Apresentação
Olá, meu povo querido do Legacy! Como a gente disse no artigo anterior, o formato está num momento de bastante experimentação e basicamente qualquer arquétipo tem chance de competir, pois não há nenhum tirano no formato (ainda!).
Agora estamos vendo um fluxo de decks tradicionais que estavam meio que em baixa se adaptando e mostrando as caras de novo. Um desses decks é o Azorius Stoneblade, que já foi um dos principais do Legacy lá no meio dos anos 2010 e que pode fazer uso de algumas cartas novas, incluindo um novo Equipamento de Avatar: the Last Airbender!

Construção do Azorius Meteor Stoneblade
A lista de hoje fez Top 16 em um Challenge com 44 jogadores no Magic Online, pilotado pelo jogador felix619. O Stoneblade costuma ser um deck híbrido, adotando tanto elementos de Tempo quanto elementos de Control:
A carta-chave da estratégia é a Stoneforge Mystic, que alia tanto um efeito de Tutor quanto aceleração ao trapacear Equipamentos de alto custo por 2 manas. Tradicionalmente, Kaldra Compleat é a carta que você quer buscar e baixar, mas recentemente recebemos novos brinquedos como Pre-War Formalwear e, agora em Avatar, Meteor Sword.

Diferente de outros Equipamentos que afetam permanentes, Meteor Sword também acerta Terrenos e isso é um enorme diferencial, já que, aliada a cartas como Wasteland e Phelia, Exuberant Shepherd, ela pode simplesmente tirar a capacidade do oponente de jogar. Por falar em Phelia, a adorável cachorrinha não era uma carta que existia lá no auge do Stoneblade, mas é uma verdadeira máquina nessa lista.
Phelia é maravilhosa ao lado de Quantum Riddler, Pre-War Formalwear e Meteor Sword, mas até mesmo tutorar um Equipamento extra com uma Stoneforge Mystic é vantajoso. Do lado do oponente, ela reseta os marcadores de Chalice of the Void, mata Tokens e remove bloqueadores do caminho. Se ela ficar viva por mais de um turno, a chance de vitória do seu oponente cai drasticamente.

Completando o set de Criaturas, temos aquela que é tida como a carta mais importante do formato: Tamiyo, Inquisitive Student, além da já citada Quantum Riddler, que por si só é um mecanismo de Card Advantage, mas pode acabar jogos na hora se for invocada via Warp e exilada pela Phelia.
Na parte de mágicas, temos o kit básico de Tempo: 4 de cada Force of Will, Brainstorm e Ponder (e é claro, as 4 Wasteland nos Terrenos).
O deck complementa isso com algumas respostas mais amplas como Spell Pierce, Force of Negation, Prismatic Ending e Consign to Memory; e essa última também serve para anular tanto a habilidade desencadeada de exilar Quantum Riddler via Warp quanto a de retornar a permanente exilada por Phelia, Exuberant Shepherd.
Temos também o kit de Equipamentos da Stoneforge Mystic: Kaldra Compleat, Pre-War Formalwear e Meteor Sword. A última carta que fecha a lista é uma cópia de Back to Basics, capaz de travar o jogo de decks com altas quantidades de Terrenos não-básicos.
Por Que Jogar com o Azorius Meteor Stoneblade no Legacy?
Não faltam fãs de decks Control, não só no Legacy, como no Magic como um todo. Mas há também uma certa preocupação com a capacidade desses decks finalizarem os jogos.
Listas híbridas de Aggro-Control possuem essa capacidade, já que uma Stoneforge Mystic que não seja respondida impõe uma enorme pressão no oponente. Além disso, o estilo de jogo de Phelia, Exuberant Shepherd de “flickar” suas permanentes para gerar valor é bastante popular e costuma atrair jogadores.
Mulligan
Decks como esse, que além de ter acesso a Cantrips (Brainstorm e Ponder) não têm um plano de jogo específico, costumam mulligar muito bem e manter muitas mãos e desenvolver suas próximas jogadas a partir delas.
Exemplos de mãos:

Essa mão tem bastante mana e pouca interação, mas várias maneiras de comprar cartas. Se não for contra decks de Combo, dá para justificar manter essa mão. Veredito: Mulligan contra Combos, no geral, Keep.

Essa aqui é uma mão bem ruim. A base de mana é ruim e Kaldra Compleat é uma carta que você quer buscar com Stoneforge Mystic, e não ver na mão inicial. Dá para procurar coisa melhor. Veredito: Mulligan.

É a típica mão carregada por Brainstorm. Até mesmo a Sword, carta morta sem a Stoneforge Mystic não é um problema, já que você vai mandar ela de volta com suas Cantrips. Veredito: Keep.

Outra mão com uma carta a menos por causa da Kaldra, mas tem Tamiyo no 1 e Phelia no 2. É como a primeira mão: ruim contra Combo, ok contra o resto. Veredito: Mulligan contra Combos, no geral, Keep.
Construindo o Sideboard
O Sideboard apresentado começa completando o set de Consign to Memory, uma das melhores cartas de Sideboard que temos no formato: joga contra Eldrazi, Forge, e cartas problemáticas como The One Ring ou Thassa’s Oracle. Temos também um Prismatic Ending extra, que é uma carta de amplo espectro.
Por falar em cartas que abrangem muitas coisas, Wrath of the Skies é uma carta fantástica, capaz de explodir não apenas mesas de decks agressivos como os de Urza’s Saga – e não se esqueça: ela mata tanto os Tokens quanto a própria Saga!
Hydroblast é uma das respostas mais eficientes contra cartas Vermelhas, inclusive a sua irmã Pyroblast. Temos aqui também resposta a decks específicos: Rest in Peace fecha as portas para os decks de Cemitério e Containment Priest serve tanto contra Reanimator quanto contra Show and Tell.
Fechando o Sideboard, 2 cópias de Deafening Silence para dar um basta aos decks de Combo que buscam fazer várias mágicas de uma só vez.
Outras opções de Sideboard são Assimilation Aegis, Batterskull, Clarion Conqueror, Disruptor Flute, Faerie Macabre, Harbinger of the Seas, Lavinia, Azorius Renegade e Stony Silence. Há também a possibilidade de ter um splash Vermelho para Pyroblast ou Meltdown.
Guia de Sideboard
Izzet Tempo
O principal ponto aqui é manter a Stoneforge Mystic viva, o que é um problema entre o mar de remoções e Daze que o oponente possui.
Phelia, Exuberant Shepherd “flickando” uma Quantum Riddler pode também fazer um bloqueio para as criaturas adversárias. Swords to Plowshares ajuda a resolver Murktide Regent, mas se a lista for a versão com Cori-Steel Cutter, você vai ter problemas, já que o deck, antes do sideboard, não tem ferramentas para encarar mesas cheias.
Nos games pós-side, você tem as ferramentas para ganhar a guerra de atrito contra o oponente, portanto saem as cartas que podem gerar perda de cartas.
Entra:

Sai:

Show and Tell
Cuidado ao baixar suas defesas, pois eles provavelmente vão tentar fazer Show and Tell com Force of Will de backup, portanto fazer a Stoneforge Mystic no 2 pode dar essa abertura. Se ela for a sua jogada, tutore Meteor Sword para ter uma resposta ao feitiço-chave oponente. Assim, o plano Phelia acaba sendo melhor por causa do Flash.
É importante saber que os planos de Sideboard são diferentes contra Sneak n'Show (Izzet) e contra Omni-Tell (Simic ou Dimir). Swords to Plowshares perde impacto já que não acerta Emrakul, the Aeons Torn.
Contra Sneak n' Show
Entra:

Sai:

Contra Omni-Tell
Entra:

Sai:

Forge
Você não tem como competir com a geração de mana do oponente, então o objetivo é acertar com seus counters as cartas que são as recompensas para esse mana excedente: The One Ring, Karn, the Great Creator e Mystic Forge.
Stoneforge Mystic pode tanto aumentar a pressão sobre eles com Kaldra Compleat quanto lidar com algo que tenha escapado dos seus counters com Meteor Sword. Depois do sideboard, você basicamente vira um deck Control, com infinitos counters. Mas cuidado com Defense Grid.
Entra:

Sai:

Artifact Blue
A versão de Pinnacle Emissary está em alta após ter vencido o Eternal Weekend europeu e é um adversário bem complicado no jogo 1 porque pode explodir muito rapidamente e o nosso deck, como eu já disse antes, tem dificuldades em disputar contra mesas amplas.
Se você conseguir anular o Emissary no 1, sua vida vai ficar bem mais fácil e Phelia, Exuberant Shepherd pode ir exilando Tokens se não estiverem em uma quantidade absurda.
Pós-side, entra bem mais coisa para segurá-los no lugar de coisas menos efetivas. Prismatic Ending parece boa, mas não mata nem Emry, Lurker of the Loch, nem Pinnacle Emissary.
Entra:

Sai:

Eldrazi Stompy
Por causa de Cavern of Souls, seus counters não são muito efetivos, então a Cavern deve ser respondida com Wasteland ou sua vida vai ser complicada.
Esse é um adversário muito difícil, até porque o plano Stoneforge Mystic pode ser simplesmente respondido por Thought-Knot Seer, e Force of Negation, Spell Pierce e Prismatic Ending são basicamente cartas mortas.
No pós-side, você não tem muito o que trazer além de Consign to Memory. Wrath of the Skies é bem ruinzinha nesse jogo, mas é melhor do que o que está saindo.
Entra:

Sai:

Conclusão
Meteor Sword parece que foi feita pensando na Stoneforge Mystic: é um Equipamento de custo irreal a menos que você jogue em volta disso, o que ela convenientemente faz. Ver que um velho conhecido está tendo chances de novo em um Metagame renovado me faz ter uma boa impressão do resultado do banimento.
Fico aqui por hoje, um abraço meteórico e até a próxima!












— Kommentare 0
, Reaktionen 1
Sei der erste der kommentiert