Magic: the Gathering

Review

Eldraine: O que aconteceu até aqui e como chegamos em Wilds of Eldraine

, Comment regular icon0 comments

Quer saber sobre a história de Eldraine? Confira essa retrospectiva com um resumo da história do plano e prepare-se para Wilds of Eldraine!

Writer image

审核人 Tabata Marques

Edit Article

... e viveram felizes para sempre.

Em Eldraine, esse momento ainda não chegou.

Um dos lançamentos mais aguardados de 2023 nos levará de volta ao plano no qual contos de fadas são reais – e bastante letais. A coleção Wilds of Eldrainelink outside website está chegando, e, com ela, teremos o primeiro vislumbre de lore após os acontecimentos da Invasão de Nova Phyrexia no Multiverso.

Contudo, antes de teorizar sobre o que está por vir, temos que olhar para o passado. Neste artigo, vamos resumir alguns dos principais acontecimentos da lore em Throne of Eldraine.

Ad

E como não pode faltar nas histórias dos contos de fada, esse começa com um “era uma vez...”

Era uma vez: Throne of Eldraine

Imagine um mundo com seres mágicos, castelos, cavaleiros, bruxas e até mesmo biscoitos de gengibre que ganharam vida protagonizando histórias que só seriam vistas em contos de fada.

Esse é o mundo de Eldraine, um plano no qual as histórias dos livros infantis são reais, mas não se engane achando que tudo fica no lado “infantil”: aqui, as bruxas são capazes de matar os próprios filhos, e nem sempre os reis e rainhas têm seus finais felizes.

Durante anos, o Reino foi dominado por elfos que, segundo os humanos, eram arrogantes, orgulhosos, vaidosos e cruéis, que viviam com a ideia que os fracos demais para se defender deveriam se ajoelhar diante dos mais fortes e implorar por proteção. Foi um período sombrio, quando humanos serviam como escravos para os elfos.

Até que a humanidade juntou forças o suficiente para se rebelar e com sucesso derrubar os Lordes que os dominaram por tantos anos. Após a batalha, foram criadas as cinco cortes cavalheirescas, cada uma com afinidade por uma das cores de mana.

São elas:

Ardenvale Magic Symbol w - Governada pelo Grande Rei, Algenus Kenrith, e sua Rainha, Linden Kenrith, é o lar do The Circle of Loyalty (um círculo feito de chama branca e brilhante no qual os cavaleiros entram para provar sua lealdade). Sua virtude é a Lealdade.

Loading icon

Vantress Magic Symbol u- Liderado pelo arquimago Gadwick, é o lar de Indrelon, conhecido como The Magic Mirror, um artefato lendário capaz de responder qualquer pergunta em troca de um bom segredo (que é também uma referência ao espelho da história da Branca de Neve). Sua virtude é o Conhecimento.

Loading icon

Locthwain Magic Symbol b - Governado pela elfa Rainha Ayara, foi o lar do The Cauldron of Eternity, um artefato capaz de ressuscitar aqueles que considera dignos. Sua virtude é a Persistência.

Loading icon

Embereth Magic Symbol r - Governado por um conselho, é o local onde acontece o grande torneio de cavaleiros, e no qual armas mágicas como a Embercleave podem ser fortalecidas. Sua virtude é a Coragem.

Loading icon

Garenbrig Magic Symbol g - Governando pelo gigante Rei Yorvo, é o lar de The Great Henge, um portal que é usado para viajar entre diferentes locais do plano. Sua virtude é a Força.

Loading icon

Após a queda, muitos elfos saíram de Locthwain e se abrigaram nas Terras Selvagens, onde poderiam viver com mais liberdade e manter hábitos proibidos pelo Reino, como a Caçada Selvagem, sob o governo do Conselho dos Druidas.

Para manter o equilíbrio, o Grande Rei e a Grande Rainha são escolhidos após conquistarem o reconhecimento como cavaleiros das cinco cortes e completarem as etapas da Grande Missão da Fera das Demandas. Em Eldraine, qualquer pessoa, independente do gênero, pode ganhar o título de Syr.

Contudo, os predecessores de Algenus e Linden usaram seu poder de forma mesquinha para favorecer aqueles que eram próximos, indo contra as virtudes que deveriam defender. Isso permitiu que os habitantes das Terras Selvagens - ou selva - agissem com maior liberdade, e que uma magia desagradável fosse liberada.

Ad

Algenus completou a missão e se tornou conhecido como Grande Rei Kenrith, enquanto Liden se casou com ele e se tornou sua rainha, além de mãe adotiva dos gêmeos Will e Rowan. O casal não fala muito sobre a mãe biológica dos gêmeos, mas sabe-se que ela foi morta nas Terras Selvagens.

Imagem da carta "Happily Ever After
Imagem da carta "Happily Ever After"

Oko e Garruk

Sem saber nada sobre o plano para o qual viajou, o planeswalker Oko estava aproveitando a agradável paisagem quando percebeu a presença assustadora de Garruk, que sofria pela maldição jogada por Liliana, com um edro preso em seu corpo.

Loading icon

Sabendo que seria impossível vencer o caçador em uma luta, Oko o imobilizou e depois o hipnotizou para que Garruk atendesse a todos os seus pedidos e fosse um leal guarda-costas que o protegeria de qualquer perigo.

Para Oko, Garruk era Cão. Para Garruk, Oko era Mestre.

Rowan e Will

Sendo os filhos mais velhos do Grande Rei e da Rainha, os gêmeos Will e Rowan não tinham grandes privilégios e a justificativa era simples: não deviam fazer nada que fosse contra as virtudes que os Kenriths defendiam.

Na verdade, a vida deles era tão cheia de regras e limitações que ambos ansiavam avidamente pelo momento em que completariam 18 anos para enfim se libertar de parte daquelas amarras.

Imagem da carta "The Royal Scions
Imagem da carta "The Royal Scions"

Mesmo faltando apenas meses para a maioridade, eles conseguiram uma pequena oportunidade para começar a viver suas próprias aventuras épicas: trabalhar como ajudantes na carroça de bagagens da comitiva que acompanharia o Grande Rei na Grande Procissão. Contudo, eles perderam o horário para sair com a comitiva e ainda ouviram um sermão da Rainha Linden sobre seus privilégios.

Mas, sendo jovens ávidos por aventura e levemente irresponsáveis, eles decidiram sair escondidos atrás da comitiva real. Para isso, estavam dispostos a encarar a selva e seus perigos.

Imagem da carta "Fable Passage
Imagem da carta "Fable Passage"

As Terras Selvagens fizeram jus aos rumores, e, pouco tempo após entrarem no local, os gêmeos tiveram que enfrentar um grande grupo de barretes vermelhos – como são conhecidos os goblins de Eldraine – e se viram em situação de grande desvantagem numérica.

Loading icon

Por sorte, nessa hora Garruk chegou para ajudá-los e afugentou os barretes. Oko, é claro, não estava longe do caçador e aproveitou a ingenuidade de Rowan para colher informações sobre aquele plano.

Sem perceber, a jovem contou a ele tudo que gostaria de saber, e não pode deixar de ser encantar com a voz agradável e a aparência exótica do planeswalker. Enquanto isso, Will observava a situação com cautela, e tentava sem sucesso falar com o enfeitiçado Garruk.

Ad

O grupo não passou muito tempo junto, e logo conseguiram alcançar a caravana real. Não sabiam, mas naquela noite Oko iria assumir a aparência de alguém próximo do Rei Kenrith para transformá-lo em um cervo.

Imagem da carta "Kenrith's Transformation
Imagem da carta "Kenrith's Transformation"

Além disso, Oko enfeitiçou os gêmeos para que se esquecessem daquele encontro e de tudo que tinham compartilhado com o fey.

Três meses depois, as coisas estavam muito complicadas e ruins em todo Reino com a autoridade da Rainha Linden sendo constantemente questionada, criaturas das Terras Selvagens atacando vilas de todas as cinco cortes e a falta de pistas na busca pelo Grande Rei.

Imagem da carta "Linden, the Steadfast Queen
Imagem da carta "Linden, the Steadfast Queen"

Os gêmeos, agora com 18 anos, resolveram sair em sua primeira grande missão para buscar por seu pai. Para isso, eles reuniram um grupo e se aventuraram através das cortes, buscando pistas e respostas.

Primeiro foram para Vantress, onde Will entregou um segredo que nem mesmo Indrelon sabia: com seu gelo, ele era capaz de criar um “espelho” que mostrava imagens de lugares que não eram parte de Eldraine, pelo menos não da que ele conhecia. Em troca, ele recebeu uma visão: um cervo entre dois obeliscos ao amanhecer do Solstício de Inverno.

Imagem da carta "Unexplained Vision
Imagem da carta "Unexplained Vision"

O único problema dessa visão é que a data do Solstício estava próxima, e o local ficava nas Terras Selvagens. Por isso, o grupo foi até Garenbrig solicitar a ajudar do Rei Yorvo para viajar com o teleporte do Grande Círculo.

A contragosto, o gigante aceitou ajudá-los, e avisou que, se não retornassem em até no máximo um ano e um dia, quando o portal se abriria novamente, seriam dados como desaparecidos.

Imagem da carta "Yorvo, Lord of Garenbrig
Imagem da carta "Yorvo, Lord of Garenbrig"

O aviso do Rei pesou em suas mentes, pois agora a missão parecia mais séria. Sem ter como retroceder, o grupo passou pelo portal e logo que chegaram às Terras Selvagens foram atacados.

Por sorte, conseguiram avistar o cervo da visão, que atravessou uma ponte de obsidiana e foi para as ruínas da antiga cidade esquecida dos elfos. Ao seguir o animal, os gêmeos acidentalmente encontraram o Círculo dos Druidas em sua reunião.

De um lado, parte do grupo parecia ouvir e compartilhar das ideias de um estranho misterioso que incitava os não-humanos a se rebelarem contra as cinco cortes. Do outro, a Rainha Ayara argumentava a favor do equilíbrio e da ordem.

Imagem da carta "Ayara, First of Locthwain
Imagem da carta "Ayara, First of Locthwain"

Ad

Após algum tempo cavalgando e teorizando sobre o que escutaram, Will e Rowan escutaram uma voz chamar por seus nomes e perceberam que conheciam o estranho misterioso que falava com o Círculo: é Oko, que está curioso sobre a presença da dupla na selva e discursa sobre sua missão para que os habitantes daquele lugar abracem sua liberdade sem se importar com as regras do Reino.

O restante do grupo os alcança e um pequeno confronto começa, que acaba com parte do grupo aprisionada em um anel e Garruk capturando o cervo. Só nesse momento Rowan percebe o plano de Oko.

Aquele cervo é seu pai, e o planeswalker está levando-o para a Caçada Selvagem, que vai matá-lo e começar uma enorme guerra entre os membros das cortes e os não-humanos.

Imagem variante da carta "Oko, Thief of Crowns
Imagem variante da carta "Oko, Thief of Crowns"

Mesmo aprisionado no anel, Will consegue se comunicar com Garruk, cria um vínculo com o caçador ao ouvir sobre seu passado, e decide ajudá-lo como pode com a questão do edro.

O grupo tem sucesso em ajudar Garruk e logo a força de vontade é devolvida para o planeswalker, que consegue libertar os prisioneiros do anel. Infelizmente, isso também faz com que a maldição jogada nele volte com força total, e os animais a seu redor são corrompidos antes que ele vá atrás de Oko para se vingar.

Imagem variante da carta "Garruk, Cursed Huntsman
Imagem variante da carta "Garruk, Cursed Huntsman"

O grupo se separa e parte volta pelo portal para avisar a Rainha Linden sobre o que está acontecendo, enquanto Rowan e Will seguem para o local onde a Caçada Selvagem irá começar.

Elfos montados em bestas, felinos, quimeras e diversos outros animais gigantes ocupam o espaço, prontos para cavalgar a noite inteira e capturar as presas que serão sacrificadas ao amanhecer. Os elfos acreditam que o sangue derramado na floresta durante o Solstício de Inverno é capaz de afastar a própria morte, e o sangue do Grande Rei seria o mais poderoso para ofertar.

Imagem da carta "Wildborn Preserver
Imagem da carta "Wildborn Preserver"

Garruk então é dominado pela maldição, e atacado no rio por um ser de quatro braços e tentáculos, até que começa a se afogar. Will consegue alcançá-lo, mas o corpo do planeswalker é pesado demais para que ele arraste até um local seguro.

Mesmo assim, o jovem Kenrith continua tentando. Seu ato de persistência invoca o Caldeirão da Eternidade, e Will não perde a oportunidade ao pôr o corpo de Garruk no artefato. Na mesma hora, a maldição do véu que o perseguia se dissipa e Garruk volta a ser livre.

Para agradecer, Garruk se une aos gêmeos e juntos eles partem na selva em busca da caçada selvagem. Para isso, vão até o casebre de uma bruxa em um canto isolado e abandonado.

Imagem da carta "Witch's Cottage
Imagem da carta "Witch's Cottage"

Ad

Ali se deparam com uma imagem que os perturba: um balde com um crânio humano perfurado por uma espada de missão onde seriam os olhos.

Mesmo em menor número e com chances bem baixas, eles tentam impedir a morte do cervo. Para sua sorte, o reforço chega quando a Rainha Linden aparece com uma série de cavaleiros montados em grifos. Uma intensa batalha entre cavaleiros e selvagens iniciou-se.

O confronto chega ao fim quando a Rainha Ayara dispara uma flecha certeira e causa um ferimento mortal no cervo. Porém, aquela não era a verdadeira Ayara; logo Oko se revela diante de todos para reivindicar seu momento de glória.

Garruk aproveita a oportunidade para capturá-lo, e está pronto para matar o fey, quando Rowan implora para que ele não o mate e permita que a justiça do Ardenvale possa julgá-lo por seus crimes.

Em meio a confusão, Oko aproveita para escapar se transformando em diversos animais diferentes. Antes de transplanar, ele diz que está em dívida com Rowan e odeia isso, mas sabe que não a verá novamente e não terá que pagar.

Imagem da carta "Oko's Hospitality
Imagem da carta "Oko's Hospitality"

Os elfos reivindicam a presa e provam o sangue do cervo moribundo antes de fugir do local.

Reunidos ao redor do cervo, os humanos observam enquanto lentamente ele assume a forma do Grande Rei. A Rainha Linden então revela que aquele casebre é o local no qual os gêmeos nasceram, pois pertenceu à mãe biológica deles.

Essa mulher era uma bruxa, que enfeitiçou o Algenus com uma poção do amor, roubou a memória e o coração dele antes que se tornasse o Grande Rei e, um ano depois, deu à luz a Will e Rowan.

Contudo, a bruxa não era uma mãe amável e, assim que deu à luz, matou os gêmeos para que o sangue inocente deles pudesse criar um elixir que aumentasse a sua longevidade.

Imagem da carta "Tempting Witch
Imagem da carta "Tempting Witch"

Então, Linden contou sobre como estava disposta a largar tudo para encontrar, mesmo que fossem apenas os restos mortais de Algenus, durante a Grande Missão. Porém, o que encontrou foi o homem que amava, carregando baldes cheios de sangue e sem reconhecê-la. Ela o beijou e, graças ao amor verdadeiro, quebrou o feitiço que a bruxa havia lançado.

Algenus contou a ela que o plano da bruxa era transformar o poço em sua fonte da imortalidade particular e para isso a mulher usaria o sangue inocente dos filhos que havia dado à luz.

Consumido pela raiva e pela consciência de ter sido vítima de uma bruxa cruel, Algenus a matou e jogou sua própria espada no poço, alojada no crânio sem vida daquela mulher.

Enquanto isso, Linden usou a magia dada pela Fera das Demandas, contida na espada da missão, para ressuscitar os gêmeos. Ela abriu mão do próprio direito de seguir na Grande Missão para conquistar o título de Grande Rainha. A vergonha e a raiva motivaram Kenrith a sair pela floresta completando as missões até conquistar o título de Grande Rei.

Ad

Imagem da carta "Castle Ardenvale
Imagem da carta "Castle Ardenvale"

Vendo o corpo sem vida do homem que ama e que passou os últimos meses desaparecido, a Rainha Linden pegou a espada que tantos anos atrás ele havia jogado no poço e novamente usou a magia dela para ressuscitar outra pessoa.

Chocados e traumatizados pelas últimas revelações, os sentimentos dos gêmeos afloraram e a centelha compartilhada deles acendeu pela primeira vez, levando-os para outro plano.

Garruk tranquiliza os monarcas, afirmando que os gêmeos estão bem e que pagará sua dívida com eles encontrando e protegendo os dois.

Imagem variante da carta "The Royal Scions
Imagem variante da carta "The Royal Scions"

Wilds of Eldraine

Durante a MagicCon Barcelona, tivemos os primeiros vislumbres da nova coleção que se passa no plano de Eldraine.

Essa é a primeira vez que vamos espiar o Multiverso após a Invasão de Nova Phyrexia e vamos ver quais as suas consequências no plano. Além disso, com Rowan e Will conhecemos Eldraine pela visão dos que moram em castelos, e com Wilds of Eldraine conheceremos o plano daqueles que vivem nas Terras Selvagens.

Durante a invasão, uma maldição conhecida como Wicked Slumber caiu sobre o plano para colocar as forças phyrexianas em um inofensivo sono profundo – algo bem semelhante à Bela Adormecida. Contudo, essa maldição saiu do controle e agora o povo de Eldraine está adormecendo também.

A maldição foi colocada por Talion, the Kindly Lord, o governante das fadas, e três irmãs bruxas para proteger Eldraine, mas, agora que ela está descontrolada, chamou a atenção de Ashiok, que viajou até o plano.

Imagem da carta "Talion, the Kindly Lord
Imagem da carta "Talion, the Kindly Lord"

Infelizmente, durante a invasão o Grande Rei e a Rainha faleceram e os gêmeos perderam suas faíscas, sendo deixados para manter o Reino – algo que pode levar a tensão entre eles aos limites.

Imagem da carta "The Kenriths' Royal Funeral
Imagem da carta "The Kenriths' Royal Funeral"

Enquanto isso, uma força antiga nas profundezas da selva chama por um jovem meio-fada que ainda não sabe o que é ser um herói.

Será que a magia de um beijo de amor verdadeiro e cavaleiros honrados serão o suficiente para o novo desafio que se aproxima?