Sobre o Gruul Stompy
Pauper, Raniere

75 commons
13
Bosque
4.28
3
Montaña
0.99
4
Hidra nacida de Nyx
0.67
4
Elfo enramado
1.3
4
Aprovechador eldrazi
0.29
4
Ladrona de joyas
0.44
4
Crisálida retorcida
0.78
4
Krushok de piel de estandarte
0.18
4
Cazador vengativo
1.41
4
Grupo de abordaje
0.82
4
Crecimiento salvaje
0.97
4
Expansión de la utopía
0.85
4
Retumbo malévolo
3.23
60 cartas maindeck
Sideboard 15
2
Shinen del rugido de la vida
1.47
2
arrojado al fuego
1.34
3
Capear el temporal
1.53
4
Desilusionar
5.28
4
Ataque de aliento
4.2
Gruul Ramp e variações têm visto bastante jogo no formato desde a chegada de Writhing Chrysalis e Malevolent Rumble, cartas que possibilitaram uma consistência de jogo absurda para o arquétipo.
Uma versão que têm conquistado espaço recentemente é o Gruul Stompy, que mergulha confia em na consistência do plano ramp com algumas estratégias de combate que possibilitam acelerar o plano de jogo resgatando um dos principais elementos do praticamente extinto Mono-Green Stompy, a mecânica de Trample.
Ad

Nyxborn Hydra, Jewel Thief e Bannerhide Krushok são as criaturas que integram essa mecânica com mais peso nessa lista, servindo para o mesmo propósito que Rancor servia no Stompy clássico, encaixar dano com mais facilidade e velocidade.
Annoyed Altisaur deixa a lista e Boarding Party agora é o único elemento de Cascade presente. O dinossauro é forte, mas acaba sendo lento demais nessa versão que precisa de criaturas no campo rapidamente para construir uma presença de mesa definitiva.
Bannerhide é uma criatura excelente, podendo ser conjurado de graça com cascade e por possuir uma habilidade que funciona como um truque de combate incrível, além de ser capaz de encaixar dano por cima de bloqueadores com seu Trample.
Mulligan
Esse deck precisa de uma mão que possa fazer o jogo progredir, então evite mãos que dependam de land no draw ou que possam acabar floodando.

A mão acima é um excelente exemplo de uma ótima mão inicial. Obviamente, o risco de ter o elfo morto antes da volta existe e caso você não saiba que tipo de oponente está enfrentando é ainda mais arriscado - mas caso decida correr esse risco e Arbor Elfo sobreviva, então o plano de jogo estará garantido.

O exemplo acima ilustra uma mão bem pior que a anterior, muito mais lenta e que depende bastante do topo do deck para poder avançar no jogo. A melhor decisão nesse caso seria pelo mulligan.

A mão acima, apesar de não parecer, é tão lenta quanto a anterior. Você precisará esperar até o turno três para poder fazer a primeira criatura, dependerá dos draws para progredir no plano de jogo e dará espaço demais ao oponente para desenvolver seu próprio jogo. Mulligan.
Postura de Jogo
Como um bom aggro, esse deck visa levar os pontos do oponente a zero, mas você precisa se preocupar com a mana também, então desenvolver e acelerar sua base de mana é bem importante.
Tome cuidado com a Initiative, pois este é um recurso valioso que não deve ser perdido para o oponente. Além disso, tire máximo proveito dos cascades.
Pense bem em como irá executar os combates, pois todas as suas criaturas são valiosas.
Guia de Sideboard

Vs. Kuldotha Red
Essa match up depende muito de como cada oponente irá iniciar o jogo. O Kuldotha tem um potencial explosivo maior que o Gruul, porém o Gruul pode rapidamente estabilizar a mesa com suas criaturas, tornando o jogo impossível para o Red.
Weather the Storm e Breath Weapon são as cartas que você irá preferir no pós-side e Avenging Hunter perde bastante espaço: initiative é bem arriscado nessa match up, pois pode se tornar uma arma contra você.
Ad
Priorize mãos que permitam fluir bem seu jogo. Writhing Chrysalis e Eldrazi Repurposer são as melhores criaturas para se defender e trocar no combate durante o início do jogo, principalmente por funcionarem muito bem juntas.
Side in

Side out

Vs. Grixis Affinity
Krark-Clan Shaman é simplesmente a pior carta que você irá enfrentar e estará sempre acompanhada de Toxin Analysis. Por isso, Affinity é sem dúvidas uma bad match e uma das piores provavelmente. Porém, não é impossível. Com ajuda do side e de um pouco de sorte, o Gruul é totalmente capaz de levar esse jogo.
Todo o hate de artefatos presente no side é uma excelente maneira de evitar o board wipe enquanto você tenta encaixar dano. Preocupe-se sempre em privar seu oponente da mana vermelha, principalmente, e tente sempre acertar os terrenos indestrutíveis.
Side in

Side out

Vs Mono-Blue Faeries
Faeries é um deck que dependerá muito de uma sequência específica para conseguir segurar o jogo contra os monstros do Gruul. Considero essa uma good match, mas tome cuidado com as anulações e tente resolver Chrysalis o mais rápido possível, pois essa é sua principal arma contra as fadinhas.
No geral, é um jogo que deve progredir tranquilamente, principalmente na play, já que o oponente não conseguirá interagir muito bem nos primeiros turnos e dependerá muito de Counterspell para vencer. Bannerhide e Hydra também são excelentes criaturas nesse jogo, pois ambos podem encaixar dano facilmente e bloquear muito bem.
Side in

Side out

Vs. Golgari Glee
Agora temos um exemplo da famosa Race, aquela partida que quem ganha é o jogador que alcançar a inevitabilidade primeiro. Glee é um combo e fará de tudo para se manter vivo até encontrar suas peças. Por isso, adote uma postura completamente agressiva e não tenha medo de atacar.
Algumas versões utilizam Chrysalis, o que pode ser problemático, mas com o sequenciamento correto e bons draws você pode facilmente atropelar o oponente antes que ele possa ativar o combo.
Side in

Side out

Vs. Bogles
Bogles é um deck que têm crescido novamente no metagame e que basicamente irá proporcionar uma situação bem semelhante à match up contra o Glee: você precisará correr contra o tempo para derrotar o oponente antes que ele possa montar seu megazord e atropelar você. A diferença aqui é que o Bogles não tem as mesmas ferramentas que o Glee e irá simplesmente correr contra o tempo como você.
Rancor e as auras que oferecem lifegain são os alvos principais de Deglamer no pós-side, então tente guardar suas interações para o melhor momento.
Side in

Ad
Side out

Considerações Finais
Gruul Ramp é um dos melhores aggros do formato atualmente e consegue ter uma match up boa contra a maioria dos decks. Dependendo do meta você pode adotar uma postura mais midrange com um plano de Land Destruction no side ou até mesmo no main deck, permitindo que você troque de plano de jogo dependendo da situação.
Uma carta que me surpreendeu bastante nessa lista e que é uma boa adição é Shinen of Life’s Roar, que é simplesmente incrível nas mirror matches, permitindo que você possa atacar com suas criaturas livremente e até mesmo encaixe um dano letal.
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar