Magic: the Gathering

Card Highlight

Spoiler Destaque: Kitsa, Otterball Elite, de Bloomburrow!

, Comment regular icon0 comments

Criaturas que representam pressão no oponente ao mesmo tempo que geram recursos costumam ser bem-vindas no Legacy. Kitsa, Otterball Elite é a mais nova adição a esse time e procura um lugar para brilhar!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Olá, meus amigos do Legacy! Vamos lá para mais um destaque de M... (o que, não é Modern Horizons? Bloomburrow? Mas já? Não acabaram de lançar MH3? Ok, ok)… Bloomburrowlink outside website! Piadinhas à parte, já estamos em temporada de Spoilers e destaques da edição que vai trazer um verdadeiro zoológico de bichos fofinhos para o Magic e vamos ver uma carta que acho que tem potencial para aparecer no Legacy.

Image content of the Website

Ad

Mas antes de discutir um potencial lar para Kitsa, precisamos discutir um pouco de contexto e história no formato.

Sobre Tempo e Legado

Provavelmente o arquétipo que há mais tempo vem se mantendo no topo do formato é aquele baseado na estrutura de Brainstorm + Ponder + Daze + Force of Will + Wasteland e criaturas de baixo custo para ir punindo o oponente que não consegue atravessar essa barreira de ganho de Tempo oferecida por essas cartas. No início, o deck era conhecido por Canadian Threshold e a dupla dinâmica para amassar a cara do oponente era composta por Nimble Mongoose e Werebear.

Posteriormente, Tarmogoyf assumiu o posto de principal agressor, mas foi com a chegada de Innistrad que o arquétipo ganhou o nome pelo qual é conhecido até hoje: Delver of Secrets, ou para os amigos, apenas Delver.

Eu já comentei em artigos anteriores que o deck já passou por várias iterações ao longo dos anos, mas a estrutura citada acima sempre permaneceu: tivemos o auge da versão Simic com Deathrite Shaman, da Esper com Lurrus of the Dream-Den, da Temur, com Wrenn and Six e depois com Oko, Thief of Crowns, da Izzet com Dreadhorde Arcanist, Ragavan, Nimble Pilferer e Expressive Iteration. Curiosamente (definitivamente não se trata de nenhuma coincidência), todas as cartas que eu citei encontram-se atualmente na lista de banidas do Legacy.

Loading icon

Mas um movimento que já vem acontecendo faz algum tempo no deck é o abandono de criaturas boas apenas pelo custo-benefício na relação entre valor de mana e atributos – perdem espaço criaturas como Tarmogoyf e até mesmo o Delver of Secrets – em troca de criaturas que ofereçam não só pressão como também gerem valor – Dragon’s Rage Channeler, Questing Druid e, mais recentemente, Psychic Frog.

Se olharmos para o histórico, veremos que esse perfil de carta acaba sendo forte candidato a ir para a lista de banimento quando o arquétipo sai de controle. E que para ter chance de jogar nesse arquétipo, qualquer nova carta tem que unir, a um baixo custo, esse mix de impor pressão e ainda gerar valor.

Então vamos ver como Kitsa se encaixa.

A Bola é Minha!

No momento atual do Legacy, é difícil concorrer com Psychic Frog, mas Kitsa, Otterball Elite oferece uma alternativa para as listas que não têm acesso à mana Preta. A primeira coisa que (sempre) vem a mente, é que se trata de uma carta Azul e, portanto, já oferece a alternativa de pagar o custo alternativo de Force of Will.

Depois, é que por ter Prowess em um deck cheio de mágicas de custo baixo, boa parte das quais compram mais cartas, é que Kitsa pode bater bem forte sem muito esforço e por ter Vigilância, pode tanto cumprir atribuições defensivas quanto utilizar suas habilidades ativadas sem deixar de se manter na ofensiva.

A primeira habilidade ajuda a se livrar de cartas mortas como Terrenos atrás de mais pró-atividade. Já a segunda permite gerar tanto cartas extras de Brainstorm quanto aumentar o potencial de dano Lightning Bolt. Ela funciona melhor em conjunto a Mágicas Instantâneas, já que você pode ativar depois de ter atacado e resolvido as habilidades desencadeadas do Prowess para atingir a condição de subir o poder de Kitsa, mas antes da mágica ter resolvido.

Ad

Exemplo: com Kitsa já em jogo, você pode invocar Mishra’s Bauble na Main Phase (Prowess desencadeia, 2 de Ataque). Atacar, invocar Lightning Bolt (Prowess desencadeia, 3 de Ataque). Com o Bolt ainda na Pilha, você pode ativar Kitsa e copiar a mágica. Bang, 2 Lightning Bolts!

Escolhendo o time - Possibilidades de Decklists

Loading icon

O primeiro deck a se pensar na nova carta é o bom e velho Izzet Delver.

Nessa lista, Kitsa cumpre a função que ficou vaga com o banimento do Dreadhorde Arcanist. Por um lado, você perde a recursão grátis do Zumbi banido, por outro, Kitsa é capaz de bater bem mais duro e encurtar o tempo que o oponente tem para encontrar respostas.

Um detalhe na lista proposta, pensando na quantidade alucinante de Scaminator e Dimir/Grixis Aggro (com ou sem Delver) rodando no formato, é a inclusão de Pyroblast no Main deck.

Loading icon

O deck também pode variar para incorporar mais opções de Prowess como Monastery Swiftspear e Slickshot Show-Off para ter uma abordagem mais focada em dano, como uma versão híbrida de Delver e Burn.

Loading icon

A terceira lista que me vem à mente é o Temur Delver, que perdeu espaço por não ter uma criatura de 2 manas capaz de gerar pressão, cartas e ainda ser exilada para Force of Will. Pois bem, que não tem Sapo Psíquico, caça com Lontra! De resto, não muito a se ver aqui, a base desses decks é a mesma.

Concluindo

Talvez agora ainda não seja a hora de Kitsa brilhar, pois embora o fim de Grief no formato já seja esperado em Agosto, pelo que a Wizards deixou a entender, ainda há a questão de que Psychic Frog ainda deve se tornar uma criatura ainda mais dominante no formato e é difícil contestar seu lugar. Só que, como eu já disse antes, esse é um tipo de criatura que costuma ter vida curta quando se torna dominante no formato, Dreadhorde Arcanist e Ragavan, Nimble Pilferer que o digam.

Loading icon

Nesse caso, há sempre um vácuo no qual os decks procuram algo para substituir o que foi perdido. E Kitsa pode muito bem ser quem está de próximo na fila. Um abraço peludo e até a próxima!