Uma nova temporada de Standard começou, e com ela, é natural que um fluxo novo de jogadores se interessem no formato e também comecem a buscar listas e opções para jogar nas plataformas digitais, especialmente no Magic Arena, onde a maioria das partidas do formato ocorre todos os dias.
Apesar de algumas melhorias nos últimos anos, o MTG Arena ainda sofre com um problema relevante de economia: sem um sistema de dusting, a melhor maneira dos jogadores adquirirem novos cards é através das recompensas de boosters e moedas que a plataforma te oferece para conseguir coringas raros e míticos, ou jogando diversas partidas de draft para adicionar cards à sua coleção.
Como resultado, muitos jogadores não costumam ter muitos coringas sobrando, e decks Budget são uma opção para quem quer começar ou tentar algo novo na plataforma.
Neste artigo, apresentamos cinco decks de Standard com um baixo custo de Coringas para montar no Magic Arena, além de dicas para melhorias delas até suas versões completas!
Cinco Decks Budget para Começar no Standard na nova Temporada
Mono Red Burn (4 Raras)
A rotação e os banimentos não foram gentis com o Mono Red Aggro quando falamos de listas Budget. O arquétipo perdeu Heartfire Hero e Monastery Swiftspear e Edge of Eternities não trouxe substitutos relevantes comuns e incomuns para o arquétipo, e a fim de mantermos um padrão baixo de raras em pelo menos uma lista, tentamos este arquétipo de Burn com Slickshot Show-Off.
O plano nessa lista é o mais simples e objetivo possível: conjurar criaturas, atacar com elas, causar dano ao oponente com as mágicas de dano e pumps para finalizar o jogo na menor quantidade possível de turnos. Ghitu Lavarunner se torna um 2/2 por com Haste facilmente e ajuda a complementar o impacto imediato, enquanto Viashino Pyromancer garante mais dois de dano quando entra e Coruscation Mage amplifica o potencial de todas as mágicas de não-criatura da lista.
Também temos as combinações clássicas com Slickshot Show-Off e Dreadmaw’s Ire para reproduzir o que essa arquétipo fazia anteriormente com Monstrous Rage, mesmo que com menos potencial explosivo.

Melhorias para essa versão incluem Emberheart Challenger, um 2/2 com Prowess cuja interação com pumps como Dreadmaw’s Ire e Opera Love Song garante mais vantagem em cartas, além de Screaming Nemesis, que pune bloqueadores e impede que o oponente ganhe vida com Beza, the Bounding Spring e cards semelhantes.
One-Punch Tifa (8 Raras, 4 Míticas)
O One-Punch Tifa é uma variante mais barata do Mono Green Landfall que tem feito resultados no Standard desde o fim da temporada passada. Nele, utilizamos Tifa Lockhart com Titanic Growth para, junto de uma “Fetch Land” (Evolving Wilds, Terramorphic Expanse, Escape Tunnel) para causar 20 de dano com Trample em um único ataque.
Para complementar esse plano, temos o pacote de Landfall com Mossborn Hydra e Bristly Bill, Spine Sower — nossa escolha de mítica ao invés de Traveling Chocobo porque oferece mais poder permanente na mesa e interage melhor com Mossborn Hydra. Também incluímos cards como Snakeskin Veil e Overprotect contra remoções, e ambos também podem ser utilizados de maneira proativa para nosso plano de jogo.

Melhorias envolvem certamente Traveling Chocobo e pelo menos duas cópias do novo card Icetill Explorer, que interage perfeitamente com nosso plano de jogo e nos permite trocar os pumps por mais consistência, reduzindo assim a quantidade de topdecks ruins.
Também podemos incluir Fabled Passage para complementar as “fetch lands” com um card que entra desvirado a partir do quarto turno, e o acréscimo delas permitem alguns splashes com uma cópia de terreno básico além das Florestas, com vermelho para Worldsoul’s Rage ou verde para Dyadrine, Synthesis Amalgam, que interage com o tema de marcadores +1/+1.
Mono Black Slasher (12 Raras, 4 Míticas)
O combo de Unstoppable Slasher com Bloodletter of Aclazotz, no qual se os dois estiverem em jogo, o dano causado por Slasher retira toda a vida do oponente, permanece no Standard e ainda é uma das melhores opções para o Melhor de Um, especialmente se quisermos um arquétipo barato e consistente.
Este deck é um Midrange visando efetuar trocas de um-por-um entre criaturas, descartes e remoções enquanto Unholy Annex garante vantagem em cartas e uma condição de vitória além do combo, e para complementar o encantamento, utilizamos Demon Wall como ameaça barata que também se transforma em ameaça nos jogos mais longos.

Melhorias envolvem retirar ainda mais a dependência em vencer com o combo para utilizar algumas ameaças complementares como Cecil, Dark Knight e Soulstone Sanctuary, que interage com Unholy Annex. Cópias demais dela podem atrapalhar o uso de mágicas como Archenemy’s Charm, que opera como interação e maneira de recorrer ao combo caso peças dele sejam destruídas.
Azorius Bounce (4 até 12 Raras, 4 Míticas)
Cosmogrand Zenith tem estrelado os decks de Bounce na última semana e podemos aproveitar dessa mesma interação em uma lista mais orientada para o Tempo e com jogadas mais proativas, utilizando Cryogen Relic como principal fonte de vantagem em cartas ao lado de Sunpearl Kirin e Nurturing Pixie.
A base de mágicas utiliza apenas quatro cards raros e míticos, então podemos investir mais na base de mana: Starting Town é provavelmente o melhor terreno raro que você pode trocar coringas neste momento porque ele funcionará como uma opção para literalmente qualquer lista a partir do momento em que você possui um set delas.

A melhoria óbvia a partir deste ponto é investir na base de duais com para incluir Nowhere to Run, Tragic Trajectory e talvez até cards como Kaito, Bane of Nightmares, que apesar de deixar o arquétipo menos proativo, o deixa muito mais consistente em responder ao Metagame.
Azorius Control (12 Raras, 4 Míticas)
Caso prefira uma estratégia mais responsiva, o Azorius Control é uma opção viável, e enquanto perdemos alguma consistência na base de mana, ele é um arquétipo fácil de adaptar com alguns terrenos virados, e Stock Up, a principal fonte de vantagem em cartas do deck hoje, é uma incomum.
Um desafio para listas de Control é prever o Metagame e considerar quais são as respostas mais apropriadas. Portanto, considere que todas as 12 raras inclusas na lista são flexíveis e podem mudar conforme a necessidade e/ou preferência do jogador.
Por exemplo, se existirem muitos Aggro nas ranqueadas de Melhor de Um com criaturas pequenas, um set de Pinnacle Starcage é preferível, enquanto se houver mais Planeswalkers, cards como Get Lost ganham mais espaço. Os slots que eu não trocaria, entretanto, são duas cópias de ambos Day of Judgment e Marang River Regent, que são mais abrangentes, ou possuem outras funções além da condição de vitória.

A base de mana também precisa de melhorias no caso do Azorius Control e recomendo priorizar ela já que podemos transitar a maioria dos cards para outros decks. Em seguida, podemos incluir Consult the Star Charts e Three Steps Ahead como fontes adicionais de vantagem em cartas e respostas flexíveis, mesmo com essas podendo mudar em breve com o lançamento de novas expansões.
Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment