Magic: the Gathering

Competitive

Metagame: Os Destaques da Terceira Semana de Bloomburrow

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo, apresentamos os principais decks que se destacaram na terceira semana de Bloomburrow nos Challenges do Magic Online!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Com os spoilers de Duskmourn previstos para começar em 29 de agosto e os primeiros cards dos boosters de JumpStart de Foundations sendo revelados na semana passada, é fácil se perder no meio de tantas novidades no universo de Magic: The Gathering - mas ainda estamos na temporada de Bloomburrow, e a terceira semana dela nos Challenges trouxe alguns decks e estratégias inovadoras para diversos formatos competitivos.

Do Boros Mice no Standard até meta calls extremos no Pioneer com o Mono White Yorion e a primeira aparição de Shifting Woodland em um Top 8 de evento grande no Modern, os formatos continuam a evoluir e se desenvolver em torno das mudanças no Metagame e a busca pelas versões mais otimizadas com Bloomburrow.

Ad

Standard

O Metagame do Standard está definido. Com Golgari Midrange e Domain Ramp ocupando o topo do formato, jogadores começam a aproveitar as lacunas deixadas por eles para se encaixar e temos uma dúzia de estratégias viáveis.

Dois arquétipos foram as novidades do formato neste fim de semana, ambos com resultados no Top 8 dos Challenges: o Boros Mice, visando extrair o máximo das sinergias propostas por Bloomburrow, e o Dimir Midrange, que segue o caminho oposto e não possui quase nenhum card da nova expansão em sua lista.

Boros Mice

Loading icon

O Boros Mice é a novidade do Standard entre os Aggro e visa extrair valor das habilidades de Valiant dos camundongos de Bloomburrow somado com as interações tipais entre suas criaturas. Ele tenta juntar o melhor dos dois mundos entre o Boros Convoke e o Gruul Prowess, colocando-o em uma posição relativamente beneficiada no Metagame atual, mas perde velocidade em algumas partidas.

As listas ainda não possuem um padrão de quantidades ideais para cada card, mas seguem a linha de aproximadamente 28 criaturas, oito mágicas de pump e entre 4 ou 6 slots flexíveis para remoção e/ou mágicas de proteção.

Dimir Midrange

Loading icon

O Dimir Midrange foi um dos decks mais relevantes no final da temporada passada e retorna para o Standard com basicamente a mesma composição que o tornou popular, sendo basicamente uma pilha das melhores cartas nas cores Magic Symbol UMagic Symbol B que o formato oferece, com poucas mudanças em comparação com as listas antigas.

Pioneer

O Pioneer permanece em um dos piores estados de Metagame da história do formato desde a famosa tríade de Combos em Theros Beyond Death, e prova do seu estado está em como jogadores estão adaptando suas listas para alcançar bons resultados - seja incluindo Sorin, Imperious Bloodlord e Vein Ripper em qualquer lista com combinação Magic Symbol BMagic Symbol R, ou fazendo Meta Calls pesados, como o Mono White Yorion que surgiu neste fim de semana.

Mono White Yorion

Loading icon

Inspirado nos resultados do Boros Tokens no Standard, o Mono White Yorion usa a mesma base de Caretaker’s Talent com geradores de fichas para ter suas fontes de card advantage e os combina com Planeswalkers poderosos para estratégias de go-wide como Gideon, Ally of Zendikar e Elspeth, Sun's Champion.

Mas o que chama a atenção nessa lista é a quantidade de Meta Calls que ela faz para lidar com o estado atual do Pioneer, com quatro cópias de Hallowed Moonlight no maindeck - um hate excelente contra Sorin, Imperious Bloodlord, Return to the Ranks e Arclight Phoenix - e um Sideboard quase integralmente dedicado a lidar com essas três partidas, apesar de Knockout Blow e Damping Sphere servirem para outras partidas populares.

Com ou sem Meta Call, o Mono White Yorion é uma nova estratégia com bastante potencial e pode ser um bom momento para considerarmos como o deck pode ser construído após os prováveis banimentos em 26 de agosto.

Azorius Flash

Ad

Loading icon

Azorius Flash é outra proposta que tem se beneficiado do estado atual do Metagame e comprovado a necessidade de Meta Calls no Pioneer, com quatro cópias de Containment Priest no maindeck para responder aos três principais arquétipos do formato além da possibilidade de também incluir Hallowed Moonlight no Sideboard se necessário.

Golgari Crimes

Loading icon

Fora do Meta Call pesado e mais para o lado da inovação, alguns jogadores fizeram bons resultados nos Challenges com uma nova variante de Golgari Midrange, batizado de Golgari Crimes pela interação de Freestrider Lookout com Iridescent Vinelasher e Chevill, Bane of Monsters, sendo uma promessa para o formato pós-banimentos enquanto, hoje, a adição de Magic Symbol G ao invés de Magic Symbol R garante acesso a Pick Your Poison.

Me pergunto se incluir Jegantha, the Wellspring vale abdicar de outros cards poderosos dentro dessa temática como Kaervek, the Punisher, que permite reutilizar cards de seu cemitério com os triggers de Iridescent Vinelasher.

Modern

Gruul Omniland

Loading icon

Durante a temporada de prévias de Modern Horizons 3, Shifting Woodland foi considerado por muitos um dos cards com maior potencial de ser o “novo” Hogaak, Arisen Necropolis da expansão. No fim, foi Nadu, Winged Wisdom quem ficou com esse posto e o terreno nunca viu muito jogo no cenário dos Challenges.

Aspiringspike trouxe uma proposta para o combo do terreno com Omniscience, onde usamos efeitos de self-mill que buscam permanentes para encher nosso cemitério e um pacote de Delirium com Traverse the Ulvenwald para buscar o terreno além de um “toolbox” de Karn, the Great Creator para vencer a partida com ou sem o combo.

Uma vez com Omniscience em jogo, podemos usar Karn, the Great Creator para buscar Aetherflux Reservoir e Ancestral Statue para ganhar vida infinita e causar dano letal ao oponente, e temos Griselbrand no maindeck para buscar com Traverse the Ulvenwald e comprar cards até termos as peças necessárias.

Izzet Wizards

Loading icon

Thundertrap Trainer encontrou um lar no Modern em versões mais voltadas para o Control do Izzet Wizards, aonde habilita Flame of Anor enquanto busca mais respostas ou fontes de card advantage. Outro detalhe importante dessa lista é a interação entre Crackling Drake com Arena of Glory para criar um pseudo-combo kill repentino por quatro manas - e essa lista ainda ganha pontos de estilo por usar Vendilion Clique no Sideboard em 2024.

Mono Blue IsoRev

Loading icon

O combo de Isochron Scepter com Dramatic Reversal é um dos mais famosos do Commander, mas não é sempre que o vemos no Modern também. Na lista do jogador watdoink, a combinação é utilizada junto de artefatos que geram mana e Kitsa, Otterball Elite para criar um efeito de bola-de-neve, idealmente fazendo Emry, Lurker of the Loch miliar cards do deck até encontrar Walking Ballista para dano infinito.

Ad

Pauper

Jund Gardens

Loading icon

O Black Gardens anda um pouco ausente do Metagame do Pauper desde o lançamento de Modern Horizons 3, talvez pelo acréscimo de Gruul Ramp no formato e a sua dificuldade em lidar com o Broodscale Combo quando o oponente tem muita proteção. O jogador Pavelval buscou revitalizar o arquétipo neste fim de semana com uma variante de Jund usando Writhing Chrysalis, que motivou o retorno do Gruul para o formato.

Blighted Bogles

Loading icon

Faz alguns anos desde que vimos o Bogles adotar Blighted Agent em suas listas para um “combo kill” em partidas não-interativas e/ou onde existe abundância de Lifegain.

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!