Sobre o Deck e sua Estratégia
A coleção Marcha das Máquinas trouxe novas e poderosas cartas a todos os formatos. Faremos uma análise do Deck de Commander: Investida da Cavalaria ( ), observando suas cartas inéditas, estratégias, pontos fortes e sugestões de melhoria.
Investida da Cavalaria é um baralho temático de Cavaleiros na identidade de cor Esper/Obscura ( ). Seu objetivo é claro desde o início da partida: a imposição de um ritmo utilizando os Cavaleiros para atacar, esculpindo a mão por meio de compras e descartes.
Ad
Sua presença no jogo é muito forte a médio prazo, tendo um desenvolvimento consistente e uma boa geração de recursos, à medida que formamos uma seleção de cartas para reanimação.
Pacotes do Deck
Comandante - Sidar Jabari of Zhalfir
Sidar Jabari of Zhalfir é um sábio líder militar de Zhalfir, tendo uma participação importante durante a Guerra da Miragem, eventos ocorridos nas coleções Mirage e Visions sendo expandidos no Bloco Time Spiral e nas coleções de Dominaria.
Sua sagacidade aqui é representada pela cor azul , o que amplia as possibilidades de estratégias para baralhos tribais de cavaleiros ao adicionar acesso à nova cor, permitindo mais compra de cartas, proporcionando consistência e inúmeras interações. Suas duas habilidades são notáveis, e vamos explorar um pouco mais sobre elas.
Eminência
Eminência é uma palavra de habilidade, introduzida em Commander 2017, para as quatro criaturas lendárias representativas dos baralhos daquela edição, que contava com baralhos tribais. Eminência concede uma habilidade desencadeada tribal se a criatura com a habilidade for escolhida como comandante (estiver na zona de comando) ou estiver no campo de batalha.
Comandantes com Eminência
Eminência premia a utilização de cartas de um determinado tipo, encorajando a construção de baralhos tribais, geralmente, sendo uma compensação pelas restrições impostas. A maior polêmica relacionada ao seu uso é a capacidade de gerar efeitos diretamente da zona de comando, que pode tornar difícil a interação com tais efeitos, por não termos respostas específicas atualmente.
A Eminência de Sidar Jabari of Zhalfir garante um Looting a cada vez que um ou mais cavaleiros que você controla ataquem, sendo uma poderosa ferramenta para esculpir a mão, filtrando cartas indesejadas e povoando o cemitério, além de gerar recursos por meio de sua segunda habilidade.
Outras Habilidades
Sidar Jabari of Zhalfir garante suporte para sua própria habilidade de reanimar cavaleiros dos cemitério, por meio dos descartes e também de sua evasão, que permite que a maioria dos ataques seja bem-sucedido. Além disso, sua iniciativa evita a maioria dos bloqueadores indesejados.
Iniciativa aqui é um truque de combate astuto, ao causar dano durante a fase de dano adicional torna possível descartar lordes e antífonas na forma de criaturas e fortalecer todos os cavaleiros para a fase de dano regular, remover antecipadamente possíveis bloqueadores, entre muitas outras possibilidades baseadas em ETBs (efeitos desencadeados durante a entrada no campo de batalha) e habilidades estáticas.
Planechase
Os decks de Marchas das Máquinas trouxeram o retorno das viagens planes de Planechase, um formato no qual os jogadores experimentam a sensação de ser um planinauta e enfrentam os desafios de diferentes planos, cada um com suas regras e eventos caóticos.
Ad
Cartas de Planos
No baralho Investida da Cavalaria contamos com nove cartas de planos, sendo 5 inéditas e 4 reimpressões e mais uma carta de fenômeno, sendo essas eventos específicos. Além disso, o baralho conta com dois artefatos e uma mágica que interagem diretamente com as mecânicas de Planechase.
Recomendo tirá-las a não ser que combine com seus amigos de se divertirem todos com a mecânica, aí pode ser muito divertido tê-las!
São essas:
Substituições sugeridas:
Planos
Cavaleiros
O Deck de Commander: Investida da Cavalaria é dedicado ao tema, excluindo quaisquer criaturas não-cavaleiro, embora existam opções sinérgicas fora da tribo como os excelentes The Council of Four, Rasputin, the Oneiromancer e Militant Angel que podem ser adicionados sem perdas ao conjunto.
As cores famosas por seus Cavaleiros são a Branca e a Preta , isso é de senso comum, ainda que todas as cores contenham criaturas da tribo. A cor Azul é a que conta com a menor quantidade de criaturas dentro do tema.
Ao longo da história do Magic, os cavaleiros azuis passaram quase esquecidos. Poucos lembram de Knight of the Mists, muito forte no seu lançamento, já que o bloco Mirage fora marcado por numerosas e excelentes criaturas da tribo, pouco podemos falar dos cavaleiros Azorius ou ainda dos cavaleiros de Trono de Eldraine. Recentemente tivemos o excelente Cavalier of Gales, mais uma maravilhosa exceção.
Cavaleiros da Cor Azul
O cavaleiro exclusivo do baralho de Commander, Herald of Hoofbeats é um dos mais poderosos cavaleiros de todo o Magic. Sua habilidade de conceder a praticamente esquecida habilidade de Horsemanship concede uma evasão imbloqueável na atualidade de jogo a todas as criaturas da tribo, sendo uma versão temática de Sun Quan, Lord of Wu, famoso por essa mesma habilidade.
Esses são cavaleiros inéditos que destaquei como parte do deck.
Elenda and Azor é formidável aqui, e menciono uma versão desta carta como comandante ao final do artigo. Sensacional!
Exsanguinator Cavalry é impressionante, seus efeitos apresentam grandes sinergias com o baralho, além de redundância para os efeitos da Eminência, filtrando a mão, lotando o cemitério e deixando os companheiros de tribo imensos. Podendo explorar temas de reanimação, artefatos, aristocratas, enfim um cavaleiro versátil.
Ad
Já os Vodalian Knights foram apresentados em uma coleção obscura chamada Fallen Empires, a coleção das tribos. Os tritões azuis depois de três décadas receberam a cavalaria que mereciam desde o princípio. Vodalian Wave-Knight é um rolo compressor, utilizando a Eminência de nosso comandante e demais efeitos de compra para ampliar o ataque de nossas criaturas, tornando brainstorm e outros cantrips em finalizadores.
Locthwain Lancer é uma cavaleira é formidável, um corpo impressionante, habilidade de evasão e a melhor resposta possível para remoções globais - reduzir drasticamente os pontos de vida de todos os oponentes e devolver todos os recursos perdidos na forma de compra de cartas, simplesmente tudo que um baralho de criaturas precisa.
Cavaleiros interessantes
Baralhos de Commander podem ser construídos diversas formas, uma das mais comuns é dividir entre tema ou tribo do comandante, compras, remoções e aceleradores, e podemos facilmente observar essa estrutura no precon.
Diversas das criaturas escolhidas tem seu lugar unicamente por serem cavaleiros sem quaisquer outras funções adicionais, e isso não deve ser considerado algo mal, e parte do flavor e da diversão proposta pela equipe de design. Vamos explorar novas opções viáveis dentro do tema.
Esta seleção de cartas do baralho é restrita ao tema de Cavaleiros, não contemplando criaturas que possam realizar outras funções como compra de cartas, remoções entre outros que veremos adiante.
Algumas cartas contribuem indiretamente, como Sigiled Sword of Valeron e Unbreakable Formation, no entanto, cartas como Maul of the Skyclaves, embora razoáveis, podem dar lugar a opções mais sinérgicas.
Saem
Entram
Aceleradores
Seguindo a análise dos pacotes por função, temos os grupos fundamentais compras, aceleração e remoções. Os números propostos pela equipe de desenvolvimento são sólidos e mudanças podem ser realizadas para otimizar as funções dando mais dinamismo no jogo, contudo não são fundamentais para seu andamento.
Ad
O grande número de terrenos tem o objetivo de garantir acesso rápido a todas as cores necessárias para jogar nossas criaturas rapidamente em jogo, e garantir que não percamos recursos essenciais durante os sucessivos loots que realizaremos durante a partida.
Dada a ausência de aceleradores não condicionais nas cores, além dos artefatos, isso também é corrigido pelos terrenos adicionais. O aumento das pedras de mana de baixo custo ou ainda positivas podem substituir os terrenos em opções otimizadas de baralho.
As adições sugeridas para esta categoria foram vistas na sessão sobre os planos. São essas:
Compras
A principal motor de compras é nosso comandante, tornando todas as nossas criaturas em lootings potenciais, o que garante um desenvolvimento bastante rápido de nosso jogo. Algumas cartas, como Pull from Tomorrow e Liliana's Standard Bearer, acabam não se encaixando tão bem.
Military Intelligence é uma carta bastante rápida que pode extrair muito valor, especialmente no início da partida.
Algumas cartas visam recuperar recursos que foram reciclados ou perdidos durante a batalha, sendo o mais importante deles o próprio comandante, contudo poucas cartas são tão interessantes quanto Haakon, Stromgald Scourge. Esse cavaleiro tem um potencial imenso!
Recursões do Deck
Interações
Interações na forma de remoção são essenciais para um bom desenvolvimento da partida. Algumas criaturas como Aryel, Knight of Windgrace são incríveis, pois garantem acesso contínuo a remoções, e nesse baralho Ethersworn Adjudicator e Vona, Butcher of Magan apresentam este mesmo recurso.
Na forma de ETBs adicionamos Cavalier of Night e Cavalier of Dawn (no pacote de cavaleiros, acima) dada a possibilidade de utilizar suas habilidade sucessivas vezes, graças a nosso comandante Sidar Jabari of Zhalfir. As remoções globais foram substituídas por remoções seletivas para remover ameaças dos oponentes sem destruir nossos recursos.
Remoções do Deck
Entram
Ad
Saem
Lista - Cavalry Charge com Upgrades
Comandante Alternativo - Elenda and Azor
A dupla Elenda and Azor é formidável, sua habilidade de compras adicionais é muito relevante, e quando combinada com sua segunda habilidade desencadeada que permite pagar 4 pontos de vida para criar fichas é ainda mais forte.
Lembrando que esta segunda habilidade desencadeia todos os turnos, numa construção especializada em gerar compras adicionais rapidamente estes vampiros saem fora de controle.
Lista
Conclusão
A experiência de jogar com um baralho tribal em um formato como Planechase Commander é divertidíssima, uma vez que resgata o objetivo maior do formato que é a socialização. Compreendo aqueles que preferem jogos competitivos aos casuais, a adrenalina, atenção constante, mas poucas coisas são mais gratificantes que jogadas espetaculares, interações esdrúxulas e as gargalhadas que os jogos casuais podem proporcionar.
Minha preferência por Investida da Cavalaria é saudosista, comecei a jogar no pináculo dos baralhos de Cavaleiros com White Knight, Order of Leitbur, Order of the White Shield, Order of the Sacred Torch e seus antagonistas. Resgatar estas criaturas é reviver as memórias de um Magic que perdura por três décadas nas mesas da cozinha do mundo todo.
Qualquer dúvida ou sugestões, estou à disposição nos comentários! Até o próximo.
— تعليقات0
كن أول من يعلق