Hoje começo a escrever periodicamente aqui na Cards Realm, mas para começar não vamos falar de deck tech, nem que Commander é o melhor formato de todos, hoje vamos falar sobre a roda de cores do Magic. Você que é fissurado pelo jornal dos Magos da Costa deve conhecer algo chamado Color Pie. Essa conhecida torta de cores nada mais é que como cada cor do jogo atua sobre ele, mas hoje não quero falar sobre como o Verde “rampa mana” e desce bichão ou como o branco exila permanentes e ganha vida, hoje vamos entender melhor a filosofia das cores do Magic e como ela está presente inclusive nas relações sociais do plano Terra.
Ad
Primeiro devemos entender que cada cor do jogo tem uma objetivo central e uma estratégia básica para atingir esse objetivo.
BRANCO - O branco é a cor que busca paz e para atingir seu objetivo ela impõe a ordem. Aqueles relacionados a cor branca acreditam que a solução de todo o mal do mundo é a restrição e coordenação através das leis. Para a cor branca uma sociedade sem leis é uma sociedade perdida. Personagens brancos sempre buscam tomar suas decisões baseadas na moral. Alguns exemplos dessas figuras são: Super Homem, Marge Simpson ou a sua vó brigando com você por ir sem chinelo na cozinha.
AZUL- A cor azul busca a perfeição, para isso, ela quer conhecimento. Para as pessoas que tem azul no coração todos nossos problemas podem ser resolvidos se abstrairmos a verdade das coisas, e se queremos a verdade, precisamos almejar o infinito conhecimento. Spock de Jornada nas Estrelas e Dr. Manhattan de Watchmen são personagens tipicamente azuis, a crença de que suas decisões devem ser tomadas apenas com a maior quantidade de informações possíveis sobre um determinado assunto destacam isso. Curiosidade, paciência e racionalidade são palavras que também descrevem a cor azul além das mais comuns como chato, anulandão e Transtorno Obsessivo Compulsivo (faça um teste com alguém que você considere predominantemente azul, monte um quebra cabeças e deixe uma peça faltando de propósito, certamente ele entra em curto)
PRETO – Espatifar aquele mosquito do elevador num tapa só. O preto é a cor da satisfação e procura a satisfação através da crueldade. Figuras egoístas que são capazes de se aliar com quem for apenas para atingir seus próprios objetivos (isso lembra L̶i̶l̶i̶a̶n̶a̶ alguém?). Mas vale a pena lembrar que o preto não é uma cor imoral, mas sim amoral, já que não se trata de ir contra a moral mas sim da ausência dela. Fama, reputação e popularidade são preocupações típicas dos agentes da cor preta. Quando pensamos na cor preta, automaticamente vêm às nossas cabeças os vilões. Mas não necessariamente, alguns protagonistas também se sentem bem representados pela cor preta.
Alguns bons exemplos do preto são a vilã, Cruella de Ville, e os não-vilões O Máscara e Bart Simpson. O debate sobre moralidade nem chega a acontecer, afinal, quem liga pra isso?
VERMELHO- Apesar de verde o incrível Hulk é vermelho, e apesar do Forrest no nome, Forrest Gump também é, além deles temos o pirata Luffy de One Piece como a descrição perfeita da cor vermelha. O vermelho busca liberdade através da ação. Criaturas com ímpeto não são raras na cor mais maravilhosa do multiverso (tenho que puxar sardinha pro meu lado) e isso porque vermelho é uma cor que deve estar sempre agindo, em movimento, nunca parada, digamos que planejamento não é o nosso forte. Aqui podemos entender porque o único Tutor Vermelho decente do Multiverso sou eu, a cor vermelha não pensa muito antes de agir, logo não procura respostas no grimório, as respostas já vem no Top Draw.
Ad
ps.: Gamble não é tutor, mas define bem a forma como a cor vermelha procuraria uma resposta para seus problemas.
VERDE - “Os seus problemas, você deve esquecer! Isso é viver! É aprender! HAKUNA MATATA!” Verde é a cor da harmonia e busca atingir a harmonia através da aceitação. Filosofias como Estoicismo e Taoismo são boas representantes da cor verde. Para os adeptos da cor verde a vida segue como um rio e alterar o caminho deste rio não vale a pena ao invés disso devemos fortalecer suas margens e garantir o fluxo natural das coisas. Temos como representantes da cor verde a índia da Disney Pocahontas e a galera de humanas que vai vender sua arte na praia.
Bom agora que entendemos como cada cor de mana se comporta dentro da sua própria filosofia podemos partir para análises mais profundas, como por exemplo o que acontece se eu misturar branco e vermelho? No próximo bloco dos Magos da Costa vamos voltar de novo a Ravnica, a cidade das guildas, aqui são apresentadas perfeitamente as características de cada uma das combinações de duas cores de mana da color pie, mas vou deixar essa análise para outro dia porque texto da internet tem que ser pequeno e terminar com um gostinho de quero mais... enquanto isso fiquem com essa imagem e já comecem a criar suas próprias ideias sobre a filosofia da color pie.
Para quem ainda não teve o imenso prazer de me conhecer eu sou o Tutor Vermelho, um goblin planinalta que veio para este plano Terra trazer os equipamentos mais maneiros do multiverso!
Acesse minha página e confira você mesmo: hyperlink
Fonte:
Mtg Color wheel: hyperlink
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert