Foundations é uma coleção de Magic cuja filosofia lembra muito os antigos Core Sets, mas ao invés de ser um produto anual, de power level baixo, e que ficava ocupando lugar em prateleiras, temos uma coleção bem planejada, cujos cards irão valer mais além dos anos, e tendo sua previsão no Standard até 2029.
Dito isso, essa coleção também traz para nós criaturas lendárias, algumas bem relevantes para o Standard e para os temas que a coleção apresenta, e outras que podem dar um novo ar para seus jogos de Commander.
Ad
No artigo de hoje, iremos falar sobre as lendas mais relevantes da coleção Magic: Foundations para o EDH.
Zul Ashur, Lich Lord
Zul Ashur, Lich Lord é um comandante perfeito para a temática de zumbis e que procuram maximizar interações com o cemitério. Seu principal efeito é o de transformar todos os zumbis em seu cemitério em um Gravecrawler - ou seja, permite que seus zumbis sejam conjurados do cemitério para o campo de batalha.
Com seu cemitério sendo visto mais como uma extensão da sua mão do que como uma perda, você consegue um constante reaproveitamento das criaturas do grave para o campo, oferecendo não só um fluxo sustentável de criaturas, como também abrindo possibilidades para sinergias de sacrifício, como Ashnod’s Altar.
Com um custo de mana baixo (), o comandante chega ao campo cedo, facilitando sua estratégia desde o início do jogo.
Loot, Exuberant Explorer
Loot, Exuberant Explorer, é um comandante verde clássico, mas atrelado a um efeito de Exploration, lhe permitindo jogar um terreno extra por turno. Sua segunda habilidade é ativada e permite que você olhe os seis cards do topo do seu grimório em busca de criaturas que você poderá jogar sem pagar seu custo de mana, desde que esse custo seja inferior ao número de terrenos que você controla. Assim, seu deck será construído primariamente com ramp e criaturas de alto impacto.
Cards como Courser of Kruphix, Oracle of Mul Daya e Azusa, Lost but Seeking lidam muito bem com a estratégia de Loot, Exuberant Explorer no início do jogo, permitindo gerar ainda mais mana e interagindo muito bem com terrenos em um geral. Já no late game, podemos jogar cards como Elder Gargaroth, Craterhoof Behemoth e Terastodon.
Num geral, essa bolinha de pelo é capaz de muito estrago, além de acelerar bastante seu jogo - só precisando saber dosar as quantidades de cards como Cultivate e de grandes criaturas.
Zimone, Paradox Sculptor
Zimone, Paradox Sculptor busca fazer muito do que um bom deck Simic faz de melhor: manipulação de marcadores a fim de crescer suas criaturas. A habilidade de Zimone desencadeada no começo da etapa de combate garante crescimento em duas criaturas, no melhor estilo de cards como Innkeeper’s Talent.
Enquanto isso, sua habilidade ativada maximiza o poder de marcadores em um geral, seja aumentando o impacto de criaturas agressivas ou acumulando marcadores para efeitos de longo prazo em artefatos como Astral Cornucopia. Com esses elementos, Zimone se torna um comandante flexível para jogadores que gostam de decks que evoluem constantemente, crescendo como uma bola de neve.
Além disso, em decks com essa comandante é possível tirar vitórias fáceis com cards como Simic Ascendancy e Twenty-Toed Toad, que concedem a vitória para o jogador que os controla baseado em seu número de marcadores.
Ad
Niv-Mizzet, Visionary
Diferente de outras versões de Niv-Mizzet, Niv-Mizzet, Visionary recompensa até mesmo pequenos pings de dano com a compra de cartas proporcional, o que significa que feitiços e permanentes que causam dano repetido ou incremental podem gerar uma vantagem absurda de cartas. Você pode também buscar maneiras de proliferar essas fontes de dano enquanto protege Niv-Mizzet, acumulando um exército de cartas e mantendo o oponente à distância.
Assim, cards como Guttersnipe, principalmente munidos de Torbran, Thane of Red Fell e outros amplificadores de dano, podem ajudar você a comprar muitos e muitos cards, ajudando a esvaziar seu deck e permitindo que você combe rapidamente com um Laboratory Maniac ou um Thassa’s Oracle.
De resto, o único lado negativo que eu vejo para este comandante é a facilidade de combo com cards como Niv-Mizzet, Parun, uma criatura que já era razoavelmente fácil de combar, e a previsibilidade que isso leva para os seus jogos. De resto, mais uma versão incrível do nosso dragão Izzet.
Tinybones, Bauble Burglar
Tinybones, Bauble Burglar trabalha com controle de mão e descarte, e funciona como uma versão bem mais light e menos enfurecedora de Tergrid, God of Fright. Assim como a deusa de Kaldheim, Tinybones pode criar um fluxo constante de exílio e vantagem de cartas roubadas, minando a estratégia dos adversários e mantendo-os sem recursos, desde que tenha o suporte adequado.
A principal diferença entre eles é o fato de que Tinybones, Bauble Burglar se aproveita de todos os tipos de cards descartados, não só permanentes, os levando ao exílio ao invés do cemitério. E, além disso, o próprio esqueleto tem como causar oponentes descartarem cards em seu próprio texto, enquanto Tergrid só tem essa habilidade no verso de seu card.
De resto, não preciso dizer como Waste Not é um card que você realmente quer neste deck, dando sempre um respiro a mais para você enquanto força oponentes a descartar cards. Outra ideia interessante é o uso de cards como Gnat Miser para punir a mão de oponentes, diminuindo seu limite de cards.
Koma, World-Eater
Ao contrário de Zimone, Paradox Sculptor, Koma, World-Eater é um comandante menos focado em aumentar marcadores e com mais foco para controle e domínio de mesa. Ele exige uma base de mana forte para alcançar , mas uma vez no campo, ele se torna um grande problema. Com um corpo gigantesco e habilidades de proteção e evasão, ele pressiona os oponentes tanto com dano direto quanto com sua habilidade de gerar fichas. Uma vez que gerar os seus tokens de Espiral de Koma depende apenas do dano do comandante conectar, e ele por sua vez tem atropelar e oito de poder, gerá-los é razoavelmente bem fácil.
Mesmo que Koma seja removido, o que é bem custoso com seu Ward , ele ainda pode deixar para trás um exército de tokens de Espiral de Koma 3/3, fornecendo valor residual. Este é um comandante que se beneficia de efeitos que aumentam o poder de criaturas, fortalecem tokens e aumentam a produção dos mesmos.
Ad
Assim, usar cards como Doubling Season, Parallel Lives e Beastmaster Ascension aumenta bastante seu campo. Um Nylea’s Forerunner também cai bem, dando trample para todas as suas criaturas.
Alesha, Who Laughs at Fate
Provavelmente minha favorita dessa coleção, Alesha, Who Laughs at Fate, é um comandante com foco agressivo, perfeito para decks de sacrifício. Seu foco em combate e reanimação permite que você utilize criaturas que geram valor ao entrar ou sair de campo, e sua habilidade Raid permite que você continue reciclando criaturas, principalmente com habilidades de ETB, ao entrar no campo de batalha, ou LTB, ao deixar o campo de batalha. Isso faz de Alesha uma líder ideal para uma estratégia com mais grinding, onde cada turno desgasta os oponentes com recorrência de efeitos sucessivos de suas criaturas.
Para maximizar sua Alesha, você pode usar cartas que aumentam seu poder rapidamente para ampliar o alcance de suas reanimações. As cores preto e vermelho oferecem ótimas criaturas com efeitos poderosos e de valor de mana baixo, como Charming Scoundrel permitindo que você explore várias opções de criaturas com habilidades utilitárias e que retornam sempre que você ataca. E claro, ela só precisa atacar para ganhar o marcador, mas qualquer ataque de qualquer criatura sua desencadeia a habilidade de Raid, o que te ajuda a proteger sua comandante quando você não está em uma boa situação para atacar.
Infelizmente, Alesha, Who Laughs at Fate não tem mais o suporte da cor branca, mas dá para se divertir bastante!
Kykar, Zephyr Awakener
Temos aqui um spellslinger nas cores branco e azul ao invés dos tradicionais vermelho e azul, onde cada mágica conjurada que não seja de criatura te permite escolher entre dois efeitos: ou um efeito de flicker em alguma criatura sua ou a criação de um token de espírito branco 1/1 com voar.
O flicker é uma ferramenta de manipulação de campo, permitindo não só proteger criaturas suas como gerar recorrência de efeitos ETB e LTB, enquanto a geração de fichas garante que você nunca fique com o campo vazio, perfeita para pequenos ataques voando ou chump blocks.
Kykar, Zephyr Awakener é especialmente versátil, tendo duas habilidades que você pode recorrer bastante ao longo do jogo de acordo com o que você mais precisar no momento e, de quebra, fornece tudo isso em um pacote de uma cor não muito usual para a estratégia de spellslinger. Diversidade é sempre um bônus.
Considerações Finais
Foundations é uma coleção muito bem planeada. É tudo que eu nunca esperei que um core set pudesse ser. Esse set é uma surpresa bem grata e vale a pena estudar mais sobre, e quem sabe, até draftar.
Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar