Magic: the Gathering

Deck Guide

Guia de Deck Commander: K'rrik, Son of Yawgmoth

, Comment regular icon0 comments

Um deck para quem gosta do mono black e quer ter o máximo de mana possivel. Confira a nossa nova dekctech de K'rrik, Son of Yawgmoth!

Edit Article

Que tal um comandante que transforma a sua vida no recurso mais útil do jogo?

Com o lançamento da coleção Modern Horizons 3link outside website, algumas cartas icônicas do Commander receberam um novo print como Toxic Deluge, Kaalia of the Vast (inclusive temos uma Dec ktech dela aqui no sitelink outside website), Laelia, the Blade Reforged e o tema desse artigo: K’rrik, Son of Yawgmoth (também conhecido em Dominária como Kerrick).

Ad

Neste artigo traremos duas listas de decks de Commander: a principal, que traz muitas opções de combo e funciona bem em mesas de power level mais alto, e a secundária com foco nas criaturas do tipo demônio.

Antes de entrar na lista, vamos apresentar brevemente esse personagem e sua importância na lore de um dos planos mais importantes do Multiverso.

Quem é K'rrik?

“Tivemos anos para nos preparar, enquanto eles tiveram meros minutos...”

- Kerrick, Sleeper Agent na carta 'No Mercy'

Assim como Xantcha, Sleeper Agent, Kerrick era um agente adormecido. Diferente de Xancta, ele sabia o que era e qual seu propósito em Tolaria, no plano de Dominária.

O phyrexiano conquistou o coração de Joira e a traiu ao levar phyrexianos para invadir a Academia Tolariana.

Para evitar a invasão, Karn e Urza usaram uma máquina do tempo. Isso resultou em uma anomalia temporal que prendeu Kerrick e outros phyrexianos em uma fenda temporal.

Loading icon

O agente adormecido aproveitou a oportunidade para estabelecer sua posição no exército de Phyrexia e mudou seu nome para K'rrik.

Muitos anos depois, K’rrik foi morto por Urza e Multani que uniram forças para evitar que os horrores que o phyrexiano cultivou afetassem o plano.

K’rrik aparece no flavor de diversas cartas pretas, como No Mercy, Ostracize e Subversion.

“Os tolos pensaram que eu estava morto. Mas construí um império dentro do meu túmulo.”

- Kerrick, Sleeper Agent na carta 'Brink of Madness'

O deck

Loading icon

Mana Phyrexiana e sua utilidade

A habilidade principal do K’rrik usa mana phyrexiana. Ou seja, para cada mana preta Magic Symbol b em suas mágicas, você pode pagar 2 pontos de vida.

Com essa lista é possível fazer o comandante no turno dois, basta ter em campo dois Swamp e usar um deles para conjurar Dark Ritual. Em seguida, pague as manas phyrexianas da carta usando sua vida.

Loading icon

Esse é um dos exemplos do que pode ser feito nesse deck usando as habilidades do K’rrik, mas na lista teremos muitos outros.

Além disso, o comandante ganha um marcador +1/+1 toda vez que você conjura uma mágica preta e tem vínculo com a vida, resultando em um potencial defensor ou atacante de muito poder e valor.

A lista do deck gira em torno dessa habilidade, pois toda vida que você possui pode ser transformada em mana para conjurar mágicas fortes do grimório. Algumas peças de lifegain como Whip of Erebos dão o suporte necessário para potencializar quanta vida você vai conseguir.

Agora que você conhece a principal característica do comandante, vamos falar sobre as interações do deck.

Aceleradores e Pedras de Mana

Anteriormente comentamos sobre o Dark Ritual, mas esse não é o único acelerador do deck.

Outras cartas que te ajudarão a jogar mais rápido são:

Loading icon

Mesmo que não sejam pedras de mana, aqui também vale um destaque para o Bontu's Monument, que reduz o custo das suas mágicas de criaturas pretas.

Ad

Como estamos em um deck Mono Black, por duas manas o Jet Medallion irá reduzir uma mana genérica de custo de todas as suas mágicas, sem se preocupar com o tipo delas.

Loading icon

Uma criatura que te ajuda a ter mais mana disponível é a Nirkana Revenant. Na lista de terrenos, também adicionamos os clássicos Cabal Coffers, Cabal Stronghold, Urborg, Tomb of Yawgmoth e Nykthos, Shrine to Nyx que trazem mais potência para esse mono black.

Proteções e Reanimações

O K'rrik, Son of Yawgmoth é um comandante que já causou muitos traumas em jogadores de Commander. Hoje em dia, é relativamente comum encontrar jogadores que vão tentar remover o comandante da mesa o mais rápido possível.

Se a presença do K’rrik no campo é o suficiente para pressionar os seus oponentes, vamos fazer com que isso valha a pena com proteções para manter nosso phyrexiano em campo e cartas de reanimar, a especialidade do preto no Magic.

Loading icon

Combos

Agora vamos entrar no tópico que ajudou a criar a fama ruim do K’rrik: a quantidade de combos que você consegue por nesse deck.

Aqui estamos considerando como combo tanto as interações que finalizam o jogo quanto aquelas que te dão uma grande vantagem, ganhar vida infinita.

Os combos são a alternativa mais simples para encerrar o jogo com esse deck.

Alguns dessa lista são:

Loading icon

1. Ative o Carrion Feeder e sacrifique ele mesmo.

2. Quando Carrion Feeder morre, Mortuary é desencadeado, colocando Carrion Feeder no topo do seu grimório vindo de seu cemitério.

3. Resolva o efeito Carrion Feeder, sem fazer nada.

4 . Conjure Carrion Feeder do topo do seu grimório pagando 1 ponto de vida com Bolas's Citadel.

5. O Monumento de Bontu é desencadeado, fazendo com que você ganhe 1 ponto de vida e cada oponente perca 1 ponto de vida.

6. Repita o processo.

Loading icon

1. Com todas as cartas em campo, ative a segunda habilidade de Sense's Divining Top virando-o, fazendo com que você compre um card e coloque Sensei's Divining Top no topo de seu grimório vindo do campo de batalha.

2. A primeira habilidade de Sheoldred é desencadeada, fazendo com que você ganhe dois pontos de vida.

3. Conjure o Topo de Adivinhação do Sensei do topo do seu deck pagando 1 ponto de vida.

4. Repita o processo.

Loading icon

1. Com todas as permanentes em campo, ative a habilidade do Sensei's Divining Top virando-o, comprando um card e então colocando Sensei's Divining Top no topo do deck.

2. Conjure Sensei's Divining Top do topo do seu pagando 1 ponto de vida.

3. Aetherflux Reservoir é acionado, dando a você 1 ponto de vida para cada mágica que você conjurou neste turno.

Ad

4. Repita até que seu total de pontos de vida seja 52 ou mais.

5. Ative Aetherflux Reservoir pagando 50 pontos de vida, causando 50 de dano a qualquer alvo.

6. Repita o processo para eliminar todos os oponentes.

Loading icon

Pré-requisito: Tenha todas as permanentes em campo e ao menos 5 pontos de vida.

1. Ative Vilis pagando 4 pontos de vida (2 para a habilidade dele e 2 para transformar a vida em mana phyrexiana), tendo como alvo qualquer criatura.

2. Vilis é acionado, fazendo com que você compre quatro cards.

3. A primeira habilidade de Sheoldred é acionada quatro vezes, fazendo com que você ganhe oito pontos de vida.

4. Repita quantas vezes desejar.

5. Resolva todas as habilidades de Vilis, dando à(s) criatura(s) alvo -1/-1 até o final do turno para cada habilidade.

Esses são alguns dos exemplos na lista.

Como destacamos no começou do artigo, essa lista foi pensada para jogos com power level mais alto.

Lista alternatia: K’rrik e Demônios

Para quem não gosta de jogos com power level alto ou não gosta de usar combos, montamos também uma lista mais tranquila e divertida que usa um dos tipos de criaturas pretas mais icônicos: os demônios.

Loading icon

Com criaturas como Ob Nixilis, Unshackled, Vilis, Broker of Blood, Reiver Demon e Bloodletter of Aclazotz , essa lista usa alguns dos mais famosos (e chatos!) Demônios para atrapalhar o jogo dos seus amigos e te aproximar da vitória.

Como os Demônios possuem um alto custo de mana, o efeito de K’rrik ajuda a conjurá-los usando a vida como recurso.

Além disso, o deck conta com várias criaturas grandes que são capazes de Voar que com certeza vão causar dano em seus oponentes.

Jogando com o K’rrik

K’rrik possui habilidades genericamente boas que permitem que você monte o deck como preferir, seja com combos, foco em ganho de vida, aristocratas, infect ou o que for.

O importante é se divertir e aproveitar tudo que um deck mono black pode oferecer, abusando de recursões e criaturas que ninguém gosta de enfrentar.

Nos vemos no próximo artigo!