Quebrando combos
Bom dia, amantes desse vício de papel! Neste artigo, busco reduzir nossas frustrações ao receber aquela combinação de cartas que acaba com toda a brincadeira.
Antes, uma rápida explicação sobre a influência do ambiente de jogo:
Em um ambiente linear (jogos 1x1) é muito mais fácil conter um combo, pois geralmente o deck que comba é feito para aquilo e muitas vezes você já está parcialmente preparado para aquela situação. Por isso, as listas e o estudo para montagem de um side são tão importantes. É extremamente mais nivelado, pois além dessa prévia preparação e possível mudança de cartas, você possui atenção direcionada a apenas uma pessoa.
Ad
Este foco já não acontece no Commander. É normal que alguns jogadores se preparem e na maioria das vezes tenham resposta, ou até que negociem, mas nem sempre eles estarão preparados para você e seu deck.
Fugindo um pouco desta discussão de quem e quando deve se conter uma ameaça de combo, aqui vou mostrar algumas opções do que fazer para lidas com combos, separando-os pelas maneiras de counterá-los.
Considerando o Combo uma maneira de se ganhar o jogo ao se iniciar a interação de ETB, hoje falaremos sobre isso!
ETB - Enters the Battlefield
Enters the Battlefield, em inglês, refere-se ao efeito que se desencadeia no momento em que um card entra no campo de batalha, seja pela própria permanente ou por outra permanente que já esteja em jogo, comumente estabelecendo alguma vantagem ou impacto imediato. Temos como maior representante deste efeito essa carta muito conhecida:
Comecemos então pela cor com mais respostas, o Azul.
O azul pode counterar diretamente essas habilidades e é a cor com mais facilidade em lidar com combos, então além de qualquer outra anulação, você, com requintes de crueldade, pode esperar que o efeito de outras cartas aconteçam, tirando a presença daquele jogador que faz uso de um Stifle ou a sua versão sem resposta, Trickbind.
Não se esqueça de que a malícia disso está em esperar que seu oponente exile todo seu deck antes, para utilizar sua resposta e então ter menos um combeiro na mesa.
Também existe outro meio de quebrar combos de self mill: Fazer seu oponente comprar uma carta antes que o efeito funcione. Cartas como essa merecem sua menção honrosa:
Mas não se limitando ao azul, vamos cortar esse combo com outras cores também!
Branco
O Branco possui 2 anulações que podem vir a cortar esse combo. A primeira é Mana Tythe e a segunda é Lapse of Certainty, mas ambas são circunstanciais. A melhor opção para responder é a seguinte (e chega a ser tão linda quanto o Trickbind):
O branco também possui defesas passivas aos ETB, como:
Vermelho
Na cor vermelha, há poucas opções além das anulações como Red Elemental Blast, mas são muito específicas.
Minha preferência é por esses cards para lidar ocm a situação:
Preto
Para o preto, por incrível que pareça, temos opções.
Quando anunciada a mágica, você remove o ETB da mesma, jogando este card antes e deixando seu coleguinha sem baralho:
Verde
O mais deficitário neste tipo de resposta é mesmo o verde. A melhor resposta da cor é matar o combeiro antes!
Mas o verde, além de todas as outras cores, podem fazer uso de respostas simples como:
E outras mais caras, mas que podem ser úteis:
Finalizando
Espero que esses exemplos venham a refrescar a sua cabeça sobre como se defender. Essas não são as únicas respostas, mas já ajudam a lidar com o problema.
Ad
Caso saiba de mais alguma maneira legal, comente abaixo. Até o próximo!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert