading icon

Loading icon

E já que falamos de lands poderosas, não poderia deixar de falar dessa criatura. Com Nykthos, Shrine to Nyx sendo uma staple do formato e Ugin’s Labyrinth chegando com a promessa de balançar o metagame, não é difícil que White Orchid Phantom possa ver jogo, sendo um bom drop 2 e que ainda pode atuar como resposta a essas lands.

Todos os três titãs podem habilitar Labyrinth, além de servirem como ótimas bombas para serem conjuradas mais a frente no jogo. Acredito que a nova land possa servir como peça central de um novo deck ramp no formato focado nas bombas incolores.

Loading icon

Uma adição interessante ao histórico que possibilita alguns combos interessantes. Você pode usar Basking Broodscale em conjunto com Rosie Cotton of South Lane para criar um loop infinito de fichas, marcadores e mana. Outra carta interessante que pode interagir com Broodscale é Heliod, Sun-Crowned, que também possibilita o loop em conjunto com Soul Warden.

Considerações Finais

Modern Horizons 3 chega ao Magic Arena prometendo balançar o formato Histórico e vale lembrar que a coleção já chegou com cartas previamente banidas. Várias cartas como Grief, Harbinger of the Seas, Flare of Denial, entre outras foram previamente banidas por serem poderosas demais ou difíceis demais de lidar no formato.

Ainda há muitas outras cartas a serem exploradas no historic de MH3. Resta agora aguardar as próximas semanas e ver como o formato irá se comportar.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões e/ou críticas nos comentários e tentarei responder todos. Até a próxima!