Magic: the Gathering

Deck Guide

Bogles Pauper: Deck Tech e Sideboard Guide

, actualizado , Comment regular icon1 comments

GW Auras e seu momento no Pauper! Com o Burn em ascensão nosso deck é uma boa escolha? Sim! Vamos descobrir porque e conversar sobre postura de jogo e sideboard.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Sobre o Deck

Salva galera, tudo bom? Eu sou Tiago Fuguete, e o deck de hoje SIM é uma boa opção contra Burn, um dos decks mais jogados atualmente — mas antes de falar sobre isso, que fazer algumas considerações sobre nosso deck.

Primeiro vamos falar sobre o nome do deck: aqui estou chamando de GW Auras, mas muita gente conhece por Bogles ou Hexproof, o que não faz nenhuma diferença, mas queria dizer claro que são todos o mesmo deck.

Para quem me conhece e me assiste em live, já deve ter meu ouvido dizer sobre o GW Auras, que é um deck bastante baseado em sorte. Sempre brinco dizendo que, se você acordou de bem com a vida e tudo está indo bem, é dia de jogar com esse deck — caso contrario, é melhor escolher outro.

Ad

Atualmente posso até dizer que isso melhorou, pois tivemos a adição de 2 novas cartas de "draw" ao deck, coisa que antes só tinhamos com as cópias de Abundant Growth, mas agora podemos contar com Spirited Companion e Commune with Spirits:

Loading icon

Spirited Companion entra muito bem nesse deck. Além de ser uma criatura que ajuda contra sacrifícios, também é uma criatura encantamento, o que ajuda no poder quando temos em jogo cartas como Ethereal Armor e Ancestral Mask, além de que quando entra em jogo compra uma carta: de certa forma três itens dentro de uma carta só.

Já a Commune with Spirits é a cantrip do deck, já que você pode "buscar" no topo do deck um encantamento ou um terreno que esteja precisando.

Loading icon

Como podem ver, nossa lista está montada para ganhar do Burn já no G1 — pensando em encontrar vários nas ligas, coloquei um Lifelink já no main deck, aumentei para 3 o número de Plains e também reforcei o sideboard com Freewind Falcon e mais 3 cópias de Lifelink.

Mulligan e Postura de Jogo

Uma das coisas mais importantes com o GW Auras é o Mulligan. Saber usar isso de forma bem feita é de extrema necessidade, eu mesmo tenho que confessar que arrisco mais do que deveria com o deck, mas como diz aquele ditado: "Faça o que eu falo e não o que eu faço".

Uma mão perfeita seria ter 1 a 2 criaturas, manas das cores verde e branca, e auras que cresçam nossa criatura e deêm evasão. Sim! Seria perfeita, uma mão onde tem de tudo e de forma balanceada — mas esse deck adora fazer com que a gente comece sempre na esperança de "Se eu comprar isso eu ganho" e nunca comprar, ou quando comprar já seja tarde demais. O "isso" é ter uma mão com as manas certas, auras boas e só faltar a criaturas e ela nunca vir, ou ter várias criaturas e não comprar auras e por aí vai — então o Muilligan é muito importante com esse deck, pois você precisa conseguir, ao menos, jogar.

Um exemplo bem importante é ter em mente que uma mão inicial boa com 5 cartas, é muito melhor do que uma mão inicial com 7 cartas mais faltando alguma coisa essencial e esperando comprar no topo do deck.

Falando sobre a nossa postura de jogo, é fácil perceber que somos um deck Aggro e muitas, ou quase todas as vezes, achar que não pensamos tanto, só colocamos o encantamento na criatura e atacamos. Mas não é só isso, em algumas matchs precisamos ter noção de guardar recursos e só fazer o necessário.

Precisamos entender que, se nossa criatura já tem poder para ganharmos o jogo, devemos esperar nosso oponente tomar uma atitude. Por exemplo, se nossa criatura já está com 5, 10 ou poder suficiente para matar o oponente, não precisamos colocar mais uma aura e tomar uma removal e perder o que tínhamos na mesa e também na mão. Podemos preservar recursos e deixar ele tomar uma atitude, e depois respondemos com outra criatura encantada.

Gameplay

Sideboard contra as Principais Matchs

Ad

vs. Mono Red Burn

O principal motivo de ter jogado de Bogles essa semana foi por causa dessa match, acho muito bom esse jogo pra gente e ainda reforcei para ser melhor no pós-side.

Aqui, basicamente, é uma corrida de quem causa mais dano primeiro, com 0 interação um com o outro. A diferença é que conseguimos ganhar vida, e muitas vezes, só de encantar nossa criatura com uma aura que nos possibilite ganhar vida, já é motivo para o oponente conceder.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Boros Bully

Essa já é uma match chatinha pra gente e tudo por causa de uma carta, Prismatic Strands. O ideal é ter uma criatura encantada com um bom poder e o principal é ter o Atropelar com Rancor ou Armadillo Cloak, pois o deck do oponente faz muitas criaturas e fica bloqueando e, sem o atropelar, ele acaba tendo muito tempo para achar respostas e mais blocks.

No pós-side eu acho que melhora, conseguimos ter cartas para responder a Prismatic Strands. Passamos a usar Ram Through e, principalmente, Flaring Pain.

Uma observação importante é que quando usamos cartas para interagir com o oponente, acabamos mudando um pouco a estratégia do deck, e é sempre bom tomar cuidado com isso, pois nosso deck ainda precisa funcionar para vencer.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Elfos

Aqui temos mais uma match bem complicada para o nosso deck, já que nosso oponente consegue ganhar vida e, muitas vezes, ganha mais do que conseguimos atacar. Só podemos tentar ser muito rápidos antes dele construir sua board.

A nossa falta de interação nessa partida faz com que nosso oponente jogue muito a vontade. Quem conhece o deck de Elfos sabe o estrago que ele pode fazer se jogar sem tomar remoção ou anula.

No sideboard temos algumas cartas para tentar nos ajudar, mas ainda assim é complicado, pois como disse, colocamos muitas cartas e pode acontecer de atrapalhar nosso plano de jogo.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. UB Fadas

Com o aumento de decks de Mono Red Burn e Mono Red Blits, é natural o aumento dos decks Ux também. Com isso, tenho visto bastante UB Fadas jogando e acho uma partida muito boa pra gente, mas dentre as partidas que citei até agora, essa é a única onde o oponente tem forma de sacrifício.

Essa partida pode mudar de boa para ruim em uma jogada: basta um sacrifício conta a gente e todo nosso jogo fica perdido. Mas jogando em volta disso, a partida é boa para nosso deck — tente sempre ter algum token ou outra criatura para impedir sacrifícios.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. GW Auras

É claro que sempre temos a mirror, e nessa, o jogo é quase 100% sorte. Se você já sabe que é uma mirror e sabe mulligar, isso pode ajudar muito, mas aqui quem comprar as auras na melhor sequência primeiro ganha.

Ad

No sideboard temos a melhor carta da mirror, a Standard Bearer, que quem fizer e encantar primeiro, provavelmente ganhará o jogo.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Palavras Finais

Finalizando mais um artigo, digo que se você está em um dia de sorte, esse é o deck certo! Ele é ótimo para torneios de loja, ideal para quem está começando e de quem gosta de jogos muito rápidos.

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar aqui nos comentários, que volto para conversarmos sobre!

Muito obrigado e espero que tenha gostado da leitura.