Introdução
E aí pessoal, como vão?
Passado o set de Final Fantasy com um sucesso de vendas, chegamos ao momento de rotacionar o Standard com a inclusão de Edge of Eternities
, a nova coleção que chega no dia 25 de julho.
Neste artigo, iremos tratar de tudo que precisamos para jogar o Limitado da coleção, tendo como foco, principalmente, o evento de pré-lançamento. Falaremos das mecânicas, arquétipos, correções de mana e remoções - tudo que você precisa para se sair bem!
Edge of Eternities
Em Edge of Eternities temos a introdução de novas mecânicas específicas da coleção, mas também temos a volta de Landfall.
Vamos dar início a nossas análises vendo algumas das mecânicas da coleção. Se você quiser ainda mais detalhes sobre as mecânicas, temos uma artigo excelente do nosso juiz [link]{https://mtg.cardsrealm.com/pt-br/articles/edge-of-eternities-mecanicas-da-nova-edicao-explicadas-por-um-juiz}{falando sobre).
Mecânicas
Void
Void é uma mecânica muito similar a Revolt, se importando com permanentes que não sejam terrenos saindo de campo ou que mágicas sejam feitas com Warp.

Warp
Warp é uma mecânica que permite conjurar a permanente por um custo alternativo, exilando a carta na etapa final, e sendo possível conjurar do exílio posteriormente.

Station
Station são habilidades de permanentes que são liberadas de acordo com marcadores de carga.
Os marcadores são adicionados em velocidade de feitiço, ativando a habilidade de colocar carga e virando uma criatura; a quantidade de marcadores colocada será igual ao poder da criatura virada.

Landfall
Temos a volta de Landfall (se tornando bem frequente nas edições), uma estratégia bem significativa no Limitado, já que nossa disponibilidade de terrenos é a chave para desenvolvimento do jogo.

Arquétipos de Edge of Eternities
Passadas as mecânicas da coleção, vamos explorar os arquétipos que a coleção nos traz.
Azorius Second Spell
No branco e azul temos um arquétipo que irá se importar com a segunda mágica que você joga no turno.
Cards como Station Monitor e Cosmogrand Zenith são peças fundamentais para o arquétipo, formando board. Uthros Psionicist funciona como um motor, fornecendo um redutor de custo que acelera nossas jogadas.
Outra peça interessante para manter o arquétipo rodando é o Sunstar Lightsmith para garantir compras extras.
No geral, vamos querer cards com Warp e mágicas de custo baixo. Cards com warp vão ser bem vindos, já que são conjurados duas vezes.
Knight Luminary é uma excelente opção para manter o desenvolvimento do campo de batalha. Rayblade Trooper é outra boa opção, fortalecendo a board e em caso de perda da criatura com marcador deixando um token no campo.
Codecracker Hound é uma forma de fazer vantagem de cartas. Brightspear Zealot é uma opção agressiva bem interessante. permitindo bons ataques enquanto desenvolvemos nosso arquétipo.
Illvoi Infiltrator nos permite conectar dano com evasão, garantindo alguns draws e sendo um possível finalizador no final de jogo se utilizarmos alguns equipamentos ou combat tricks.
Cerebral Download é uma forma interessante de repor os cards na mão. Apesar do seu custo alto, o fato de ser uma mágica instantânea nos dá a alternativa de jogar apenas quando não for necessário fazer nenhuma outra ação.
Focus Fire e Hardlight Containment são boas opções de remoção devido ao baixo custo.
Lumen-Class Frigate nos permite aumentar o poder do nosso campo de batalha, sendo especialmente sinérgico com Station Monitor, que cria tokens com voar. Além disso, o custo baixo auxilia na hora de jogarmos 2 mágicas no turno.
Reroute Systems tem uma versatilidade muito útil já que teremos criaturas-chave no nosso setup, então precisamos de forma de protegê-las. Também é possível utilizá-la como remoção quando necessário. Já Illvoi Light Jammer é outra forma de proteger nossas criaturas.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Orzhov Creatures
Na combinação preto e branco, vamos ter um arquétipo voltado para superpovoar nossa mesa.
Vamos querer cards que façam mais de uma permanente, que se importam com quantidades de permanentes em campo ou que aumentem o poder da board.
Knight Luminary e Honored Knight-Captain são opções para aumentar as criaturas em campo, combinando muito bem com Exosuit Savior para aproveitar os efeitos de ETB (entrar no campo de batalha) novamente.
Luxknight Breacher pode facilmente entrar em campo com 3 ou 4 marcadores, sendo um possível finalizador do arquétipo.
Susurian Voidborn é uma forma de garantir mais dano com as criaturas que morrerem no turno, podendo ser combinado com Timeline Culler para fazer mais ataques e continuar drenando.
Dual-Sun Adepts é uma forma de aproveitar bem a mana excedente para potencializar o ataque.
Dubious Delicacy é uma excelente remoção, podendo ser utilizado como truque de combate e depois como dano direto. Já Decode Transmissions, além de repor cartas na mão, permite causar dano direto se o Void estiver ativo.
Elegy Acolyte fornece compra de cartas e mantém a board fazendo token na etapa final, quando as condições do void são cumpridas. Syr Vondam, the Lucent permite um ganho de poder na board, dando toque mortífero para outras criaturas, permitindo um bom ataque contra criaturas grandes.
Vote Out é uma excelente remoção no arquétipo, podendo utilizar as criaturas enjoadas para pagar seu custo, e assim tirar o principal bloqueador e continuar a pressão.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Boros Station
Na combinação branca e vermelha temos um arquétipo que irá buscar ativar os Station das permanentes que controlamos.
Para isso, vamos precisar de cartas que fazem efeitos quando criaturas são viradas.
Sami, Ship’s Engineer é uma peça importante para nossa estratégia, uma vez que conseguimos fazer criaturas enquanto ativamos os stations.Também vamos precisar de Spacecrafts, tendo preferência para aqueles de início de jogo para acelerar nosso plano.
Wedgelight Rammer cria um corpo que já permite ativar seu Station. Lumen-Class Frigate tem a primeira habilidade bem fácil de ser ativada, potencializando nossa board e facilitando colocar os marcadores de cargas necessários.
The Seriema permite tutorar uma criatura chave, não sendo tão difícil colocar os marcadores necessários para transformar em criatura. Warmaker Gunship pode ser utilizado como remoção, tendo um custo de ativação justo e sendo mais uma opção útil para o arquétipo.
Galvanizing Sawship pode quebrar as contas do oponente, uma vez que só precisa de 3 marcadores para se tornar criatura, e já tendo ímpeto, possui boas chances de conectar dano rápido.
Drill too Deep tem boas possibilidades de surpreender oponentes completando os marcadores de carga que faltam, além de poder ser utilizado para destruir os spacecrafts dos oponentes.
Frontline War-Rager consegue aproveitar a mecânica para ganhar marcadores, aumentando a quantidade de marcadores que pode colocar nos spacecrafts.
Uma possibilidade para fechar jogos com Dawnsire, Sunstar Dreadnought é conseguir colocar 10 marcadores e finalizar colocando os últimos 10 com Systems Override, sendo possível realizar um ataque para 20 e remover possíveis bloqueadores.
Sami, Wildcat Captain, apesar do alto custo, permite jogar a mágicas com redutor de custo de acordo com os artefatos controlados, sendo uma boa opção para construir o deck em volta.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Selesnya +1/+1 Counter
Na combinação branca e verde temos um arquétipo bem direto, com foco em fazer criaturas, colocar marcador e bater.
Então, nossa espinha dorsal serão criaturas que coloquem marcador + peças que tenham interação com criaturas com marcador, ou, se possível, cards que façam ambas as coisas.
Haliya, Ascendant Cadet é o principal exemplo que nós temos: fornece compra de carta, coloca marcador quando entra e quando ataca... ou seja, é ótima para o arquétipo.
Loading Zone é outra peça interessante pro arquétipo, dobrando os marcadores que seriam colocados, sendo útil também para colocar marcadores de carga em Spacecrafts ou Planet.
Terrasymbiosis é outra permanente muito útil no arquétipo, fornecendo uma mecânica de vantagem de cartas bem significativa. Outras criaturas que consigam gerar efeitos para board como Drix Fatemaker ou Meltstrider Eulogist são peças interessantes também.
Cards com Warp que coloquem marcadores também são bons, já que podemos fazer 2 vezes. Rayblade Trooper e Broodguard Elite são alguns exemplos.
Seedship Agrarian é uma opção de acelerar a quantidade de mana e ganhar marcadores no processo.
Dual-Sun Technique é um combat trick que pode quebrar contas, principalmente se combinarmos com Drix Fatemaker para atrapalhar os bloqueios do oponente.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Dimir Artifact Control
Na combinação azul e preto temos um arquétipo voltado para o controle do jogo, gerando vantagem com artefatos.
Vamos utilizar peças que se importem com artefatos, além de artefatos que tenham múltiplos efeitos.
Cryogen Relic, além de fornecer uma vantagem de cartas, nos compra tempo deixando uma criatura do oponente com marcador de stun. Dubious Delicacy é outra peça interessante.
Steelswarm Operator é uma boa forma de avançarmos em mana, permitindo jogar artefatos acima da nossa curva, e Mechan Assembler pode ser uma boa opção para ramp, sendo possível desenvolver a board adicionando mais artefatos com sua habilidade.
Virus Beetle é uma boa forma de atacar os recursos do oponente, sendo um corpo para preservar sua vida depois, além de contar para cartas que se importam com a quantidade de artefatos.
Monoist Circuit-Feeder tem potencial de ser uma forma de fechar jogos, conectando um dano significativo e tirando o principal bloqueador.
Fell Gravship é uma opção interessante para trazer criaturas-chave de volta para o jogo, sendo uma criatura com vínculo com a vida e voar após completados os marcadores de carga.
Emissary Escort é uma peça interessante, se tornando bem mais agressivo com o avanço da partida, servindo com uma proteção no início do jogo, para depois virar a principal forma de ataque, muito útil se combinado com Atomic Microsizer. Porém, devemos ficar atentos a possíveis remoções do oponente que conseguiriam resolver a criatura por estar com uma resistência inferior, preferindo utilizar esse tipo de jogada quando o adversário estiver sem recursos para responder.
Dauntless Scrapbot tem muitas funções para o arquétipo, lidando com o cemitério do oponente e criando um artefato que permite buscar terreno, sendo uma boa opção para fixar a mana.
Mm'menon, the Right Hand, além de aumentar nossos recursos, aumenta a disponibilidade de mana para jogar criaturas que estão exiladas pelo Warp, como Mechanozoa.
Starfield Vocalist é uma boa opção para potencializar os ETBs dos artefatos que utilizamos.
Outra coisa importante no arquétipo vão ser as remoções, e Gravkill desponta como a principal remoção na cor preta, se fazendo muito necessária para o arquétipo.
Embrace Oblivion permite aproveitar os artefatos parados para lidar com criaturas problemáticas do oponente, tendo no baixo custo de mana o seu maior valor. Tragic Trajectory é outra remoção interessante, podendo ser potencializada quando o Void estiver ativo.
A chave para o arquétipo é o equilíbrio entre as remoções e as peças de desenvolvimento do arquétipo.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Izzet Artifact Aggro
Diferente do arquétipo anterior, na combinação azul e vermelha teremos um plano de jogo mais agressivo, utilizando os artefatos para aumentar o nosso dano.
Mm'menon, Uthros Exile é um motor do arquétipo, aumentando o poder de nossas criaturas. Já Plasma Bolt é uma opção de remoção muito boa, principalmente quando o Void está habilitado.
Kavaron Harrier é uma peça muito agressiva, permitindo um turno 2 de muito dano, além de ativar o Void no fim do combate com sua habilidade.
Rust Harvester é excelente para conectar danos no início do jogo e depois fechar com burn no oponente. Oreplate Pangolin é bem interessante no arquétipo, podendo escalar de poder bem rápido.
Pinnacle Emissary é uma carta muito sinérgica e seu warp só potencializa as estratégias, podendo tirar proveito de alguns artefatos de baixo custo para aumentar a mesa.
Memorial Team Leader possibilita aumentar o dano para um plano de jogo mais voltado para colocar muitos bichos em campo, e o Warp garante mana para outras mágicas no turno, podendo fechar o jogo desta forma.
Tezzeret, Cruel Captain tem grande sinergia com o arquétipo, crescendo o poder da board e subindo seus marcadores de Lealdade, sendo possível fazermos o ultimate em poucos turnos.
Além disso, pode garantir mais carga para os Spacecrafts, crescendo criaturas artefato e desvirando para colocar mais marcadores.
Nanoform Sentinel é excelente para esse tipo de plano, conseguindo acrescentar muitos marcadores no turno em que o spacecraft entra em campo.
Dawnsire, Sunstar Dreadnought é uma opção muito forte dentro do arquétipo, tendo cenários onde é possível habilitar todas as suas habilidades de Station no turno seguinte.
Systems Override permite encaixar os marcadores de carga que faltam do nada e com isso ter ataques fora da conta do oponente, podendo fazer uso dos spacecrafts do adversário. Drill Too Deep é uma outra forma de acelerar os marcadores dos spacecrafts, podendo ser feito na passada de turno.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Simic Ramp
Na combinação azul e verde, vamos ter uma estratégia focada em aumentar a quantidade de terrenos em campo, e para isso vamos utilizar cards que criam Lander Tokens.
Edge Rover é uma excelente opção inicial, sendo muito eficiente na compra de tempo para desenvolver o arquétipo e ainda fazendo Lander Tokens. Galactic Wayfarer, Dauntless Scrapbot e Biomechan Engineer são boas formas de fazer mais tokens de Lander para utilizar com Larval Scoutlander, avançando bastante as manas disponíveis.
Eumidian Terrabotanist é um bom bloqueador, além de ganhar vida com os terrenos que entram no landfall, comprando um tempo para evoluirmos o jogo.
Starfield Vocalist potencializa a estratégia de ramps que estão ligadas ao ETB principalmente com relação aos landfall. Eusocial Engineering pode aproveitar bem a estratégia de ramp fazendo tokens enquanto avançamos a disponibilidade de terrenos.
Harmonious Grovestrider e Glacier Godmaw são boas opções para o ramp.
Starwinder é uma forma de repor recursos gastos, além de ser um finisher.
Mouth of the Storm é uma excelente opção, reduzindo significativamente o ataque dos oponentes e sendo um corpo muito bom.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Rakdos Void
Nas cores preto e vermelho, o arquétipo vai apresentar características de Sacrifício e Warp para conseguirmos ativar os Voids e potencializar nossas permanentes.
Interceptor Mechan é o tipo de permanente de que precisamos: retorna artefato ou criatura do cemitério, repondo o recurso que utilizamos, e aumenta seu poder com o Void ativado.
Embrace Oblivion é uma excelente remoção dentro do arquétipo.
Elegy Acolyte possibilita manter o combustível da mecânica funcionando, ao fazer uma criatura quando ativamos o void.
Fell Gravship é importante para recuperarmos recursos que gastamos com sacrifício. Já Gravpack Monoist e Timeline Culler são opções para sacrifício, conseguindo reaproveitar os recursos, e Virus Beetle pode ser um alvo de sacrifício, tendo sua principal função realizada ao atacar a mão do oponente.
Susurian Voidborn aproveita muito bem o arquétipo, conectando dano nos oponentes e ganhando vida. Umbral Collar Zealot é uma forma de garantir uma ativação da mecânica de sacrifício sem depender de nenhuma ação.
Swarm Culler consegue garantir vantagem de carta com os sacrifícios enquanto ataca.
Full Bore é um truque de combate interessante que permite que criaturas conjuradas com Warp ataquem no turno que foram conjuradas.
Melded Moxite se mostra uma boa opção no arquétipo: além de ciclar a mão, ela permite ativar a mecânica de sacrifício por si mesma. Memorial Vault é outra forma de gerar recurso enquanto desenvolve a mecânica de sacrifício.
Weapons Manufacturing nos possibilita caminhar para uma linha com mais artefatos, nos fornecendo artefatos que queremos tirar de campo para conectar dano. É uma carta particularmente forte dentro do arquétipo.
Slagdrill Scrapper permite uma compra de cartas contínua, sendo outra peça importante para manter o arquétipo.
Rust Harvester tem potencial de fechar jogos, uma vez que teremos o cemitério com bastente recurso permitindo acumular dano enquanto procuramos mais cartas para continuar desenvolvendo o jogo.
Systems Override funciona como uma remoção no arquétipo, roubando a permanente do oponente (artefato ou criatura) para sacrificarmos. Voidforged Titan permite manter um ciclo de compra de cards enquanto rodamos a mecânica de sacrifício.
Alpharael, Stonechosen é uma opção muito agressiva, cortando a vida do oponente pela metade e permitindo fechar o jogo com algumas das opções de burn, como o Decode Transmissions ou o Plasma Bolt.
Xu-Ifit, Osteoharmonist é outra forma de conseguirmos recursos para manter o plano de sacrifício.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Golgari Graveyard
Nas cores preto e verde, vamos ter uma mecânica que se importa com o cemitério. Vamos querer mágicas que Trituram (millam) o nosso deck e mágicas que retornam permanentes do cemitério para o campo ou mão.
Seedship Broodtender cumpre todos os papeis, realiza o self mill e se sacrifica para reanimar uma criatura. Icetill Explorer possibilita o ramp, permite jogar terrenos do cemitério e tem landfall de mill, ajudando a desenvolver o nosso setup. Essa é, sem dúvida, uma peça fundamental para o arquétipo, abrindo várias vertentes.
Scrounge for Eternity é uma boa forma de reanimar uma criatura de impacto, como Harmonious Grovestrider, Germinating Wurm, Alpharael, Stonechosen ou Voidforged Titan.
Fell Gravship é bem interessante, ajudando no mill e trazendo permanente de volta para a partida. Pull Through the Weft é outra carta relevante, aumentando a disponibilidade de terrenos e recuperando recursos.
No mais, nosso arquétipo irá se comportar como um midrange, utilizando remoções no início de jogo até conseguirmos estruturar nosso plano de jogo.
Em paralelo também existe um subtema de ramp dentro do arquétipo, de forma a caminhar para criaturas maiores, como Famished Worldsire que entra com 3 marcadores para cada terreno sacrificado, e Glacier Godmaw, que tem um landfall que permite potencializar todas as nossas criaturas.
Em todo caso, para um plano mais midrange ramp, a estratégia é um pouco parecida com a da Simic, e com o plano de remoções do Dimir.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Gruul Landfall
Na combinação vermelha e verde temos um arquétipo que irá se importar com a entrada de terrenos, mas diferente da versão Simic, nesta versão vamos trabalhar com criaturas mais agressivas.
Então vamos querer criaturas com Landfall que potencializam o dano ao oponente, que cresçam a mesa ou que criem Lander e ajudem a colocar mais terrenos em campo.
Biotech Specialist ttraza interação para os Lander Token, tendo um pouco de sacrifício de artefatos no arquétipo, mas no caso voltado para o ramp.
Tannuk, Memorial Ensign tira proveito do ramp, causando dano na primeira land que entra em campo e comprando carta na segunda. Seedship Agrarian é uma boa opção, criando o token e aumentando seu poder conforme entrem terrenos.
Remnant Elemental, Icecave Crasher e Mightform Harmonizer são algumas opções agressivas que temos para progredir nossos ataques.
Eumidian Terrabotanist é uma forma de conseguir alguns pontos de vida para continuar a pressão sem se preocupar com derrota, quebrando a conta dos oponentes.
Orbital Plunge se torna uma boa remoção para o arquétipo, tirando do caminho a criatura do oponente enquanto faz token.
Kav Landseeker é outra opção para desenvolver o ramp do baralho.
Memorial Team Leader é uma carta muito forte para estratégias agressivas, potencializando o dano.

Melhores Cards Comuns

Melhores Cards Incomuns

Remoções
Remoções são um ponto muito relevante para o limitado, e aqui iremos falar sobre as principais de cada cor.
Incolor

As remoções da coleção apresentam um custo muito elevado, se tornando peças descartáveis na maioria dos casos.
Dawnsire, Sunstar Dreadnought é a mais prática de ser utilizada como remoção; as demais precisam de um setup muito grande para terem efetividade.
Branco

Falando sobre as remoções brancas, Seam Rip talvez seja a que mais tem chance de aparecer formatos construídos, bem como Pinnacle Starcage
Pensando no Limitado, essas são cartas pouco eficientes pro formato, já que as ccriaturas-chavedos decks costumam ser maiores.
Reroute Systems é uma remoção versátil, podendo ser utilizado como proteção, caso seja necessário.
Já Banishing Light é uma remoção eficiente, sem muita coisa a ser ressaltada.
Azul

No azul temos apenas esses dois tipos de forma de lidar com as criaturas do oponente. As demais são anulações e jogadas de tempo, como stun ou voltando para mão.
Cryoshatter se torna uma forma interessante de lidar com certas criaturas, uma vez que ao virar a criatura do oponente ou sofrer qualquer dano, ela será destruída. Sendo uma versão nova de remoção para o azul.
Preto

Nas cartas pretas, a remoção mais relevante é o Archenemy’s Charm: sua polivalência é fundamental para jogos longos e disputados.
Depressurize é uma remoção muito fora do padrão, lidando com criaturas que tenham poder 3 ou menos - ou seja, lidando com 76% do que tiver pendente.
Vote Out chama a atenção pela possibilidade de conjurar sem pagar custos utilizando o convoke.
Tragic Trajectory com o Void ativo lida com todas as criaturas da edição. Já sem a ativação do Void, ela lida com apenas 42,45% da coleção.
Vermelho

No vermelho, o que chama atenção é o Plasma Bolt por ser uma remoção de três de dano por uma mana, lidando com 66,19% das criaturas da coleção, que é um excelente custo benefício. Ela também pode ser utilizada como burn para momentos finais do jogo.
Orbital Plunge também chama atenção por ser capaz de lidar com 97,84% das criaturas da coleção, e tendo 94,96% de chance de criar o token.
Corretores de Mana
Nossas principais formas de corrigir mana na coleção são os Lander tokens, que permitem um ramp ao serem sacrificados.
Com isso, temos algumas cartas em cada cor que criam este token.
Artefatos

Na coleção, o All-Fates Scroll funciona como uma pedra de mana, já podendo ser utilizada no momento da conjuração.
Já o token deixado pelo Dauntless Scrapbot nos permite realizar um ramp enquanto corrigimos a mana necessária.
Terrenos
Entre os terrenos, nós temos as Shock Lands de cores aliadas, e o Command Bridge que corrige para qualquer cor. Mas não temos nada além dessas.

Conclusões
As mecânicas novas trazem uma variação bem diferente do que estamos habituados, principalmente em relação aos spacecrafts. A pouca disponibilidade de terrenos multicoloridos não permite inventar muito, mas acredito que com dois terrenos que gerem qualquer cor, seja fácil fazer um splash para uma terceira cor.
Para vocês, qual arquétipo pareceu mais interessante

Para mim, o mais interessante está no Izzet, com versatilidade, aproveitando bem a pool de cartas e sendo mais fácil de aproveitar as interações.
Se você tiver dúvidas, elogios, ou gostaria de pontuar algo, use os comentários abaixo!
Nos vemos no próximo artigo!













— Kommentare 0
, Reaktionen 1
Sei der erste der kommentiert