Os Planeswalkers são uma das mecânicas mais revolucionárias de Magic: The Gathering, introduzindo para o gameplay os personagens centrais da narrativa do jogo.
Neste artigo, exploraremos os Planeswalkers mais icônicos de Magic, analisando como suas habilidades e histórias nos formatos competitivos moldaram o jogo ao longo dos anos. Seja pelo power level, como Jace, the Mind Sculptor ou pela versatilidade de cards como Liliana of the Veil, estes Planeswalkers marcaram seu lugar na história de Magic de alguma maneira.
Ad
Os Cards de Planeswalkers Mais Icônicos de Magic: The Gathering
Oko, Thief of Crowns
Oko, Thief of Crowns deixou uma marca em Magic - uma um tanto traumática. O Planeswalker de Throne of Eldraine foi um erro de design admitido cujas habilidades foram subestimadas e, na prática, forçava jogos a girarem em torno de si ao basicamente transformar qualquer criatura em um Elk 3/3, criar fichas que poderiam se tornar um exército de Alces no longo prazo e ter uma Ultimate que permitia trocar uma das suas permanentes pela melhor criatura do oponente.
Sua presença foi tão marcante que Oko foi banido dos formatos competitivos um por um até ser válido apenas no Vintage, onde apareceu em uma transmissão ao vivo transformando uma Black Lotus em um Alce para vencer uma partida, solidificando seu espaço como um dos cards mais famosos da história de Magic.
Jace, the Mind Sculptor
Jace, the Mind Sculptor foi protagonista da maior controvérsia da história de Magic durante a primeira metade da década passada: ser o primeiro banimento no formato Standard desde o bloco de Mirrodin.
Acontece que o Caw Blade, deck do bloco de Scars em 2011, era a melhor a única opção viável no cenário competitivo da época e a mistura de Jace com Stoneforge Mystic, Sword of Feast and Famine e Squadron Hawk criou uma base sólida o suficiente que fazia jogadores parecerem estar jogando Legacy em mesas de Standard.
Essa fama levou ao banimento preventivo de Jace no Modern com o lançamento do formato, sendo desbanido anos depois e tendo pouco ou nenhum impacto nas mesas competitivas devido ao power creep. Ainda assim, o Mind Sculptor é a iteração mais famosa de um dos personagens mais famosos de Magic.
Elspeth, Knight-Errant
Elspeth, Knight-Errant não tem a infâmia que os Planeswalkers acima, mas ela foi um dos primeiros cards dessa categoria a apresentar os requisitos necessários para que eles pudessem impactar formatos competitivos: a capacidade de se proteger na partida.
Sua habilidade de criação de fichas abriu o primeiro precedente para que o design do jogo criasse mais Planeswalkers com mais habilidades interativas com a mesa. Antes dela, apenas Garruk Wildspeaker tinha essa propriedade e ela estava limitada a uma habilidade que retirava marcadores de lealdade - por consequência, Elspeth, Knight Errant chegou até a impactar o Legacy por algum tempo.
Chandra, Torch of Defiance
Chandra, Torch of Defiance é a culminação de vários aprendizados que passaram por Jace, the Mind Sculptor e também por Elspeth, Knight-Errant. O resultado foi uma das Planeswalkers mais impactantes da história do Standard, que esteve no topo do Metagame quase que durante todo o período em que foi válida nele, sendo a versão mais famosa de uma das Planeswalkers mais conhecidas de Magic.
Karn Liberated
Ad
Karn é um dos personagens mais antigos da lore de Magic: The Gathering, sendo atualmente um Golem que herdou parte dos poderes de outros Planeswalkers marcantes: Urza (que o usou como parte da Legacy Weapon) e Venser (que deu sua centelha para curar Karn da infecção Phyrexiana).
Sua primeira versão, Karn Liberated, foi popular no Modern durante anos no deck conhecido como Tron, onde se usavam os terrenos de Urza para conjurá-lo tão cedo quanto no terceiro turno para o desespero de qualquer Midrange do formato. Com o tempo, este foi substituído por Karn, the Great Creator e o seu toolbox de artefatos, mas sua iteração original será sempre lembrada pelo impacto de ser jogado cedo demais.
Liliana of the Veil
Liliana of the Veil foi a primeira Planeswalker com efeitos disruptivos e por um custo baixo que forçava jogadores a pensarem na simetria dos seus efeitos. Inicialmente, suas aparições se limitaram aos arquétipos de Unburial Rites no Standard onde era possível usar seu descarte para reanimar criaturas poderosas, mas não demorou muito até perceberem que ela atacava muito bem todos os recursos do oponente.
Essa qualidade tornou de Liliana uma staple dos decks Midrange do Modern e do Legacy durante muitos anos. Iniciar uma partida com Thoughtseize seguido de Tarmogoyf ou Dark Confidant e Liliana of the Veil era, muitas vezes, um passe livre para uma vitória fácil contra outros decks justos, e até nas partidas mais injustas, a sua capacidade de exaurir os recursos da mão do oponente era mais benéfico do que outras opções disponíveis.
Hoje, Liliana of the Veil não tem mais tanto impacto no Modern, mas ainda é uma staple sólida do Pioneer e do Standard, onde protagoniza o maindeck e sideboard da maioria dos Midranges com preto do formato.
Teferi, Hero of Dominaria
Teferi é outro personagem icônico de Magic por si, e sua primeira aparição na forma de Planeswalker como Teferi, Hero of Dominaria se tornou o melhor card da sua categoria para um deck Control de todos os tempos, desbancando até Jace, the Mind Sculptor no Modern.
Ele também demonstra todas as qualidades inerentes de um Planeswalker bem balanceado: cinco manas é um custo alto, então suas habilidades precisam importar. Com um draw e desvirar dois terrenos, Teferi garante que será protegido por um Counterspell do seu controlador caso o oponente tenha uma remoção, ou com um Path to Exile, ou outro efeito similar caso eles ataquem com criaturas. Suasoutra habilidade permite controlar a mesa e seu Ultimate virtualmente ganha o jogo se chegarmos nele.
Nicol Bolas, Planeswalker
Nicol Bolas é outro personagem amplamente conhecido na lore de Magic e vilão principal do arco que culminou na Guerra da Centelha. Enquanto há diversas variantes dele no decorrer dos anos, seu lançamento original como Nicol Bolas, Planeswalker trouxe um vislumbre do que poderíamos esperar de um “Old Walker” no novo tipo de card: uma permanente de custo significativamente alto, mas cujas habilidades dominam a partida no momento em que ele entra.
Ad
Essa versão nunca fez muito sucesso no cenário competitivo e está perpetuamente relegado ao Magic casual, no entanto, sendo a primeira aparição de um dos maiores vilões do jogo e a primeira aparição de um Planeswalker pré-emenda o tornam merecedor de um espaço nessa lista.
Wrenn and Six
Wrenn and Six foi a primeira Planeswalker de duas manas a dar certo (e muitos ainda consideram Tibalt, the Fiend-Blooded o pior Planeswalker de todos os tempos). Por ser a primeira que funcionou, será provavelmente a última.
Suas habilidades são apenas boas demais em qualquer formato com Fetch Lands ou terrenos que podem ser usados para outros propósitos além de gerar mana. Wasteland se torna um lock de não-básicas, Ghost Quarter se transforma em Strip Mine, seu dano extra ajuda a colocar criaturas menores em cheque e sua Ultimate, tal qual outros cards dessa lista, é muito capaz de ganhar jogos.
Urza, Academy Headmaster
Todos se questionam como seria um card do lendário Urza no ápice do seu poder - e é provável que a Wizards nunca imprima um card desse personagem que reflita esse estágio dele, porque, pré-emenda, Planeswalkers eram fortes o suficiente para destruir mundos por conta própria.
Mas Urza, Academy Headmaster é o mais próximo que temos desse card. Vindo de um Un-Set, ele não tem nada que seja inválido em outros sets, exceto pela sua habilidade: o jogador precisa entrar no site AskUrza.com e escolher uma das habilidades clicando nelas - o site gerará uma resposta aleatória que se resume, basicamente, em uma habilidade já impressa em outro card de Planeswalker, o que acaba sendo uma boa maneira de refletir tanto o poder que Urza tinha quanto o seu conhecimento acumulado durante anos de guerra contra Phyrexia.
Conclusão
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique a vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!
— Comentarios0
Se el primero en comentar