Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander: Food and Fellowship (Frodo, Adventurous Hobbit)

, updated , Comment regular icon0 comments

Vamos conversar sobre como atualizar o deck de comandante precon, "Food and Fellowship", com os Hobbits Frodo e Sam como comandantes de um tipal de pequeninos, e também mencionar uma lista alternativa recheada de muitos combos com Merry e Pippin na zona de comando.

Edit Article

Sobre o Deck e sua Estratégia

Food and Fellowship tem como tema central os heróis do Condado do coração da Terra Média, apresentando os personagens mais queridos pela maioria dos fãs do universo de fantasia de J. R. R. Tolkien - Os Hobbits. Os pequeninos Samwise Gamgee, Meriadoc Brandybuck, Peregrin Took e Frodo Baggins foram representados como cartas lendárias, formando duplas, como nos livros.

A vasta obra de J.R.R Tolkien foi muito bem representada nas cartas e nas referências nos flavor texts. Podemos ver Odo Proudfoot na carta Feasting Hobbit, que foi uma representação acertada e divertida, Lotho Sackville-Baggins e Tom Bombadil, que foram deixados de lado nos filmes recentes, e outros como a mãe de Aragorn e os cães que perseguem os nossos Hobbits favoritos e comilões. Mesmo com tudo isso, sinto falta de uma carta para Fredegar Bolger, o Fofo, que fez parte do grupo de Frodo no Bolsão.

Ad

Food and Fellowship
Food and Fellowship

Os comandantes que são a face do precon são Sam, Loyal Attendant e Frodo, Adventurous Hobbit, que formam uma poderosa sinergia ao gerar muitos recursos na forma de cartas extras, fazendo uso da mecânica “o Anel tenta você”. Nossa segunda opção são os curiosos e impulsivos Merry, Warden of Isengard e Pippin, Warden of Isengard; a interação entre eles sugere um jogo para frente, bastante agressivo. O último comandante na identidade de cor proposta é próprio O Hobbit: Bilbo, Birthday Celebrant, que comemora com um baralho de ganho de vida.

Lista do Precon

Loading icon

Partindo destas premissas, temos os seguintes temas: fichas de artefato do tipo Comida, Fichas, e Ganho de Vida. Todos os temas são harmoniosos, trabalhando de forma sinérgica em um baralho consistente e divertido. Iremos nos aprofundar na lista base com o tema Comida em um primeiro momento, seguindo por uma lista com muitas opções de combos utilizando as cartas do precon, e ao fim exploraremos mais algumas sugestões despretensiosas de ganho de vida.

Pacotes do Baralho

Para melhor entendimento deste artigo, agrupamos a cartas, dividindo-as por funções dentro de nossa lista, na seguinte classificação: Comandante e criaturas do seu tipo, Aceleradores, Compra de Cartas, e Interações.

Os Comandantes: Sam e Frodo

Image content of the Website
Image content of the Website

Os comandantes Sam, Loyal Attendant e Frodo, Adventurous Hobbit tem em sua proposta um poderoso motor de compras, em que Frodo compra até duas cartas extras por turno ao passo que garante 3 pontos de vida extra, tudo isso por apenas Magic Symbol 1 mana. Sabendo que Sam, Loyal Attendant cria fichas de Comida e reduz o custo de ativação dessas, devemos entender Frodo, Adventurous Hobbit como uma criatura com Vigilância, Esquivo (ele não pode ser bloqueado por criaturas com poder superior ao dele), e uma poderosa fonte de compra, pois quando Frodo atacar você comprará uma carta e descartará uma carta, se Frodo atacar “o Anel tenta você” e você comprará uma carta, etc.

Loading icon

Então, é possível, em uma cadência ideal, jogarmos Frodo, Adventurous Hobbit no turno 2 e sermos tentado pelo Anel no turno 3 com a entrada de Sam, Loyal Attendant, iniciando as compras extras já no turno seguinte, embora não seja incomum ter nossa primeira compra extra já no turno 3, o que acaba rivalizando esta mecânica com as duplas de Tymna the Weaver.

Tipal de Pequeninos

Além de nossos comandantes principais, o baralho conta com pouco mais de 13 criaturas com o subtipo pequenino em um total de menos da metade das criaturas do baralho, sendo a maioria deles nossas fontes de interações com Comidas.

Loading icon

Ad

Todos diretamente ligados a proposta do baralho devem permanecer inalterados, então proponho aumentar sua proporção adicionando mais cartas no mesmo subtipo, tais como:

Entra

Loading icon

Peregrin Took: adiciona fichas de comida adicionais a cada vez que criarmos uma ficha, qualquer ficha.

Samwise Gamgee: sempre que uma criatura não ficha entra no jogo, cria uma Comida, uma habilidade extremamente relevante, como veremos a seguir.

Meriadoc Brandybuck: adiciona fichas sempre que um ou mais pequeninos atacarem, adicionando maior ofensividade ao baralho.

Elanor Gardner: uma peça de ramp extremamente consistente.

Lotho, Corrupt Shirriff: uma fonte de mana extremamente forte.

Frodo, Sauron's Bane: uma wincon alternativa .

E Samwise the Stouthearted: aquela recursão de criaturas que todo baralho precisa.

As opções de cartas que podem ser removidas são aquelas que tem um maior custo de mana e um benefício menor, sendo muitas vezes desnecessárias ou ainda opções de descarte:

Sai

Loading icon

Outras interações com os pequeninos foram exploradas para construção desta lista para ser possível escolhemos cartas da coleção The Lord of the Rings: Tales of Middle-Earth e assim manter o flavor e facilitar o acesso dos novos jogadores.

Gilraen, Dúnedain Protector possui uma habilidade poderosa, que, além de proteger as criaturas de possíveis remoções pontuais, também as protege de remoções globais, uma vez que a criatura exilada pode voltar de imediato ou tardiamente, conforme a escolha do controlador, adicionando marcadores no processo. Sua principal função é ativar habilidades desencadeadas de outras criaturas múltiplas vezes, afinal, um Woodfall Primus já é poderoso desencadeando duas vezes, e múltiplas vezes em um mesmo turno é devastador.

Podemos gerar muitos recursos em uma interação com Lobelia, Defender of Bag End, que defensivamente pode ser utilizada com Samwise the Stouthearted recuperando recursos importantes, ou criando uma barreira de indestrutibilidade com Boromir, Warden of the Tower, por meio de uma interação cíclica entre Samwise the Stouthearted e Boromir, Warden of the Tower, o que pode ser decisivo contra baralhos de Controle baseados em remoção.

Sting, the Glinting Dagger é uma relíquia preciosa que desvira nossas criaturas, não apenas para emular Vigilância, mas para truques de combate elaborados com Gilraen, Dúnedain Protector ou brutais com Pippin, Warden of Isengard.

Entra

Loading icon

Acelerações

Acelerações de mana são especialidade da cor Verde, e sua abundância pode ser percebida nas escolhas para este precon. Durante as partidas com ele, eu sempre acabava comprando muito mais terrenos do que precisava, por isso removi alguns terrenos e ainda assim o baralho não teve qualquer problema neste sentido. Os inúmeros tutores de terrenos por meio de reciclar também foram exagerados, contudo, entre optar em remover mais terrenos ou seus tutores, escolhi os tutores, pois terrenos são mais dinâmicos e aqui temos correções de cor até excessivas.

Ad

Adicionamos Elanor Gardner, que é excelente, já que esta carta traduz terrenos extras todos os turnos, sem qualquer custo, e isto é soberbo, melhor que todos os seletores anteriores juntos. Uma das melhores acelerações para o Commander nesta coleção é Lotho, Corrupt Shirriff, que é uma versão superior de Monologue Tax uma vez que está na mesa. A velocidade adicionada por ele é intensa, e quanto mais refinado o jogo, mais vantagem será gerada por ele. Sting, the Glinting Dagger pode ser adicionada a uma mana dork para gerar mana extra todos os turnos, mesmo que seja bem mais útil para outros fins.

Outra carta que deve ser observada é The Ring Goes South, que coloca terrenos igual ao número de lendas diretamente em jogo. Pensando um pouco, temos dois comandantes, então podemos tornar uma criatura em lendária ao jogar o feitiço. Nas partidas que joguei, nenhuma vez busquei menos do que 3 terrenos, sendo comum 4 terrenos ou mais e, o melhor, de qualquer tipo; básicos ou não.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Compra de Cartas

Já falamos muito sobre como Frodo, Adventurous Hobbit compra muitas cartas, mas temos outras formas de compras cartas muito eficiente neste baralho: Comida! Sim, cartas como Peregrin Took e a saudosa Savvy Hunter convertem comidas em compras; e Trading Post tem em seus efeitos "sacrifique uma Comida", digo, artefato, e compre uma carta.

Podemos dizer o mesmo de The Gaffer, que ao final do turno garante uma compra extra se tivermos ganho 3 ou mais de vida, ou seja, se tivermos ativado uma Comida. Well of Lost Dreams é um poderoso Mana Sink que permite comprar tantas cartas quanto ganhamos de vida em um dado turno. Aqui podemos citar que Samwise Gamgee, ao trocar comida por cartas históricas (Artefatos, Lendárias, e Sagas são históricas) que estão em seu cemitério, gera uma vantagem importante, reduzindo o gasto de cartas da mão e devolvendo peças importantes para nossas sinergias.

Loading icon

Compras diretas também são importantes, e para isso temos Night's Whisper e Harmonize, que são simples e eficientes. Dawn of Hope e Mentor of the Meek foram por muito tempo algumas das melhores compras na cor Branca, e suas habilidades desencadeadas permitem uma boa vantagem. Of Herbs and Stewed Rabbit não deve ser subestimada, pois cria duas comidas, compra uma carta e finaliza o jogo facilmente com Pippin, Warden of Isengard, além de poder ser alvo da habilidade de Samwise Gamgee.

Interações

As escolhas da equipe da Wizards para este precon quanto as remoções foi espetacular; Swords to Plowshares, a melhor remoção do Magic para muitos; e Path to Exile, outra concorrente ao título de melhor remoção. A carta Go for the Throat é muito eficiente e de grande abrangência, também, e, para complementar, foi acrescida a carta Feed the Swarm, que é capaz de lidar com criaturas e encantamentos e possui um revés irrelevante em um baralho dedicado ao ganho de vida. Anguished Unmaking e Mortify completam nossas interações diretas com permanentes.

Ad

Loading icon

As remoções globais ficam por conta de Toxic Deluge, Fell the Mighty e Dusk // Dawn. Dentre as cinco opções propostas no baralho base, ficamos com estas por serem seletivas; Fell the Mighty e Dusk // Dawn, a maioria das vezes, ignoram nossos pequeninos, e a consequência de Dusk // Dawn permite recuperar grande parte de nossas criaturas devolvendo o gás após um evento inesperado de destruição em massa. Toxic Deluge é uma das cartas mais elegantes do Magic, já que remove criaturas indestrutíveis, impede regeneração, prevenção de dano, e tem entre muitas outras vantagens por apenas Magic Symbol 3. Seu único possível contratempo, que é a perda de vida, é minimizado pelo tema ganho de vida.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Food and Fellowship com LOTR Upgrades

Loading icon

Versão Aprimorada

Food and Fellowship
Food and Fellowship

A escolha de um autêntico Vorthos é uma construção totalmente dedicada à obra o Senhor dos Anéis, e para aqueles que também fazem 111 anos, temos um autêntico Block Constructed; Formato construído com a limitação de uma ou mais coleções, abandonado há muitos anos, mas com seus adeptos.

Seguimos a proposta inicial de utilizar The Lord of the Rings: Tales of Middle-Earth e Tales of Middle-earth Commander como base. Esta lista é pessoal e foi sendo refinada desde o lançamento da coleção, e hoje, embora restrita a Senhor dos Anéis, está em um novo patamar, mais elevada em poder e investimento. Nela, poderão ver muitas possibilidades de upgrades e também o quanto gosto do tema. Sendo uma lista afetiva, sempre será inacabada, aberta a novas possibilidades. Durante seu desenvolvimento, me deparei com uma versão inédita do combo de Smeagol, Helpful Guide utilizando Faramir, Field Commander, que compartilho com vocês abaixo:

Loading icon

Requisitos

Todas as seguintes permanentes no campo de batalha:

Smeagol, Helpful Guide, Faramir, Field Commander, Dúnedain Rangers, Cloudstone Curio (Elessar, The Elfstone), e pelo menos uma criatura não portadora do anel.

Você tem pelo menos uma carta de terreno em mãos.

Passos

1) Jogar um terreno - Dúnedain Rangers desencadeia sua Aterragem.

2) Escolhido o Portador do Anel - Smeagol, Helpful Guide e Faramir, Field Commander dispara.

3) Faramir, Field Commander resolve e cria ficha de criatura branca 1/1 do tipo Humano Soldado. - Cloudstone Curio desencadeia.

4) Cloudstone Curio resolve - devolver o Portador do Anel para a mão de seu dono.

5) Smeagol, Helpful Guide resolve, o oponente alvo revela cards do topo de seu grimório até revelar uma carta de terreno. Coloque aquela carta no campo de batalha virado sob seu controle e o restante no cemitério dele. Repita cada etapa.

Ad

Resultados

Tritura infinito

Comandante Alternativo: Merry e Pippin, Wardens of Isengard

Os comandantes secundários do Food and Fellowship sacrificam parte da alta cadência de compras para encher o campo de fichas de criaturas do tipo Soldado, tornando o baralho bem mais ofensivo, com ambos os comandantes como formas de desenvolver o Board State e gerar um possível wincon.

Esta proatividade combina bem com dois arquétipos tokens Aggro, em que temos em média 4 fichas criadas por rodada por Merry, Warden of Isengard, que serão ampliadas com a habilidade de Pippin, Warden of Isengard, aqui sendo a estrela Sting, the Glinting Dagger desvirando Pippin a cada turno, mantendo um crescimento geométrico. Contudo, muitos jogadores preferem jogadas explosivas que finalizam o jogo, e, nesse caso, a melhor forma de vitória são os combos.

Merry e Pippin, Food and Fellowship com Upgrades

Loading icon

Foram escolhidas combinações que tivessem um investimento monetário baixo, que tivessem interações com fichas, e formas de localizar rapidamente estas cartas no baralho. Para isso, recorremos a um velho amigo: Protean Hulk.

As linhas de Protean Hulk são baseadas em combos em que a combinação das cartas tem um custo de mana convertido igual ou menos a Magic Symbol 6 :

Linha Rosie Oak

Loading icon

Linha Samwise Oven Cat

Loading icon

Alternativamente:

Loading icon

Linha das Soul Sisters

Loading icon

Alternativamente:

Loading icon

Mas isso não é um combo. A Heliod's Pilgrim tem um alvo bem específico: Presence of Gond.

Que gera um combo com Famished Paladin + Soul Warden.

Todos os combos apresentados podem ser finalizados com Mirkwood Bats ou Pippin, Warden of Isengard. Para maiores detalhes, visite nossa ferramenta de combos.

São inúmeras as possibilidades de desenvolvimento de listas e combos possíveis; Pippin, Warden of Isengard e Merry, Warden of Isengard baseados em artefatos, Peregrin Took em um Mono Green de artefatos, Samwise pode ir em um Selesnya muito consistente, Frodo Equipamentos, Sauron, Saruman, e muitos mais.

Se tiver mais interações interessantes ou combos devastadores, comente conosco na seção de comentários!

Conclusão

Escolha sua nação e junte-se à Sociedade em uma aventura!

Deixe suas sugestões, comentários e boa jornada depois do segundo café da manhã!

Até a próxima.