Magic: the Gathering

رأي

As cartas mais fortes no Legacy de hoje divididas por set - MH e LOTR!

, Comment regular icon0 comments

As edições lançadas diretamente para o Modern - Modern Horizons 1, 2 & 3 e Lord of the Rings - afetaram em muito também o Legacy. Vamos ver como as cartas dessa edição estão situadas no atual Metagame?

Writer image

تمت مراجعته من قبل Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Feliz ano novo, meus amigos! Enquanto ainda espero o Meta dar uma esfriada para poder fazer uma análise mais conclusiva do que é que virou o nosso formato pós-ban, eu gostaria de falar sobre um meme que costumo ouvir bastante: “Legacy é um formato onde metade do seu deck é Reserved List e a outra é Modern Horizon!”.

Há, é claro, uma certa dose de exagero, mas não dá pra negar que as edições lançadas diretamente para o Modern (MH 1, 2 e 3 e Lord of the Rings) foram aquelas que mais tiveram impacto por aqui. Vamos então dar uma olhada em como essas expansões ainda estão afetando os decks.

Ad

Modern Horizons 1

MH1 foi sentida imediatamente no Legacy principalmente devido a 2 cartas que estão hoje na lista de banidas: Wrenn and Six e Arcum’s Astrolabe.

Se Wrenn já é legal no Modern onde só tem acesso a Fetch Lands, no Legacy, combinada com Wasteland, decretava praticamente fim de jogo por apenas 2 manas. Já o Astrolabe ignorava uma das regras básicas do formato: se você quer ser ganancioso com sua base de mana, você vai ser punido por cartas como Blood Moon, Back to Basics e Wasteland. Mas o que víamos nessa época eram decks de 4 ou 5 cores com Blood Moon, uma verdadeira inversão de paradigma. Hoje em dia, MH1 ainda tem bastante relevância no formato, mesmo que não o influencie da maneira que há alguns anos atrás. O top 10 cartas de Modern Horizons 1 no Legacy atual são:

10 – Ice-Fang Coatl

Loading icon

A Baleful Strix dos decks com Uro, Titan of Nature’s Wrath tem aparecido pouco hoje em dia, mas ainda fica a menção, especialmente para os Bant Nadu.

9 – Plague Engineer

Loading icon

Um dos maiores hate de sinergias Kindred, já viu dias melhores, mas continua aparecendo de vez em quando.

8 – Collector Ouphe

Loading icon

Decks de Green Sun’s Zenith, não saiam de casa sem a sua resposta contra decks de Mystic Forge! Também acerta eventuais decks de Storm e Red Stompy.

7 – Canopy Lands

Loading icon

Em formato dominado por Dual e Fetch Lands, ser um terreno viável diz bastante sobre o poder dessas cartas. Elas oferecem uma resposta contra Mana Flood em jogos arrastados. Particulamente interessante em decks capazes de oferecer recursão de terrenos.

6 – Crashing Footfalls

Loading icon

Uma das poucas cartas de MH1 que criou um novo arquétipo no Legacy, Footfalls estava em baixa durante o domínio de Vexing Bauble, mas agora está livre para gerar Rinocerontes de novo!

5 – Force of Vigor

Loading icon

O terror de Blood Moon e Leyline of the Void pelo mundo afora, FoV gera um ganho enorme de Tempo para os decks que precisam se livrar dessas permanentes problemáticas a custo 0.

4 – Echo of Eons

Loading icon

Aliada a Lion’s Eye Diamond, ainda é um dos motores de compra preferido de vários decks de combo.

3 – Prismatic Vista

Loading icon

Fetch Lands dominam o Legacy. Vista é uma Fetch Land para decks Control, onde você quer operar com terrenos básicos para punir o oponente com Blood Moon ou Back to Basics.

2 – Goblin Engineer

Loading icon

Carta-chave no Painter, faz a função dupla de tutor e reanimador.

1 – Force of Negation

Loading icon

A irmã menor de Force of Will serve muito bem para complementar a sua companheira como uma aos principais contramágicas do formato, especialmente agora que Vexing Bauble ficou no passado.

Ad

Menções Honrosas

Loading icon

Modern Horizons 2

MH2 subiu as apostas da sua antecessora e colocou ainda mais gasolina no Legacy. Quatro das 5 Encarnações Elementais, Fury, Endurance, Solitude e a atualmente banida Grief se tornaram parte importante do formato – Subtlety acabou sendo o patinho feio do ciclo.

Urza’s Saga joga em um infinidade de decks desde o seu lançamento até agora. Ragavan, Nimble Pilferer foi a melhor criatura de custo do jogo até o seu fatídico banimento. Sem contar a imensa lista de cartas que estão até aí agora afetando o Metagame. Vamos ao top 10 de MH2 no Legacy atual:

10 – Kaldra Compleat

Loading icon

Não era uma tarefa fácil desbancar Batterskull como alvo principal de Stoneforge Mystic, mas aqui estamos nós.

9 – Unholy Heat

Loading icon

Lightning Bolt é o padrão pelo qual cartas de dano Vermelhas se pautam. Heat compete com a original nos decks certos.

8 – Dress Down

Loading icon

Tanto uma resposta contra habilidades desencadeadas quebradas quanto um habilitador para o Stiflenought. Nas piores hipóteses, serve de combustível para Force of Will ou simplesmente compra uma carta.

7 – Soltitude

Loading icon

A “Force of Swords to Plowshares” ainda joga bastante, seja nos Death & Taxes, seja no Bant Beans ou até mesmo no Boros Initiative.

6 – Archon of Cruelty

Loading icon

O terceiro alvo de reanimação mais popular depois de Atraxa, Grand Unifier e Troll of Khazad-dûm.

5 – Fury

Loading icon

Boa parte do sucesso do Red Stompy pode ser atribuído a essa carta. Decks que enxameavam a mesa costumavam ser um problema para o arquétipo. Não mais. Bônus por poder ser arremessada para 7 pontos de dano com Broadside Bombardiers.

4 – Prismatic Ending

Loading icon

A remoção de permanentes genéricas mais eficiente do formato. Bichinhos? Exila. Chalice of the Void? Exila. Aquele Encantamento aleatório que não estava nos planos – Exploration, Sylvan Library, Up the Beanstalk? Exila!

3 – Murktide Regent

Loading icon

A ameaça gigante que mudou o fim de jogo dos decks azuis de Tempo.

2 – Dragon’s Rage Channeler

Loading icon

Com o fim do reinado do Psychic Frog, a atual melhor criatura de 1 mana do Legacy voltou ao topo dos tiers.

1 – Urza’s Saga

Loading icon

Eu costumo dizer que é mais comum eu perder para Saga do que para qualquer que seja a estratégia principal do seu deck. Ela pode ganhar sozinha através dos seus Tokens de Constructo, ou pode simplesmente de maneira incounterável, achar peças do seu combo. Saga faz muito por nenhum investimento de mana e sem roubar o lugar de mágicas do seu deck.

Ad

Menções Honrosas

Loading icon

Lord of the Rings: Tales of Middle-earth

“Um Anel para todos governar”. Assim como as 2 MH anteriores, essa edição voltada para o Modern também causou tremores no Legacy, embora ao contrário delas, não tenha tido – até o momento – nenhuma carta na lista de banidas. No Legacy pós-banimento de Dezembro, esse é o top 10 de LotR:

10 – Stern Scolding

Loading icon

É mais uma opção de counter de 1 mana, embora limitado.

9 – Borne Upon a Wind

Loading icon

É a carta que faz o Turbo-Necrodominance funcionar.

8 – Flame of Anor

Loading icon

De uma carta meio que esquecida, passou a ver jogo em listas Control com Tamiyo, Inquisitive Student e Snapcaster Mage.

7 – Samwise the Stouthearted

Loading icon

O bom e velho Sam faz hora extra de serviço quando aliado a Aether Vial e Wasteland.

6 – Lórien Revealed

Loading icon

As cartas de Landcycling por 1 mana se mostraram muito melhor que a encomenda. Lórien corrige seu mana de início de jogo, aumenta a contagem de cartas Azuis para, é Legacy, você sabe muito bem, pagar os custos de Force of Will e é um belo topdeck quando o jogo vira uma guerra de atrito.

5 – Forth Eorlingas!

Loading icon

Essa tem um lugar especial no meu coração, afinal ganhei um campeonato importante com Boros Initiative focado nessa carta! Além de fazer várias funções nesse deck (imprintar em Chrome Mox, pagar Solitude, gerar tokens para contestar a mesa), esse Feitiço tem usado como o finalizador de escolha de muitas listas de Jeskai Control.

4 – Delighted Halfling

Loading icon

Sabe o que é pior do que um Nadu, Winged Wisdom? Um Nadu acelerado e incounterável!

3 – Troll of Khazad-dûm

Loading icon

Esse Troll se tornou rapidamente uma peça-chave dos decks Reanimator, ajustando o mana ao mesmo tempo que fornece um baita corpo para ser ressuscitado.

2 – Orcish Bowmasters

Loading icon

Antes do lançamento de MH3, especulava-se se o Orcs eram candidatos a banimento. Eles acabaram perdendo um pouco de espaço no meta antes do banimento, mas estão rapidamente recuperando seu lugar de destaque.

1 – The One Ring

Loading icon

Fazendo jus ao seu status de carta mais marcante da edição, o Anel recém-banido no Modern é uma das cartas mais importantes do Legacy também. É um motor de combo nos decks de Mystic Forge e um grande gerador de valor (e que de quebra ajuda a travar a trocação de dano com o oponente) nos Stompy (Eldrazi e Red) e Cludpost Ramp. Antes de MH3, também aparecia com frequência em listas de Control, talvez volte ver jogo aí também.

Menções Honrosas

Ad

Loading icon

Modern Horizons 3

Como o grande destaque das edições MH anteriores eram seus ciclos – Forces em MH1, Incarnations em MH2 – havia uma expectativa sobre qual seria o grande ciclo de Modern Horizons 3link outside website. Na temporada de spoilers, vieram os Flares (Flare of Cultivation, Flare of Denial, Flare of Fortitude, Flare of Malice e Flare of Duplication), que sinceramente não se comparavam aos ciclos originais. Houve uma apreensão de que talvez MH3 não fosse se comparar às outras 2…

Como se revelou mais tarde, MH3 conseguiu esticar a corda do power level ainda mais que suas antecessoras, já tendo banidas 2 cartas – Psychic Frog (muitos inclusive acreditam que deveria já ter sido banido junto com Grief) e Vexing Bauble, com o Nadu, Winged Wisdom escapando do martelo por um triz. É certamente a edição mais influente do atual Metagame do Legacy.

Vamos dar uma olhada no seu top 10 do momento:

10 – Disruptor Flute

Loading icon

Quietinha ali na dela, a Flauta foi conquistando espaço nos sideboards como uma resposta flexível a muita coisa e que não acaba sendo unidimensional como as equivalentes Pithing Needle e Sorcerous Spyglass

9 – Sowing Mycospawn

Loading icon

Existem jogadores que acreditavam que Mycospawn estava na lista de carta baníveis. Embora eu ache isso um exagero, o que não é exagero é dizer que ela é crucial para fazer tanto o Eldrazi Stompy quanto o Cloudpost Ramp se tornarem decks importantes no formato.

8 – Pyrogoyf

Loading icon

Outra carta que chegou sem fazer alarde, mas já se tornou peça intocável no Red Stompy. Tenho visto lista sem chegar a um consenso sobre usar Goblin Rabblemaster, Laelia, the Blade Reforged, Caves of Chaos Adventurer e até mesmo Chalice of the Void, mas nenhuma está cortando o Lhurgoyf Vermelho.

7 – Consign to Memory

Loading icon

Uma das melhores cartas de sideboard dos dias de hoje, consegue ainda ser pró-ativa no deck de Stiflenought.

6 – Nethergoyf

Loading icon

O “Goyfinho” roubou o lugar do Delver of Secrets e de Dragon’s Rage Channeler durante o domínio do Psychic Frog e mesmo agora sem o companheiro anfíbio, segue como ameaça nas listas agressivas com Preto.

5 – MDFC

Loading icon

Quando o ciclo original dessas mágicas de duas faces com a face de trás sendo um terreno que entrava em jogo desvirado, ainda que ao custo de 3 pontos de vida, foi lançada em Zendikar Rising, elas afetaram imediatamente o Legacy. MH3 triplicou a oferta desses “Terrenos”, o que ajudou a turbinar várias interações no formato.

Ad

Decks que não querem usar Terrenos de verdade se beneficiaram de uma maior consistência, como Oops e Belcher. Decks Stompy ganharam mais combustível para as suas Chrome Mox e Incarnations. Force of Will e Force of Negation agradecem ter terrenos que podem ser exilados para pagar o seu custo. E o principal diferencial, com exceção de Shatterskull Smashing do ciclo original, as novas MDFC são jogáveis pelo seu lado de face.

4 – Tamiyo, Inquisitive Student

Loading icon

A Planeswalker de 1 mana é estrela em praticamente qualquer deck Azul que não seja de combo, mostrando grande valor tanto nos Aggro quanto nos Control.

3 – Kozilek’s Command

Loading icon

O canivete suíço Eldrazi faz de tudo um pouco nos decks em que joga, inclusive ganhar o jogo quando combinada com a próxima da lista! Versatilidade é a chave do jogo.

2 – Glaring Fleshraker

Loading icon

Fleshraker é O Eldrazi. Um simples 2/2 por 3 manas que é a chave para que tanto o Eldrazi Stompy quanto o Mystic Forge sejam decks a serem temidos no formato. Se juntar 2 desses na mesa, o total de vida do oponente simplesmente some.

1 – Nadu, Winged Wisdom

Loading icon

Nadu é o rei de MH3, não tem jeito! Ao passar incólume à rodada de banimento, o formato agora foca em impedir as infinitas interações de Nadu e Nomads en-Kor dominem o cenário. Até o momento, o formato tem se segurado, mas isso não impede que seu padrão de jogo, especialmente nos jogos físicos, seja bastante – vamos usar um eufemismo – irritante para os oponentes.

É possível argumentar que esse ou aquele deck de Nadu não seja o deck mais forte do Legacy, mas não dá pra negar que é a carta que mais afeta suas decisões na hora de escolher e montar decks.

Menções Honrosas

Aqui tem bastante:

Loading icon

Conclusão

E por aqui eu concluo esse, que é o meu 100º artigo para a Cards Realm! Realmente, pela lista de cartas acima, dá pra ver o tanto que essas edições tem influenciado um formato que é conhecido por usar cartas desde a primeira edição de Magic. Será que agora, com a nova filosofia de todas as edições valerem para o Standard, veremos um freio no nível de poder das cartas para o Legacy?

Um abraço direto de 2025, um feliz ano novo e até a próxima!