Com a ascensão recente do Esper Pixie, os jogadores de Standard exploram um pouco mais do tema de Bounce para gerar valor com seus cards. Uma dessas variantes é a Dimir , cuja maior facilidade do acesso de cores permite usar uma das melhores respostas contra a Mirror: Get Out.
Complementado com a interação entre Entity Tracker, Fear of Isolation e encantamentos com efeitos de ETB, o Dimir Bounce se tornou outra proposta popular nas últimas semanas. Neste artigo, exploramos esse deck com um guia de Sideboard para as principais partidas do Standard!
Ad
A Decklist
Diferente das variantes Esper, o Dimir Bounce ainda está em uma fase bem experimental no Standard e existem algumas versões distintas dele. A lista acima segue a linha mais famosa do arquétipo hoje - e a mais distinta do Dimir Midrange - onde ele se sustenta na interação entre Entity Tracker com encantamentos para gerar vantagem em cartas, inclusive com “loopings” de Fear of Isolation para comprar vários cards em um turno.
Maindeck
Nossos habilitadores, cujas habilidades permitem reutilizar nossos cards a cada turno.
Fear of Isolation possui um corpo decente pelo seu custo e pode voltar qualquer permanente para a mão do seu dono, inclusive um terreno para custar apenas caso seu controlador não tenha feito um land drop. A interação entre dois deles e Entity Tracker é um dos principais atrativos desta variante.
This Town Ain't Big Enough é uma jogada de Tempo super eficiente com a qual extraímos valor com o ETB dos nossos cards enquanto voltamos uma permanente para a mão do oponente. Também podemos usar para proteger nossas criaturas de sweepers.
Get Out é outro motivador para optar pela versão de duas cores. Por conta da popularidade crescente do Esper Pixie e a disposição de arquétipos com criaturas ou encantamentos no topo do Metagame, ele é um card muito bem posicionado para o Standard hoje e também pode ser utilizado como cópias 5-8 de This Town Ain't Big Enough para proteger nossas permanentes.
Entity Tracker garante um draw extra para cada encantamento que jogamos na partida, e com tantas peças de uma mana nessa categoria, é comum comprarmos dois ou mais cards por turno quando ele está em jogo.
Kaito, Bane of Nightmares é uma peça extra de bounce e condição de vitória, com boas habilidades de filtragem de topo, aumento de pressão na mesa ou controle do campo de batalha do oponente. Como temos uma estratégia mais lenta, ele é uma boa opção no maindeck.
Nossas criaturas complementares.
Floodpits Drowner é barato, fácil de reutilizar e garante espaço para as criaturas atacarem e/ou para jogadas de Tempo que atrasem o oponente. Se algo precisar muito ser resolvido, podemos embaralhá-lo de volta com a permanente escolhida.
Stormchaser's Talent garante um corpo 1/1 com Prowess, desencadeia outras fichas criadas por ele, interage com Entity Tracker e custa apenas uma mana para colocar mais pressão na mesa. Em geral, ele é nossa principal rota de vitória.
Hopeless Nightmare mistura disrupção barata com dano para ampliar nosso clock na partida. Ele é um side out comum em jogos onde cards na mão importam pouco.
Nowhere to Run é uma resposta abrangente no Metagame hoje e lida com muitos cards de decks distintos, com a única exceção sendo bombas de late-game comuns dos arquétipos de Ramp, ou criaturas como Archfiend of the Dross e Sheoldred, the Apocalypse.
Ad
Go for the Throat e Anoint with Affliction entram como remoções extras contra cards que Nowhere to Run não resolve, mas são slots flexíveis e podem ser transformados no que for necessário para o seu Metagame.
Com duas cores, buscamos maximizar a quantidade de duais e terrenos utilitários que podemos ter na lista, com um set de cada um dos terrenos que entram desvirados nos primeiros turnos, combinado com Restless Reef como ameaça adicional e Undercity Sewers para garantir um pouco de filtragem de topo, além de ajudar em habilitar Gloomlake Verge.
Sideboard
Tishana's Tidebinder oferece um meio de lidar com triggers que temos dificuldades em lidar de outra forma e/ou que geram valor demais para o oponente. Exemplos incluem Zur, Eternal Schemer, o ciclo de Overlords, Atraxa, Grand Unifier e às vezes até Abhorrent Oculus é um alvo relevante para este card.
Ghost Vacuum entra principalmente contra Azorius Tempo, mas existem outras partidas onde ter uma resposta contra cemitérios ajuda a atrasar o plano do oponente.
Cut Down e The Witch's Vanity são respostas para as partidas de Aggro e podem entrar também na mirror, com a vantagem de The Witch's Vanity ser reutilizável com nossos bounces.
Blot Out entra em jogos de Midrange para lidar com Planeswalkers como Kaito, Bane of Nightmares ou Nissa, Ascended Animist, mas também funciona contra criaturas de custo alto e contra Four-Color Zur.
Gix's Command funciona tanto contra decks Aggro quanto nas partidas de Dimir Midrange. Talvez, uma segunda cópia dele seja uma boa escolha no Metagame atual, mas cinco manas é um custo alto para esse arquétipo.
Malicious Eclipse é nossa resposta contra Jeskai Convoke e outros arquétipos de go wide como Azorius Aggro ou até as variantes de Caretaker's Talent.
Negate e Duress são nossas respostas habituais contra interação de pilha, melhor utilizadas contra arquétipos de Control, mas também úteis contra Midrange ou na partida de Temur Otters.
Guia de Sideboard
Dimir Midrange
IN
OUT
Gruul Aggro
IN
OUT
Esper Pixie
IN
OUT
Jeskai Convoke
IN
Ad
OUT
Azorius Tempo
IN
OUT
Finalizando
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique a vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!
— Comments0
Be the first to comment