Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Eldrazi Ponza - Deck Tech e Sideboard Guide

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Modern Horizons 3 mudou o formato Pauper, mas não exatamente da forma que esperávamos. Gruul Ponza roubou os holofotes nas últimas semanas e se tornou o deck definidor da nova fase do formato. No artigo de hoje irei me aprofundar nessa nova versão de Ponza utilizando os Eldrazi

Writer image

rezensiert von Tabata Marques

Edit Article

Sobre o Deck

Gruul LD é um deck que já existe há algum tempo no formato Pauper, sendo possível graças às criaturas com a mecânica de cascade.

Loading icon

O plano principal do deck é acelerar a curva de mana através de ramp e dorks para atacar a base de mana do oponente e impedi-lo de conjurar suas mágicas. Para isso, o deck faz uso de mágicas que destroem terrenos.

Loading icon

Essa estratégia teve seus altos e baixo no formato desde seu surgimento, sempre ressurgindo à medida que recebia novas adições. Recentemente, com a chegada de Modern Horizons 3link outside website, o deck ressurgiu novamente com novas ferramentas que lhe deram mais consistência e poder de fogo.

Atualmente existem duas versões do deck no formato. Uma focada no plano LD e outra focada no plano ramp e criaturas. Eu optei pela versão full LD, pois acredito que ela consegue oprimir em tamanho e número de criaturas, assim como a versão ramp, mas vêm com o bônus da destruição de terrenos, que pode acabar com muitos jogos sem sequer colocar criaturas na mesa.

Loading icon

Os Eldrazis são um ponto forte nessa lista.

Eldrazi Repurposer é um drop 3 que rampa ao ser conjurado e ao morrer, além de ser uma criatura 3/3, o que é bem relevante no combate.

Writhing Chrysalis é simplesmente absurdo, sendo capaz de se aproveitar das fichas de eldrazi para ficar mais forte e possuindo reach, além de também rampar para acelerar os planos do deck.

Malevolent Rumble é outra nova adição de MH3, que permite pegar quase qualquer coisa do deck, além de criar uma ficha que ajuda bastante.

Mulligan e Postura de Jogo

Você precisa ter um plano em mente ao keepar suas mãos: Destruir as lands do oponente, acelerar um Avenging Hunter e abusar da dianteira ou fazer o mesmo com uma das cascatas.

De qualquer forma, será necessário ter formas de fazer isso o mais rápido possível. Então evite mãos com muitas lands ou cartas que você precisará comprar outras cartas para poder conjura-las.

Um exemplo de uma boa mão inicial é ilustrado a seguir.

Loading icon

Guia de Sideboard

Loading icon

Vs. Rakdos Burn

O Rakdos é um dos decks mais jogados no momento, tendo tido muito sucesso nos torneios e cravando resultados excelentes. A adição de Sneaky Snacker deu ao deck mais uma arma que interage muito bem no plano de jogo.

Nessa match, você precisará de mãos opressoras e que atuem com velocidade. Abuse das suas criaturas, principalmente Crysalis que pode bloquear os voadores e tirar a si mesmo do alcance dos burns.

Pós-side os LDs se tornam mais efetivos com Deglamer, e Gorilla Shaman também pode ser útil para quebrar as fichas de sangue.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Grixis Affinity

Affinity é um dos decks que considero good match para o Eldrazi LD. Apesar das lands indestrutíveis, o deck tem dificuldades para lidar com muitas criaturas grandes e ainda utiliza muitas lands destrutíveis. Desde que você consiga encaixar um bom sequenciamento de jogadas, o Affinity dificilmente poderá retornar ao jogo a tempo.

Mais uma vez o side irá trabalhar bastante nessa match up com todos os hates de artefato possíveis.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Bogles

Bogles é outro deck que está em ata no metagame atual. Se beneficiando bastante de Malevolent Rumble da mesma forma que o Gruul. Esse deck consegue ser bem rápido em alguns jogos, mas em outros precisa montar seu set up e é isso que você irá explorar.

Desabilitar a mana branca do oponente é muito importante, além de conseguir encaixar criaturas grandes o suficiente para lidar com as criaturas do oponente. Apesar de ser um deck justo o Bogles pode ser extremamente opressor, então tenha sempre muito cuidado

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Walls Combo/Cascade

Walls e Elves são dois dos piores decks para se enfrentar utilizando LDs. Isso porque ambos os decks contam com Quirion Ranger, uma criatura que sozinha consegue atrapalhar bastante o plano de jogo do Eldrazi LD. Lidar com uma Quirion no turno 1 com uma mão recheada de destruição de terrenos é doloroso e mesmo sem isso se torna perigoso, pois o Eldrazi LD não possui remoções main deck e mesmo as do side não são eficientes para lidar com as barreiras e para o plano do Walls.

A ideia então é ser rápido; Encaixar o seu clock o quanto antes e agredir o oponente antes que ele possa combar ou começar a vomitar criaturas, já que o deck agora possui uma versão hard combo e outra versão focada em cascade (que também pode mudar para combo).

Avenging Hunter cedo é uma boa estratégia, pois o Walls, idealmente, só começa a colocar ameaças na mesa no turno 4 e o LD consegue fazer o Hunter antes disso.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Eldrazi Ponza

A mirror é sempre interessante de se analisar. Nesse caso, tanto a versão Ramp como a tradicional irão atuar da mesma forma, com uma leve desvantagem para o Eldrazi Ramp, que conta com apenas 4 LDs e às vezes nenhum. Com isso em mente, siga o plano tradicional e foque em destruir as lands do oponente, impedindo seu plano de acelerar a curva.

Avenging Hunter cedo é mais uma vez uma jogada extremamente poderosa, mas cuidado caso o oponente já tenha criaturas na mesa ou caso ele faça seu próprio Hunter, pois o jogo pode virar contra você dessa forma.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Considerações Finais

Eldrazi Ponza se mostrou o deck mais importante nessas primeiras duas semanas de MH3 e têm atuado como um verdadeiro Xerife do formato Pauper, oprimindo estratégias quebradas e abrindo espaço para os decks justos. A era dos decks verdes parece ter chegado ao Pauper e essa estratégia é uma das opções mais fortes do momento.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe nos comentários as suas dúvidas, sugestões e/ou críticas e tentarei responder a todos. Obrigado pela leitura e até a próxima!