O fim do ano de 2024 se aproxima, e com ele, iniciamos nossa retrospectiva sobre como este ano foi para Magic: The Gathering. Além das mudanças ocorridas no jogo, também podemos avaliar quais foram os cards mais importantes que os novos lançamentos trouxeram para cada formato competitivo.
Neste artigo, abordamos o Pauper, que passou por algumas mudanças significativas e com adições de Modern Horizons 3 que certamente mudaram o ambiente competitivo do jogo, com cards de diversas categorias realizando mudanças em como os melhores decks se comportam mesmo que, no fim, os principais arquétipos competitivos tenham, em maioria, ficado no mesmo lugar.
Ad
Os Dez Melhores Cards de 2024 para o Pauper
10 - Novice Inspector
Novice Inspector foi um dos cards que motivaram o ressurgimento do White Weenie e sua transição para o Mono White Aggro/Hatebears como o conhecemos hoje, onde se estabelece como um dos dez principais decks do Metagame.
Outra contribuição relevante para ele foi durante o período em que All That Glitters era válido no formato, onde aumentou significativamente a consistência do Azorius Affinity e deu ao Boros Synthesizer o empurrão para se transformar no Boros Glitters, que colocaram holofotes suficientes para uma intervenção do PFP no card e seu respectivo banimento.
9 - Nyxborn Hydra
Nyxborn Hydra é um payoff extremamente versátil para decks de Big Mana e/ou combos de Ramp como Elves. Sozinho, ele garantiu uma nova linha de vitória para esses arquétipos que pode ser feita a partir de um impacto imediato na mesa, operando virtualmente como um combo-kill em alguns turnos e dando a arquétipos como o Elves um meio de competir no atual Metagame.
8 - Sneaky Snacker
Sneaky Snacker foi um enabler poderoso para o Madness Burn, onde sua interação com mágicas de dano e draws adicionais o transformaram em uma staple do arquétipo e uma das principais condições de vitória do mesmo.
Outro lugar onde ele apareceu com alguma recorrência foram em algumas variantes de Dimir Terror e até Dimir Faeries, onde sua combinação com mágicas como Brainstorm e Thought Scour deram um novo plano de jogo que pode complementar esses arquétipos no futuro.
7 - Troublemaker Ouphe
Troublemaker Ouphe é uma resposta decente e necessária contra artefatos e encantamentos com maior facilidade de ser habilitado nos decks de Ichor Wellspring, em especial no Black Gardens e suas variantes e evoluções no decorrer do ano, mas também em algumas versões de Gruul Ramp e outros arquétipos.
6 - Clockwork Percussionist
Clockwork Percussionist entrou no Pauper no último trimestre de 2024 e já se tornou uma staple do Kuldotha Red, onde oferece um corpo agressivo desde o primeiro turno que interage com todo o entorno do deck e ainda gera valor com Kuldotha Rebirth. É provável que seu espaço continue relevante no próximo enquanto o Kuldotha Red for o melhor Aggro do formato.
5 - Thraben Charm
Thraben Charm é o card mais versátil de 2024 para o Pauper e todas as suas habilidades são relevantes e extremamente úteis nos decks que podem comportar sua inclusão. Infelizmente, um dos seus módulos não é um Disenchant, mas lidar com encantamentos como Sadistic Glee com o mesmo slot em que responde a Sneaky Snacker e Tolarian Terror ou lida com criaturas do oponente o fizeram uma staple dos Aggros brancos no formato.
Mesmo com alguma mudança brusca no Metagame, Thraben Charm ainda se destacaria como uma das melhores cartas do formato, digna de espaço no Sideboard pela sua versatilidade e até slots de maindecks em outros arquétipos go wide que surjam nos próximos anos.
Ad
4 - Refurbished Familiar
Refurbished Familiar foi a melhor adição de 2024 para o (ainda) melhor deck do Pauper - Affinity. Além de interagir com a habilidade-chave do arquétipo, ele garante uma troca desfavorável para o oponente e seu corpo com evasão pode estabelecer um clock nas partidas de atrito, além de ser um bom alvo para recorrer com Blood Fountain.
Além do Affinity, Familiar também encontrou lares no Orzhov Blade e nas variantes Mardu das listas de Kor Skyfisher, que reaproveitam seu ETB para exaurir os recursos do oponente.
3 - Basking Broodscale
Poucos cards estabelecem arquétipos novos tão bem quanto Basking Broodscale. Junto de Sadistic Glee, a criatura de Modern Horizons 3 criou um dos decks de combo mais eficientes da história do Pauper, e um que se tornou autossustentável e suficientemente forte para ser um dos melhores do Metagame deste ano.
2 - Writhing Chrysalis
Se me dissessem que Tarmogoyf chegaria ao Pauper em 2024, eu consideraria que era uma piada ruim. Writhing Chrysalis não é exatamente o Tarmogoyf, mas opera de maneira muito parecida.
Apesar de custar , Chrysalis gera duas fichas quando entra em jogo que podem ser sacrificadas para gerar incolor. Se usadas no mesmo turno, ele se torna um 4/5 por , sendo o equivalente do corpo habitual de um Goyf.
Além disso, ele garantiu maior consistência em payoffs para decks como o Gruul Ramp, um plano de jogo alternativo e eficiente para o Broodscale Combo e também aparece em arquétipos como Black Gardens como uma ameaça poderosa que acelera o cast de cards mais impactantes.
Seu futuro no Pauper pode ser incerto, já que ele faz muita coisa muito bem, mas ele se encontra no nível de poder aceitável para o formato hoje e sua presença alavancou arquétipos que estavam em baixa. Portanto, ele é um dos cards mais importantes do ano, ao lado daquele que foi o melhor card de 2024.
1 - Malevolent Rumble
Malevolent Rumble foi a cola que muitos decks precisavam para crescer no Pioneer em 2024. No Broodscale Combo, ele garante um meio de cavar fundo em busca das peças enquanto coloca uma ficha para ser sacrificada na mesa. No Auras, ele garante proteção contra efeitos como Chainer’s Edict enquanto facilita em achar uma criatura ou Aura. No Gruul Ramp, ele acelera a mana enquanto encontra o payoff para os turnos seguintes.
Ele faz um pouco de tudo o que decks precisam e é uma das engrenagens que motivaram novos arquétipos a nascerem no Pauper sem ser, ao mesmo tempo, inerentemente quebrado. Ele garante consistência, velocidade, corpos na mesa e até um meio de habilitar combos por um custo baixo.
Por contribuir de maneira mais ativa e saudável para o formato do que outros cards que costumam jogar com ele e, ao mesmo tempo, alavancar estratégias que precisavam de um empurrão para mexer com o eixo de melhores do formato, Malevolent Rumble é nossa escolha do Melhor Card de 2024 para o Pauper!
Ad
Conclusão
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!
— Comments0
Be the first to comment