Final Fantasy chega ao Magic!
Olá, pessoal!
Na próxima semana, teremos os primeiros eventos e a chegada da tão esperada edição de Final Fantasy no nosso querido Magic: the Gathering!
Como de costume, a edição traz algumas novidades, e por isso é importante estarmos atentos ao funcionamento de algumas mecânicas, em preparação para os eventos de pré-lançamento.
Temos também uma mudança de regras, especificamente nas Sagas, que afeta inclusive cards antigos, então também vamos abordar o tema ao final.
Vamos lá!
Final Fantasy - As Mecânicas da edição
Temos em boa parte mecânicas já familiares para jogadores mais veteranos no Magic, e as mecânicas novas, que para essa edição vão ser na verdade alguns twists em mecânicas que já existiam.
Ad
Vamos começar falando das que já existiam no Magic, e em seguida as novas!
Landcycling

Landcycling é uma habilidade que funciona quando o card está em sua mão. É uma variação de Cycling, só que ao invés de você apenas comprar um novo card, você procura em seu baralho por um terreno que tenha a característica informada - por exemplo, no caso do Hill Gigas acima, você procura por um terreno que tenha o tipo Montanha.
Não precisa ser um terreno básico! Você pode procurar, por exemplo, uma Sacred Foundry ou um Elegant Parlor no seu deck Boros.
Adventure

Adventure é uma habilidade muito ligada ao plano de Eldraine, e é legal ver ela sendo desenvolvida em outros mundos também. Na edição Final Fantasy, teremos um ciclo de terrenos que terão a habilidade, e como ela nunca tinha sido usada em terrenos antes, é bom esclarecermos algumas possíveis confusões.
Ad
Primeiro, o lado terreno não tem cor, apesar da coloração utilizada em todo o card. Você não pode usar, por exemplo, um Hydroblast no Lindblum, Industrial Regency que seu oponente jogou como terreno. Contudo, se o oponente usar o lado aventura, aí sim estará conjurando uma mágica vermelha, e seu Hydroblast poderá anulá-lo.
Vale lembrar também que o terreno é o principal do card, então se você usa algo como Solve the Equation, não poderá achar o lado aventura. Contudo, um Expedition Map pode achar esses terrenos, e aí você pode optar por usar o lado aventura.
Por fim, lembre-se que se você usa o lado aventura e exila o terreno, você ainda pode jogá-lo normalmente! Claro, seguindo as restrições de tempo para terrenos, e considerando que você ainda tenha um land drop possível para o turno.
Transform

Vários cards da edição tem a habilidade de transformar - são cards dupla-face, e quando você cumpre determinadas condições, você vira o outro lado do card para indicar que agora ele tem outras características.
Alguns cards se exilam e depois voltam transformados, como Terra, Magical Adept. O outro lado é uma Saga, então já vai receber o seu primeiro marcador de Lore também. Lembre-se que se uma permanente é exilada e depois volta ao campo, ela está novamente com enjoo de invocação! Isso significa que, se for uma criatura, não poderá atacar ou usar habilidades com .
Não é o caso, contudo, de cards como Kefka, Court Mage! É importante ficar atento nisso. Kefka apenas se transforma, sem se exilar e voltar ao campo, portanto se já estava sob seu controle desde o início do turno, você poderá atacar com o card transformado!
Ad
Job Select

Job Select é uma das novas habilidades. Na verdade, é uma pequena variação de Living Weapon, habilidade um pouco mais antiga, vista em cards como Batterskull.
Job Select é uma habilidade que desencadeia quando o equipamento entra em campo. Ela indica que você cria um token incolor 1/1 de Herói e anexa o equipamento no token - isso é uma habilidade só, então o oponente não pode matar o token em resposta, já que tudo resolve de uma vez: cria-se o token e anexa-se ao equipamento.
Importante lembrar que o token é incolor, ainda que o equipamento nele não seja! O card que destacamos acima, Black Mage’s Rod, é um artefato preto, mas o token permanecerá incolor, mesmo quando equipado!
Tiered

Outra nova habilidade, Tiered indica uma escolha de custos adicionais quando se conjura o card. Dependendo do modo escolhido, alguma mana extra será necessária para que se possa conjurar.
Ad
Lembre-se de que ao conjurar um card, você primeiro determina seus custos, e só depois calcula e paga a mana necessária. No card destacado, Fire Magic, caso opte pelo primeiro modo, você precisará pagar apenas , já que o adicional do primeiro modo é
. Caso opte pelo segundo modo, aí será necessário pagar mais 2 manas, e o custo na pilha será
.
Caso você tenha efeitos que reduzem o custo de mágicas, você irá aplicá-los após determinar o modo e o custo a pagar! Então, por exemplo, se você controla um The Fire Crystal e deseja usar o segundo modo de Fire Magic, o custo de é reduzido em
, e ao final você deverá pagar apenas
.
Criaturas Sagas

Mais uma inovação bacana no design, temos agora as Sagas - que são um subtipo de encantamento - sendo usadas em conjunto com o tipo Criatura. Na edição Kamigawa: Neon Dynasty, vimos Sagas que se transformam em Criaturas, mas agora temos os dois tipos em conjunto, simultaneamente, no mesmo card.
Na prática, é como se a criatura tivesse validade, já que ao entrar você colocará um marcador de Lore - inclusive, desencadeando o primeiro capítulo da Saga - e, ao colocar marcadores para desencadear o último capítulo, após a habilidade resolver, a criatura deverá ser sacrificada.
A mudança de regras nas Sagas
Com o lançamento na próxima semana, a Wizards of the Coast como de praxe divulgou as notas e atualizações de regras da edição. Uma das atualizações é justamente nas Sagas - especificamente, como elas interagem com cards que removem habilidades, como uma Tishana’s Tidebinder ou Dress Down.
Ad
A mudança é a seguinte: quando uma Saga porventura perder habilidades, ela não será mais sacrificada em razão de perder seus capítulos. Da mesma forma, a Saga também não irá mais receber Lore counters no início da primeira fase principal do controlador.
Vamos entender na prática como isso funciona:
Criaturas Sagas
Quando uma Criatura Saga perder as habilidades, por exemplo para uma Tishana’s Tidebinder, ela fica na mesa com a quantidade de Lore counters que já tinha, e não vai mais receber um Lore counter todo turno. Na prática, a criatura agora vai ficar na mesa até ser removida por outros meios.
Caso a Tishana’s Tidebinder venha a ser removida, a Criatura Saga recupera suas habilidades. No início da primeira etapa principal do controlador, ela vai receber um Lore counter e avançar normalmente nos capítulos.
Urza's Saga e Blood Moon
Esta interação merece uma atenção especial - inclusive, por estarmos numa temporada de Qualifiers competitivos no formato Modern, pode acontecer facilmente nos eventos.
Quando uma Blood Moon - ou efeitos similares, como Magus of the Moon, Spreading Seas, etc - entrar na mesa, a Urza's Saga não será mais sacrificada. O Terreno-Saga fica na mesa, com a quantidade de Lore counters que já tinha, e não ganhará novos Lore counters. Até aqui, exatamente como as Criaturas Sagas, que explicamos anteriormente.
Ad
O que faz a interação um pouco diferente é que, em razão de como o sistema de camadas funciona, as habilidades que a Urza's Saga ganhou com seus capítulos não serão perdidas. Então, se ela já tinha resolvido o primeiro capítulo, com a Blood Moon na mesa sua Urza's Saga vai poder gerar ou
. E se já tinha resolvido o segundo capítulo,a Saga vai poder gerar
,
, ou ainda seguir fazendo construtos pelo custo de
!
Conclusão
Final Fantasy já vem causando sucesso por toda a spoiler season, e a edição parece trazer mesmo todo o flavor dos jogos e da franquia para o mundo do Magic. Além disso, a mudança na regra de Sagas é bem relevante e pode afetar vários formatos.
Espero que todos tenham excelentes eventos de pré-lançamento, e que se divirtam muito! Estaremos todos curtindo as duas melhores coisas: o Magic e o Gathering!
Abraço, e até a próxima!
— Comentários 0
Seja o primeiro a comentar