Sobre o Deck
Mono-Red Prowess, Hot Dogs, Kiln Fiend - são muitos os nomes que esse deck possui, com Kiln Fiend sendo o mais conhecido, principalmente por ser o nome da principal criatura desse deck.
Kiln Fiend é um drop 2 com uma boa sinergia com mágicas instantâneas e feitiços, fazendo com que seu poder cresça de três em três para cada mágica desse tipo que você conjurar até o fim do turno.
A ideia então é abusar dessa sinergia com várias mágicas que não só irão aumentar seu poder, como farão com que Kiln Fiend se torne capaz de causar dano letal rapidamente, muitas vezes em um único turno, e que possa atacar sem problemas, deixando o oponente sem saída.
Ad
Além de Kiln Fiend, o deck conta com outras criaturas que irão funcionar bem dentro do plano de jogo e também possuem potencial para finalizar o jogo.
Festival Crasher é bem parecido com Kiln Fiend, sendo capaz de bloquear criaturas um pouco maiores e recebendo um buff menor pelas mágicas. Satyr Hoplite é o drop 1 do deck, com a habilidade de Heroic, que concede um marcador +1/+1 à cada mágica que você conjurar com ele como alvo.
Para poder abusar ao máximo das criaturas que se tornam verdadeiros megazords, a lista conta com uma grande quantidade de spells - afinal, esse deck é um spellslinger aggro.
Furor of the Bitten é uma excelente maneira de deixar Satyr gigante logo nos primeiros turnos, potencialmente no turno 1 se você tiver Rite of Flame na mão.
Ancestral Anger é uma carta que melhora conforme o jogo avança. Já Mutagenic Growth pode ser muitas vezes usada para encaixar um dano extra e até mesmo letal em algumas situações, sendo uma free spell.
Blessing e Battle Rage são cartas já muito conhecidas nesse arquétipo, com a primeira servindo com proteção ou evasão, dependendo da situação, e a segunda sempre para fechar o jogo quando sua criatura for grande o suficiente.
Mulligan e Postura de Jogo
Esse é um daqueles decks que você vai quase sempre precisar mulligar para encontrar a mão mais eficiente. Mãos sem criaturas, com fontes de mana insuficientes ou com muitas lands são sempre duvidosas.
Priorize mãos como o exemplo acima. Essa mão é um potencial Turn 2 Kill na play, dependendo do seu próximo draw e do oponente. Na draw, você pode escolher fazer o Kiln Fiend no turno 2 com as manas das lands, também dependendo do oponente.
Tenha em mente que esse deck se comporta como um combo, onde você precisa reunir peças específicas para vencer. Então trabalhe com isso em mente.
Guia de Sideboard
Vs. Kuldotha Red
Um dos decks do momento e um dos melhore do formato nos últimos anos. Mono-Red está em alta com o lançamento de DSK e a chegada de Clockwork Percussionist, que deve colocar o deck de novo na alta de popularidade.
Nessa match up, você precisará se atentar aos burns direcionados às suas criaturas e o resto é basicamente uma corrida. O oponente é obrigado a jogar de uma forma desconfortável, pois não pode simplesmente partir com tudo pra cima e se abrir para um contra-ataque.
Side in
Side out
Vs. Glee Combo
Nessa match up, seja contra o full combo (BG Glee) ou contra o Jund Glee, você tem a vantagem de alguns turnos para finalizar o jogo, principalmente no g1. Então temos mais uma race, onde o oponente precisará sobreviver até ser capaz de vencer, e você precisará correr para matá-lo à todo custo.
Ad
As fichas incolores de Eldrazi e o próprio Writhing Chrysalis são um problema, pois podem bloquear mesmo que você dê proteção. Por outro lado, Apostle’s Blessing agirá contra as Snuff Out do oponente e dará o espaço necessário para a Temur Battle Rage fazer sua parte.
Side in
Side out
Vs. Mono Blue Terror
Aqui temos uma match up bem complexa, e a considero uma bad match até certo ponto. O Mono U precisa estabilizar o jogo colocando suas serpentes em jogo e precisa também responder às suas mágicas. Boomerang não é uma resposta muito boa, mas as Hydroblast podem ser um problema e Delver consegue ajudar o plano control do deck.
Pós-side, traga suas Pyroblasts e tente sempre fazer suas criaturas antes que o oponente tenha acesso à muitas manas, do contrário ele provavelmente irá anular tudo e acabar com o seu plano de jogo.
Side in
Side out
Vs. Elves
Elfos têm feito resultados constantes ultimamente e são uma match up bem favorável, já que dificilmente poderão interagir com você e são muito vulneráveis a estratégia do Hot Dogs. Seja rápido e não dê janelas para o oponente se recompor ou organizar seu jogo.
Side in
Side out
Vs. Gruul Ramp
Outro deck que está muito em alta atualmente e que pode vir na versão Land Destruction, mas a versão Ramp está mais em alta, então irei focar nela.
É uma good match e, basicamente, o oponente não tem muito o que fazer contra você. Siga o plano principal, seja rápido e finalize sem muitos problemas, mas não permita que o oponente construa sua board, ou será muito difícil vencê-lo.
Side in
Side out
Considerações Finais
Mono-Red Kiln Fiend é um deck divertido e que já me garantiu boas memórias no formato Pauper. Em um metagame mais direcionado para o aggro ou combo é um excelente deck, mas pode ficar mais prejudicado em um meta onde Snuff Out seja uma carta muito jogada e que tenha muitos decks azuis.
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment