Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Rakdos Burn - Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje falaremos sobre o Rakdos Burn, um deck que esteve em baixa no formato Pauper, mas que voltou a aparecer fazendo resultados recentemente.

Edit Article

Sobre o Deck

Madness é uma mecânica que sempre esteve presente no formato Pauper, mas que por um bom tempo ficou esquecida.

Loading icon

Com as mudanças que o formato passou ao longo dos anos, os decks aggro foram se tornando cada vez mais rápidos com o objetivo de acompanhar o power level de decks Midrange e Control. Cartas cada vez mais poderosas foram sendo lançadas e arquétipos como o Burn evoluíram ao ponto em que hoje o Mono-Red deixou de ser Burn e se tornou um aggro de criaturas no estilo Red Deck Wins.

Ad

Por outro lado, o Black Burn se manteve mais fiel às suas raízes e por conta da restrição de cores o deck incorporou a mecânica de Madness em um certo grau. Com a chegada das Blood Tokens, a mecânica se tornou mais viável e podemos considerar que Voldaren Epicure é o coração do Rakdos Burn e o grande responsável pelo surgimento do deck como uma opção competitiva.

Loading icon

O Rakdos Burn se difere dos Burns tradicionais por conseguir transitar mais facilmente entre aggro e midrange, podendo mudar sua postura conforme a necessidade. Se o jogo exige velocidade então o deck pode facilmente atuar como aggro, mas se for necessário pode mudar sua postura e interagir com as ameaças do oponente sem perder o fôlego.

Loading icon

Contamos com um uma boa quantidade de burns, combinando preto e vermelho para ser capaz de fugir das prevenções de dano e ainda podermos lidar com ameaças.

Loading icon

Por contar com um bom número de artefatos e fontes de Blood Tokens, o deck pode fazer bom uso de Galvanic Blast, além de poder utilizar Deadly Dispute, que é uma carta que só agrega à estratégia.

Highway Robbery é uma adição mais recente, mas que se encaixou muito bem no deck, ajudando a manter o fôlego no jogo enquanto alimenta o plano principal. A grande desvantagem que vejo em Highway Robbery é o fato de ser uma sorcery, e quase sempre acabo retirando ela durante o sideamento, mas no geral é uma boa carta - apesar de eu considerar esse um slot mais flexível.

Loading icon

As criaturas são uma parte bem importante na estratégia também, pois dão ao deck não só poder de fogo de outro ângulo como também trazem alcance para as interações de combate, no caso do Kitchen Imp que pode atacar ou bloquear pelo ar, e alimentam o plano de jogo como Voldaren Epicure.

Goblin Tomb-Raider foi uma adição bem acertada, pois adiciona mais velocidade à estratégia.

Loading icon

Outra grata adição foi Jagged Barrens, a land rakdos do ciclo de lands duais que causam dano presentes em OTJ. O ponto de dano extra oferecido por essa carta realmente faz a diferença.

Mulligan e Postura de Jogo

Diferente do Kuldotha o Rakdos consegue mulligar bem e pode facilmente se aproveitar do flood para gerar valor através das suas mágicas de card advantage. Quanto à postura de jogo, o deck irá se comportar conforme falei antes: alternando entre plano aggro e plano midrange conforme a necessidade.

Uma mão ideal para o Rakdos Burn é ilustrada a seguir:

Loading icon

Jagged Barrens é sempre um bom início e Epicure é sem dúvidas o melhor drop 1, causando dano e gerando a blood token ao mesmo tempo em que age como um corpo na mesa. Faithless Looting é bem melhor quando feita do terceiro turno em diante, quando você pode utilizar ao máximo o madness e suas manas.

Ad

Guia de Sideboard

Agora iremos nos aprofundar mais em como o deck atua nas suas principais match ups, abordando as escolhas para o sideboard e sugestões de side para cada uma das matches.

Loading icon

O sideboard foi preparado pensando em combater os principais decks do formato atualmente e com a crescente do Grixis Affinity é natural que cartas como Gorilla Shaman e Cast into the Fire apareçam ocupando boa parte dos slots.

Vs. Grixis Affinity

O deck do momento no Pauper, fazendo seu retorno triunfal após o banimento de All That Glitters. Nessa match, você precisará atuar com velocidade e oprimir completamente o Affinity.

O Grixis é um deck que precisa construir um set up antes de poder realmente entrar no jogo e isso leva de 3-4 turnos para acontecer, o que pode dar tempo suficiente para que você descarregue todo o seu arsenal ou acumule recursos suficientes para finalizar o jogo logo em seguida.

No pós-side, o Rakdos está mais do que preparado para lidar com as ameaças que o Affinity é capaz de impor.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Kuldotha Red

Essa match up funcionará basicamente como uma mirror, porém o Rakdos não possui a explosão de Kuldotha Rebirth, mas em compensação tem acesso à ganho de vida, enquanto consegue pressionar tão bem quanto o Red.

Remova as principais ameaças do oponente e utilize bem seus pontos de vida, pois estes são o seu maior recurso nesse jogo.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Caw-Gates

Aqui temos uma match up bem interessante, onde a cor preta pode fazer total diferença.

Caw-Gates é um deck que pode fazer bastante valor através do ganho de vida, Card Advantage e então finalizar o jogo com dano massivo. Porém, o Rakdos pode fugir das Prismatic Strands e se aproveitar do início mais lento do oponente para fechar a partida.

Use bem seus burns e jogue sempre em volta das prevenções de dano e do lifelink do oponente. Pyroblasts são uma escolha ruim aqui, já que o Gates não depende tanto assim das anulações e precisará muito mais dos pontos de vida e dos Strands.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Walls Combo/Cascade

Essa é uma match bem favorável. O Walls depende muito dos três primeiros turnos para organizar a sua mesa. Axebane Guardian, Overgrown Battlement e Saruli Caretaker são criaturas importantes e que devem ser eliminadas se possível. Seja na versão cascade ou combo, matar essas criaturas, principalmente as fontes de mana colorida, atrasa e muito oplano do Walls, colocando o deck em uma situação bem difícil. Quirion Ranger é outra criatura importante com a qual você deve se preocupar.

Ad

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Dimir Faeries

Dimir Faeriestambém tem se posicionado muito bem no metagame, mas acredito que tenha uma certa desvantagem contra o Rakdos Burn. As fadas não se dão tão bem contra criaturas voadoras e vale ressaltar que Kitchen Imp não pode ser morto por Snuff Out. Os burns vermelhos conseguem eliminar praticamente todas as criaturas do fadas e a possibilidade de interagir de forma instantânea com os Imps torna tudo ainda melhor para o Burn.

Por outro lado, devemos tomar muito cuidado com as anulações que ainda são bem fortes e Murmuring Mystic é uma criatura que pode desequilibrar a mesa com muita velocidade, além, é claro, do Monarca fornecido por Thorn of the black Rose, que se for mantido pelo oponente pode facilmente virar o jogo.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Considerações Finais

Rakdos Burn é um deck muito divertido e que mantém vivo o espírito do Burn Clássico enquanto traz o melhor que o Pauper atual oferece. Acredito que esse deck é uma excelente opção no metagame atual e deve continuar fazendo resultados no futuro.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe nos comentários as suas dúvidas, sugestões e/ou críticas e tentarei responder a todos. Obrigado pela leitura e até a próxima!