O fim do ano de 2024 se aproxima, e com ele, iniciamos nossa retrospectiva sobre como este ano foi para Magic: The Gathering. Além das mudanças ocorridas no jogo, também podemos avaliar quais foram os cards mais importantes que os novos lançamentos trouxeram para cada formato competitivo.
Hoje falaremos do Pioneer, o formato que passou por momentos turbulentos durante este ano até encontrar seu equilíbrio com o banimento de Sorin, Imperious Bloodlord e Amalia Benavides Aguirre, e que hoje encara um Metagame diverso e saudável, mas com o risco de declinar em popularidade com a ausência da temporada de RCQs no próximo ano.
Ad
Os Dez Melhores Cards de 2024 para o Pioneer
10 - Mockingbird
Mockingbird é o melhor efeito de Clone que o Pioneer já teve. Barato, flexível, com qualidades inerentes, como evasão e sem as fraquezas que, talvez, fariam com que outras opções como Phantasmal Image não tivessem o mesmo sucesso.
Além de ser uma opção viável para qualquer deck azul em caso do Metagame demandar esses efeitos, Mockingbird virou uma staple das novas versões Azorius do Humans, além de ser um dos pilares que popularizou o Dimir Ninjas como um arquétipo viável.
9 - No More Lies
No More Lies é o mais próximo de Mana Leak que já tivemos no PIoneer. Seu custo de mana o torna mais restritivo que opções como Make Disappear, mas a cláusula de exílio fez muita diferença para decks como o Azorius Control, além de virar uma staple no Spirits, que ganhou uma dúzia de ferramentas novas este ano.
8 - Sheltered by Ghosts
Sheltered by Ghosts foi, sem intenção, a resposta certeira que o Pioneer precisava para o acréscimo de Aggro no formato com a ascensão das estratégias de Prowess. Desde então, ele virou uma staple do Spirits, apareceu no Sideboard do Humans, em algumas listas de Selesnya Company e também em arquétipos como o Boros Prowess, além de ter dado uma breve revitalizada no Selesnya Auras.
7 - Enduring Innocence
Enduring Innocence potencializou a viabilidade dos Aggro go-wide no Pioneer este ano. Ele ampliou significativamente a popularidade do Selesnya Company, virou uma peça importante de Sideboard para Humans e Spirits e ainda tem potencial para motivar outras estratégias baseadas em criaturas no futuro sem que elas sejam punidas por remoções em excesso.
6 - Ygra, Eater of All
Ygra, Eater of All garantiu aos decks de Witch’s Oven um novo combo-kill ao lado de Cauldron Familiar, onde duas cópias do Familiar e Ygra permitem um looping de dano infinito.
Seu lançamento junto de Scavenger’s Talent mudou a maneira de jogar de Food no Pioneer, e deu a ele uma maneira de fechar jogos mais rápido, um fator essencial para torneios competitivos e partidas ranqueadas no Magic Arena.
5 - Unstoppable Slasher
Unstoppable Slasher habilitou um novo deck de combo no Pioneer com Bloodletter of Aclazotz, cuja estrutura colocou os holofotes sobre Unholy Annex e deu origem aos arquétipos de Demons que se tornaram o padrão dos Midranges no último trimestre.
Slasher também se tornou uma staple do Rakdos Midrange e outros arquétipos semelhantes, onde além de oferecer um clock relevante (afinal, cada dano de combate dele significa metade da vida do oponente), ele também é difícil de remover e foi outro motivador para Torch the Tower e outros cards que exilam criaturas terem ganho mais espaço este ano.
4 - Verge Lands
Ad
As Verge Lands foram importantes o suficiente para permear diversos decks de duas cores no formato pela sua interação com Shock Lands, além de se tornarem peças importantes nas pilhas de quatro e cinco cores do formato pela sua interação com os Triomas, que facilitam o cast de Sylvan Caryatid no segundo turno.
3 - Unholy Annex
Unholy Annex foi o melhor mecanismo de vantagem de cartas para o Pioneer deste ano e alterou muito a maneira de construir o Rakdos Midrange. Se antes, Archfiend of the Dross era um two-of ou uma criatura para o combo com Metamorphic Alteration, agora ele é uma staple que gera um valor absurdo com Unholy Annex, e se o encantamento não fosse bom o suficiente como uma Phyrexian Arena, ele também oferece um corpo 6/6 com evasão na mesa no mesmo slot.
Annex foi o card que transformou Blade of the Oni em uma staple jogável no Rakdos, tornou o combo de Unstoppable Slasher com Bloodletter of Aclazotz competitivamente viável e deve permanecer como um dos pilares dos Midranges pretos por um tempo no próximo ano.
2 - Artist’s Talent
Artist’s Talent se transformou em uma staple do Pioneer e foi a principal adição do ano para o Izzet Phoenix. Sua interação com Proft’s Eidetic Memory e cantrips baratas transforma qualquer criatura em uma ameaça, e seu trigger de looting facilita a colocar qualquer quantidade de Arclight Phoenix no cemitério mais cedo, além de agilizar o cast de Treasure Cruise.
O encantamento substituiu a interação entre Temporal Trespass e Galvanic Iteration, e em alguns casos passou a substituir algumas cópias de Ledger Shredder.
Outro lugar onde Artist’s Talent se destacou foi no Lotus Combo, que abdicou das variantes de quatro cores por uma versão Izzet após o reprint de Expedition Map. Com ele, é possível “reciclar” o deck inteiro sequenciando mágica após mágica, culminando em buscar Thassa’s Oracle para vencer o jogo, ou em repetir casts de Lightning Strike para fazer sua própria versão de Storm.
1 - Emberheart Challenger
Slickshot Show-Off foi o card que potencializou os Red Aggro no Standard e no Pioneer, mas o verdadeiro foco do arquétipo se encontra na junção do pacote de Camundongos de Bloomburrow, chefiado por Emberheart Challenger.
Challenger faz um pouco de tudo o que um Aggro quer: ele tem impacto imediato, Prowess para crescer com as mágicas de dano ou pumps e uma habilidade desencadeada que garante card advantage por fazer o que estratégias que o usam já fazem normalmente.
Com a companhia de Heartfire Hero e Manifold Mouse, ele estabeleceu a base que compõe hoje o Rakdos Prowess, que foi o maior destaque do ano dentre os arquétipos novos do Pioneer de 2024, e também motivou a criação de estratégias semelhantes com outras cores.
Conclusão
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Ad
Obrigado pela leitura!
— Comments0
Be the first to comment