Foundations chegou. O novo core set de Magic: The Gathering trouxe centenas de novos cards para os formatos competitivos e algumas mudanças fundamentais para o Standard, onde a expansão será válida até 2029.
O reprint de Llanowar Elves e os novos Soulstone Sanctuary e Boltwave foram as adições mais importantes para o formato rotativo. No Pioneer, Boltwave também fez diferença e trouxe o Burn de volta aos torneios e um lar para Kiora, The Rising Tide, traço que compartilha em comum com o Modern onde ela se encaixa com cards como Emperor of Bones e Goryo’s Vengeance.
Ad
O Legacy e o Pauper tiveram poucas reações ao novo core set, apenas com adições pontuais em listas muito específicas, sem qualquer mudança notória no cenário competitivo.
Confira neste artigo as principais novidades de Foundations nos torneios deste fim de semana e nos Challenges do Magic Online!
Standard
O Standard foi, de longe, o formato mais afetado pelas novidades de Foundations. Entre os reprints e cards novos, diversos decks passaram por mudanças e/ou novas estratégias surgiram nos eventos deste fim de semana.
Como esperado, Llanowar Elves foi uma adição importante para o Golgari Midrange, que agora conta com um meio de acelerar suas jogadas relevantes a partir do segundo turno com Glissa Sunslayer ou Unholy Annex // Ritual Chamber, seguido por Sheoldred, the Apocalypse e Archfiend of the Dross no terceiro turno.
Outra adição importante para todos os Midranges com preto no Standard foi Soulstone Sanctuary, o mais próximo de Mutavault que temos no formato e que interage bem com Unholy Annex, aumentando a consistência com qual seu controlador se beneficia do encantamento.
Authority of the Consuls trouxe o Mono White Tokens de volta para o radar do formato, com um resultado expressivo no SCG Columbus e uma vitória nos Challenges deste fim de semana. Sua acensão pode ser atribuída também ao acréscimo de decks mais experimentais na primeira semana contra os quais jogar “por cima” pode ser tão eficiente quanto partir para a race.
E por falar em race, muitos Aggros vermelhos aproveitaram o novo Boltwave no fim de semana. A lista de Boros Burn acima une o card com Boros Charm para criar um plano rápido e consistente em reduzir a vida do oponente. Ambos também apareceram em outras variantes, como uma versão mais Aggro e voltada para criaturas dessa lista, usando Boros Charm tanto como mágica de Burn como potencial combo-kill com Monstrous Rage.
Kellan, Planar Trailblazer foi outro destaque dos Aggros vermelhos nessa semana. Seu lugar ainda é disputado com Hired Claw, que funciona melhor em múltiplos, enquanto Kellan oferece mais alcance ao decorrer da partida.
O Azorius Oculus recebeu Kiora, the Rising Tide e seus números na lista tem variado entre uma ou duas cópias, tornando-a um “backup” para jogos em que Abhorrent Oculus não foi conjurado e/ou quando há cards o suficiente no cemitério. Outra adição relevante de Foundations foi Unsummon, que diferente de Into the Flood Maw, pode proteger as criaturas do seu controlador de remoções pontuais ou sweepers.
Também surgiram algumas propostas novas no formato. Kanister trouxe uma versão de Dimir Flash para um dos Challenges, usando Spectral Sailor e Kaito, Cunning Infiltrator junto com diversas mágicas disruptivas utilizáveis no turno do oponente.
Tulio Jaudy, conhecido por suas listas incomuns em eventos competitivos, levou um deck de Threshold com 80 cards de maindeck para um dos Challenges. Seu plano envolve alimentar o próprio cemitério para Kiora, the Rising Tide, mas também pode vencer jogos com Revenge of the Rats ou Virtue of Persistence.
Ad
Reanimator voltou ao menu com Koma, World-Eater como um segundo payoff. Talvez Valgavoth, Terror Eater seja uma opção mais apropriada, já que o motivo para usar a serpente envolve a facilidade dela em conectar, enquanto dificulta bastante a interação por conta do Ward e do seu corpo gigantesco. Zombify aumentou a quantidade de meios para trazer suas criaturas de volta, tornando o deck mais consistente.
Outro arquétipo novo dessa semana é o recente combo de Demonic Pact com Harmless Offering utilizado pelo jogador James Spinelli no SCG Columbus. Seu plano envolve dar o controle de cards ruins ao oponente, como Demonic Pact quando resta apenas um módulo dele, ou Greed’s Gambit. Caso esse plano não funcione, Beseech the Mirror e Torch the Tower lidam com essas permanentes antes que elas se tornem um problema.
Pioneer
Tal qual o Standard, o lançamento de Boltwave colocou o Boros Burn de volta no radar, com resultados em alguns dos Challenges deste fim de semana.
Outro destaque do Burn para o Pioneer é Burst Lightning, que tem competido com Play with Fire no slot de uma mana. Particularmente, prefiro Play with Fire hoje porque o Scry 1 vai, geralmente, ser um pouco mais relevante já que não queremos idealmente chegar nas cinco manas, e com listas utilizando entre duas a quatro cópias de Ramunap Ruins, parece melhor usar esses terrenos como burn adicional ao invés de pagar cinco para causar quatro de dano.
Boltwave também apareceu em uma versão de Izzet Prowess com subtema de Magos utilizando Balmor, Battlemage Captain. A inserção de Bonecrusher Giant é outro ponto que vale se atentar para futuras variantes de Burn, mesmo que ele custe duas manas para causar dano, já que seu corpo e proteção embutida tendem a fazer diferença, especialmente em listas com Monstrous Rage e Boros Charm.
Kiora, the Rising Tide encontrou espaço em uma variante de Esper Greasefang como habilitadora de combos com Parhelion II enquanto se beneficia do plano de jogo do deck para atingir o Threshold. Essa lista parece um pouco gananciosa demais em algumas partes, mas funciona.
Modern
Foundations não teve tanto impacto no Modern. Fora algumas listas de Eldrazi Ramp e Tron utilizando uma cópia de Sire of Seven Deaths, o único card que se destacou neste fim de semana foi Koma, World-Eater.
Nessa lista, Koma, World-Eater se junta com Ulamog, the Defiler e Emperor of Bones para criar uma espécie de combo complementado com Goryo’s Vengeance - e algumas listas nem sequer usam essa mágica, contando apenas com Emperor of Bones.
Kiora, the Rising Tide também entra nessa lista como habilitadora para os cards-chave e este deck tem facilidade de alimentar o Threshold dela com Fetch Lands e Psychic Frog, facilitando dela atacar e criar um 8/8 difícil de remover na mesa.
Talvez, com as intervenções de Banidas e Restritas que ocorrerá em Dezembro, o Modern tenha um pouco mais de variedade com Foundations, mas até lá, parece que apenas um a três cards têm alguma chance de fazer a diferença no formato.
Ad
Legacy
Tal qual o Modern, o Legacy não teve tantas mudanças com Foundations. O único card que apareceu nas listas e apenas como um one-of foi Sire of Seven Deaths em variantes de Eldrazi Stompy e Cloudpost.
Pauper
Hare Apparent não quebrou o Pauper (pelo menos, não ainda), e Foundations também não pareceu impactar tanto o cenário competitivo do formato.
O único card que fez alguma aparição nos Challenges desta semana foi Squad Rallier no Walls Combo, e apenas como one-of complementar, sendo um mana sink eficiente para cavar em busca das criaturas certas.
Conclusão
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter