Apresentação
Olá, meus amigos do Legacy! Hoje nós vamos falar de (eu estou parecendo um disco riscado)… um arquétipo tradicional revivido graças a cartas de Modern Horizons 3! O nosso assunto do dia é o Landstill, uma variação dos Azorius Control baseada na carta Standstill.
Esse Encantamento Azul de Odissey faz muito jus ao seu nome (Pausa): quando você o coloca em jogo, a tendência é que os jogadores parem de fazer mágicas, tentando ser o primeiro a forçar que o oponente quebre o impasse e assim se beneficie das 3 cartas. Só que esse deck é preparado para ganhar nessa situações – Timeless Dragon pode ser Eternalizado sem ativar a habilidade desencadeada de Standstill, portanto acaba sendo melhor para o adversário simplesmente aceitar o prejuízo e entregar as 3 cartas para o Landstill.
Ad
As cartas de MH3 que encontraram seu caminho até o deck são Tamiyo, Inquisitive Student e Consign to Memory. Apesar de Tamiyo ter aparecido em decks Azuis de Tempo, é na estrutura de Control que ela realmente brilha. Na minha análise de MH3, eu disse isso aqui sobre ela: “Tamiyo é, com pouco investimento, uma Planeswalker de 1 mana. Embora sua versão PW não seja grande coisa, ela deixa pouco tempo para o oponente responder e, novamente, custa apenas 1 mana! Os Control certamente devem ter interesse em seus serviços”.
Já Consign é uma das melhores respostas de Sideboard no meta atual, já que há uma boa parcela de decks de base incolor rondando o Metagame – Eldrazi, Forge Combo, Cloudpost Ramp – além de ser útil contra os eventuais decks de Storm ou de Initiative.
Construção do Deck
A lista que vamos apresentar hoje fez Top 8 em um Challenge 32 do Magic Online no dia 10 de Novembro nas mãos do jogador John1111. A base de Control Azorius é a mesma da maioria dos decks desse arquétipo – Brainstorm, Force of Will, Swords to Plowshares, Tamiyo, Inquisitive Student e Teferi, Time Raveler – mas com 2 ausências bem importantes, substituídas em parte por Standstill: o deck não usa nem Ponder, nem Narset, Parter of Veils. Timeless Dragon complementa muito bem a carta-chave do deck e, aliada a Lórien Revealed, ajuda a garantir que o deck não deixe de fazer terrenos turno após turno.
O conjunto de remoções além de Swords to Plowshares é composto por Prismatic Ending, que permite ao deck responder também boa parte dos problemas não-criaturas – Underground Sea e Volcanic Island, que aumentam o total possível de cores para a habilidade de Converge, e Supreme Verdict, que oblitera mesas sem a possibilidade de ser anulada.
Já Force of Will é complementada por Spell Pierce, muito eficiente pelo custo, e Counterspell/Dovin’s Veto. Fechando o pacote, o ex-Planeswalker mais forte de todos os tempos Jace, the Mind Sculptor serve tanto como condição alternativa de vitória como simplesmente uma ferramenta de valor em jogos de atrito.
Embora a lista apresentada foque na presença da Tamiyo, ela não é unanimidade no arquétipo, com algumas listas usando Snapcaster Mage em seu lugar e outras nem isso.
Outras cartas identificadas no arquétipo são Urza’s Saga (e Artefatos como Aether Spellbomb, Currency Converter, Expedition Map, Pithing Needle, Retrofitter Foundry e Soul-Guide Lantern), Comet, Stellar Pup, Force of Negation, March of Otherworldly Light, Narset, Parter of Veils, Ponder, Shark Typhoon e The Wandering Emperor.
Mulligan
Como um bom deck de Control – e um com uma quantidade de cartas que encontram terrenos – o Landstill mulliga muito bem. Obviamente, mãos com Standstill são mais vantajosas, mas esse não é um deck de combo - você pode manter tranquilamente mãos de terrenos e respostas para ir encontrando ação conforme o jogo se desenrola.
Ad
Exemplos de mãos:
Apesar de ser pesada em Terrenos, essa mão é basicamente a mão ideal: faz Tamiyo no 1, tem proteção de Force of Will se necessário e coloca Standstill no 2 se não precisar usá-la como combustível da Force. Tem até uma Otawara para responder alguma coisa que passe batido. Veredito: Keep fácil.
Outra mão tranquila, exceto se você souber que está enfrentando um combo de turno 1 e tiver perdido no dado. Nos demais casos, você tem resposta para mágicas, resposta para criaturas (ainda que a Swords demande encontrar o Terreno via Timeless Dragon) e tem a Tamiyo para gerar valor. Veredito: outro Keep tranquilo.
Aqui temos uma mão mais complicada. Ela tem muitos terrenos, ainda que Wasteland seja funcionalmente uma mágica, mas é lenta e não responde nada até o turno 3. A menos que você saiba que está enfrentando exatamente um outro Control e esteja começando, não vale a pena manter. Veredito: Mulligan.
Essa é aquela mão que Brainstorm deve carregar, encontrando o que falta. No vazio, ela faz Tamiyo seguida por Standstill, que é o que esse deck quer fazer sempre que possível. Veredito: Keep.
Construindo o Sideboard
A lista do John1111 tem um Sideboard bem direto, algo que costuma ser incomum em decks Azuis que gostam de ter várias cartas parecidas para funções semelhantes. Talvez seja a ausência de Ponder. De qualquer maneira, ele é bem direto em sua proposta.
Back to Basics é talvez uma das cartas mais fortes que menos vê jogo no Legacy – é só ver o poder que Blood Moon exerce no Metagame para a gente entender como uma carta que afeta globalmente terrenos não-básicos tem lugar no Legacy. A já citada Consign to Memory está bem posicionada no formato, respondendo a uma parcela significativa de decks bem relevantes.
Surgical Extraction ainda é uma das melhores respostas de “turno 0” contra decks de cemitério. Force of Negation ajuda a aumentar a densidade de contramágicas, especialmente de custo 0, em jogos que você precisa impedir combos de passarem por cima de você. Por fim, The Wandering Emperor é mais uma condição de vitória para os jogos que descambam para batalhas de atrito.
Também têm aparecido em sideboards do arquétipo cartas (é bom ressaltar que o deck tem acesso a cores extras via Fetch lands e/ou terrenos extras no sideboard) como Ashiok, Dream Render, Blue Elemental Blast/Hydroblast, Comet, Stellar Pup, Deafening Silence, Dress Down, Engineered Explosives, Flusterstorm, Ghost Vacuum, Grafdigger’s Cage, Meltdown, Nimble Obstructionist, Powder Keg, Pyroblast/Red Elemental Blast, Pyroclasm, Supreme Verdict, Torpor Orb e Wear//Tear.
Ad
Sideboard
Frognator
O Landstill tem recursos para conseguir ir para a corrida contra uma Atraxa ressuscitada ou até mesmo um Archon e se eles tentarem partir para o plano Aggro - eles não têm resposta contra Supreme Verdict, exceto um descarte preventivo.
O plano pós-sideboard é simplesmente tentar impedir que eles ressuscitem os monstros, matar qualquer Psychic Frog que aparecer e tentar ganhar na vantagem de cartas.
Entra:
Sai:
Eldrazi Aggro
Os counters que afetam não-criaturas não têm muitos alvos e Force of Will pode ser negada via Cavern of Souls. Back to Basics é brutal contra a base de mana deles e Consign to Memory consegue pelo menos para os triggers de cartas protegidas pela Caverna e é bastante eficiente quando eles não têm acesso a esse terreno.
Entra:
Sai:
Red Stompy
Eles ignoram Force of Will via Vexing Bauble. Por outro lado, as listas atuais não conseguem ignorar Back to Basics, já que boa parte das Montanhas básicas foram substituídas por Sundering Eruption e Gemstone Caverns, o que não deixa de ser irônico para um deck de Blood Moon.
Entra:
Sai:
Dimir Aggro
O Dimir está na ascendente do Metagame, então é bom se preparar para enfrentar Sapo e amigos. Eles não usam muitos terrenos básicos e não têm acesso a Troll of Khazad-dûm, portanto Back to Basics pode limitar bastante o plano de jogo deles. Não é muito, mas os counters de 2 mana e Jace não são muito eficientes.
Entra:
Sai:
Forge Combo
Você não pode deixar nem The One Ring, Mystic Forge ou Karn, the Great Creator resolver. Fácil, não? Eles podem até conseguir gerar bastante mana por cima de Back to Basics, mas ela atrasa eles bastante.
Entra:
Sai:
Conclusão
Embora o Legacy seja um formato bastante poderoso, efeitos que geram muitas cartas por pouco mana acabam sendo bastante restritos e esse deck consegue fazer uso de uma das opções disponíveis no mercado numa estrutura que já se mostrou eficiente.
Para quem gosta de Control e quer uma abordagem diferente e comprar muitas cartas, Landstill está aí esperando por você.
Um abraço pausado e até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar