Magic: the Gathering

Wettbewerbsfähig

Pauper: 5 Decks Rogue com Modern Horizons 3

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje trago mais listas com Modern Horizons 3 para o formato Pauper - dessa vez focando em estratégias que não chamam tanta atenção como Affinity, mas que ainda, sim, apresentam grande potencial.

Writer image

rezensiert von Tabata Marques

Edit Article

O que é um Deck Rogue?

No Magic o termo Rogue não se refere somente a um tipo de criatura, mas é usado também para se referir a decks que fogem do convencional em um metagame. No Pauper há muitos decks que podem ser considerados rogue, mas esse entendimento também pode variar de jogador para jogador.

Loading icon

Um deck que já foi tier 1 do formato, mas que com o tempo caiu no esquecimento pode ser considerado um deck rogue. Uma estratégia que utiliza cartas novas, mas que ninguém viu o verdadeiro valor ainda também pode ser rogue.

Ad

Ser Rogue no Magic significa ir contra a maré e pensar diferente da maioria, apostando em um caminho desacreditado e desconhecido que pode trazer uma recompensa muito maior do que seguir o óbvio.

Com isso em mente, neste artigo trago cinco listas com MH3, algumas 100% novas e outras nem tanto, mas todas apresentam alguma interação nova com potencial que pode ou não se destacar no novo metagame Pauper.

Cinco Decks Rogue com MH3 Para o Pauper

Dimir Faeries

Sim, UB Faeries é um deck meta, eu sei, mas Mono Blue Faeries, assim como o primo Izzet, caiu e muito no meta, representando quase tanto quanto Elfos ou BW Ephemerate, dois decks que também já tiveram seus tempos de glória.

Com a chegada de Sneaky Snacker no formato acredito que as fadas podem adotar uma nova abordagem, em uma estratégia menos midrange. A base do Mono Blue é perfeita para isso.

Loading icon

Nessa versão temos acesso à cor preta e às melhores remoções do formato. O deck gera card advantage suficiente para extrair o potencial máximo das Sneakers e se torna capaz de lidar bem melhor com certas ameaças que antes eram um grande problema do Mono Blue.

O Side também se torna mais completo e ganha acesso à Okiba-Gang Shinobi e Mukotai Ambusher, dois membros de peso dos ninjas e que agregam bastante em algumas match ups.

Caso você enfrente um metagame lotado de Galvanic Blast e Lightning Bolt e esteja preocupado com a perda de vida causada por Snuff Out, poderá optar por usar Cast Down, que é tão boa quanto.

EldraTron

Sempre sonhei com um deck competitivo de Eldrazis no pauper e MH3 trouxe boas cartas para esse arquétipo, tornando esse sonho mais possível.

Loading icon

A ideia aqui é abusar dos titãs e para isso iremos utilizar o Trio de Urza e sua aceleração de mana, mantendo uma base Gruul. As lands de Urza geram mana incolor que pode ser usada para pagar custos específicos de certas criaturas Eldrazi, o que torna seu uso ainda mais benéfico.

Oliphaunt cumpre bem seu papel de fixar a mana, assim como Energy Refractor, e apesar de não ser um Eldrazi é necessário nessa lista. Unfathomable Truths é a Lorien Revealed Eldrazi, permitindo que você compre três cartas e crie uma ficha de Eldrazi Spawn.

Horrific Assault e Fanged Flames são remoções perfeitas aqui, podendo atingir praticamente qualquer ameaça do formato.

Jeskai Energy

No meu artigo sobre Cinco Decks com Modern Horizons 3link outside website, falei sobre a possibilidade de um Boros Energy no formato. Hoje trago o Jeskai Energy, a que acredito ser a melhor versão de um deck de energia no Pauper.

Loading icon

Durante meus testes com a nova coleção percebi que Galvanic Discharge e Tune the Narrative se encaixam muito bem na base do Jeskai Ephemerate e, ao lado de Jolted Awake, conseguem repaginar o deck de uma maneira muito divertida. Você pode facilmente abusar dos marcadores de energia e reanimar um Mulldrifter por apenas uma mana com Jolted Awake.

Ad

A recursão que o deck oferece é a combinação perfeita para um deck de energia no Pauper.

Zombies

Accursed Marauder é uma das cartas que foi ofuscada no lançamento devido ao hype em cima de Cranial Ram, mas agora podemos apreciar com mais clareza o valor dessa carta. Um Fleshbag Marauder de duas manas que funciona bem melhor, se esquivando das fichas de criatura com seu efeito.

Loading icon

Zombies é um deck que pode se sair muito bem em um metagame onde criaturas como Tolarian Terror ou decks como Bogles estão em alta, além de ser um deck que consegue crescer fugir de Snuff Out.

Em um metagame de Affinity, onde Krark-Clan Shaman seja uma variável, pode ser mais difícil, mas no geral é uma excelente opção de deck diferente e divertido.

Basking Glee Combo

Eu sei que já falei sobre Basking Broodscale antes, mas não me canso de enaltecer o quanto essa carta pode ser divertida e do potencial que ela demonstra para o formato. O Basking Glee Combo é um dos decks que mais joguei nos últimos dias, tentando encontrar uma build que fosse minimamente competitiva e tenho alcançado resultados satisfatórios com o deck em sua versão atual.

Loading icon

Evolution Witness é uma adição obrigatória nessa lista, trazendo mais recursão ao deck e fornecendo sinergias absurdamente poderosas. Dentre as alterações também vale destacar a adição de Nadier’s Nightblade no lugar de Thoughtpicker Witch pelo fato de que a Nadier permite vencer o jogo bem mais facilmente no Magic Online.

Khalni Garden é outra adição importante na lista, pois facilita o uso de Deadly Dispute e gera alguns bloqueadores extras que são de grande ajuda nas match ups contra decks aggro.

Considerações Finais

Modern Horizons 3 ainda têm muito para mostrar no formato Pauper e nas próximas semanas veremos o formato se transformar e se adaptar às novas cartas. Até lá ainda há muito a ser explorado, estratégias novas para serem aprimoradas e velhos conhecidos que serão reinventados.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe nos comentários suas dúvidas, sugestões e/ou críticas. Obrigado pela leitura e até a próxima.