Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Gruul Cutter - Deck Tech e Guia de Sideboard

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Entre Cori-Steel Cutter e o novo Heroes' Hangout, o Gruul Prowess ganhou ferramentas o suficiente para se transformar na versão mais eficaz dessa estratégia no Pioneer!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Gruul Cutter é a versão de maior sucesso dos decks de Prowess no Pioneer desde o lançamento de Cori-Steel Cutter, e o arquétipo ganhou mais um reforço eficaz, tornando-o uma opção para o Metagame do formato.

A Decklist

Loading icon

Essa é a lista padrão utilizada no Magic Online desde o lançamento de Spider-Man, onde Heroes’ Hangout deu um suporte considerável ao Gruul Cutter/Gruul Prowess com uma mágica que facilita sequenciar outra jogada no mesmo turno enquanto também funciona como pump e troca favorável no combate.

Não existem muitas mudanças que podem ser feitas nessa versão hoje. Os slots flexíveis incluem basicamente Opera Love Song e Screaming Nemesis, onde alguns optam por Snakeskin Veil, Overprotect ou mais interação de mesa, a depender do Metagame.

Maindeck

Loading icon

Nosso beatdown de início de jogo.

Soul-Scar Mage e Monastery Swiftspear estabelecem pressão desde o primeiro turno e se beneficiam de uma Cori-Steel Cutter no segundo turno enquanto atrapalham a matemática de dano do oponente baseada na quantidade de mana disponível que temos na partida. Soul-Scar Mage também possui o bônus de enfraquecer criaturas permanentemente com as nossas mágicas de Burn.

Kumano Faces Kakkazan desencadeia o Prowess das nossas criaturas por uma mana, aumenta o poder de outro card que jogarmos no turno seguinte e se transforma em um 2/2 com Haste no terceiro capítulo, oferecendo um pouco de tudo o que precisamos.

Emberheart Challenger complementa o clock no segundo turno, também cresce com as mágicas que jogamos e temos facilidade em desencadear o Valiant com Monstrous Rage, Reckless Rage e Heroes’ Hangout.

Loading icon

Cori-Steel Cutter é, possivelmente, o card mais poderoso a ser lançado em 2025. Ele corrige um problema histórico dos decks de Prowess ao oferecer um fluxo constante de criaturas pelo jogador fazer o que, naturalmente, este arquétipo busca: sequenciar várias mágicas em um mesmo turno.

Para melhorar as chances de desencadear Cori-Steel, utilizamos Questing Druid pelo módulo de Aventura, mas também podemos aproveitá-lo com as dezenas de mágicas vermelhas que temos para transformá-lo em uma ameaça ao lado do artefato, ou de Monstrous Rage.

Screaming Nemesis como one-of complementa as cópias no Sideboard como uma criatura difícil de bloquear nas mirrors de Aggro. Pode virar uma mágica de proteção como Snakeskin Veil se o jogador preferir.

Loading icon

Para facilitar os triggers de Cori-Steel Cutter, complementamos Questing Druid com Heroes’ Hangout e Opera Love Song. Ambos também funcionam como pumps e combat trick, e desencadeiam o Valiant de Emberheart Challenger para gerar mais valor.

Monstrous Rage foi banida do Standard por facilitar muitos hit-kills e basicamente invalidar bloqueadores. No Pioneer, seu papel é essencialmente o mesmo e ele também se beneficia dos triggers de Prowess das nossas criaturas para finalizar jogos.

Loading icon

A interação.

Como a maioria das nossas criaturas sobrevive a dois de dano com um trigger de Prowess, Reckless Rage funciona basicamente como uma mágica de quatro de dano por Magic Symbol R, com o bônus de também desencadear Emberheart Challenger.

Burst Lightning é a melhor e mais flexível mágica de dano por uma mana do Pioneer hoje. Enquanto são raros os momentos em que podemos pagar o custo de Kicker, o alcance extra em jogos mais longos é bem-vindo.

Loading icon

Além de uma base de treze terrenos duais desvirados e três terrenos básicos, utilizamos Sokenzan, Crucible of Defiance e Ramunap Ruins pelo alcance extra que esses cards oferecem, enquanto não prejudicam nossa consistência e velocidade no acesso à mana.

Sideboard

Loading icon

Redcap Melee e Chandra’s Defeat garantem remoções baratas que funcionam contra os Red Aggro do formato. Melee oferece mais flexibilidade e também podemos utilizá-lo contra Greasefang, Okiba Boss e outras ameaças que demandam respostas em velocidade instantânea.

Scorching Shot é essencial contra os Midranges pretos e outros arquétipos justos, enquanto também lidam com criaturas dos Red Aggro e possuem o famoso “combo” com Screaming Nemesis.

Loading icon

Pick Your Poison é a resposta mais barata que temos contra Unholy Annex, Fable of the Mirror-breaker, Temporary Lockdown e também resolve criaturas voadoras como a ficha de Annex, Arclight Phoenix, entre outros.

Soul-Guide Lantern funciona como nosso hate de cemitério. Enquanto cards como Ghost Vacuum poderiam entrar nesse slot, o efeito “one-shot” parece mais eficaz no atual Metagame neste arquétipo porque prevenir múltiplos Arclight Phoenix parece mais relevante do que tentar lockar um por vez, ou se preocupar demais com Parhelion II.

Fire Magic é nossa escolha de sweeper contra Boros Convoke e a mirror de Prowess, onde podemos utilizá-lo para responder às fichas criadas pela Cori-Steel Cutter do oponente.

Loading icon

Screaming Nemesis é um side-in comum em qualquer partida onde as remoções do oponente são baseadas em dano, ou onde precisamos prevenir ganho de vida por alguma razão. Ideal nas mirrors de Red Aggro, mas particularmente não gosto de usá-lo na mirror de Prowess porque o oponente pode sempre só “passar por cima” dele.

Guia de Sideboard

Rakdos Demons

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Orzhov Greasefang

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Mono Red Aggro

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Boros Convoke

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Gruul Prowess

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Concluindo

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!