Independente do formato ou do seu estilo da jogo, uma coisa é quase certa: você vai usar um board wipe em seu deck de Magic: the Gathering.
Os board wipes são mágicas usadas para limpar o campo, removendo a maioria ou quase todas as permanentes (principalmente criaturas) do jogo. Os efeitos dessas cartas podem acontecer de diferentes formas, como destruir, causar dano, exilar e até devolver as permanentes para a mão do dono. Os board wipes são cartas tão comuns que estão presentes em produtos recomendados para jogadores iniciantes, como acontece com os decks pré-construídos de Commander.
Ad
Usadas em momentos de necessidade, essas cartas têm potencial para atrasar o jogo do oponente e abrir um caminho para a sua vitória. Neste artigo, vamos falar sobre 20 board wipes que você pode usar em seus decks!
Os 20 board wipes que você pode usar no seu deck!
Blasphemous Act
Blasphemous Act tem um ponto bastante positivo: seu custo é reduzido de acordo com o número de criaturas no campo, podendo chegar a uma mana .
Contudo, isso é equilibrado com um ponto negativo: como ele causa 13 de dano nas criaturas, e isso pode ser prevenido ou evitado, para manter as criaturas em jogo.
Toxic Deluge
Potencialmente, Toxic Deluge é capaz de remover qualquer criatura no campo (incluindo as que estão indestrutíveis), já que o seu dano é causado na forma de um debuff de -X/-X até o final do turno.
O custo de mana dessa mágica é baixo e essa é uma opção muito versátil, mas para usá-la você precisa perder vida, e dependendo do campo, isso pode custar caro - por exemplo, se você quiser remover criaturas que estão muito grandes.
Exterminatus
Mesmo com um custo de mana elevado, Exterminatus é uma opção interessante de board wipe.
Esse feitiço remove a indestrutibilidade das permanentes que não são terreno dos seus oponentes e, em seguida, as destrói todas, deixando apenas os terrenos em campo.
Tchau, tchau ,criaturas, encantamentos, artefatos, batalhas e semelhantes!
Nevinyrral's Disk
O Nevinyrral's Disk é uma carta que causa dano psicológico em qualquer adversário.
Esse artefato encaixa em qualquer deck e pode ser facilmente reaproveitado com o uso de uma recursão de permanente do cemitério.
Nevinyrral's Disk lida com criaturas, artefatos e encantamentos. O lado negativo é que você precisa esperar a próxima fase de desvirar para usá-lo - mas só de tê-lo em campo, seus oponentes vão se sentir pressionados!
Final Act
Mais um board wipe da lista que custa muita mana, mas vale a pena analisar.
Final Act consegue remover os recursos mais comuns, como criaturas e planeswalkers, e os mais inusitados, como marcadores em jogadores (por exemplo: marcadores de experiência, energia, veneno e rad) e até mesmo Batalhas.
Hour of Revelation
Um board wipe com alternativa para redução de custo é sempre bem-vindo!
No caso de Hour of Revelation, ele custa três manas a menos para ser conjurado se houverem dez ou mais permanentes que não sejam terrenos. Quando conjurado, ele destrói todas as permanentes não terrenos em campo.
É uma opção indicada, principalmente, para decks onde o branco é a cor dominante, pois possui três símbolos de mana branca em seu custo, e isso pode atrapalhar a conjuração.
Sunfall
Quando conjurado, Sunfall exila todas as criaturas. Depois, você incuba X vezes, sendo o X o número de exiladas dessa forma, o que potencialmente pode significar que uma ficha muito grande de artefato Phyrexiano estará sob seu controle.
Ad
Merciless Eviction
Merciless Eviction tem um pró muito bem recebido: permite que você escolha qual opção irá usar. Logo, se os encantamentos do oponente estão te atrapalhando, basta exilar todos.
Porém, esse feitiço também traz contras, como custo alto para conjurar e o fato de que ele também vai exilar as suas cartas no modo escolhido.
Supreme Verdict
Chegamos à metade da lista, com Supreme Verdict marcando a sua presença!
Essa mágica Azorius não pode ser anulada e tem um custo relativamente baixo, considerando que com o seu efeito vamos destruir todas as criaturas em campo.
Vanquish the Horde
Assim como Blasphemous Act, o custo desta mágica diminui para cada criatura no campo de batalha, podendo custar apenas duas manas brancas para destruir todas as criaturas.
Vanquish the Horde é uma opção honesta que atende bem à proposta de ser um board wipe.
Worldfire
Você gosta de traumatizar seus oponentes?
Worldfire é uma carta para os jogadores que gostam de vivenciar constantemente o caos.
Por nove manas, esse feitiço irá exilar todas as permanentes (incluindo terrenos) junto com as cartas nas mãos e cemitérios dos jogadores. Em seguida, a vida de cada jogador se torna 1.
Quando bem usada, essa carta encerra o jogo com velocidade, mas pode ser usada também para prender seus oponentes na partida.
Fade from History
O verde não é conhecido por ter opções de board wipe para criaturas, mas para artefatos e encantamentos é outra história.
Com Fade from History, cada jogador que controla um artefato ou encantamento cria uma ficha de Urso 2/2. Em seguida, todos os artefatos e encantamentos são destruídos.
Ondu Inversion
Ondu Inversion é uma opção para destruir todas as permanentes que não são terrenos, mas o custo para conjurá-lo é relativamente alto. O lado bom dessa carta é que ela ocupa um slot de terreno e pode entrar em campo se você precisar de mais mana.
In Garruk's Wake
In Garruk's Wake é uma opção para quem quer limpar o campo sem prejudicar o próprio.
Com este feitiço é possível destruir as criaturas e planeswalkers que você não controla pagando nove manas.
Kindred Dominance
Essa é uma opção para os decks que são focados em um tipo de criatura, como vampiros, demônios e zumbis.
Com Kindred Dominance você limpa o campo sem perder as suas criaturas. Eventualmente, pode manter peças importantes dos oponentes em campo.
Ruinous Ultimatum
Os pontos negativos do Ruinous Ultimatum são o custo e a combinação Mardu que limita seu uso em decks, mas o efeito... Bem, não temos do que reclamar.
Esse é um board wipe que interage apenas com o campo dos oponentes, trazendo muita vantagem para você, que vai manter o campo sem alterações!
Ad
Austere Command
Austere Command é um board wipe modal que interage com todos os campos, ou seja, o seu também será afetado por essa mágica.
Esse feitiço diz que você pode escolher dois modos, entre:
- Destrua todos os artefatos.
- Destrua todos os encantamentos.
- Destrua todas as criaturas com valor de mana igual ou inferior a 3.
- Destrua todas as criaturas com valor de mana igual ou superior a 4.
Farewell
Mais uma opção de board wipe modal, Farewell é um feitiço que machuca muito.
Com seu efeito de exílio, você consegue resolver problemas de todos os tipos nos campos (e até cemitérios) dos oponentes. Porém, essa carta tem grande potencial para arrastar o jogo ou até mesmo “reiniciá-lo” no meio da partida.
Flood of Tears
Assim como as cartas verdes não destroem criaturas, as azuis costumam retornar permanentes para as mãos dos donos, e esse é o caso de Flood of Tears.
Por seis manas, esse feitiço irá devolver todas as permanentes não de terreno para as mãos de seus donos. Em seguida, se você tiver devolvido quatro ou mais permanentes não ficha, poderá colocar uma carta de permanente da mão no campo de batalha.
Cyclonic Rift
Cyclonic Rift é uma das cartas mais complicadas de lidar da lista e quase não entrou na versão final, mas como é uma opção bastante popular, resolvemos mantê-la.
Por ser uma instantânea, ela pode ser usada no turno dos oponentes para devolver todas as permanentes que você não controla para a mão de seus donos usando o Overload. Mesmo que muita mana seja necessária para conjurá-la, essa é uma das opções mais fortes da lista.
Considerações Finais
Chegamos ao fim da lista de 20 board wipes para usar no seu deck!
Como você deve ter percebido, cada cor age de uma forma diferente na hora de limpar o campo e interagem até com tipos diferentes de permanente para isso.
Com essa lista, esperamos ter apresentado opções interessantes para que você use em seus decks e resolva as possíveis ameaças nas partidas.
Sentiu falta de alguma carta na lista? Deixe para gente nos comentários! Quem sabe ela não entra em uma parte 2?
— Comments0
Be the first to comment